Lançado o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 16 Jun 2010, 16:55

Caros amigos, buenas!! Botei as mãos num iMac e fiquei surpreso com alguns aplicativos aos quais estamos acostumados no BIG disponíveis para Mac. Audacity, Mplayer, aMule, aMSN, Avidemux e tantos outros sabidamente multiplataformas como o Firefox, Thunderbird, etc.
Se me permitem dizer, depois de mais de um mês rodando o Mac (já dei jeito de "engargelar" o BIG em dual boot com ele...kkkkkk), cheguei a conclusão que os "nossos" aplicativos descritos acima são mesmo pau prá toda obra. Infelizmente no mundo Mac, apesar de existirem muitos softwares free e ser propagandeado como o papa da multimídia, coisas simples e básicas que fazemos o tempo todo no BIG, como criar um simples DVD a partir de um .avi com legendas em .srt ou um video em .rmvb, no Mac transforma-se num desespero a não ser que vc seja um expert em iDVD ou DVD Studio Pro.
Não existe nada parecido com um DeVeDe, simples mas eficiente, a não ser o talzinho do ffmpegX, cujo maior pecado é não criar um menuzinho por mais "fubá" que seja. Existem sim programas que convertem, mas nem tomam conhecimento de legendas.
O Mac é muito bonito e bem acabado, mas nota-se mesmo que com um pouquinho de jeito, o Gnome ficaria bem próximo a ele além daqueles temas que nós andamos testando na época do BIGNOME (rsrsrs). Prá mim o KDE já está afinado pelo menos na aparencia, o que é ótimo, o Gnome ainda tem umas arestazinhas a serem aparadas.
Como Linux e Mac são primos (Unixes), a arquitetura de ambos é bem semelhante (pastas, etc), mas parafraseando uma amiga minha que tbem tem Mac, acredito que eu estaria pronto para ele, mas não ele para mim (parece que tbem já ouvi essa frase antes de um Windows-user a 10 anos passados sobre o Linux...rsrsrs...hoje ele usa o BIG...BEM FEITO!!! Pagou a língua!!!).
Concluindo, minha empolgação se arrefeceu. O Mac é fácil de usar mas ainda falta muito para ele ser tão perfeito como falam. Já imaginaram um Office 2011 da M$ estreando agora, escrito na linguagem coccoa (do Mac) e vendido à uma fortuna para os tolos? Porque tolos? Porque o OpenOffice está lá, de graça, com todas as funcionalidades que temos aqui. A propósito, o Gimp também tá lá. Tirando o indefectível MS Office, tenho todos os "nossos" instalados.
O Mac virou, mais ou menos, o meu BIG de gravata. Pena que ainda não tem um DeVeDezinho prá ele...faz uma falta...!!!!rsrsrs
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por valdirsarti » 22 Jun 2010, 13:34

amigo semanet,
há muitos anos, quando os macintosh eram movidos com as incríveis cpus powerpc eu queria muito conhecer o SO que controlava aquele hardware. Daí veio a era intel....então perdeu a graça, pelo menos para mim, pois temos muito mais aqui no BigLinux. Aliás, o kernel dos dois são primos legítimos, como vc mesmo disse acima.
E por falar em Big.....uééééé....mas que silêncio é esse, galera.
hehehehe
abração a todos.
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 22 Jun 2010, 13:47

valdirsarti escreveu:amigo semanet,
há muitos anos, quando os macintosh eram movidos com as incríveis cpus powerpc eu queria muito conhecer o SO que controlava aquele hardware. Daí veio a era intel....então perdeu a graça, pelo menos para mim, pois temos muito mais aqui no BigLinux. Aliás, o kernel dos dois são primos legítimos, como vc mesmo disse acima.
E por falar em Big.....uééééé....mas que silêncio é esse, galera.
hehehehe
abração a todos.

Concordo com vc amigo valdirsarti quanto ao PowerPC...bons tempos aqueles onde a Apple tinha um poder de fogo tremendo no hardware...agora virou terra de ninguém...rsrsrs.
É mesmo...acho que o nosso amigo BIGBRUNO está fazendo "escola" de silencio com a patota também...rsrsrs.
A respeito do Mac de hoje, acho que ele anda bem menos flexível que o Linux. O fato de ter uma suite da Adobe e agora de novo o AutoCad vira a cabeça de muita gente, principalmente os que usam esses programas no Windows.
De certa forma, fiquei bem decepcionado com a maneira meio amadora que alguns desenvolvem programas principalmente para multimídia e na maioria das vezes, pagos. Por incrível que pareça as melhores soluções acabam vindo de um jeito ou de outro do mundo livre.
Andei trocando mensagem com o pessoal do DeVeDe, meio simples demais mas tão eficiente para mim, e recebi uma resposta tão singela quanto: "...infelizmente eu não tenho um Mac OS para ver se dá para desenvolver nessa plataforma...". Quase tive um troço de tanto rir...rsrsrs. Faz parte!
Mas tá lá o handbrake, audacity, avidemux e tantos outros. Somos felizes no nosso BIGLINUX e ainda tem gente que não sabe...
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 22 Jun 2010, 19:16

