Lançado o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

semanet
Big Moderador!

Re:

Mensagem por semanet » 05 Jul 2010, 09:08

cleitonlima escreveu:Pessoal, eu voltei a desenvolver o Bibliotehk esse fim de semana e tive a ideia de porque o Big 5 pode estar demorando. Eu votaria por um problema com o PyQt4, mas específicamente no módulo QtWebkit, que é a parte principal do Big Centro de Controle. A príncipio eu achei que era algo no Fedora, mas os meus companheiros de blog testaram no Lucid e o problema se manteve. Então, me levou a crer que é o próprio PyQt4 que está bugado, independente da plataforma.

Eu tive diversos problemas em relação aos plugins no QtWebKit, mas especificamente com o Flash e os javascripts. Tanto foi que precisei desabilitá-los para não comprometer o funcionamento do programa. Como aquela estrutura do Centro de Controle é feita em boa parte por javascript, eu voto que o Bruno está tendo muitos problemas.

É apenas uma hipótese, mas pode ser que ele esteja esperando uma versão menos bugada do PyQt4 sair.
Grande cleitonlima sumidão! Com certeza amigo! Se o BIGBRUNO está quieto, deve estar saindo fumaça e relãmpagos da cachola dele a essa altura...hehehehehe. Bem, você deu a melhor notícia desde o lançamento do Lucid...voltou a desenvolver o Bibliotehk...precisando de uma força, é só dizer...

Abração
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 05 Jul 2010, 09:28

Eh. parece que a coisa é meio complicada mesmo já que ainda não saiu um outro beta ou rc. Vamos torcer aqui para o Bruno e sua equipe consiga arrumar o mais rápido possível esses problemas, afinal o big5 esta bastante atrasado, mais de um ano, desde que foi lançado a primeira versão do big5. Não me atirem pedras ainda. Estou apenas corrigindo o que foi dito anteriormente. Mas eu sei do esforço dessa equipe do BL e sei que vão conseguir arrumar esses bugs porque são talentosos e perseverantes.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 05 Jul 2010, 22:32

Novas informações pessoal. Pesquisando pela internet, eu descobri que o bug não é geral, e sim no módulo QtWebKit. Mas só ocorre quando o usuário tem o Flash Plugin 10.1 (a mais recente, acho que é isso) instalado. Parece também que já foi lançado um patch de correção para o módulo bugado, mas esse mesmo patch não chegou no PyQt4 ainda.

Continuo acompanhando a história.
Projetos em Andamento:

Blog Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/blog
Fórum Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/forum
Twitter Espaço Liberdade: www.twitter.com/espacoliberdade

cesar
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por cesar » 06 Jul 2010, 02:40

Gente, foi lançado um beta do ubuntun 10.10 , codinome Maverick, a versão final sai em Outubro. Então eu acho que provavelmente não teremos o novo e tão desejado Big até lá. Bom a minha receita para aguentar tranquilamente ( ou quase ) a espera, foi ir baixando os programinhas que precisava pela central de programas do BIG mas que não veio no BIG 5 beta 1, ( wine, avidemux, inkscape, vlc, devede, mandvd, audacity etc.. ) e então instalar o aptoncd para fazer um backup .iso ou gravar num cd ou dvd assim qdo preciso reinstalar não perco nada pois ele instala qualquer programa .deb direto do cd como se fosse de um repositório na net. Assim uso a imaginação e vou me iludindo que o novo Big já saiu, lógico, que sempre dou uma espiada no fórum um dia sim outro também pra ver se já saiu, o único problema do BIGLINUX é que é difícil largar...

xandigouvea
Mini BIG
Contato:

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por xandigouvea » 06 Jul 2010, 04:55

eu adorei o big linux 5, mas ele ainda é beta ou seja ainda tem melhorias para se fazer até a versão final dele.
eu queria saber quando vão lançar a versão final do big linux 5?
pq entrei em contato pelo site e ninguém me respondeu, bom quem puder me ajudar... eu agradeço!

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 06 Jul 2010, 10:25

xandigouvea;

O Big 5 versão final está sendo trabalhado pelo desenvolvedor BIGBRUNO; deve ficar pronto nas próximas semanas, sendo baseada numa LTS, terá vida longa feito o Big 4.2

A versão atual, embora beta, está rodando como se fosse versão final em muitos computadores, inclusive o boot gráfico, só falta arrumar a tela do GRUB, onde a gente escolhe o SO que quer bootar...fora isso, está tudo bem...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

marlon
EXTREME BIG

Re:

Mensagem por marlon » 06 Jul 2010, 14:02

Jorgebadad escreveu:xandigouvea;

O Big 5 versão final está sendo trabalhado pelo desenvolvedor BIGBRUNO; deve ficar pronto nas próximas semanas, sendo baseada numa LTS, terá vida longa feito o Big 4.2

A versão atual, embora beta, está rodando como se fosse versão final em muitos computadores, inclusive o boot gráfico, só falta arrumar a tela do GRUB, onde a gente escolhe o SO que quer bootar...fora isso, está tudo bem...

