Lançado o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

fontesdeoliveira
Ajudante BIG

Eu acredito no BIGLINUX

Mensagem por fontesdeoliveira » 13 Ago 2010, 10:31

Eu acredito o quanto é dificil, espinhoso, as vezez ingrato, manter uma distro com o PORTE que o BIG LINUX chegou. Falo isto porque foi a DISTRO QUE CONHECI O LINUX(NÃO ESQUEÇAM DA INTERNET DISCADA) e estou até hoje.
Nós(eu tb) usuários queremos tudo pronto, funcionando, sem qq erro, mas não sabemos esperar, entender que existe uma pessoa atras deste GRANDIOSO TRABALHO.
Não conheço o BIGBRUNO pessoallmente, mas pense um poucos caros amigos do fórum, um cara, de livre e espontanea vontade, tem um ideal, que pessoas simples como eu e vc tenham um sistema COMPLETO, FÁCIL, SEGURO, ROBUSTO, ETC, porém mediante a problemas de saúde, paarticulares, financeiros, familiares e até problemas técnicos ref. ao KDE como disse o colega SEMANET "Se fosse só refazer, seria moleza, mas a turma do KDE (incluindo aí quase todas as bibliotecas adjacentes) na caça aos bugs sempre alteravam muita coisa e o trabalho do BIGBRUNO voltava praticamente à estaca zero.""
Eu compreendo que o pessoal tá com bronca porque o mentor(BIGBRUNO) não aparece muito no forum, não se esqueçam que ele faz a distro por livre e espontanea vontade, porém este pequeno deslize as pessoas acham que o BIGLINUX será descontinuado, que não tem profissionalismo
Vamos aguardar, porque o cara não é de ferro.

Dukanet
Ajudante BIG

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por Dukanet » 13 Ago 2010, 12:54

Amigos sei que todos aqui, inclusive eu, amam o BigLinux, mas vamos cair na real.

Amigo SuporteTecnicoID, sei também a mesma coisa que vc, dizem que “quando o Bruno desaparece é porque ele esta para mostrar o que ha melhor nas suas idéias”, Isso parece que já é praxe e vcs já se acostumaram, mas não é bem assim, quer queira quer não o Bruno assumiu um compromisso perante todos os usuários, e por isso acho que ele deveria aparecer e dar uma palavra de conforto. É muito fácil para que não usa o BigLinux vir aqui e dizer: “cara, espera que vai sar coisa boa”, sem comprometimento algum. Sei que sua intenção foi uma das melhores possíveis, apenas para dar esperança para galera.

Caro marcelmsoares01, cada um fala por si próprio, ninguém aqui está falando por ninguém. Vc vai continuar esperando até quando? Usarás eternamente uma versão Beta e deixando de aproveitar as evoluções das outras distros? Cada um fala por si.

Amigo spad3to, concordo plenamente com vc em gênero, número e grau. Só acrescentando, o Bruno tem que entender que ele não pode fazer tudo sozinho, fazer todos os scripts, configurações, modificar o kernel, testar e trazer tudo pronto como um sistema perfeito, isso não existe. Nem a Microsoft, uma empresa milionária, que tem uma equipe enorme de funcionários e programadores, não faz do Windows um sistema perfeito, imagine uma pessoa só. Temos que lançar, e ir corrigindo a medida que os bugs vão aparecendo, pois bugs nunca deixaram de existir em qualquer sistema. Valeu spad3to pelo comentário de um usuário que veste a camisa, mas que tem o pés no chão.

Caro Marlon, eu também respeito o trabalho do Bruno, quando vc enviou o e-mail dizendo que é um erro essa omissão, ele te respondeu? Acho, também, essa omissão um erro grave.

