Lançado o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

krofke
BIG

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por krofke » 12 Fev 2010, 09:17

Algue ai ja conseguiu rodar o kdenlive sem problemas, pois aqui o som fica engasgando e logo en seguida ele trava.

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 12 Fev 2010, 10:24

Rafabr, Se sua placa da Unichrome estiver configurado. Dá uma olhada pra ver se tu habilita os efeitos 3D via software que tem nesse tutorial aqui:
http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?f=37&t=8538

Tenta lá e dá um feedback.
Lembrando que você não vai usar OpenGL vc vai usar Xrender. Mas teste os 2 e mande um feedback. Dessa forma mais uma placa poderemos dizer que funciona com pelo menos alguma das placas de vídeos.

Vou começar a atualizar aquele tópico pra informar qual dos modos cada uma delas pega de acordo com que vocês estarão informando.
Arcano Mephisto(Laércio Carvalho)
Imagem Imagem Imagem

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 12 Fev 2010, 13:03

QUE QUE É ISSO, PARABÉNS BIG BRUNO E COLABORADORES O FÓRUM ESTA A NIVEL DE PRIMEIRO MUNDO, PARABÉNS QUE ORGULHO DE SER BIG LINUX :o
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

jstefferson
BIG!!

Mensagem por jstefferson » 12 Fev 2010, 14:59

Olá

Primeiramente, não me venha falar para não usar a versão beta do Big 5, por que vou vou e vou continuar usando, o sistema está super estável, nenhuma pane até o momento, funcionando redondinho, parabéns BigBruno (brincadeirinha, mas vou continuar usando assim mesmo) unica coisa que não funciona é o som no aMSN, no demais tudo redondinho.

PERGUNTA: Desde que instalei o Beta 1 ele vem se atualizando automáticamente, porém no GRUB tem lá - vários kernels listados desde o 17 (final) até o 20, quero saber se posso tirar os de numeração menores e COMO FAÇO ISSO?

Obrigado

Abraços

Cade o Beta2 - - NÃO ME DIGA QUE VAI PULAR ESSAS FASE E JÁ LANÇAR A VERSÃO FINAL.?......
Apenas um entusiasta do Big Linux, quero velo realmente como um sistema perfeito, com tudo que pode se chamar de ótimo

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 12 Fev 2010, 15:15

jstefferson, molesa:

sudo nautilus /boot/grub

ou

teclar Alt+F2 e depois gksu nautilus /boot/grub

clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo grub.cfg ir em Propriedades > Aba Permissões e mudar de apenas leitura para Leitura e escrita para o dono que é o root. Depois e só abrir o arquivo com a opção Abrir com o kate (botão direito do mouse sobre o arquivo, isso com o nautilus ainda aberto como root ok).
Depois de todas as mudanças volte o arquivo grub.cfg nas suas permissões (botão direito do mouse sobre o arquivo grub.cfg ir em Propriedades > Aba Permissões) para somente leitura antes de sair do nautilus aberto como root.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

jstefferson
BIG!!

Mensagem por jstefferson » 12 Fev 2010, 15:42

Olá!!!

Obrigado pela dica, deu tudo certo, agora o GRUB está somente com o 20-generic

Valeu
Apenas um entusiasta do Big Linux, quero velo realmente como um sistema perfeito, com tudo que pode se chamar de ótimo

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 12 Fev 2010, 17:07

Efeitos 3D!??! Isso é só um grande sonho!
E sim, de fato essa placa é onboard (infelizmente...), mas eu não sei se é o conjunto placa e monitor que torna a coisa mais complicada ou o quê... Digo isso pelo seguinte: as únicas distribuições que rodaram sem problemas o vídeo (digo de cara 1280x800) foram o OpenSUSE 11.1, (mas minha esposa não gostou dele por um problema no plugin do flash...) e o Kurumin 7 (que ela não quis ficar usando pq já não há mais atualizações...) mas mesmo neles não havia a possibilidade de alguns efeitos 3D, mesmo os mais simples efeitos de desktop do Ubuntu não funcionam!! A maioria das distribuições não consegue reconhecer nem o video 1280x800, quanto mais os efeitos... e como eu disse pra ela poder usar o note, o video tá configurado como vesa e reconhecendo a resolução certa, mas sem nenhum efeito! E caso seja necessário usar a linha de comando somos obrigados a usar o terminal do ambiente gráfico, porque o terminal puro fica com a imagem toda borrada, e nós preferimos atualizar e instalar/desinstalar pelo aptitude, e caso tenha algo que derrube a interface gráfica a mudança vai pro brejo...

E como dá um trabalho dos infernos pra refazer o que eu fiz, seria bom que o big viesse reconhecendo esse video direto no live-CD! Até pq quem tem alguma intimidade com linux, dá um jeito, mas quem tá iniciando muda de distro e acaba voltando pro ruindous caso tenha que trabalhar d+...

