Lan-house com Big 5

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Lan-house com Big 5

Mensagem por lord_stephen » 01 Fev 2010, 20:57

Pessoal,
Eu estava pensando cá com os meus botões...

Tem algum programa livre para gerenciamento de lanhouse? Caso tenha, acho que seria uma idéia colocar algo do tipo no DVD!
:)

E caso não haja, ou haja algum não muito bom, acredito que seria uma idéia trabalhar no desenvolvimento de algo como o BigLan para gerenciamento e manutenção de lanhouse com o Big (é lógico!!) :evil:

Seria muito massa!! 8)
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 01 Fev 2010, 23:24

lord_stephen escreveu:Pessoal,

Tem algum programa livre para gerenciamento de lanhouse? Caso tenha, acho que seria uma idéia colocar algo do tipo no DVD!

E caso não haja, ou haja algum não muito bom, acredito que seria uma idéia trabalhar no desenvolvimento de algo como o BigLan para gerenciamento e manutenção de lanhouse com o Big (é lógico!!) :evil:

Seria muito massa!! 8)
Um programa que poderá ser usado para essa finalidade é o "pesulus". Porém, só serve para ambiente Gnome. Seria bem legal encontrar lan-houses rodando linux, especialmente o BigLinux :)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 02 Fev 2010, 19:56

LordDan escreveu:

Seria muito massa!! 8)
Um programa que poderá ser usado para essa finalidade é o "pesulus". Porém, só serve para ambiente Gnome. Seria bem legal encontrar lan-houses rodando linux, especialmente o BigLinux :)
Massa!!!
Eu não sabia! Eu pretendo montar uma lanhouse, mas queria usar o big, e seria uma idéia portar esse pesulus para o qt4, ou seria pedir d+??
Bom, eu num sei programar, por isso num poderia ajudar... :oops:
Mas num roda no kde não?
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

ClaudioTécnico
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por ClaudioTécnico » 02 Fev 2010, 23:42

Seria muito massa!! 8)
Amigo, posso citar dois programas legais, só não sei se atendem suas necessidades, são o Zeiberbude e o Cafe con Leche.

Seguem abaixo tutoriais e informações sobre os programas:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Zei ... yber-Cafe/
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Caf ... ber-Cafe)/

Obs.: Copie e cole o último link no navegador, pois não sei por que motivo ele saiu quebrado.

Abraços,

Claudio

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 03 Fev 2010, 00:05

Muito bom, ClaudioTécnico! O cafe-con-leche parece ser a melhor alternativa para Linux em matéria de lan-houses.
O segundo link ficou quebrado por conta desses parênteses que constam na URL; realmente, o pessoal deve copiar como fragmento de texto e colar no web-browser.

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 03 Fev 2010, 03:19

Cláudio, valeu pelas dicas!!
Qndo for montar a lan vou optar por linux, num uso mais o janelas e num vou gastar mais (dor de cabeça!) pra montar uma lan prefiro optar por linux!
VAleu!

Mas alguém sabe dizer algo sobre o LanBR!? Ouvi dizer que é + fácil que os outros 2...

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 03 Fev 2010, 09:11

lord_stephen, sugiro que ,depois que você testar esses programas para lan-houses, você crie um tópico aqui no forum na parte de aplicaivos sobre "Programas para gerenciar lan-houses com Linux".
Lá você relataria suas experiências e tal; assim servindo de referência para outros usuários que queiram usar Linux em suas lan-houses :)

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 03 Fev 2010, 11:05

Foi mal pela fugida de tópico LordDan...
Pode deixar, assim q eu montar td falo das experiências!

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 03 Fev 2010, 18:57

Alguns usuários com experiência em lan-house...

http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=4018

Titztec
Semi-BIG

Mensagem por Titztec » 04 Fev 2010, 17:45

Tenho uma Lan House com o Big Linux 4.2 aqui em Mauá e utilizando o LanBr Free que dá direito a usar ate 16 maquinas,e quando há atualizações do LanBr, eles mandam via update, tentei usar o Big 5 com o LanBr mas nao tive sucesso...então voltei a versão 4.2. tem cliente que nem percebe que é Linux.

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Re:

Mensagem por lord_stephen » 12 Fev 2010, 02:58

Titztec escreveu:Tenho uma Lan House com o Big Linux 4.2 aqui em Mauá e utilizando o LanBr Free que dá direito a usar ate 16 maquinas,e quando há atualizações do LanBr, eles mandam via update, tentei usar o Big 5 com o LanBr mas nao tive sucesso...então voltei a versão 4.2. tem cliente que nem percebe que é Linux.
Vc fez alguma personalização adicional no Big!? Qual a configuração das máquinas!? Funciona tudo redondinho mesmo!? Quais jogos vc pôs à disposição do pessoal? :)

Foi mal pela quantidade de perguntas, é que eu não resisti!! :oops:
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_

Titztec
Semi-BIG

Re: Lan-house com Big 5

Mensagem por Titztec » 12 Fev 2010, 13:33

Olá Lord_Stephen...vou explicar mais ou menos como eu fiz pra tudo funcionar satisfatoriamente:

