Kernel modificado para o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Reinado
GRANDE BIG!

Re: Kernel modificado para o BigLinux5 Beta1

Mensagem por Reinado » 30 Dez 2009, 14:52

BIGBRUNO escreveu:Fiz algumas modificações no kernel que podem trazer melhorias de desempenho ou não, dependendo do processador utilizado, portanto por agora não vou informar as modificações feitas para que ao testar não crie a impressão que por se tratar de uma configuração que deve melhorar ou piorar vocês se acabem tendo uma ilusão de que melhorou ou não.

Para testar faça o download do arquivo: http://www.biglinux.com.br/vmlinuz-2.6.31-17-generic

E substitua o que está na pasta /boot então reinicie o PC e o kernel já estará alterado.

Deve se observar todo o comportamento do sistema, tempo de boot, tempo de abertura de programas, funcionamento do PC ao abrir diversos programas ao mesmo tempo.
DEsculpa a ignorancia, mas como eu entro nesta pasta /boot e como coloco este arquivo lá?
Toda verdade deve ser falada!

marlon
EXTREME BIG

Re: Kernel modificado para o BigLinux5 Beta1

Mensagem por marlon » 30 Dez 2009, 15:06

REINADO:
DEsculpa a ignorancia, mas como eu entro nesta pasta /boot e como coloco este arquivo lá?

Reinado, abra o terminaldo como root digte dolphin tecle enter
e cole na barra usuario raiz /boot/ e enter.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

wuy
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por wuy » 30 Dez 2009, 15:10

Mas antes renomeie o arquivo original pra becape-vmlinuz-2.6.31-17-generic, por exemplo pra se você quiser reverter pro original (assim o novo não sobrescreve ele).

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 30 Dez 2009, 16:55

wuy escreveu:Mas antes renomeie o arquivo original pra becape-vmlinuz-2.6.31-17-generic, por exemplo pra se você quiser reverter pro original (assim o novo não sobrescreve ele).
Acho que daria também pra pegalo pelo livecd.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

ClaudioTécnico
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por ClaudioTécnico » 31 Dez 2009, 02:06

BIGBRUNO

Não sei se foi coincidência, mas aqui as mensagens de erro do bigfixpartitionname pararam depois que substitui o kernel pelo que você postou.

Foi feita alguma mudança com relação à esse erro também?

Abraços,

Claudio

wuy
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por wuy » 31 Dez 2009, 13:06

ClaudioTécnico escreveu:BIGBRUNO

Não sei se foi coincidência, mas aqui as mensagens de erro do bigfixpartitionname pararam depois que substitui o kernel pelo que você postou.

Foi feita alguma mudança com relação à esse erro também?

Abraços,

Claudio
Creio que não pois eu tive esse erro com uns pacotes que eu instalei (habilitando outros PPAs) e com o kernel modificado.

Quanto ao kernel eu basicamente cronometrei o tempo de carregamento até o kdm, depois até a tela do desktop e até os aplicativos da bandeja serem carregados. Então olhei quanto de memória o sistema estava usando.
Eu fiz isso algumas vezes antes de mudar o vmlinuz, depois várias vezes depois de modificá-lo e por fim mais algumas vezes de volta pro kernel original pra descartar a influência de pacotes novos e também do uso do sistema (por exemplo se o Big possuir aquele aplicativo que recorda os programas usados então isso faria diferença com o tempo).
Eu vi que esses tempos variam de sessão pra sessão e (pra aqueles que estão instalando agora) percebi que a única sessão que levou um tempo mais considerável pra carregar e usou bem mais memória foi a primeira sessão após a primeira atualização do sistema.
Em todas as medições basicamente a única diferença na média é que o vmlinuz original usa uns 5/10 MB de RAM a menos ao carregar (de 185-190 MB no modificado p/ 175-185 MB no original).
Quanto ao desempenho dos programas que usei, na prática não fez muita diferença. Talvez se o Bruno explicar depois a modificação eu possa relacionar com alguma diferença.

Uma observação meio fora do tópico é que eu instalei gerenciadores de arquivos e editores mais leves que o Dolphin e o Kate pois estes apesar de todos os recursos tendem a travar com arquivos grandes (na verdade o Dolphin travou mesmo uma vez mas eu estava usando o gerente de janelas IceWM e isso pode ter influenciado. Eu li que ele trava mesmo mas uma diferença que o KDE precisa aperfeiçoar e os aplicativos do Gnome funcionam bem é que quando um aplicativo está ocupado ele não dá nenhum aviso - ao contrário do Nautilus ou do Gedit -, ele só 'tem um chilique' - fica meio bagunçado - e se a pessoa continua a clicar aqui e ali então ele pode mesmo travar).