E só pra completar, no meu trabalho tenho um Desktop com o mesmo chipset de video e aqui tenho vários efeitos habilitados (os do KDE mesmo e por software) mas o monitor é 1024x768...
rafabr escreveu:colega essa placa nao e onboard???

depois de atualizado o sistema, la no BigControlCenter aparece uma opção para configurar video da uma olhada!!

PS: Cara eu tenho uma placa onborad VIA UniChrome e ate agora nao e possivel utilizar os efetiros 3D em linux algum. Até mesmo a aceleração de video deu problema de um tempo pra cá, deve ser o kernel ou sei lá, porque tanto o ubuntu9.10 o mandriva2010,0 e o Big5 nao e possivel ativar aceleração 3d!
voce ja utilizou efeitos 3d com essa placa alguma vez no big4.2 ou outras distros??
lord_stephen escreveu:[FORA DE TÓPICO]

Pessoal... gostei do visual novo!! Ficou mais leve! Meus Parabéns!!

[DE VOLTA AO TÓPICO]

Mas, voltando...

Alguém saberia responder sobre minha pergunta anterior relativa ao Driver de Video do Notebook STI IS 1462 ??
lord_stephen escreveu:Pessoal, seguinte eu testei o big no notebook da minha esposa, um STI IS 1462 (a pior carniça que já vi pra configurar o vídeo em linux...), sendo que a resolução de video nativa do video é 1280x800 e a placa de video é uma "VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC] (rev 01)" (conferido com o lspci) o problema é: o big não reconheceu a placa... consegui entrar somente como vesa (impedindo o uso dos efeitos 3D) e utilizando a configuração de 1280x768.

Pergunto: tem como configurar corretamente o video? Ela usa o ubuntu 9.10 com configuração vesa e configurei para reconhecer a resolução certa, mas não ativa os efeitos. Acho que posso fazer o mesmo no big, mas não teria graça! queremos os efeitos especiais!!!! :P

Teria como ja vir reconhecendo automagicamente na próx versão? Ou pelo menos fazer um tutorial?
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 12 Fev 2010, 17:33

lord_stephen escreveu:Efeitos 3D!??! Isso é só um grande sonho!
E sim, de fato essa placa é onboard (infelizmente...), mas eu não sei se é o conjunto placa e monitor que torna a coisa mais complicada ou o quê... Digo isso pelo seguinte: as únicas distribuições que rodaram sem problemas o vídeo (digo de cara 1280x800) foram o OpenSUSE 11.1, (mas minha esposa não gostou dele por um problema no plugin do flash...) e o Kurumin 7 (que ela não quis ficar usando pq já não há mais atualizações...) mas mesmo neles não havia a possibilidade de alguns efeitos 3D, mesmo os mais simples efeitos de desktop do Ubuntu não funcionam!! A maioria das distribuições não consegue reconhecer nem o video 1280x800, quanto mais os efeitos... e como eu disse pra ela poder usar o note, o video tá configurado como vesa e reconhecendo a resolução certa, mas sem nenhum efeito! E caso seja necessário usar a linha de comando somos obrigados a usar o terminal do ambiente gráfico, porque o terminal puro fica com a imagem toda borrada, e nós preferimos atualizar e instalar/desinstalar pelo aptitude, e caso tenha algo que derrube a interface gráfica a mudança vai pro brejo...

E como dá um trabalho dos infernos pra refazer o que eu fiz, seria bom que o big viesse reconhecendo esse video direto no live-CD! Até pq quem tem alguma intimidade com linux, dá um jeito, mas quem tá iniciando muda de distro e acaba voltando pro ruindous caso tenha que trabalhar d+...

E só pra completar, no meu trabalho tenho um Desktop com o mesmo chipset de video e aqui tenho vários efeitos habilitados (os do KDE mesmo e por software) mas o monitor é 1024x768...
rafabr escreveu:colega essa placa nao e onboard???

depois de atualizado o sistema, la no BigControlCenter aparece uma opção para configurar video da uma olhada!!

PS: Cara eu tenho uma placa onborad VIA UniChrome e ate agora nao e possivel utilizar os efetiros 3D em linux algum. Até mesmo a aceleração de video deu problema de um tempo pra cá, deve ser o kernel ou sei lá, porque tanto o ubuntu9.10 o mandriva2010,0 e o Big5 nao e possivel ativar aceleração 3d!
voce ja utilizou efeitos 3d com essa placa alguma vez no big4.2 ou outras distros??
[/quote]

Depois de seu vídeo basicamente configurado coloque as especificações de sua placa e tente habilitar os efeitos 3D via software no tutorial: http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?f=37&t=8538
Imagem Imagem Imagem

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 12 Fev 2010, 18:47

arcano_mephisto escreveu: Depois de seu vídeo basicamente configurado coloque as especificações de sua placa e tente habilitar os efeitos 3D via software no tutorial: http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?f=37&t=8538
No meu trabalho eu consegui configurar usando o seu tutorial! Eu ainda vou tentar no note, pq já vi que ele é que é o problema (o pc do meu trabalho tem o mesmo chipset de video...)! Todas as distros baseadas no Debian além do Fedora e do Mandriva, tem problemas com esse maldito notebook da STI...