Amigo semanet, quando falo em profissionalismo falo principalmente em organização, o Big, alcançou proporções muito grandes com a versão 4.2, com cada vez mais usurários usando, é claro que vão ocorrer mais cobranças. E se não levar isso para o lado profissional vai acabar como o Kurumim. Veja as grandes distros, Ubuntu, Fedora, Mandriva, Mint, Debian como são organizadas, Tanto como empresas ou como quase-empresas como Mint e Debian . Basta acessar o site que verá. Há quanto tempo o site do BigLinux não é atualizado? Onde está no site informações que haverá uma versão 5, e que ela virá com tais recursos e a previsão de lançamento? Onde? Vc está me entendendo.
Outra coisa, o Linux é um só. O que diferencia são as facilidades, programas, personalidade, documentação, suporte em fóruns que cada uma tem. O Big sempre vai ser um Kubuntu melhorado para os usuários brasileiros.
Não sei se vcs repararam, mas vejo em alguns fóruns usuários perguntando se o BigLinux morreu. Pra vc ver a que nível a omissão está chegando.

Caro fontesdeoliveira, eu não estou exigindo nada de mais do Bruno, apenas que ele tenha consideração com a galera que gosta do BigLinux e admira o trabalho dele. Que diga pelo menos que está tendo dificuldades em algum script, configuração ou correção, o pessoal pode ajudar. Sei dos problemas de saúde dele, de maneira alguma quero exigir além do que ele pode dar.

Não estou aqui para criar inimizades, pois não tenho e nunca terei, respeito a todos mas sendo muito claro nas minhas opiniões. Sei que haverá quem não goste das minhas observações, mas haverá também outros que ficarão de acordo.
Minha intenção não é ser expulso do fórum, pelo contrário, ser cada vez mais um colaborador, espero que entendam, e também quero dizer que são criticas construtivas, quero ver o BigLinux como uma, ou quem sabe, como a melhor distro Nacional.

Abraços a todos.
Conheço GNU Linux desde os tempos do Conectiva 2 Morumbi, Caldera... ô tempo baum.

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 13 Ago 2010, 12:55

Eu li o que escreveram. Em primeiro lugar entendo o pessoal, pois existe um longo tempo entre o lançamento de uma versão e outra. Em segundo lugar, acho que alguém deveria postar algo para acalmar o ânimos. Isso é o que penso. Penso também que o Big não vai ser descontinuado exatamente por conhecer o seu criador. Por fim, e não menos importante, é que a espera deverá valer a pena porque acredito que o big venha com muitas novidades e inovações que deixarão seus usuários satisfeitos. Só espero que seja logo, de preferencia hoje ou esse final de semana(Risos).

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 13 Ago 2010, 13:05

Dukanet,
O amigo já expressou bem o que pensa e é muito legal e válido. O que não é lega e é inadequado é que você venha em um fórum e fazer propaganda de outra distro. Além de inadequado é anti ético. Seria como se você fosse a loja do vizinho fazer propaganda da sua loja ou de um produto seu.

Dukanet
Ajudante BIG

Mensagem por Dukanet » 13 Ago 2010, 13:29

Tô aproveitando meu horario de almoço para responder, os e-mails e participar dos foruns, o tempo urge.

Amigo jluis, desculpe se fui mau compreendido quando mencionava outras distros, na verdade não era para fazer propaganda, e sim para que possamos aproveitar os exemplos bons para aplicar aqui. Em um posto anterior meu, acreditando em uma possível descontinuação do BigLinux, mencionei o nome de 3 distros que seriam para mim, substitutas do big caso ele seja mesmo descontinuado. Só isso, não foi propaganda.

Obrigado e desculpem o mau entendido.
Conheço GNU Linux desde os tempos do Conectiva 2 Morumbi, Caldera... ô tempo baum.

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 13 Ago 2010, 14:00

Disse anteriormente, e volto a repetir: "uma distro não existe sem a equipe de desenvolvimento, mas sem usuários não haveria razão de sua existência". Ora, existe razão maior para que Bruno e equipe postem alguma noticia? Isto não é cobrança, e assim nos manifestamos por que queremos o bem do Big.

Há muito uma versão beta2 poderia ter sido lançada. Traria bugs, possivelmente sim, ou com certeza sim. Mas aí a vantagem, a comunidade não estaria criticando a existência de bugs em uma versão beta, ao contrario, estaria auxiliando com sugestões e informações uteis para a equipe do Bruno. Há distros, evitarei citar o nome para não parecer propaganda, que já estão na versão beta6. Por isso não entendo por qual motivos não estamos na versão beta2!!!!!!! E mais, lembrando que temos colegas no forum rodando o Big5.0 com Kernel e KDE mais recentes sem grandes problemas e bugs importantes, pelo menos conforme o relato deles.

