Lançado o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 09 Fev 2010, 21:20

Hummm...o chefe tá muito quieto mesmo e agora nem tem o Big Converter atrapalhando. Vc tem razão marlon tô coçando até a sola do pé...

:P :P :P :P :P :P

Silvio Manoel
BIG! BIG!

Biglinux5B2

Mensagem por Silvio Manoel » 09 Fev 2010, 22:17

O Biglinux5B2 deve realmente estar a caminho pois a coceira está contagiosa e intensa. Estou ansioso a espera dele pois após várias tentativas no meu Acer Aspire One só consegui dual boot com ubuntu 9,10 funcionando perfeitamente e biglinux alfa 3 que ficou sem internet. Toda vez que tentei colocar junto com o janelas deu tudo errado. Não consegui colocar o BiglinuxB1 com boot no pen drive. Com certeza todos os erros foram do leigo aqui. Estou esperando o bigB2 para coloca-lo puro no Acer pois o B1 funcionou em Live CD
no desktop e achei perfeito.
O meu desktop está perfeito com o big 4.2, todos em casa o usam, e só saio dele quando chegar o Big 5 final (não estou com idade para correr riscos).
Não vejo a hora de comprar o DVD completo do big5, que também deveria sair em pen drive bootável mesmo que saia muito mais caro.
Haja ansiedade...haja coceira...
Abraços a todos.

:P :P :P :P :oops: :oops: :oops:
Silvio Manoel

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 09 Fev 2010, 22:39

semanet escreveu:Hotmail já funciona há algum tempo no thunder:

pop3.live.com com SSL (porta 995)
smtp.live.com tb com SSL (porta 587 ou 465 se não me engano)
semanet, exatamente estas portas eu tentei usar e não teve jeito só recebeu email mas não enviava, já no thunderbird 3.0.1 tudo maravilha.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

Aspirante-a-Big
BIG BANG!

Mensagem por Aspirante-a-Big » 10 Fev 2010, 10:13

Pra quem não viu, o KDE 4.4.0 foi lançado.... mas não entendi muito bem o que mudou

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 10 Fev 2010, 11:47

Aspirante-a-Big escreveu:Pra quem não viu, o KDE 4.4.0 foi lançado.... mas não entendi muito bem o que mudou
7293 bugs foram corrigidos e outras tantas implementações foram feitas.
aguardemos o Beta 2 ou, quiçá. o RC.
abraços
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 10 Fev 2010, 11:56

Estou utilizando o Big 5 beta 1 e não tinha me deparado com problemas.

Porém, instalei o joguinho Metal Blob Solid (blobwars) e não tenho som! Isso ocorre também com o Ubuntu 9.10.
Demais programas que emitem som funcionam normalmente...
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

kakarotto_aju
BIG
Contato:

Mensagem por kakarotto_aju » 10 Fev 2010, 12:10

wellington.costa escreveu:Boa tarde,

Bruno!

Tenho tido problemas em instalar a versão 5.0 Alpha3 e a Beta1. Simplesmente essas versões não reconhecem o monitor do meu notebok. Aspire 5738-6922. Logo apos a tela de inicialização quando escolha qualquer opção a tela fica preta e o processador funcionando normalmente. Só consigo instalar se colocar plugar outro monitor no notebok. Nesse outro monitor essas versões funcionam normamente, porém quando retiro o monitor, depois do grub minha tela do notebok fica preta e não aparece nada apenas vejo que o processador esta funcionando. Acredito que seja alguma configuração no reconhecimento do monitor desse notebok. Ja experimentei instalar as versões do Ubuntu 9.10. Kubuntu 9.10 e tambem aconteceu a mesma coisa. somente consigo instalar versões anteriores: 9.04 ou Alpha 2 do biglunx. Poderia me ajudar vendo uma solução para isso.
Mano pelo que entendi aicho que vc só vai entrar no sistema com visualisação do modo grafico usando a opção ''vesa''.
Na tela do grup do Live CD vc escolhe a linha ''Mais opções em
português'' depois procura o parametro -->> (Entrar com video vesa) esse parametro vai vazer vc entrar com um video digamos generico dos genericos, e tb não podendo abilitar os efeitos 3D.
Mas so é vc instalar o BIg no hd e depois instalar o driver de video referente a seu note e poder abilitar os efeitos 3D. :wink:

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 10 Fev 2010, 13:02

Alguém sabe qual a melhor versão estável do thunderbird? pro Big Linux. Sera que esta: thunderbird 3.0.1
http://pplware.sapo.pt/2010/01/23/como- ... no-ubuntu/
Imagem

Imagem

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 10 Fev 2010, 16:32

Thunderbird 3.0.1, ta rodando aqui muito bem no Big Linux 5 beta1 to com seis contas configurado ta show. Só que em ingles. :)
Imagem

Imagem

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 10 Fev 2010, 17:30

Alguém já fez "upgrade" do KDE para a versão 4.4??

