Lançado o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

queensman
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por queensman » 16 Abr 2010, 00:29

ja houve retratação por parte de outro membro do fórum
processador intel dual-core E5700 3.00ghz
4 gigas memória ddr3 1.333mhz
placa de video nvidea gforce8400gs
2 hds 160/320
kubuntu 12.04
internet via rádio de 1mb

ric4rdo
Big Moderador!
Contato:

Re:

Mensagem por ric4rdo » 16 Abr 2010, 00:32

cangussu escreveu:Pois é Ricardo, tenho certeza que você não teve nenhuma intenção de criar esta polêmica. No entanto, devemos sempre avaliar nossos comentários, principalmente em um blog como o Br-Linux.

Se você der uma olhada por lá verá que até mesmo o assunto inicial de sua postagem já ficou para trás. Desviaram completamente o rumo e já se discute sobre o descumprimento da licença GPL por parte do BIG (já parecendo até um "linchamento").

Alguns xiitas defendem a extinção de projetos como Big em prol das grandes distribuições, alegando sermos somente uma customização destas (com um papel de parede diferente). Como usuário não me importa como o Big é desenvolvido, importa sim que ele atende às minhas necessidades. O Ubuntu, como muito citado por lá, é uma excelente opção mas não me oferece as facilidades que o Big tem.

Sou Mais o Big Linux.

Abraços!
Pois é amigo. Agora eu pergunto a todos... Que culpa eu tenho se o Big descumpriu mesmo a GLP? Que culpa eu tenho dos comentários do post ter mudado totalmente de assunto? Que culpa eu tenho de acharem que o Big é apenas uma remasterização? Nenhuma, meu caro. Pela enésima vez, o post não era para ter tomado esse rumo. Fiquei preocupado com a lentidão no desenvolvimento. Mas me interpretaram totalmente errado e agora os comentários fugiram do assunto!
Olhe além das Janelas e descubra o que é bom de verdade...

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 16 Abr 2010, 00:52

A gente estava quieto no nosso canto, mesmo aparentemente atrasados para alguns, porém para muitos, totalmente em dia, pois o Big 5 beta 1 é considerado versão final uma vez que tudo funciona 100%...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

BigIdair
EXTREME BIG

Mensagem por BigIdair » 16 Abr 2010, 02:29

Olá!

Pessoal, estou ficando muito preocupado
com Big Linux, eu não posso ficar sem ele,
pois me viciei saudavelmente neste OS, e
agora vem dizendo que feriu a tal de GPL,
querem bani-lo para sempre, isto é uma
Grande inveja da oposição, somente isto
e mais nada, puramente um boato.
Vivas e Vida longa ao Big Linux .

Um abraço a todos!
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 16 Abr 2010, 05:01

Desde que iniciou a discussão sobre a infração da GPL, algo que eu acreditava estar OK pelo fato do código fonte estar disponível diretamente dos servidores do Ubuntu parece estar errado.

No tópico de retratação eu postei uma possível solução para regularizar essa falha do BigLinux.

Valdomiro
BIG MAN
Contato:

Mensagem por Valdomiro » 16 Abr 2010, 09:00

Bruno todos sabemos que se houve algum descumprimento a GPL não foi intencional, claro!!!

Acredito que vários outros linuxes espalhados pelo MUNDO que seguem a linha de construção semelhante ao do Big, dentre eles o saudoso Kurumin estão na mesma situação, mas nunca vi ninguém acusar o Kurumin, na época em que estava ativo, de violação a GPL por causa disso. De qualquer forma acho que devemos procurar um meio se, de fato, for necessário, de contornar legalmente essa questão e calar a boca de quem, de certa forma, está trabalhando para não popularização do Linux.

rafabr
GRANDE BIG!

