Lançado o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 20 Jan 2010, 16:57

PauloCesarPS escreveu:Sei que a ansiedade fala mais alto devido a grande expectativa que o Big Linux Beta 1 causou em todos. Foi uma imagem positiva que causou uma boa impressão do Big. Mas é melhor que não apressemos o desenvolvimento. Para mim, prefiro que tenhamos mais um Beta ou dois e um ou dois RCs. Quanto maior o número de teste mais polido fica. E também os repositórios para o Lucid podem ser utilizados no lugar do Karmic. Venho enfrentando problemas com o Ubuntu Karmic Koala e com o Big 5 Beta1 em relação a dispositivos USB. No Lucid alpha2 eles se foram.
Acho mais prudente que o Big venha com o Lucid ou que mesmo ao lançar o Big 5 agora,e lançar um Big 5.1 com o Lucid. O Big 4.2 é sucesso e ainda será até Abril de 2011 porque está sobre a "rocha" que é o Ubuntu 8.04.4 LTS.
Com o Big eu descobri que é possível ter um computador com maior estabilidade, interatividade e grande produtividade ao combinar repositórios firmes e design empolgante.
Tá aí meu recado, mas não escondo que o dedo tá coçando para testar o Big 5.

O problema é esse mesmo meu caro PauloCesarPS. Além do mais ainda tem a "colcha de retalhos" que é o hardware vendido aqui no Brasil, geralmente de má qualidade, como as placas mães xing-ling, memória marca "fubá" e outras porcarias. Já tive uma vez a oportunidade (e prazer) de botar as mãos numa placa da PCChips só vendida no mercado norte americano - era para Athlons antigos, com 6 PCI, AGP e só a rede on board - sinto saudades dela até hoje. Era uma 480 ou coisa parecida...que maravilha. Hoje me tornei um chato de galocha quando vou às compras, marca, chipset, etc. Sei que isso não está ao alcance do usuário leigo, mas nem o Windows está, basta dar um pequeno probleminha e o usuário fica de queixo caído sem saber o que fazer. Infelizmente, o Linux se comporta de modo diferente em vários hardwares, pelo menos enquanto não chega às versões estáveis. É por isso que o BIG leva tanto tempo para isso. Como vc mesmo concorda, é melhor esperar e fazer um bom trabalho do que passar amolaçoes com isso ou aquilo nada satisfatório.
Vamos aos testes então galera...
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 20 Jan 2010, 19:02

Até agora fiquei quieto, mas depois de uns 6 meses com windows 7 ja tenho o meu parecer. Bonito com certeza mas uma encrenca danada dispositivos e impressoras deichou de abrir. Leva 2 minutos e 15 segundos pra iniciar por completo, sendo que quando instalei iniciava em 50 segundos. O Big 5 beta 1 inicia aqui em 35 segundos.
Eu hein sou mais é Linux.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

PauloCesarPS
BIG BANG!

Mensagem por PauloCesarPS » 20 Jan 2010, 19:13

Só complementando o que mencionei agora a pouco e complementando ao amigo semanet disse, é uma pena que fabricantes no Brasil fazem. Mas só para esclarecer que com o Big 4.2 tudo funciona e é ele que uso no meu micro desktop. No notebook o empecilho é a placa de vídeo integrada SiS M672 que é recente. Se fosse as 671/671MX já teria resolvido. Meu micro desktop é do ano de 2003, assim tem um Intel Celeron 1.3GHz, na época veio com 128MB RAM (hoje tem 512MB DIMM 133MHz mas na verdade por limitação da placa mãe pois tenho 768MB RAM instalados e um pente de 512MB sozinho é reconhecido como um de 256MB :x .). Tem vídeo Trident Cyberblade/i1 com 8MB e reconhece tranquilo um winmodem Agere e as placas de rede onboad Realtek e uma Kaiomy como Silan algo assim. Tudo funciona redondo nesse micro que muitos considerariam quase obsoleto. Mas com o Big não fica tão cedo :D . Com o Big 4.2 fiz umas atualizações tais como BrOffice.org 3.1.1 e Flash 10 e o módulo HPLIP 3.9 para que reconhecesse os módulos impessora, scanner e copiadora da minha HP Photosmart C4480 e os cartões de memória que ela lê.
O Big 4.3 para mim é ótimo e o Big 5 beta 1 roda muito bem, o problema da USB é que um pacote do Linux, a udev o qual o Karmic usa a versão 147 é a versão problemática para pendrives USB 1.1 (na USB 2.0 funciona). Mas o Lucid vem com a versão 149 e tudo já foi resolvido.
Também aguardo o momento em que poderei instalar o Big no notebook com vídeo SiS sem problemas. No mais tudo está bem e com certeza ao sair o Big 5 ele vai para meu desktop e quem sabe ao notebook? Isso é o que desejo e também o de todos. Viva o Big Linux :lol:

PauloCesarPS
BIG BANG!

Mensagem por PauloCesarPS » 20 Jan 2010, 19:18

Para o colega marlon, complemento que realmente o W7 pode ter até melhorado um pouco, mas ainda é um elefante que consome muita RAM e processador e precisa para ficar bom pelo menos 2GB. Com o Big 5 basta 512MB e uma placa de vídeo com suporte OpenGL para ativar o Compiz e ser feliz, e claro, sobra memória ainda para outros aplicativos. :)

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 20 Jan 2010, 19:32

Hardwares à parte, alguém aí já andou "apanhando" do WPA_suplicant? Ando às voltas com uma Ralink montada no meio do caminho de uma antena Wi-Fi e uma entrada USB de um colega que roda o BIG 5 em Teixeira de Freitas na Bahia. Como estou de longe e já ando babando verde tentando ajudar, o meu amigo a qualquer hora a carrocinha leva ele pro canil municipal. Quem já teve alguma experiência tipo "A Ralink mal assombrada", "Nem suplicando o WPA levanta" ou "Foi com uma Ralink que eu afundei o Titanic" no BIG b1 ou no Ubuntu 9.10, pelamordedeus... ajudem dois pobres coitados a ficarem normais novamente. Os tutoriais que andei vendo dá vontade de amarrar uma bigorna no pescoço e pular do meio-fio.

