Notícias

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Notícias

Mensagem por BIGBRUNO » 13 Abr 2010, 07:11

Olá a todos, após um tempo razoável ausente tenho uma boa surpresa de notar que o fórum continua movimentado e a equipe de moderadores mantendo a ordem.

Bom, nesse tempo infelizmente não tenho muita novidade, apesar de ter tido algumas boas evoluções no sistema, não tive como me dedicar muito ao BigLinux durante esse mês, mas ainda assim as coisas estão progredindo e em breve será lançada uma grande quantidade de atualizações.

Como o fórum tem recebido um número muito grande de mensagens não tenho mais como ler todas, mas alguns usuários me passam o que acharam mais interessante.

No momento tenho todos os scripts e o BigBashView já estão funcionando no Kubuntu Lucid. Já adicionei a parte de acentos e já está tudo no nosso repositório SVN, mas ainda irei levar alguns dias para disponibilizar no repositório apt-get.

Uma preview do novo site está sendo testada www.biglinux.com.br/web

Estou nesse momento criando um painel de atualizações para o BigLinux e acredito que é um momento oportuno para assumirmos nossa distribuição como realmente um derivado do Ubuntu e passar a usar o versionamento deles no lugar do nosso, por exemplo BigLinux 10.04 Lucid. Isso é explicado com alguns pontos:

1 - Na parte do sistema de atualizações fica mais prático do que manter partes do sistema sincronizando com o versionamento do Ubuntu e outras do Big.

2 - Facilita para o usuário entender qual software é compatível ou não com o BigLinux que ele está utilizando.

3 - Um dos trabalhos mais difíceis dessa versão do BigLinux é que estou tentando manter ele como um módulo para acoplar ao Ubuntu, sendo possível instalar o Ubuntu (de preferência o Kubuntu) e adicionando o que está nos repositórios do BigLinux levar todos os nossos recursos para eles. Isso também nos dá uma vantagem que é a facilidade nas atualizações, se não tivesse ocorrido um conflito entre o BigBashView e a versão da QT, a atualização do 9.10 para o 10.04 teria sido quase automática, espero que seja automática do 10.04 para o 10.10.

Com essa forma mais modular, ganhamos em facilidade para manter o sistema sincronizado e também o usuário ganha em confiança, pois se você decide usar o BigLinux que está sincronizado com a versão do Ubuntu e futuramente temos novos atrasos no lançamento o usuário vai poder atualizar o sistema como é feito em um Ubuntu normal e no máximo irá perder algumas funcionalidades ainda não portadas pelo BigLinux, mas não irá comprometer o funcionamento do sistema como um todo.

Se concordarem com essa linha acredito que é bom até colocar no site um explicativo informando que o Debian é a distribuição mãe, de onde vem o Ubuntu que inclui recursos e uma politica diferente de lançamentos e a partir dele vem o BigLinux também com sua politica de recursos e lançamentos.

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 13 Abr 2010, 08:12

BIGBRUNO,

Esta é a primeira vez em que me dirijo diretamente a você, Mestre de todos nós e Idealizador desse sistema brilhante que é o BigLinux.

Já havia percebido que algumas mudanças estavam para acontecer, como nesta troca de mensagens com o ccmalarm:
http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... 643#p64643

Por causa dessa possibilidade de lançamento em breve do Big 5B2, testei ontem a noite o Kubuntu 10.4B2 e vi que a Canonical resolveu uma série de pequenos problemas de identificação de hardware e, principalmente, reconhecimento de hardwares mais antigos, tornando-o mais compatível que a versão anterior, baseada no Karmic.

Pela previsível maior facilidade de se manter o Big Linux sempre "up-to-date" e compreendendo muito bem as necessidades de compatibilização (em uma das minhas primeiras postagens citei que, no passado, eu mantive uma "distro de uso pessoal" (que chamei de "Monstro-Lix") com pacotes extraídos de diversas outras distribuições e algumas coisas do lunimare, dentre outros, desde já
você tem o meu aval
, pois senti, na própria pele, o quanto custa manter um sistema funcionando perfeitamente...
Ou seja,
Concordo com todas as suas proposições!!!!

Pois que venha, entâo, o
BigLinux 10.04 Lucid Lynx!!!!!