Re: Re:

Mensagem por rafabr » 16 Abr 2010, 19:16

ric4rdo escreveu: Pois é amigo. Agora eu pergunto a todos... Que culpa eu tenho se o Big descumpriu mesmo a GLP? Que culpa eu tenho dos comentários do post ter mudado totalmente de assunto? Que culpa eu tenho de acharem que o Big é apenas uma remasterização? Nenhuma, meu caro. Pela enésima vez, o post não era para ter tomado esse rumo. Fiquei preocupado com a lentidão no desenvolvimento. Mas me interpretaram totalmente errado e agora os comentários fugiram do assunto!
Ok ricardo você não tem culpa, ok!!
porem, disse ser um moderador e passou (ao meu ver) informações inadequadas,imprecisas

Ao citar:
"A equipe já não consegue mais dar conta de tudo e todos ficam de braços cruzados, esperando apenas acontecer o mesmo como outro grande projeto que todos sabem muito bem qual é"

temos que ter noção que para construir algo demora e dar trabalho,mas para acabar com que foi criado pode ser muito rápido( e toda a discussão sobre continuidade do Big e GPL pode ter gerado impressão negativa para o Big),somos uma comunidade que queremos ver o biglinux crescer mais e mais e para isso todos temos que ter cuidado ao divulgar o que pensamos e nossas criticas sem que nos entendam mal e alem disso EU acho que não se deve fazer o que você fez: comentar sobre coisas com a qual não estamos envolvidos diretamente, ainda mais que você foi fazer isso fora do Fórum do Biglinux.
Não me leve a mal estou apenas criticando o que penso ter visto errado, pois podemos ate discutir melhorias e defeitos aqui no fórum, mas ao fazer isso em outro lugar é preciso ter MUUITO cuidado pois no fórum todos queremos ajudar o big mas lá fora(outros sites) nem todos se interessam em ajudar apenas em relatar defeitos e denegrir a imagem do BigLinux.

Só fui ler seu texto completo hoje e percebi que você só estava preocupado com o projeto e mostrando-se confiante e com fé no mesmo e não estava querendo falar mal ou algo do tipo.
Excetuando-se algumas partes até achei um texto muito bom.

Mas quase estou arrependido de pensar nisso tudo pois agora o importante e tentar ajudar e verificar a questão da licença GPL, alias eu não tenha conhecimento nenhum nisso mas estou lendo a mesmo e tentando entender o problema e ajudar se puder.
/win

Valter D.
Ajudante BIG

Mensagem por Valter D. » 16 Abr 2010, 22:49

Gente, o que está havendo? Vamos refletir! Dizer que está com urticária, com TPL, que tem fé, que desiste etc - é ajudar no desenvolvimento? Ou citar os problemas encontrados, as soluções aplicadas, as sugestões pós uso, o comportamento do BLb1 em máquinas novas e antigas, dos programas, das ferramentas? Se bem me lembro, só mudou do 4b3 para a versão final 4.2, quem tinha problemas específicos com o beta. Eu, por exemplo, fiquei com o fantástico BL4b3 (na realidade, nós ficamos - eu e a minha máquina).
Bruno está sob pressão de Bruno! A nossa, além de desmedida, é desnecessária!

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 19 Abr 2010, 11:48

Nada acontece por acaso. Tudo tem o motivo de ser. Estava esperando a oportunidade de escrever. Pensei, repensei e resolvi não fazer isso lá no br-linux. Se por um lado gerou tanta manifestação contra e a favor do Big é porque ele é conhecido e ajudou a popularizar o Linux no Brasil, assim como Kuruim e outras. Se por outro lado gerou comentários maldosos eu vejo isso como inveja e não dou a mínima pra isso. Quando se quer ajudar faz que nem o Augusto e diz onde esta o erro e não fica gritando qual uma criança, querendo atenção como alguns fizeram. Mas se gerou uma discussão em que põe em cheque o problema da licença isso tem que ser corrigido. Se os comentários do Ricardo fossem feitos aqui saberíamos sobre o problema da Licença? Não saberíamos! Além de ver isso como ponto positivo, ainda vejo que o Big foi mais divulgado ainda, tendo em vista que o BR-Linux é um dos locais mais frequentados pelo que usam o linux. Outro ponto positivo é que da uma sacudida nos lançamentos de novas versões e tenta diminuir a distância entre os lançamentos. è Distribuição? Não é? Qual o problema? O Bruno pelo que li deixou a entender que era uma personalização. E dai? Eu vou continuar a usar e ajudar no que puder. O que eu quis dizer é que nada acontece por acaso. Tudo tem seu objetivo, um motivo. Para finalizar, digo que agora não é hora de dividir e, sim, de somar, multiplicar esforços, para alcançar o objetivo.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 19 Abr 2010, 14:30