Eis o meu sistema:
System: Host wuy-desktop Kernel 2.6.31-17-generic i686 (32 bit) Distro BigLinux 5.0beta1 karmic
CPU: Single core AMD Athlon XP 1700+ (UP) cache 256 KB flags (sse) bmips 2932.85 clocked at 1466.429 MHz
Graphics: Card nVidia NV44A [GeForce 6200] X.Org 1.6.4 Res: [email protected]
GLX Renderer GeForce 6200/AGP/SSE/3DNOW! GLX Version 2.1.2 NVIDIA 190.53 Direct Rendering Yes
Audio: Card VIA VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller driver VIA 82xx Audio at port e800
Sound: Advanced Linux Sound Architecture Version 1.0.20
Network: Card-1 Tiger Jet Network Tiger3XX Modem/ISDN interface at port c000
Card-2 Realtek RTL-8139/8139C/8139C+ driver 8139too at port c400
Disks: HDD Total Size: 30.8GB (40.2% used) 1: /dev/sda Maxtor 6E030L0 30.8GB
Partition: ID:/ size: 5.3G used: 3.5G (69%) fs: ext4 ID:swap-1 size: 1.10GB used: 0.00GB (0%) fs: swap
Info: Processes 120 Uptime 26 min Memory 233.5/1002.5MB Client Shell inxi 1.2.7

pedrohd
BIG BANG!

Mensagem por pedrohd » 03 Jan 2010, 13:42

Como perguntar não ofende, gostaria de saber se esse Kernel pode ser usado no BIG 4.2?

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 03 Jan 2010, 14:33

pedrohd, Infelizmente não funciona no Big4.

mdfernan
Ajudante BIG
Contato:

Mensagem por mdfernan » 03 Jan 2010, 18:06

Engraçado... realmente o boot e o carregamento do KDE ficou mais rápido... mas tive um problema...

Tinha configurado uma conexão discada, e depois q atualizei o kernel acontece comigo o que foi relatado num tópico sobre conexão discada, dentro aqui do fórum do BL 5.0...
(http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=8483) e agora, mesmo voltando pro kernel anterior não consigo configurar mais...

meu modem é um Intel AC'97, e usava o SmartLink... tanto o com suporte ou sem suporte a ALSA num funfa.... Agora estou no laptop da minha esposa, pois estou na casa da sogra, e aqui é só discada... o q posso fazer pra tentar reverter isto?

VAleu

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 04 Jan 2010, 01:29

mdfernan, Já tinha usado algumas vezes ou somente uma vez o modem com o kernel padrão?

mdfernan
Ajudante BIG
Contato:

Mensagem por mdfernan » 04 Jan 2010, 15:51

Olá Bruno... utilizei duas vezes... a primeira para testar o acesso... depois foi pra navegar um pouco e foi qdo baixei o arquivo do kernel... reiniciei e não funcionou mais, mesmo voltando o kernel antigo...

e uma outra coisa, este kernel novo resolveu um problema que descobri depois... no kernel anterior, o meu pendrive Kingston não funciona... atualizando pro novo, funciona normalmente... o estranho é que parece nÃo ser problema na USB, pois conecto também um MP4 e ele funciona normalmente...

Alexandre Lucas
EL BIG!

Mensagem por Alexandre Lucas » 04 Jan 2010, 23:38

Boa noite senhores
Acabei de baixar o kernel modificado,e acho bom ja avisar que ficou 3 segundos mais rapido o boot ate a tela de login e 2 mais rapido ate a area detrabalho do KDE.
Meu processador é um Pentium D 2,66
memoria 2 giga DDR1
HD sata 160

Até mais

mdfernan
Ajudante BIG
Contato:

Mensagem por mdfernan » 05 Jan 2010, 02:44

Depois de tentar instalando o arquivo "sl-modem-daemon_2.9.11~20080817-3ubuntu3_i386.deb" o modem responde qdo vou em "perguntar ao modem"... só que agora o problema é que fica somente "sem portadora"... já estava desmarcada a opção de esperar tom de discagem... mas mesmo assim, agora tudo funciona, mas qdo tento discar aparece a mensagem... o que mais posso fazer? Será incompatibilidade com o novo kernel?

mhgabreu
BIG! BIG!
Contato:

Mensagem por mhgabreu » 05 Jan 2010, 09:02

BIGBRUNO escreveu:mhgabreu, O Big 5 Beta1 já tem esse arquivo que está para download, então basta substituí-lo que ele irá utilizar o mesmo initrd.
BigBruno, no meu aqui está instalado na pasta boot o vmlinuz-2.6.31-16-generic-pae, não existe o vmlinuz-2.6.31-17-generic para substituir como você disse. Procurei no synaptic para ver se tinha para baixar e instalar mas também não encontrei. O que devo fazer???

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 05 Jan 2010, 12:55

boa tarde, BigBruno e BigComunidade.
depois que substituí o kernel o meu micro ficou um verdadeiro foguete.
muito rápido o boot.
agora vou experimentar os aplicativos.
abraço
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”