Lançado o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

BigIdair
EXTREME BIG

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por BigIdair » 24 Fev 2010, 00:22

LordDan escreveu:Se você for migrar para o KDE 4.4 é melhor fazer uma nova instalação, pois existe conflitos entre os pacotes do 4.3 com os do 4.4.
O beta 2 já virá adaptado para rodar o KDE 4.4 :)
Olá! Eu também estou muito ansioso pelo BL5 B 2.

Um abraço a todo!
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

PauloCesarPS
BIG BANG!

Mensagem por PauloCesarPS » 24 Fev 2010, 09:48

É uma excelente notícia que a próxima versão de desenvolvimento do Big contará com o KDE 4.4. Até a versão final também já poderíamos contar com a versão recente do brOffice.org que é a 3.2. Instalei o brOffice 3.2 no Big 4.2 e tenho tido sucesso em utilizá-lo. Carrega também mais rápido e suporta melhor os arquivos salvos no formato OOXML (*.docx, *.xlsx, *.pptx e qualquer outra coisa x que tiver no caminho.
A versão 5 promete muito: KDE 4.4 + brOffice 3.2 + correção atual de bugs do Karmic (seria legal o Lucid, mas eu sei o trabalho que dará se trocar o kernel 2.6.31 para 2.6.32 pois vai perder os módulos pré-compilados que vem no Big para nossas queridas placas softmodem entre outras placas). Mesmo se sair o Big 5 agora com o Karmic, uma futura versão 5.1, 5.2 teríamos com os repositórios do Lucid para imortalizar o Big 5.

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 24 Fev 2010, 10:10

Acredito que seria uma boa idéia a inclusão de um editor de html no Big final... Se não no CD, pelo menos no DVD, um editor para iniciantes no velho esquema o-que-você-vê-é-o-que-você-quer tipo o Dreamweaver®, mas sendo opensource! Talvez o NVU, tá eu sei que o BrO.org tem um editor html... mas é muito limitado... e creio que um mais completo seria uma saída mais apropriada!

O que vocês acham!?
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

Valdomiro
BIG MAN
Contato:

Mensagem por Valdomiro » 24 Fev 2010, 10:31

Lord_stephen,

Embora eu faça também edição de páginas web, vez por outra. www. Mantenho alternativalivre.com e www.examinai.com, acho que colocar um editor para web não é uma boa pedida para uma versão geral. Poucas pessoas usam editores html e essas poucas você, eu e outros poderão baixar via apt ou synaptic. Usar o espaço para um aplicativo de uma área tão específica é privar o conteúdo do CD de outros benefícios mais genéricos.

Eu tenho usado o Bluefish, mas ele não do tipo "o-que-você-vê".

Sds.
Valdomiro

doradu
Mini BIG

Mensagem por doradu » 24 Fev 2010, 13:09

não sei se é aqui o local,

mas,

vc pode incluir o winff (conversor e reprodutor de vídeo)

ele é muito bom, vale a pena da uma olhada

ou então copiar algo dele para o seu conversro

abraço

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 24 Fev 2010, 13:21

Um programa que está na moda para edição de HTML é o Komposer, e já consta na lista de sugestões de programas para versão DVD. :)

Minha dúvida seria a questão de que repositório o Big 5 vai utilizar, agora que está mudando do KDE 4.3 para o KDE 4.4. Os repositórios que constam o KDE 4.4 são o Launchpad e o Lucid Lynx. Compensa o Big 5 continuar a utilizar o Launchpad misturado com o Karmic? O repositório do Lucid não traria mais longevidade para a distro?

Se fosse o caso de continuar usando o KDE 4.3... porém, agora com o KDE 4.4, as coisas mudaram...

Porém, fiquei atento à questão lembranda pelo PauloCesarPS: os modems que não são ainda compatíveis com o kernel do Lucid.

Lembro que havia uma distro... (foi o Big?) ... que dispunha de dois kernels: um mais antigo para aumentar a compatibilidade com os modems e outro mais novo, para a questão de dispositivos recentes. Ah, tinha um projeto que cuidava disto desta maneira: o projeto profeta e o projeto messias... Era um pacote que instalava um kernel mais antigo na distro (compatível Debian) mais um montão de drivers para modens!
Seria viável manter o kernel 2.6.31 fixo para os usuários de modens, e outro mais novo e atualizável pelo Lucid, para ser base de atualizações futuras do Big?

No Grub poderia constar as duas opções de kernel. O usuário de modem usaria esta opção e teria que evitar de atualizar o kernel, como também, bagunçar o grub (aquele recurso que o Big tinha de "recuperar" essas configurações seria muito bom pra esse caso)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 24 Fev 2010, 13:49

LordDan escreveu:Um programa que está na moda para edição de HTML é o Komposer, e já consta na lista de sugestões de programas para versão DVD. :)
:D Maravilha, eu citei o NVU pq foi o primeiro que lembrei, mas o Komposer é excelente! Tem uma funcionalidade bastante próxima do NVU, perfeito! Era essa minha sugestão, colocar no DVD (no CD só se couber).
LordDan escreveu: Minha dúvida seria a questão de que repositório o Big 5 vai utilizar, agora que está mudando do KDE 4.3 para o KDE 4.4. Os repositórios que constam o KDE 4.4 são o Launchpad e o Lucid Lynx. Compensa o Big 5 continuar a utilizar o Launchpad misturado com o Karmic? O repositório do Lucid não traria mais longevidade para a distro?