Esse fato ajudou a mostrar que os usuários do Big Linux estamos atentos e mais unidos do que nunca em torno dessa maravilha de distro que é o Big Linux, fruto do sacrifício do incomparável e competente BIGBRUNO e equipe...

Viva o Big Linux! :D
Linuxuser #506065

mallconz
MUITO BIG

Mensagem por mallconz » 20 Abr 2010, 00:44

Se eu soubesse programar com certeza poderia ajudar, mas a única coisa que posso fazer é continuar usando o sistema que mais gosto!
O Linux é como uma montanha russa...EMOCIONANTE!!

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 20 Abr 2010, 09:19

mallconz;

Não esqueça de usar e abusar (em tudo que é computador, tio, tia, primos, avós, vizinhos...) a Bigbusca!! :)
Linuxuser #506065

Rannier
EL BIG!

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por Rannier » 20 Abr 2010, 16:26

Oi Pessoal, 2 probleminhas com B5, primeiro o flashplayer nao ta mais funcionando, quando tento reinstalar pelo synaptic dá conflito de pacote, não fiz nenhuma alteração, mas o flash não funciona mais. Segundo, a atualização dos pacotes da erro, quando chega na fonte 109 (dos 115) há uma falha e para tudo. Esperoq eu as coisas estejam andando para o B5, preciso de linux em 3 maquinas aqui no trabalho e só estou esperando isso ou o ubuntu do dia 29. Alguém mais ta com estes problemas (principalmente o de atualização). Valeu...

Só para adicionar, em outro computador a falha no synaptic é:

W: Falhou ao buscar http://packages.medibuntu.org/dists/kar ... elease.gpg Não foi possível conectar em packages.medibuntu.org:80 (88.191.82.11), conexão expirou

W: Falhou ao buscar http://packages.medibuntu.org/dists/kar ... -pt_BR.bz2 Impossível conectar em packages.medibuntu.org http:

W: Falhou ao buscar http://packages.medibuntu.org/dists/kar ... -pt_BR.bz2 Impossível conectar em packages.medibuntu.org http:

W: Falhou ao buscar http://packages.medibuntu.org/dists/karmic/Release.gpg Impossível conectar em packages.medibuntu.org http:

W: Alguns arquivos de índice falharam para baixar, eles foram ignorados ou os antigos foram usados no lugar.
Linux em Sony Vaio FZ240E, Duo, T7250, 2GHz; 2GB Ram; 200GB (Fujitsu MHX2250BT); Memory Stick 0; SD1 Card; Webcam Sony Visual CC VGP-VCC8; Modem HDAUDIO SoftV92; Intel (R) Wireless WiFi 4965AGN; Marvell Yukon 88E8036 Ethernet; Audio Sigma Tel HDA

rcmm
GRANDE BIG!

Mensagem por rcmm » 20 Abr 2010, 20:35

para instalar o flash na versão mais recente e super simples:
vá ao site da adobe e baixa por lá
ja vem em deb
é só clicar e pronto

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 20 Abr 2010, 21:56

Eu optei por atualizar somente dos repositórios do Big, as outras atualizações desmarco, pois são para o ubuntu/kubuntu (?), muitas vezes entra em confronto com o Bigbashview do Big...
Linuxuser #506065

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”