O Devede, para mim, é o programa para fazer filme-dvd mais objetivo e eficiente que eu conheço; só peca quando você quer fazer vários menus (nesse caso recomendo o DvdStyler)
Tive a felicidade de ter um Mac Performa (um velhinho, gabinete na horizontal...) até antes de conhecer o Windows, e foi nele que eu iniciei minha inclusão digital. Infelizmente o coitado teve um surto por ter pegado um vírus chamado Shernobil, que atacava também o hardware e nunca mais conseguiu ser ligado nem pelo pessoal da assistência... que ele descanse em paz.
Passei uns 4 anos aturando o Windows e em 2005 recuperei a minha felicidade com o Linux, na forma do saudoso Kurumin, e logo em seguida foi o BigLinux, que acompanho desde a primeira versão.
O MacOS atual é o melhor sistema, mas para o usuário comum ou generalista, não compensa largar o Linux e gastar uma nota preta... :-)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Diegons49
EL BIG!
Contato:

Mensagem por Diegons49 » 22 Jun 2010, 21:24

Percebi esse silêncio por aki, nos ultimos 4 ou 5 dias seguindos q entrei no forum n vi nada de novo neste topico, espero q já esteja proximo do lançamento do Big, jaja vou ter q ligar pra fabrica de ralador, meu estoque acabou =/

Boa noite a todos ^^
Não é só Linux, é BIG Linux...

Valdomiro
BIG MAN
Contato:

Mensagem por Valdomiro » 23 Jun 2010, 09:15

O Chernobyl era fatal, reescrevia a Bios e ai nada mais entrava.

Rapaz... Até eu que sou tranquilão em termos de espera estou ancioso!! Por enquanto, estou indo de Ubuntu com Gnome mesmo em casa e no trabalho, já estou até me acostumando!!!

cangussu
COMPANHEIRO BIG

Re:

Mensagem por cangussu » 23 Jun 2010, 11:19

Valdomiro escreveu:O Chernobyl era fatal, reescrevia a Bios e ai nada mais entrava.

Rapaz... Até eu que sou tranquilão em termos de espera estou ancioso!! Por enquanto, estou indo de Ubuntu com Gnome mesmo em casa e no trabalho, já estou até me acostumando!!!
Adquiri um notebook e instalei o Ubuntu mas confesso que não deu para me acostumar, então instalei o kubuntu mesmo e até o momento está tudo indo bem.
Também não sou de ficar ansioso com novas versões mas o BiG 5 está fazendo falta...

Abraço!

Diegons49
EL BIG!
Contato:

Mensagem por Diegons49 » 23 Jun 2010, 16:06

Agora to testando o ubuntu 10.04 aki, e estou gostando do sistema, é leve e rapido, so que tem um bug doido que ta me enchendo, do nada o sistema não enxerga meu driver de dvd, dai tenho que reiniciar pra ele enchergar de novo, mas não dura muito e desmonta de novo. Espero que o Big 5 esteja livre disso.

Ah... e o interessante é que no Kubuntu 10.04 isso não aconteceu(ao menos ate agora...)

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 23 Jun 2010, 17:47

Olha eu não gostava muito do Ubuntu e do Kubuntu. Mas resolvi instalar e, sinceramente, gostei de ambos. Arrumei a interface dele e deixei parecido com a interface do kde que realmente gosto. Mas confesso que a interface do ubuntu 10.4 ta um pouco melhor e o sistema é rapidão. Já o kubuntu arruma aqui e a ali e ele fica legal tmb.

Diegons49
EL BIG!
Contato:

Mensagem por Diegons49 » 23 Jun 2010, 19:45

Pois é jluis, eu estou testando as duas também, porém removi o Ubuntu 10.04 e instalei o Ubuntu 10.04 Customizado por Linux no PC, neste o bug do driver de DVD ainda não apareceu, e espero que não apareça, sempre gostei mais do KDE, mas nesta versão do Ubuntu eu até que estou gostando do Gnome também =D

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 23 Jun 2010, 20:01

Qual o link para o Ubuntu 10.4, customizado por linux no pc?

Diegons49
EL BIG!
Contato:

Re:

Mensagem por Diegons49 » 23 Jun 2010, 20:19

jluis escreveu:Qual o link para o Ubuntu 10.4, customizado por linux no pc?
Será que pode postar o link?

Acho melhor você buscar no google por linux no pc, no site procure por Ubuntu 10.04 customizado por Linux no PC.

Aspirante-a-Big
BIG BANG!

Mensagem por Aspirante-a-Big » 23 Jun 2010, 22:05

Será que o RC sai até final do mês ? =O

jluis
COMPANHEIRO BIG

Re: Re:

Mensagem por jluis » 24 Jun 2010, 07:26

Diegons49 escreveu:
jluis escreveu:Qual o link para o Ubuntu 10.4, customizado por linux no pc?
Será que pode postar o link?

Acho melhor você buscar no google por linux no pc, no site procure por Ubuntu 10.04 customizado por Linux no PC.
É vero! Achei amigo. Só tem para 32bits. Mas mesmo assim vou baixar. TY.

Mago
BIG!

Mensagem por Mago » 24 Jun 2010, 08:46

Bom dia a todos, vou deixar uma dica ao pessoal que assim como eu esta testando outras distros enquando esperamos o big5 sair do forno, no forum do ubuntu em dicas e truques procurrem por "kernel omnislash1.4.3", estopu usando e garanto o q era ligeiro agora ficou muito rapido. tem versão de 32 e 64 bits, eu uso a de 64btis sem problemas.

Att. Mago
(obs: a espera do big5 final)

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”