Se fosse o caso de continuar usando o KDE 4.3... porém, agora com o KDE 4.4, as coisas mudaram...
Nisso eu concordo com você, usar uma base que terá suporte por mais tempo será melhor porque dessa forma a equipe tem mais tempo pra trabalhar idéias para uma futura versão 6...
LordDan escreveu: Porém, fiquei atento à questão lembranda pelo PauloCesarPS: os modems que não são ainda compatíveis com o kernel do Lucid.

Lembro que havia uma distro... (foi o Big?) ... que dispunha de dois kernels: um mais antigo para aumentar a compatibilidade com os modems e outro mais novo, para a questão de dispositivos recentes. Ah, tinha um projeto que cuidava disto desta maneira: o projeto profeta e o projeto messias... Era um pacote que instalava um kernel mais antigo na distro (compatível Debian) mais um montão de drivers para modens!
Seria viável manter o kernel 2.6.31 fixo para os usuários de modens, e outro mais novo e atualizável pelo Lucid, para ser base de atualizações futuras do Big?

No Grub poderia constar as duas opções de kernel. O usuário de modem usaria esta opção e teria que evitar de atualizar o kernel, como também, bagunçar o grub (aquele recurso que o Big tinha de "recuperar" essas configurações seria muito bom pra esse caso)
Essa é também uma boa idéia, sei que o Puppy linux faz algo do tipo, mantendo 2 kernels à disposição, mas isso não aumentaria ainda mais o trabalho da equipe?!
Talvez seja o caso de fazer testes... Agora, eu infelizmente não faço parte da equipe de desenvolvimento, até mesmo pela falta de conhecimento para isso, e portanto não posso fazer mais do que supor.... :oops:
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 24 Fev 2010, 16:35

Tem programas autocard para linux mas não me lembro o nome os que lembrarem poderiam citar la no tópico para dvd.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 24 Fev 2010, 17:07

marlon escreveu:Tem programas autocard para linux mas não me lembro o nome os que lembrarem poderiam citar la no tópico para dvd.
Nesse mesmo tópico o Reinado citou dois: qcad, sagcad

Se são bons eu não sei...
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_

jstefferson
BIG!!

Mensagem por jstefferson » 24 Fev 2010, 17:36

Eu gostaria de um programa de manipulação de vídeo, similar ao WindowMaker do janelas, o KDENLIVE, é legal, mas muito complicado para mexer, pelo menos eu não consegui montar um simples vídeo de slides.
Apenas um entusiasta do Big Linux, quero velo realmente como um sistema perfeito, com tudo que pode se chamar de ótimo

Ubiracy_Mafra
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por Ubiracy_Mafra » 24 Fev 2010, 17:42

Nenhuma previsão de quando sairá a versão final do BL5?....
Windows 7 Home Premium / Big Linux 11.10
Acer Aspire AS5250-0866

Aspirante-a-Big
BIG BANG!

Re:

Mensagem por Aspirante-a-Big » 24 Fev 2010, 18:03

jstefferson escreveu:Eu gostaria de um programa de manipulação de vídeo, similar ao WindowMaker do janelas, o KDENLIVE, é legal, mas muito complicado para mexer, pelo menos eu não consegui montar um simples vídeo de slides.
Acho que o Piviti, que vai vir por padrão no Lucid Lynx, é um programa mais ou menos nos moldes do Movie Maker

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 24 Fev 2010, 18:55

Tem uma lista imensa de sugestões de programas aqui no forum
http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... 96&start=0

Qualquer sugestão você postam lá :)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

PauloCesarPS
BIG BANG!

Re:

Mensagem por PauloCesarPS » 24 Fev 2010, 19:48

jstefferson escreveu:Eu gostaria de um programa de manipulação de vídeo, similar ao WindowMaker do janelas, o KDENLIVE, é legal, mas muito complicado para mexer, pelo menos eu não consegui montar um simples vídeo de slides.
Um outro programa que recentemente foi lançado com uma versão mais estável é o OpenShot 1.0. ele virá por padrão empacotado no repositório do Lucid (não instalado por padrão na distribuição, pois o PiTiVi será o substituto do GIMP, embora um programa não tenha nada a ver com o outro). Mas já tem pacote DEB para o Karmic, ou seja, para o Big Beta 1 em diante.
O site é http://www.openshotvideo.com
Ele depende das bibliotecas FFMpeg, MLT, se instalá-lo com sudo dpkg -i pacote.deb ele fará o necessário para instalá-lo.

Só um lembrete: ele parace depender também das bibliotecas GTK+ (GNOME). Se no Big 5 vier os pacotes elementares do GNOME, podemos rodar aplicativos para GNOME no KDE (com uma interface disforme do restante do sistema, mas nem tudo é perfeito :) )

PauloCesarPS
BIG BANG!

Mensagem por PauloCesarPS » 24 Fev 2010, 19:57

Tem um projeto no SourceForge: Archimedes
CAD para Arquitetos (mas serve para a maioria dos desenhos mecânicos.
Só que está muito verde ainda e precisa do Java.
http://sourceforge.net/projects/arquimedes/

E tem o OpenCascade
http://www.opencascade.org/

Claro que um bom software CAd para Linux é pago também, aí te indico o VariCAD que tem recursos 2D e 3D.
Um bom também é o BricsCAD, esse é o mais completo e com suporte total arquivos DWG
http://www.bricsys.com/pt_PT/bricscad/index.jsp
A versão 10 para Linux está em desenvolvimento e é paga também.

Se o Blender fosse tão fácil de modelar como o SolidWorks, CATIA, UniGraphics (esse a versão NX4 tem para Linux) entre outros já teríamos um ótimo recurso 3D, mas o Blender é um programa profissional e completo usado muito para filmes 3D e jogos.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”