Ubiracy_Mafra
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por Ubiracy_Mafra » 13 Ago 2010, 14:59

Talvez seja por falta de tempo ou motivação, não sei, mas acho que o Big 5 não irá sair. Pelo tempo que tem a versão beta, já deveríamos estar testando o Big 6 Beta xx. Tomara que eu esteja errado, mas acho que o Big Linux chegou ao seu final....
Windows 7 Home Premium / Big Linux 11.10
Acer Aspire AS5250-0866

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 13 Ago 2010, 16:10

Dukanet escreveu:Amigos sei que todos aqui, inclusive eu, amam o BigLinux, mas vamos cair na real.

Não estou aqui para criar inimizades, pois não tenho e nunca terei, respeito a todos mas sendo muito claro nas minhas opiniões. Sei que haverá quem não goste das minhas observações, mas haverá também outros que ficarão de acordo.
Minha intenção não é ser expulso do fórum, pelo contrário, ser cada vez mais um colaborador, espero que entendam, e também quero dizer que são criticas construtivas, quero ver o BigLinux como uma, ou quem sabe, como a melhor distro Nacional.

Abraços a todos.
Colega Dukanet;

Críticas sempre serão recebidas, desde que construtivas. Críticas debochadas, etc, não serão aceitas de maneira alguma.

Entendo sua posição, entendo suas críticas, construtivas...

Críticas construtivas nunca serão motivo de banimento do fórum para qualquer usuário que seja...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 13 Ago 2010, 17:10

Bom, pessoal,,,,

Peço por favor que não reparem na foto,,,,,,,

Eu tava muito cansado,,,,,
E de ontem para hoje ja to melhor.....
mais forte,,,,
mais corado......

e bunitão.....
hehe!
http://www.linuxkduxp.com
Autorizada AmazonPC kennex CCE MicroBoard PautaComputadores Mirax SpaceBr Advanced Cameras Genius,
SuporteTecnicoID

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 13 Ago 2010, 18:02

Eu concordo com o Dukanet, afinal a demora é muito grande, desde o ano passado que estamos nessa pendenga... sei que o Bruno tá com problemas de saúde, que a equipe é so ele, mas qual a função dos usuários que frequentam o fórum de uma versão em desenvolvimento? Imagino que seja auxiliar no tal desenvolvimento, eu não poderia ajudar com linhas de código ou scripts, pois não sei programação... mas poderia ajudar com o acompanhamento dos betas, reportando bugs, coisas que faço inclusive com o ubuntu (lá eu ocasionalmente participo das traduções, o que indiretamente ajuda ao big), pois gosto de acompanhar betas, e reportar os bugs para auxiliar no desenvolvimento, mas convenhamos... essa versão beta já tá aí há muito tempo (e eu não gosto de viver em um mesmo beta), o Bruno tem tratado beta como uma versão final, ele tem que aceitar os possíveis bugs, como nós aceitaríamos!

Esse é um canal de desenvolvimento e portanto os bugs são perfeitamente aceitáveis e compreensíveis! Isso é natural, é o caminho natural do desenvolvimento.

Eu estou aqui em casa testando o KDE SC 4.5, mas eu realmente espero que o Bruno mantenha a versão anterior, pois ele teria que refazer boa parte do seu trabalho! E acho que já chegou/passou da hora de congelar os pacotes e trabalhar na finalização do trabalho! Eu espero que ele não tente acompanhar a versão 10.10 em nada, porque eu acho que ele acabaria em muito retrabalho! E seria desnecessário! É melhor ele congelar a versão e trabalhar menos lançando algo estável e memorável! Do que ficar protelando o lançamento até a próxima versão de alguma parte dos programas...

