Lançado o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

luizlmarins
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por luizlmarins » 28 Jul 2010, 12:56

Acabei de instalar o Big Linux 4.2 numa maquina assim:

Asus M2N-MX SE PLUS
AMD Athlon X2
2 gb RAM
Hd Sata 80Gb
Impressora HP Mult Desk F4280
Modem Dlink 500b - roteador

Reconheceu tudo beleza.
Atualizou legal, inclusive backports

Todos sabem que o Big 4.2 é baseado no Hardy 8.4 que tem suporte até Abril de 2011, assim o Big continua tão atualizado quanto ele, exceto para hardware muito novo.

Não sei porque tanta pressa do Big 5, que será baseado no Lucid 10.4 e terá suporte até Abril de 2013.
A equipe de produção é pequena e o trabalho é enorme.

Todos sabem que o KDE 4 está problemático para todas as distros, e parece que agora com o KDE 4.4 é que está começando a entrar nos eixos.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 28 Jul 2010, 13:40

luizlmarins, infelizmente o KDE nunca entra nos eixos. Eles simplesmente fazem aquele famoso efeito "cobertor de pobre": cobrem a cabeça e deixam os pés de fora, ou cobrem os pés e deixam a cabeça sem nada...

Apesar disso, tô testando o 4.5 RC2 no Fedora 13 e posso dizer que tá muito bom, teve diversas melhorias, apesar de ter aberto bugs chatos no Knm, por exemplo. Acho que a grande novidade daqui pra frente será em questão de visual. Tá chegando QtCurve e Oxygen com suporte a transparência por aí, já compilei, tô usando e tá muito legal e funcional.
Projetos em Andamento:

Blog Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/blog
Fórum Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/forum
Twitter Espaço Liberdade: www.twitter.com/espacoliberdade

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 28 Jul 2010, 14:14

lord_stephen, o Dreamlinux usa sim os dois ambientes, basta uma consulta rápida no site oficial da distro. Apesar de ser uma distro interessante isso de se colocar exclusivamente no mercado internacinoal não tendo nem mesmo suporte de linguas para o portugues para mim é no mínimo pedante. Com isso não penetra no mercado nacional e por outro lado fica muito difícil seu crecimento no mercado internacional.

Que venha logo o Big 5.0 final. :D :D :D :D :D

djdihengo
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por djdihengo » 28 Jul 2010, 16:14

essa transparencia nova dentro das janelas nao funfa beleza... só no kwin...
no compiz ela fica instavel demais
Centrium Fastline T4500 + biglinux 5 =D
http://www.projetoxdx.com - http://www.iurdtv.com

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 28 Jul 2010, 16:26

Na sua versão em desenvolvimento (4), o Dreamlinux voltou a usar somente o xfce (embora possa ser instalado o gnome), Tem suporte em espanhol, italiano, alemão, francês, português do Brasil, russo e sueco; 1.597 membros, 8.368 posts e 1.135 tópicos; tem usuários dos 4 cantos do mundo, e por isso tem que ser o mais internacional possível, o que dificulta sua penetração no mercado nacional, porque, mesmo instalando em português, apresenta algumas abas e comandos em inglês e tem problemas de reconhecimento de ç, ã, ê;

Fora isso, até hoje não vi distro mais rápida do que ela, instala em 3 minutos, boot em 10 segundos e abre os arquivos (documentos, fotos, etc), muito rápido, em 3 segundos...

------------------------------------------

Acredito que, do jeito do KDE 3.x, o KDE 4.x entrará nos eixos na versão 4.5

O Big 4.2 está muito bom ainda, atualizei Broffice e Firefox (aplicativos que mais uso), pronto, está uma beleza...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Phenix
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Re: Re:

Mensagem por Phenix » 28 Jul 2010, 19:19

marlon escreveu:
Jackass escreveu:
cleitonlima escreveu:XP falsificado? Não, obrigado...

É,mas felismente,para mim e para minha máquina,como já citei,este (Linux)KDuXP está cumprindo com suas funções.

Não sejamos radicais.Afinal gosto não se discute.[/qu

rsrrsrsrsrsr, fica com kdu então eu fico com Big Linux. :lol:
O importante é que é uma distro muito boa...Eu testei versões dela e minha placa ATI era configurada no boot e tudo funcionou muito bem só que gosto do Big e tb uso o KDu XP...Em relação a aparência é só mudar com poucos cliks...Temos que saber respeitar outras distros brasileiras,pois quem desenvolve um projeto desses encontra muitas dificuldades como nosso Bruno...Se vc tem uma placa ATI,vai se surpreender com essa distro...teste depois comente...Viva o Big 5...Vamos valorizar o que é Brasil...

"Liberdade e Progresso"
100% linux
Big
KDu XP 1.90
Ultimate Edition 2.7
Win 7 Eternith

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 28 Jul 2010, 21:05

Phenix, minha resposta é essa tirinha, principalmente o terceiro quadrinho, ou o sexto balão de diálago, se você preferir...

http://br-linux.org/2010/aspira-linux-a ... e-caveira/
Projetos em Andamento:

LordDan
Big Moderador!