Eu tinha conseguido fazer uma confioguração perfeita no Kurumin 8.04, e fiz um tutorial com os drivers que peguei e td mais pra não correr o risco de esquecer, entretanto salvei tudo nele mesmo e após uma queda... só um novo HD e agora preu me lembrar o q eu fiz!?!

Agora consegui uma configuração razoável com o ubuntu, dá pra ver td, mas é uma gambiarra e queria fazer a configuração certa, pra ter tudo direitinho! Mas tá td funcionando, e mesmo resmungando com saudade do KDE... ela precisa do notebook direto, então não posso arriscar uma instalação sem ter certeza que vai tudo funcionar! Por isso o teste com o Live CD. Mas vou tentar e ver o que que dá!
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 12 Fev 2010, 22:05

lord_stephen, no seu trabalho quais são as marcas das placas de vídeo? Estou colocando lá a lista de quais placas estão funcionando com o Xrender ou o OpenGL. Essas informações são úteis para o pessoal pesquisar os modelos e ter a certeza que com eles vão pegar os efeitos 3D.
E o seu notebook da STI? Me mande as mesmas informações também. Todas elas são importantes e pode ser que eu mude o título da postagem para atrair as pessoas para testarem e me da esse feedback
Imagem Imagem Imagem

jjimmy
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por jjimmy » 13 Fev 2010, 10:25

galera tem o manual do novo forum? :roll: e meu avatar ? cade ele? :x eu quero meu avatar devolta ,cade emu avatar! :evil: :cry:
Editado pela última vez por jjimmy em 13 Fev 2010, 22:40, em um total de 1 vez.
sou novato

jstefferson
BIG!!

Mensagem por jstefferson » 13 Fev 2010, 13:01

Primeiro BUG

Olá pessoal!!!, mesmo assim não vou tirar, instalo tudo de novo, mas não tiro, rsrsrsrs.

Hoje fui ligar meu pc (estou no windows agora), o Big vai até o login, digito minha senha e ele fica na tela azul com bolinhas brancas.....O QUE FAZER?. Ele está somente com o Kernel 20-generic.

Abraços

Rsrocha
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por Rsrocha » 13 Fev 2010, 13:41

Caro amigo jstefferson, sugiro ao amigo optar pela opção modo de segurança (Ou "Recovery Mode")na hora de optar pelo sistema no grub, caso o amigo não tenha esta opção no grub, basta pressionar F1 ou F3 (Não lembro no momento...) e inserir manualmente no grub (Após a UUID) o comando "failsafe", que o sistema vai iniciar normalmente.
Feito isto revise o grub.cfg, o xorg.conf, os drivers proprietários (Nvidia por exemplo), tente através do gerenciador de atualizações baixar mais atualizações (Se houver alguma) e por segurança faça um update do grub.
Desktop - Amd Semprom 2800+, Nvidia FX 5200, 320 HD, 01GB RAM
Note - Intel Dual Core 2 x 2.1, Intel Mobile C45, 320 HD, 02GB RAM

jstefferson
BIG!!

Mensagem por jstefferson » 13 Fev 2010, 15:14

Olá

Obrigado pela dica, deixei o pc ligado e depois de uns 5 a 7 minutos o KDE iniciou, mas mesmo assim vou executar as dicas que me deu.

Abraços

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Re:

Mensagem por lord_stephen » 13 Fev 2010, 19:46

arcano_mephisto escreveu:lord_stephen, no seu trabalho quais são as marcas das placas de vídeo? Estou colocando lá a lista de quais placas estão funcionando com o Xrender ou o OpenGL. Essas informações são úteis para o pessoal pesquisar os modelos e ter a certeza que com eles vão pegar os efeitos 3D.
E o seu notebook da STI? Me mande as mesmas informações também. Todas elas são importantes e pode ser que eu mude o título da postagem para atrair as pessoas para testarem e me da esse feedback
arcano, no meu trabalho todos os computadores tem praticamente a mesma configuração as placas de vídeo são "VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC] (rev 01)" e consegui alguns efeitos visuais através do Xrender usando o seu tutorial, mas o STI ainda não pude testar (minha esposa tem estado ocupada com ele) mas assim que testar eu aviso!
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”