E deixo como sugestão para o desenvolvimento de uma futura versão:
1- esperar a próxima versão LTS do Ubuntu,
2- lançar o primeiro alfa do Big quando sair o primeiro beta do ubuntu,
3- lançar um beta, com congelamento dos pacotes quando sair a versão final, e trabalhar com a estabilidade,
4- depois de 2 ou 3 meses, mandar um beta 2, acertar os detalhes e uns 2 meses depois lançar um RC, pra lançar uma versão final em mais um ou 2 meses.

Tá bom, não me apedrejem ainda! CALMA!!

A minha sugestão de tempo deve-se ao fato que ja foi comprovado aki! A maior parte da demora se deve principalmente à inclusão de novos pacotes! E como a equipe é basicamente só ele, ele precisa ter em mente que com o congelamento de pacotes o trabalho dele será melhor! E num adianta falar "ah! mas vai ficar defasado...." porque não vai ficar tão defasado assim! o 4.2 ainda é uma ótima distro, a prova é que tá cheio de gente usando! e não foi lançada ontem! Mas se ele ficar atualizando os pacotes todo mês pra acompanhar o desenvolvimento do KDE (que tem uma equipe grande) ou do Kubuntu (que tem uma equipe profissional recebendo só pra isso) ele vai ficar doido, e num vai estabilizar o Big...
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

Makeall
BIGzinho

Mensagem por Makeall » 13 Ago 2010, 18:28

Olá Pessoal!
Saudações fraternas a todos.

Bem gostaria de expressar minha opinião com relação ao BigLinux e a minha impressão com relação a essa Distribuição Linux.

Creio que a maior parte de usuários e novos usuários Linux no Brasil buscam um Linux com:

Facilidade de uso, Customização, agilidade, rapidez, reconhecimento de Hardware, estabilidade e acima de quase todas Beleza.

Bem por assim dizer acredito que todos os buscadores de distribuiçes Linux com esses atributos, ja passaram por algumas distros...

Vamos dizer que aqui no Brasil temos poucas distros que tenham tudo isso em um Live-CD. Quem lembra do Kurumin de 200 MB?

Bem os usuários de discada então que confirmem, acho que nem de DVD de revista vão considerar uma distribuição válida seja ela qual for.

Se algum dia quiserem baixar um iso com a nova versão de 4GB, dependendo a conexão e da cidade (Brasil) terão que encomendar ou viajar.

O BigLinux é a distro mais completa e objetiva no mercado Brasileiro (se pudermos assim chamar).

Bem desenvolver e chegar onde o BigLinux chegou, é algo surpreendente para um Homem só.

Vejo que nós como usuários e comunidade estamos "Ego"ísticamente focando no resultado porém sem importar-se com a sua construção.

Chegam ao ponto de criticar (hehehe) sem nada trazer de positivo! Eu quero! (hehehe). Parece até criança mimada!

Só que para construir uma Distro Linux desse nível não basta querer.

Quem quer de verdade aguarda ou ajuda! Se não gosta, não concorda segue uma das alternativas:

O Windows7 Craqueado!

Quem sabe outra distro melhor que o BigLinux!

Sim quem quer várias Versões em pouco tempo, deve procurar outra distro!

Existem muitas alternativas ao BigLnux.

Quem sabe os queridos reclamantes não desinstalem o BigLinux de seu computador e partam definitivamente para Outra!

Construir, aguardar, sugerir, ajudar...

Big Bruno não leve como base os insatisfeitos pois eles usam, abusam e reclamam...

Reclamar é a base para muitos em nossa sociedade, do SUS, do Governo, da TV, da Internet e fazem apenas isso o dia todo.

"Fazer alguma coisa para mudar não é nosso papel, sejamos criativos para criticar, reclamar, encomodar..."

Coitados veem isso desde de criança, reclamam, reclamam e só reclamam.

Irmão Bruno não desista e dedique seu trabalho aos bons usuários e bons amigos.

Fique tranquilo pois aguardaremos mais 1 ano se assim for necessário!

Como o BigLinux talvez só sua boa e inteligente comunidade...

Obrigado

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 13 Ago 2010, 18:35

Muito bem, Makeall!