"Longa Vida e Próspera"

PHOENIX90
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 13 Abr 2010, 19:31

Estou assinando embaixo...siga em frente meu caro BIGBRUNO...
Que seja o BIGLINUX 10.04 LUCID LYNX
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 13 Abr 2010, 19:37

Fala Bruno! Desde ontem to mais velho uma ano. Agora com 5.2. Mas é aquela história: quem não quiser ficar velho morra jovem! Brincadeiras a parte. Pra mim é indiferente o que voce esta propondo, desde que seja o melhor para o BIG. Abração pessoal.

lunimare
EXTREME BIG

Mensagem por lunimare » 13 Abr 2010, 20:19

Apoio totalmente a proposta

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 13 Abr 2010, 20:46

Apoiado, para mim vai ser o Big Linux 5 (kb10.4)...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

rafaelkafka
BIGGER

Re: Notícias

Mensagem por rafaelkafka » 13 Abr 2010, 21:52

Proposta fantástica, Bruno, cem por cento apoiada!
Diretor Jurídico - Biglinux S/A

djdihengo
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por djdihengo » 14 Abr 2010, 09:26

pensei: por que nao chamar o big tanto por 5 quanto por 10.04?
o 10.04 seria tipo uma versão geral de compatibilidade, usada como nome, e o 5.0 seria uma versão interna do big, como continuação dos antigos 1.0, 2.0, 3.0, 4.0, 4.2... ou algum controle dos desenvolvedores

que nem tem o windows novo que tem no nome 7 mas a versão interna é a 6.1, embora sendo incompativel com algumas coisas do 6.0, aí mudou só o nome externo pros usuários buscarem compatibilidade pelo nome seven, e não 6.1, mas na teoria deveria ser compativel com o 6.0 - vista.
só minha opinião

imagino quase igual o jorgebadad disse: biglinux 5.0 lucid lynx
Centrium Fastline T4500 + biglinux 5 =D
http://www.projetoxdx.com - http://www.iurdtv.com

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 14 Abr 2010, 09:45

Realmente utilizar a nomenclatura da versão utilizada pelo Ubuntu parece mais prático; pois já deixa claro qual a versão base que o Big utiliza. Já eliminaria várias dúvidas do tipo "Em qual versão do Ubuntu o Big 5 se baseia?" . Também como manter-se alinhado com a versão base trará mais esclarecimento em relação à compatibilidade com hardware e programas.
Muito bom o posicionamento, vai facilitar a vida dos usuários. Parabéns por mais este acerto.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 14 Abr 2010, 09:51

Isso mesmo!

Big Linux 5.0 lucid linx ou Big Linux 5.0 kb10.4, ou Big Linux 5.0.10.4

(Achei legal o último)

Só mudariamos o segundo número (0), dependendo da versão, tipo Big Linux 5.1.10.4, ou 5.2.10.4;

O 10.4 mantém devido ao lucid linx
Linuxuser #506065

Diegons49
EL BIG!
Contato:

Mensagem por Diegons49 » 14 Abr 2010, 12:46

Sei que não sou um user que aparece muito no forum, mas isto não quer dizer que não o acompanho, sou totalmente a favor, que venha então o Big 10.04.
Não é só Linux, é BIG Linux...

tadeufladner
MUITO BIG

Mensagem por tadeufladner » 14 Abr 2010, 15:04

concordo com as mudanças propostas pois facilita para o usuário e principalmente para o desenvolvedor do projeto.
[img]http://www.danasoft.com/sig/tnccarai.jpg[/img]

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 14 Abr 2010, 16:25

Eu acho que ficaria melhor assim: "BigLinux 5.0 - Lucid Lynx". O número corresponde à versão do Big e o codinome corresponde à base utilizada.
A idéia do "BigLinux 10.04" também é boa. A correspondência seria o seguinte:
BigLinux 5.0 - Lucid Lynx ---ou--- BigLinux 10.04
BigLinux 5.1 - Lucid Lynx ---ou--- BigLinux 10.04 r2
BigLinux 5.2 - Lucid Lynx ---ou--- BigLinux 10.04 r3
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Diegons49
EL BIG!
Contato:

Mensagem por Diegons49 » 14 Abr 2010, 18:26

Grande idéia LordDan, ficaria ótimo assim!
Não é só Linux, é BIG Linux...

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 14 Abr 2010, 20:34

Pessoalmente não acho bom anexar o nome lucid linx ao nome do Big, acho que daria a impressão que essa versão seria o lucid linx com outro papel de parede, o que certamente não será verdade, por isso preferiria o código...
Linuxuser #506065

Responder

Voltar para “Big Linux 5.0”