:x :x :x :x :x :x :x :x

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 20 Jan 2010, 19:36

PauloCesarPS escreveu:Para o colega marlon, complemento que realmente o W7 pode ter até melhorado um pouco, mas ainda é um elefante que consome muita RAM e processador e precisa para ficar bom pelo menos 2GB. Com o Big 5 basta 512MB e uma placa de vídeo com suporte OpenGL para ativar o Compiz e ser feliz, e claro, sobra memória ainda para outros aplicativos. :)

Sobra uma barbaridade se vc tem mais de 1 Gb. Eu tenho dois pentes de 2 Gb e vc precisa ver as barbaridades que eu faço, encodando video, navegando vendo e-mail e os famigerados pps quase tudo ao mesmo tempo. O coitadinho do processador deve me chamar de kamikaze...rsrsrs
Outro dia botei dois usuários de Windows para "assistir" sentados um boot e um desligamento do BIG...saíram daqui humilhados...rsrsrs
BIG 5 user...100%.

valdirduarte
EXTREME BIG

Mensagem por valdirduarte » 20 Jan 2010, 20:12

PauloCesarPS, existe um big 4.3 ou foi engano?
"O Big 4.3 para mim é ótimo e o Big 5 beta 1 roda muito bem..."

PauloCesarPS
BIG BANG!

Mensagem por PauloCesarPS » 20 Jan 2010, 20:34

Ah!, amigo valdirduarte, foi um equívoco meu :oops: , não há um Big 4.3, o último da versão 4 é a 4.2. Mas um Big 4.3 soaria bem com um repositório do Ubuntu Lucid pois faria o Big 4 ótimo e eterno!

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 21 Jan 2010, 03:08

PauloCesarPS, acho q não. No Lucid tem muito mais mudanças que o 4.2 deixaria de ser o que é. Sería praticamente um projeto paralelo do Big Linux se fosse percorrer por esse caminho.
E... não é subestimando o pessoal não mas... o desenvolvimento do Big 5 está sendo um quebra-cabeça para se adotar uma atualização bem sucedida do 4.2,no momento. :(
Acho que seria mais fácil eles, quando ficar próximo, migrar o big 5 para esse repositório do que atualizar o big 4.2 > 4.3 com Lucid

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 21 Jan 2010, 07:18

FINALMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ARRUMEI UMA ESPAÇO NO PC! UHUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!

Tive que passar 3 dias mudando a compactação das minhas MP3 pra 128 kbps mas consegui espaço pra fazer o download da imagem do Big, agora, download feito, md5sum conferido, é só pendraivalizar o negócio e testar sem pena e sem medo de ser feliz!
:D 8) :lol:

Vou testar num hardware que pra mim tem sido altamente complicado --> Notebook STI IS 1462, com a placa de vídeo que mais encheu o saco em toda a minha vida! :?
Até hoje essa maldita placa de video dos infernos só funcionou direitinho (ativando efeitos e tal) no OpenSUSE (mas nem eu nem minha esposa fomos muito com a cara do openSUSE e o note é dela...) no restante só roda na marra! O Big 4.2 roda na marra, mas roda, dá um trabalhinho, mas roda... só que não ativa nenhum efeito :(

Então vou ver como fica no Big 5, se rodar de cara tá aprovado, se não alguém me diga o que e pra quem eu mando o que precisa pra ajudar a fazer o IS 1462 funcionar com o Big, caso passe pelo vídeo vamos ver a famigerada webcam que também nunca foi usada.... nem na distribuição fuleragem (um tal Insigne) que veio com ele a camera não funciona, e de tudo que já passou por ele, nada fez a maldita tirar uma foto sequer (Big, Ubuntu, Debian, Fedora, OpenSuse, Puppy, Dreamlinux... Nada!!!) o resto funciona numa boa....
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

krofke
BIG

Mensagem por krofke » 21 Jan 2010, 09:22

Eu não sei se voces perceberam mas o bigbruno sumiu do forum. eu acho que quando ele voltar trará surpresas para nós. :lol: :D

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 21 Jan 2010, 09:45

krofke escreveu:Eu não sei se voces perceberam mas o bigbruno sumiu do forum. eu acho que quando ele voltar trará surpresas para nós. :lol: :D

...é sempre assim krofke...rsrsrs
BIG 5 user...100%.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 21 Jan 2010, 10:02

Hehehehe...

A coceira na turma começa de novo...

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 21 Jan 2010, 10:25

Alguém me dá uma dica sobre como colocar o big 5 no pendrive?
Eu já tentei o Unetbootin, mas ele dá pau logo no início da cópia dos arquivos.
Também conferi o md5sum e tá td ok!
Então não sei o q tá acontecendo... e tou querendo testar o big... mas meu gravador de cd/dvd não funciona, tá quebrado...

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 21 Jan 2010, 10:52

Jorgebadad escreveu:Hehehehe...

A coceira na turma começa de novo...
É verdade Jorgebadad, e que coceira viu, vem novidades por ai... 8)
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”