Lançado o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Pingop
BIG! BIG!

Mensagem por Pingop » 30 Jun 2010, 14:39

Bom gente,continuo a usar o magnífico Big Linux 4.2,apesar do Big 4 já estar completando 2 anos de idade,ele ainda dá um bom caldo.
O único inconveniente para mim no momento é quanto ao programa ManDVD,no Big é necessário acrescentar duas linhas no sources.list e mesmo assim instala o programa sem opção de português como idioma,no Ubuntu há muito tempo existe a opção de português como idioma no ManDVD.
Tirando isso,no resto está tudo ok,enquanto isso,aguardo a chegada do Big5 final.
Linux: vida inteligente na internet

djdihengo
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por djdihengo » 30 Jun 2010, 16:36

o big4 2 já foi a melhor opção, o hardware atual não é compatível mais com ele... uma pena
Centrium Fastline T4500 + biglinux 5 =D
http://www.projetoxdx.com - http://www.iurdtv.com

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 30 Jun 2010, 17:08

Para PC com mais de 3 anos o Big 4.2 é uma ótima solução...

Tenho instalado ele em vários computadores meio antigos e estão funcionando muito bem...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

elviofm
BIG!!

Mensagem por elviofm » 30 Jun 2010, 18:52

O meu kaffeine no 4.2 eu tinha a opção de alargra a tela tanto no sentido vertical como no horizontal,por que no big beta 1 ,não tem mais está opção?
E no K3b fui gravar um cd bootavel do mint kde e programa pedia para eu inserir uma midia vazia então usei o Brasero e deu certo.
São 2 programas que nunca deixo de usar o keffeine e o k3b.'
Será que falta algo?

djdihengo
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por djdihengo » 30 Jun 2010, 19:24

falta o kaffeine do kde4 ficar bom igual era no kde3.
o k3b 2.0 ainda nao testei, mas tá prometendo bastante.
to usando o k3b 1.70 e tá bem satisfatório.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 30 Jun 2010, 21:09

O Kaffeine do KDE4 parece que veio mudando de foco: está com opções para exibir TV digital via internet... não consigo rodar alguns formatos nele, tipo rmwb... E aquele DragonPlayer é muito pobre e roda só os mesmos formatos do Kaffeine...
Acho que o Totem bem configurado com gstreamer é melhor, pois roda tudo. O VLC também.
Estou utilizando o K3b 1.91 do Kubuntu 10.04 e por hora não topei com problema. Já no Ubuntu 10.04, o Brasero se nega a ejetar a mídia após a gravação e não detecta cd/dvd-rom se o sistema não tiver detectado; nesse caso tenho o GnomeBaker como alternativa para cópia fácil de CDs e DVDs.

Ansioso pelo Big 5 ! :-)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

elviofm
BIG!!

Mensagem por elviofm » 30 Jun 2010, 21:55

Será que na versão final,td isso fica resolvido?
Kaffeine e k3b

BigIdair
EXTREME BIG

Re:

Mensagem por BigIdair » 30 Jun 2010, 23:31

Olá!
elviofm escreveu:Será que na versão final,td isso fica resolvido?
Kaffeine e k3b
elviofm,
espero que sim meu caro amigo, o BB (BIGBRUNO) e a BE (BigEquipe) deva que estão resolvendo esses "grilos".

Um abraço a todos!
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

rcmm
GRANDE BIG!

Re:

Mensagem por rcmm » 01 Jul 2010, 03:14

LordDan escreveu:O Kaffeine do KDE4 parece que veio mudando de foco: está com opções para exibir TV digital via internet... não consigo rodar alguns formatos nele, tipo rmwb... E aquele DragonPlayer é muito pobre e roda só os mesmos formatos do Kaffeine...
Acho que o Totem bem configurado com gstreamer é melhor, pois roda tudo. O VLC também.
Estou utilizando o K3b 1.91 do Kubuntu 10.04 e por hora não topei com problema. Já no Ubuntu 10.04, o Brasero se nega a ejetar a mídia após a gravação e não detecta cd/dvd-rom se o sistema não tiver detectado; nesse caso tenho o GnomeBaker como alternativa para cópia fácil de CDs e DVDs.