Pessoal, até entendo pelo anseio de uma nova versão ou por notícias. Se está demorando deve haver algum motivo plausível para isso.
Dizer que o projeto está morto é um equívoco. Se o projeto tivesse de parar, o responsável comunicaria a todos que não haveria mais a distro e fecharia o forum, que é mantido pelo mesmo. Porém, não tendo esse aviso, configura-se um momento de espera mesmo. Os projetos bem conhecidos que terminaram tiveram o comunicado do desenvolvedor à comunidade (ex: Kurumin, Kalango {mais tarde Kurumin NG} )
Aí a turma fala assim: mas não comunica nada, não diz a data etc. Eu creio que cada um tem um meio de agir: tem gente que em momentos difíceis prefere desabafar com os amigos, outros preferem ficar a sós para organizar as ideias. Se o desenvolvedor é do tipo caladão, devemos respeitar isso, até porque o que ele fez até hoje foi um favor (gratuito) para a comunidade Linux nacional. Não é todo mundo que tem a força de vontade de sacrificar o seu tempo para realizar um trabalho difícil e voluntário.
Acredito também que as pessoas estão ansiosas porque gostaram do trabalho da última versão; e quem espera deve ter a virtude da paciência.
E para quem perdeu a paciência, não tem motivo para desespero, pois as opções são várias enquanto a próxima versão não chega:
- Utilizar o Big 5 beta 1 com atualizações - alguns usuários tiveram sucesso e estão curtindo; e fizeram um tópico ensinando como.
- Utilizar o Kubuntu 10.04 para ir se acostumando, já que será a base da próxima versão Big.
- Ou ir testando outras distros, pois aumenta o aprendizado; talvez até encontra alguma que lhe convenha tanto quanto o Big.

Finalizando: não adiantar fazer pressão. A distro só vai sair quando quem desenvolve puder liberá-la. Enquanto esperamos, podemos continuar praticando Linux: testando programas, distros, temas, scripts etc. O que encontrar de bom para servir ao projeto, lembre de apresentar por aqui :)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 13 Ago 2010, 19:14

Muito bem meninos, Makeall e LordDan...assinado embaixo!!!
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 13 Ago 2010, 19:22

Amigos Makeall e LordDan, não valorezemos as críticas e os críticos mordazes e irônicos, e outros fazendo propaganda de outras distros dentro do fórum, estes de fato não estão preocupados com o Big, como pode-se ver.

A maioria dos usuários não estão apenas aniosos pelo lançamento do Big final, estão preocupados. Isso por si é algo ruim? não, claro que não. O que a maioria gostaria é de estar contribuindo. Como usuários, a maioria não sabe programar, mas todos poderiamos contribuir fazendo uso de um novo beta - 2 - e relatando os bugs. Isso é errado? Isso é fazer pressão desnecessária? Entende-se que não estamos pressionando o lançamento do Big final, mas de um Beta para podermos contribuir. Acredito falar por muitos, que gostariam de poder pelo menos desta forma contribuir com a distro que, sem fanatismo, na cabeça de alguns, é a melhor distro nacional.

E amigos Makeall e LordDan, tá demorando sim o lançamento do Big5.0. Basta ver a previsão do próprio Bruno que era para fins de 2008 e posteriormente adiada para maio de 2009.

Paulo Sérgio Miguel
BIG! BIG!

Mensagem por Paulo Sérgio Miguel » 13 Ago 2010, 19:48

Sinceramente não tenho pressa no Big5final, estou usando o Big5b1 como padrão no meu note e no desktop com tudo funcionando direito, todos os aparelhos que estão conectados ao desktop também funcionando sem problemas (impressora HP, escaner Canon, tablet Wacon, webcam, hd externo,um toca-disco de vinil ion com conexão via usb que o audacity reconhece e digitalizo meus lp's através dele). Quanto a testar outras distros também vivo experimentando, gosto muito do Epidemic e do Metamorphose mas não troco o Big por nenhuma outra. Vamos deixar o Bruno trabalhar.
AMD Phenon IIx6 1055T, 16 gb ram, 2 x hd 750 gb, ssd 256 gb, ATI radeon 4250
Athlon x2 5200, hd 250 sata, 2 giga ram, geforce 7
Acer Aspire E16, intel i7, 16 gb ram, GeForce 900m, hd 1000gb
Linux user 430.632

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”