Que boa notícia Jorgebadad, realmente to esperando muito esta versão do Big Linux, sucesso ao BigBruno!!! :D
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 08 Jul 2010, 09:45

Olá pessoal, estou a testar o Kubuntu LTS e fiquei surpreso com algumas coisas. Pemeiro, ele vem pelado, fala em facilidade de uso, com facilidade de instalação de novos programas e coisas e tal. Mas isto só para quem tem conhecimento minimo de Linux. Não vem com intaladores de programas, nem Synaptic nem o Software center; nem o Firefox vem instalado. Esta é uma das razões que festejo a competencia do BigBruno e equipe, como é que consegem colocar tantos programas no mesmo espaço em que um Kubuntu vem pelado.

Pessoa, outra coisa se refere ao KDE 4.4. Gosto de baixar diversos temas e ele no Kubuntu não tem a opção como o anterior. Neste só tem a opção de baixar novos papéis de parede. Como faço para baixar novos Temas?

djdihengo
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por djdihengo » 08 Jul 2010, 10:07

ué, no meu kde 4.4 tem uns 30 temas do plasma que baixei por ele mesmo, normal
Centrium Fastline T4500 + biglinux 5 =D
http://www.projetoxdx.com - http://www.iurdtv.com

jluis
COMPANHEIRO BIG

Re:

Mensagem por jluis » 08 Jul 2010, 18:58

spad3to escreveu:Olá pessoal, estou a testar o Kubuntu LTS e fiquei surpreso com algumas coisas. Pemeiro, ele vem pelado, fala em facilidade de uso, com facilidade de instalação de novos programas e coisas e tal. Mas isto só para quem tem conhecimento minimo de Linux. Não vem com intaladores de programas, nem Synaptic nem o Software center; nem o Firefox vem instalado. Esta é uma das razões que festejo a competencia do BigBruno e equipe, como é que consegem colocar tantos programas no mesmo espaço em que um Kubuntu vem pelado.

Pessoa, outra coisa se refere ao KDE 4.4. Gosto de baixar diversos temas e ele no Kubuntu não tem a opção como o anterior. Neste só tem a opção de baixar novos papéis de parede. Como faço para baixar novos Temas?
Eu instalei e to usando o Kubuntu e não vejo muitos problemas com ele. Quando você entra em uma pagina que requer algo ele pergunta se quer instalar. Só clicar em sim e pronto. Quanto ao FireFox tem um link pra instalar. Só clicar em cima e pronto. Se você acha que synaptic melhor para instalar os programas como eu acho é só ir no instalador de programas do Kubuntu e instalar. Quanto aos temas vai www.kde-look.org.

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 09 Jul 2010, 07:55

Jluis, concordo com voce e tudo issso eu fiz. O Synaptic instalei via Apt-get. O que pretendi foi realçar o nosso esperado Big. Como é que o Bruno e desenvolvedores conseguem colocar tantos programas bons no mesmo espaço em que um Kubuntu no máximo vem PELADO.

Os caras do Kubuntu gabam-se durante a instalação de tratar-se de um sistema fácil!!! para ser usado. Fácil é o Big. Quero ver um iniciante curioso com o Linux, ouvindo falar que os Buntus são os melhores. Como é que eles vão se arranjar. Sem falar no acesso a internete. Se for discada, vão ter muita dor de cabeça na configuração, se conseguirem; enquanto que o Big é muito mais fácil.

Quanto aos Temas podem sim ser baixados via KDE-look, mas é muito mais fácil como era através de um click no painel do "configurações da área de trabalho". Espero que o Bruno mantenha esta facilidade.

Mago
BIG!

Mensagem por Mago » 09 Jul 2010, 08:14

Bom dia a todos, para quem gosta de viver de novas experiencias assim como eu, equanto o BL5 não vem, recomendo a experimentar o linuxFX, vem com kde 4.4...., tem em 2 versoes a minima e a full, eu particularmente instalei a minima so para ter o gosto de ir instalando os demais programas ao meu gosto.

Att. Mago

Valdomiro
BIG MAN
Contato:

Mensagem por Valdomiro » 09 Jul 2010, 09:51

Mago,
Vi o anúncio desse LinuxFX e achei bem interessante. Vou baixar também, mas a intermediária que já vem com os codecs e plugins.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 09 Jul 2010, 09:56

Quem é vivo sempre aparece...

Bem vindo de volta ao fórum colega valdomiro ! :D

Cadê seu avatar?

Eu achava ele muito legal!
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

semanet
Big Moderador!

Re:

Mensagem por semanet » 09 Jul 2010, 11:33

Jorgebadad escreveu:Quem é vivo sempre aparece...

Bem vindo de volta ao fórum colega valdomiro ! :D

Cadê seu avatar?

Eu achava ele muito legal!
Tem tanto tempo que o Valdomiro não vem aqui caro amigo Jorgebadad que ele nem se lembra onde deixou o avatar...rsrsrs.
Bem vindo de novo seu sumidão!!!
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”