Ansioso pelo Big 5 ! :-)
deve ser bug
o meu brasero parou de funcionar do nada
so voltou quando reiniciei
preferia o brasero antigo

o pidgin e o empathy fecham sozinhos depois de um tempo
o gerenciador de atualizações fica baixando coisas q tinha acabado de atualizar
ubuntu nao perde a liderança disparada em questão de bugs :mrgreen:
vou acabar voltando pro debian

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 01 Jul 2010, 09:52

LordDan, eles sofrem por conta da mesma base de áudio que utilizam, o Phonon do KDE. Inclusive o Kaffeine não foi portado para Qt4 mais cedo por conta das limitações do Phonon, eles só começaram a trabalhar no player quando a base de som do KDE estava num estado aceitável.
Projetos em Andamento:

Blog Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/blog
Fórum Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/forum
Twitter Espaço Liberdade: www.twitter.com/espacoliberdade

LordDan
Big Moderador!

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por LordDan » 01 Jul 2010, 12:13

É isso mesmo cleitonlima. O Kaffeine e o Dragon utilizam o Phonom, e como este ainda está caminhando, estes programas ainda não estão com todfo potencial. Porém, tive reparando que nas configurações do Phonon poderíamos escolher entre os backends Xine (que o Kubuntu usa) e o Gstreamer. Será que instalando a livrarias do Gstreamer e colocando o Phonon para operar com Gstreamer... o Kaffeine e o Dragon rodariam melhor? Ainda não tive oportunidade de fazer esses testes :?

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 01 Jul 2010, 15:36

LordDan, isso eu já não sei te dizer. Faz tanto, mas tanto tempo que não utilizo o KDE 4 que eu nem sei. Tô no Lxde já faz um baita tempo.
Projetos em Andamento:

Blog Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/blog
Fórum Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/forum
Twitter Espaço Liberdade: www.twitter.com/espacoliberdade

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 01 Jul 2010, 18:38

Entendo, também passei um bom tempo sem usar o KDE. Estou me readaptando ao KDE para receber a nova versão do Big.
Em todo caso fiz uns testes: instalei o backend Gstreamer para o Phonon e suas livrarias. O Dragon Player passa a rodar rmwb, mas deixa de rodar 3gp e mpeg, por exemplo. Parece que o Phonon (tanto com Xine quanto Gstreamer) ainda não roda todos os formatos. Pelo que me lembro, no Big 5 beta1, o Phonon foi deixado de lado e foi instalado o Pulseaudio, o Totem e as livrarias Gstreamer para rodar multimedia, fazendo dobradinha com o bom SmPlayer. Estou curioso sobre o que será usado na versão final.

djdihengo
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por djdihengo » 01 Jul 2010, 20:25

pra multimídia, SmPlayer e Xmms dão conta do recado tranquilo!! 8)

tentei ficar sem kde4, fiquei uns dias no lxde. ele voa, parece um "windows xp" da vida :roll:
mas não dá pra ficar sem o kde4! ele é mais limpo, organizado, fácil, bonito... e nem é tão pesadão como parece, se a gente comparar com o que rola por aí (cof cof win cof seven :!: )

LordDan
Big Moderador!

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por LordDan » 01 Jul 2010, 22:27

Você também gosta do Xmms? Experimente o Audacious, que é uma versão mais estilizada do xmms; basta instalar pelo synaptic. Só advirto que ao instalar no KDE4 ele inicialmente não exibe os caracteres, porém se você mudar a skin (clicando em preferências = chave de cano) o programa rodará normalmente; ele é cheio de plugins assim como o xmms. A dupla Smplayer e Audacious é uma boa opção multimidia, mas é bom ter o VLC como alternativa.
O KDE e o Gnome são os ambientes linux mais completos que conheço. Se um camarada possui um bom computador não vejo porque queira variar além desses dois, a não ser que queira fazer testes ou desenvolver. Porém eles são pesados mesmo, usam memória razoavelmente e exploram os recursos de aceleração de vídeo.
Caso o usuário possua um PC mais limitado, o LXDE está sendo a bola da vez (desde que seja bem configurado e rode um certo grupo de programas que não consumam tanta memória)
Andei testando o LXDE com a instalação do pacote "lubuntu-desktop" no Ubuntu 10.04; pra mim foi a maneira mais fácil. Mas creio que uma distro que tenha o LXDE como nativo possa ser mais rápida e leve.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”