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 10 Fev 2010, 19:24

Jorgebadad escreveu:Alguém já fez "upgrade" do KDE para a versão 4.4??
cOM CERTEZA, SEGUI O LINK:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=61400.0

addons para o thunderbird 3.0.1:
https://addons.mozilla.org/pt-BR/thunde ... =3.0&pp=20
Imagem

Imagem

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 10 Fev 2010, 23:14

marlon, não dá pra usar o primeiro link q vc colocou como referencia. Lá eles estão falando de KDE 4.4 RC 1. E a ultima mensagem foi no dia 8 de janeiro deste ano.
E eu acredito que o usuário q vc respondeu estava querendo saber da versão final

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 11 Fev 2010, 00:13

No site do Kubuntu, divulgaram que o KDE 4.4 já está disponível para Lucid Lynx.

Para o Karmic Koala, pode-se fazer o upgrade para KDE 4.4 por este repositório:

deb http://ppa.launchpad.net/kubuntu-ppa/backports/ubuntu karmic main

No momento estou tentando fazer esse upgrade no Big 5 beta 1, porém, a atualização de alguns pacotes implica na desinstalação de outros, a atualização de outros traz instalação de novos... ou seja, buruçu formado. tem pacotes que pedem para instalar o phonon, mas não quero conflito com o pulseaudio que está ótimo....
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por lord_stephen » 12 Fev 2010, 02:20

[FORA DE TÓPICO]

Pessoal... gostei do visual novo!! Ficou mais leve! Meus Parabéns!!

[DE VOLTA AO TÓPICO]

Mas, voltando...

Alguém saberia responder sobre minha pergunta anterior relativa ao Driver de Video do Notebook STI IS 1462 ??
lord_stephen escreveu:Só voltando ao assunto do Big 5... Alguém já sabe me dar alguma resposta acerca disso!?
lord_stephen escreveu:Pessoal, seguinte eu testei o big no notebook da minha esposa, um STI IS 1462 (a pior carniça que já vi pra configurar o vídeo em linux...), sendo que a resolução de video nativa do video é 1280x800 e a placa de video é uma "VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC] (rev 01)" (conferido com o lspci) o problema é: o big não reconheceu a placa... consegui entrar somente como vesa (impedindo o uso dos efeitos 3D) e utilizando a configuração de 1280x768.

Pergunto: tem como configurar corretamente o video? Ela usa o ubuntu 9.10 com configuração vesa e configurei para reconhecer a resolução certa, mas não ativa os efeitos. Acho que posso fazer o mesmo no big, mas não teria graça! queremos os efeitos especiais!!!! :P

Teria como ja vir reconhecendo automagicamente na próx versão? Ou pelo menos fazer um tutorial?
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

rafabr
GRANDE BIG!

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por rafabr » 12 Fev 2010, 03:29

colega essa placa nao e onboard???

depois de atualizado o sistema, la no BigControlCenter aparece uma opção para configurar video da uma olhada!!

PS: Cara eu tenho uma placa onborad VIA UniChrome e ate agora nao e possivel utilizar os efetiros 3D em linux algum. Até mesmo a aceleração de video deu problema de um tempo pra cá, deve ser o kernel ou sei lá, porque tanto o ubuntu9.10 o mandriva2010,0 e o Big5 nao e possivel ativar aceleração 3d!
voce ja utilizou efeitos 3d com essa placa alguma vez no big4.2 ou outras distros??
lord_stephen escreveu:[FORA DE TÓPICO]

Pessoal... gostei do visual novo!! Ficou mais leve! Meus Parabéns!!

[DE VOLTA AO TÓPICO]

Mas, voltando...

Alguém saberia responder sobre minha pergunta anterior relativa ao Driver de Video do Notebook STI IS 1462 ??
lord_stephen escreveu:Só voltando ao assunto do Big 5... Alguém já sabe me dar alguma resposta acerca disso!?
lord_stephen escreveu:Pessoal, seguinte eu testei o big no notebook da minha esposa, um STI IS 1462 (a pior carniça que já vi pra configurar o vídeo em linux...), sendo que a resolução de video nativa do video é 1280x800 e a placa de video é uma "VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC] (rev 01)" (conferido com o lspci) o problema é: o big não reconheceu a placa... consegui entrar somente como vesa (impedindo o uso dos efeitos 3D) e utilizando a configuração de 1280x768.

Pergunto: tem como configurar corretamente o video? Ela usa o ubuntu 9.10 com configuração vesa e configurei para reconhecer a resolução certa, mas não ativa os efeitos. Acho que posso fazer o mesmo no big, mas não teria graça! queremos os efeitos especiais!!!! :P

Teria como ja vir reconhecendo automagicamente na próx versão? Ou pelo menos fazer um tutorial?
/win

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”