Como sou técnico de informática a alguns anos (17 anos) resolvi montar tudo, inclusive a parte de marcenaria, balcao etc...meti a mao na massa mesmo... comprei placas mãe Pcchips mesmo, da série A15G pois possuem video onboard Nvidia se nao me engano com 128MB ou 256 de memória de video, nao me lembro direito...coloquei 2 Gb de memória DDr2 em cada maquina pra poder compartilhar o maximo para o video. Os processadores são todos semprom , nem dual core são com 2 Ghz de velocidade, no fim cada maquina saiu + ou - uns R$650,00 comprados no fornecedor com nota fiscal de todas as peças, os monitores são da marca DELL de 17 polegadas comprados usados na santa efigenia numa rua atras da rua santa efigenia, se nao me engano foi na rua dos andradas 200 e alguma coisa, na época ( uns 4 meses atras) estavam em R$100,00 reais cada, esses dias eu fui lá de novo pegar mais 2 e sairam por R$ 80,00 , só que um deles veio com um defeitinho que eu tinha visto na hora mas tudo bem foi resolvido.
Com tudo montado, sobre impressão , comprei uma multifuncional EPSON TX 200 no Makro por R$280,00 e instalei um kit Bulkink nela e comprei mais 500 ML de tinta de cada cor (4 cores) pra ficar sossegado...o kit mais as tintas custaram R$200,00 comprados ao lado do aeroporto de congonhas numa empresa chamada Quatro color (http://www.quatrocolor.com.br/). Eles enviam pelo correio porém tive problemas pra receber a mercadoria por isso fui até lá pois a lan já estava pra ser aberta.
Com tudo pronto na lan instalei o Big Linux normalmente em todas as maquinas, fiz as atualizações que achei necessarias (Wine para os jogos , Firefox etc...)
Instalei um aplicativo chamado Kiosktool que se encontra no Synaptic que permite ou nao que usuarios mexam em icones ...papel de parede, proteção de tela etc..., eu bloqueei o que consegui e deixei só o necessário pra eles usarem o sistema, tudo o que eles precisam deixei na area de trabalho.
Instalei o Lanbr Free que está em http://www.portalcriativa.com.br/lanbr.php , ali é só ir nos manuais técnicos que eles mostram como fazer a instalação do cliente e servidor.
Os jogos que estão nas maquinas são: GTA Vice City, San Andreas, Counter Strike 1.8 (modificado) mas aqui joga-se somente na lan, Air Strike II Gulf Thunder, Supertux, Armagetron, Lbrekaout, Peggle Deluxe, Trackmania Nations Forever (este sem som por causa do wine mas a mulecada gosta), Torcs, Chromium, Flatout 2, Insaniquarium Deluxe, World Of Goo, Neverball, Foo Billard (Sinuca), Trials 2 ( a mulecada gosta muito), World Of Padman, Frozen Bubble, Openarena, Smoking Guns, Tuxkart, Zero Balistics e mais uns 3 que nao me lembro o nome agora.
Os Games que são de windows eu rodei pelo wine e o unico que nao rodou pelo wine que foi o zero balistics eu rodei pelo crossover games, o resto eram nativos do linux, foi tranquilo.
Entrando no site http://www.ubuntugames.org/ foi onde eu consegui instalar varios jogos e o mais importante foi a instalação do Flatout 2 que antes da instalação do game eles explicam como instalar o directx 9c dentro do wine, assim nao só o Flatou2 mas todos os jogos rodaram muito bem depois que coloquei o directx, só percebi que apos a instalação do directx é bom evitar a atualização do wine porque eu fiz isso aqui e tive que simplesmente reinstalar alguns jogos pois pararam de funcionar, por sorte fiz isso numa maquina apenas.
Basicamente essa foi a forma que eu encontrei de fazer a minha lan funcionar, só pra avisar que pra chegar onde eu cheguei , tive que garimpar e esperar o linux amadurecer durante uns 4 anos pra ter essas informações, pois depois que começei a mexer com linux sempre quis ter uma lan com esse sistema. Espero que essas informações sejam úteis pra quem quiser se aventurar como eu, o que posso dizer dessa experiência é que deu certo, tenho 9 maquinas (1 servidor) cobro 1 real a hora por causa do local que é humilde e acho que no centro da cidade essa lan nao iria pra frente, primeiro por causa de custos com aluguel...luz etc...
Recomendo fortemente que quem quiser se aventurar a abrir uma lan, que abra numa periferia, pois ainda existem muita gente excluida digitalmente, ter bastante paciencia com o publico, estar ciente que sua rotina de trabalho vai mudar como a minha, tive que aprender a separar um tempo só pra mim. Como só eu sei o sistema, quando eu falto na lan, a mulecada chega a ligar em casa pra saber porque eu nao fui, vc acaba criando um vinculo com os clientes, quando eu chego, já tem gente me esperando, é muito cansativo mas estou curtindo bastante.

Um abraço lord_stephen e estou à disposição pra quem quiser.

Mago
BIG!

Mensagem por Mago » 15 Fev 2010, 08:35

segue o link de um gerenciador de lan, http://maincontrol.com.br/, tem um tutorial explicando a instalação no site viva o linux, não cheguei a testar mas pelo que li pareceu bem facil de configurar e usar.

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 23 Fev 2010, 17:19

Titztec, valeu pelas dicas!!
Certamente serão muito úteis, e não apenas pra mim! :)
Acredito que irei montar minha lan lá pelo final do ano, por enquanto ainda vou garimpar a grana, tenho que fazer alguma economia pra fazer o investimento com um risco menor (um empréstimo é rápido mas endivida muito...) E então monto a lan, mas certamente quero montar usando o linux, preferencialmente o big, por sua interface amigável, e sua experiência vai ser muito útil mesmo!

Mas quero um favor, :roll: põe aí um screenshot de algum dos teus terminais!! pra ver como ficou a área de trabalho!
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_

LordDan
Big Moderador!

Re: Lan-house com Big 5

Mensagem por LordDan » 24 Fev 2010, 19:19

TitzTec, taí uma lan house que dá gosto de frequentar. Parabéns cara!

Sempre achei as lan houses da minha região umas porcarias; aqueles Windows infestados de tantos vírus...
Quer matar um pendrive? Use-o numa lan house qualquer.

Responder

Voltar para “Big Linux 5.0”