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por LordDan » 28 Jul 2010, 22:08

Quando eu usava Windows (há 5 anos atrás), ficava entediado por não poder alterar muito a aparência do sistema, pois tinha que conviver com aquelas mesmas cores, mesmos ícones, mesmo ambiente...
O Linux veio então cheio de ambientes gráficos: KDE (3 e 4), Gnome, XFCE, LXDE etc; sendo que cada um desses permitem uma boa personalização.
Fazer uma imitação do Windows? Considero um retrocesso, sem ofensa aos colegas que trabalharam duro nessas distros (KduXP e o BrLix). Na minha opinião, seria uma apologia àquelas limitações do Windows que de primeiro muitos de nós nos sujeitamos.
O Linux dá respaldo para você deixar o sistema com a sua cara. Como também contamos com colegas talentosos quem exibem aqui no forum seus desktops arrojadíssimos e ainda dão dicas de como fizeram tal configuração.
Claro, não podemos esquecer que o Windows e o MacOS possuem algumas boas idéias que o Linux adotou (ou poderá adotar mais outras), como é o caso do "dock" do MacOS.
Estou curioso sobre como virá a nova versão do Big :)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 29 Jul 2010, 09:59

Não tenho certeza se o vocábulo XP, de windows eXPerience, tem direitos autorais...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

KDE
BIGGER

Re:

Mensagem por KDE » 29 Jul 2010, 12:07

Jorgebadad escreveu:Na sua versão em desenvolvimento (4), o Dreamlinux voltou a usar somente o xfce (embora possa ser instalado o gnome), Tem suporte em espanhol, italiano, alemão, francês, português do Brasil, russo e sueco; 1.597 membros, 8.368 posts e 1.135 tópicos; tem usuários dos 4 cantos do mundo, e por isso tem que ser o mais internacional possível, o que dificulta sua penetração no mercado nacional, porque, mesmo instalando em português, apresenta algumas abas e comandos em inglês e tem problemas de reconhecimento de ç, ã, ê;

Fora isso, até hoje não vi distro mais rápida do que ela, instala em 3 minutos, boot em 10 segundos e abre os arquivos (documentos, fotos, etc), quase que instantâneamente, em 1 segundo...
Instalação em 3 MINUTOS????!!!! Isso é verdade. Instala mais rápido q o Gentoo Minimal(20 minutos) :P

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Re:

Mensagem por lord_stephen » 29 Jul 2010, 12:56

spad3to escreveu:lord_stephen, o Dreamlinux usa sim os dois ambientes, basta uma consulta rápida no site oficial da distro.
Bom usar, usa! Mas não por padrão! Até pelas possibilidades de personalização do linux! Dá pra botar até o E17 (que por sinal seria uma ótima opção! É mto bonito!).

Mas o padrão é o XFCE! E é mto bem estruturado como o Jorgebadad falou é uma distro extremamente rápida! Mas pequenos bugs, como os que ele mostrou afastam os usuários iniciantes! São os pequenos detalhes que fazem a diferença, coisas mais voltadas para o mercado brasileiro, como acentos e cedilha, além de diversos menus sem tradução! mas isso, porque, como eu falei e o jorgebadad reafirmou, a distro é voltada principalmente para o mercado internacional. Mas isso não quer dizer que ela não tenha qualidades, entretanto acredito que o Biglinux a supera em diversos aspectos, até pelo fato de ser devidamente voltada para o mercado brasileiro.

Mas de fato a velocidade de instalação e execução dos softwares no dreamlinux é algo de surpreender, mesmo em hardwares mais antigos! Eu rodava ele num velho pentium III com 256mb de memória e ele rodava numa boa! E acredito que esteja melhor agora por conta das atualizações de software. Mas o projeto deles andou meio capenga, esse foi outro dos motivos que me afastaram da distro, foi qndo conheci o biglinux, e larguei o Dreamlinux! :mrgreen:
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

marlon
EXTREME BIG

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por marlon » 29 Jul 2010, 13:04

BLAH BLAH BLAH; e eu não troco meu Big Linux por nada, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr :D
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 29 Jul 2010, 13:07

opaaa,
enquanto nao chega o big5...
já to baixando o KduXP para eXPerimentar.
eu gosto de distribuições que além de instalar todos os drivers de dispositivo seja lotada de programas e jogos.
hehehe
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

marlon
EXTREME BIG

Re:

Mensagem por marlon » 29 Jul 2010, 14:10

Achei tantos bugs no kduxp v. 1.97 final, que desinstalei eles deveriam caprichar mais, uma pena para uma distro Brasileira e versão final ainda. :oops:
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 29 Jul 2010, 15:40

Pessoal, mudando de assunto um pouco, eu tenho que fazer uma justiça aqui. Eu já critiquei bastante o Knetwork-manager do KDE 4, e sempre com bons motivos. Bom, a mão que bate e a mesma que faz carinho. Depois da última atualização, ele está conectando muito melhor que o NetworkManager do Gnome, pelo menos para a 3G aqui em casa. A equipe do KDE está de parabéns.
Projetos em Andamento:

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”