Lançado o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 27 Dez 2009, 03:43

jjimmy, Seu sistema tem apresentado erros em excesso, confira o md5sum do CD, para isso basta inserir o CD, abrir um terminal e dar o comando: md5sum /dev/cdrom

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 27 Dez 2009, 03:46

BigIdair, Logo na tela de boot do live CD tente apertar tab e incluir esse comando: xforcevesa=xforcevesa

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 27 Dez 2009, 03:48

jjimmy, eu não tive esse erro.
Descreva passo-a-passo o que você está fazendo para abri-lo e dar esse erro.
Sugiro você testar o MD5SUM da sua ISO

jjimmy
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por jjimmy » 27 Dez 2009, 04:23

BIGBRUNO escreveu:jjimmy, Seu sistema tem apresentado erros em excesso, confira o md5sum do CD, para isso basta inserir o CD, abrir um terminal e dar o comando: md5sum /dev/cdrom
obrigado por responder a md5 ta ok, to indo dar os comandos da vesa no cd
:~$ md5sum /dev/cdrom
7dc12e5af915c656989f02f4b67c350d /dev/cdrom
sou novato

jjimmy
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por jjimmy » 27 Dez 2009, 04:25

arcano_mephisto escreveu:jjimmy, eu não tive esse erro.
Descreva passo-a-passo o que você está fazendo para abri-lo e dar esse erro.
Sugiro você testar o MD5SUM da sua ISO
obrigado por responder
o erro acontece quando ligo o pc na primeira tela
sou novato

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 27 Dez 2009, 04:31

jjimmy, e o que é mais?
você clica kickoff e digita kate e dá erro?
Quanto mais detalhes melhor.

Já testei e aqui não dá erro.

jjimmy
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por jjimmy » 27 Dez 2009, 05:38

reinstalei tudo de novo,o primeiro que gostaria de melhorar a resoluçao,quero que fique em 1280x1029,ja instalei o driver propietario.como e que eu poderia melhorar isto?como eu poderia salvar ?nao quero outra coisa o resto eu me viro( a resoluçao so piora quando instalo o driver propietario)
sou novato

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 27 Dez 2009, 06:57

jjimmy, Já tesntou pelo configurador da nVidia?

Fica em sistema no menu.

jjimmy
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por jjimmy » 27 Dez 2009, 07:25

BIGBRUNO escreveu:jjimmy, Já tesntou pelo configurador da nVidia?

Fica em sistema no menu.
testei sim e na configuraçoes do nv tem dois monitores um crt-1que tem a resoluçao 1024x768 e a outra e neclcd17v 1280x1024 que e a que eu to querendo salvarmais nao salva da o seguinte erro
Unable to create new X config backup file '/etc/X11/xorg.conf.backup'.
sou novato

dtomadon
SUPER BIG!

Mensagem por dtomadon » 27 Dez 2009, 08:25

Após dois dias baixando a iso, a primeira faltou 3 megas, maldita internet 3g, minha primeira impressão, ambiente muito atraente KDE 4, meu primeiro entrave, o network manager não reconhece meu modem 3g, tim onda MSA501hs, no mais retorno em breve.
Qual a diferença entre vírus e o Windows ?
R: o Vírus funciona ! rsrsrs

FATEC: São Caetano do Sul
Segurança da informação

Cara não é Linux , vai ser Big Linux LTS

jaurib
BIGzinho

Mensagem por jaurib » 27 Dez 2009, 08:43

gostaria de tirar uma dúvida; eu me adapto mais ao ambiente gráfico gnome (questão de gosto) e acho o biglinux o máximo. a minha dúvida é: se eu instalar o biglinunux 5 alpha 3 tem algum problema com atualizações? ele funcionaria bem a longo prazo? obrigado.

mhgabreu
BIG! BIG!
Contato:

Re: BigLinux 5 B1- Considerações e alguns probleminhas

Mensagem por mhgabreu » 27 Dez 2009, 09:03

ccmalarm escreveu:
mhgabreu escreveu:Grande BigBruno, beleza por ter retornado ao KDE, não estava conseguindo ver o Big com o Gnome, parecia que não era a mesma coisa. Mas tudo bem, "o bom filho a casa retorna". Vamos ao que interessa.
Instalei ele em meu micro e faço abaixo algumas considerações e aponto alguns probleminhas que estão ocorrendo:
1- Aqui no LiveCD a minha GForce 8.600 não funcionou quando entrou o KDE, quando instalei no HD também nada, baixei o drive através do CCBig dei um boot e estava instalada. Não sei, mas ja poderia vir funcionando no LiveCD;
2- Como eu tenho várias partições no meu HD onde possui outras distribuições linux, o grub não instalou, tive que colocar o CD novamente e executar um tutorial que tenho para reinstalar grub2, ai deu para consertar isso;
3- No LiveCD eu configurei a minha conexão de internet e funcionou belezinha, dai instalei no HD e quando abriu o KDE a conexão tinha sumido, tive que configurar novamente. Parece que não fixa quando voce configura no CD e manda instalar;
4- Aqui depois que instalei no HD e instalei todos os arquivos do compiz, fusion, emerald, ccs e fui colocar para funcionar, deu zebra, esta travando o KDE;
5- Outro probleminha que esta ocorrendo aqui é com relação aos programas do Kde que ficam perto do relógio, tipo kradio, superkaramba. Toda vez que entro no kde tenho que inicia-los novamente, não está salvando. A solução para isso foi fazer um link simbólico para todos dentro da pasta Autostart.
Bom por enquanto é só. No mais o sistema está funcionando muito bem, realmente o kde 4.3.4 está muito bom.
Outra coisinha, não tem como colocarmos uma tela do Big no grub2, e outra onde colocamos a senha de login e outra quando inicia o KDE????
Me diz onde baixo essas telas que tento colocar por aqui.
Um abraço e parabéns pelo trabalho, pois sei que no final vai ficar muito bom.
conferiu o md5sum da Iso q vc baixou? pq esses problemas ocorrem com imagem corrompida ou entao quando o computador esta com problemas de hardware...
Meu Caro, eu conferi antes de gravar e estava Ok. Seguindo a sugestão do BigBruno conferi de novo, e abaixo vai o teste:
[email protected]:~$ md5sum /dev/cdrom
7dc12e5af915c656989f02f4b67c350d /dev/cdrom

Aparentemente está tudo ok com o CD, esses problemas que relatei é o que está acontecendo aqui, o meu micro é relativamente novo e os drivers estão OK. Como disse tenho outras partições e os linux instalados nelas estão funcionando beleza.
Um abraço.

wuy
CENTENÁRIO BIG!

Meu primeiro Big instalado.

Mensagem por wuy » 27 Dez 2009, 10:08

Instalei ontem à noite e tive uma ótima impressão pois está funcionando muito estável.
Logo no primeiro carregamento depois de instalado ele apresenta uns errinhos (pra mim apareceu na primeira vez que eu fui abrir o menu - não sei se foi coincidência): diz que não pôde instalar o bigname e depois o bind9.

Eu fiquei bem impressionado também com o navegador Arora. Pelo menos aqui no Big ele é bem rápido e eficiente. Aparentemente melhor que o Epiphany que eu tenho no Debian sid e muito melhor que o Midori 2.0 (que devia estar tendo vazamento de memória pois consumia muito e era lento). Apenas o plugin do Totem não funciona no Arora, mas pra navegação em geral estou gostando muito.
Eu não sei se está planejado que o Big tenha uma tela de apresentação ou um arquivo de ajuda específico mas eu acho que seria legal, se houver disponibilidade, talvez o Firefox abrir aquela tela especial da primeira vez que é rodado, no caso do Big mostrando os complementos instalados e eventuais personalizações. Poderia vir com um resumo do que é o DownloadHelper com um link pro site dele e um link pro http://easylist.adblockplus.org/ (eu demorei um tempo pra entender porque o Adblock Plus não tava funcionando :) ).
Fora isso, é realmente ótimo a barra de favoritos mesclada com a barra do menu. Se alguém me disser como faz (ou eu encontrar) eu vou personalizar todos os meus Swiftfox/Iceweasel desse jeito.

Eu gostei de o Big, ao contrário do Ubuntu, não oferecer a instalação do driver de vídeo da nVidia pois hoje em dia é muito fácil instalar o driver mais atual. Eu conheço dois modos: adicionar ppa:nvidia-vdpau/ppa aos canais de software (no Big, Software Sources) ou usar os scripts smxi/sgfxi.
O smxi cuida, entre outras coisas, da atualização do sistema mas não sei se funciona no Ubuntu (Big). No entanto a parte que cuida dos drivers de vídeo, o script sgfxi, funciona e pode ser instalado sozinho. http://smxi.org/site/install.htm
Eu instalei o driver pelo Synaptic depois de habilitar o PPA da nvidia-vdpau, reiniciei mas o driver não estava habilitado. Então precisei executar `nvidia-xconfig' e reiniciar de novo (basta reiniciar o X mas como o Ubuntu/Big é meio diferente eu reiniciei mesmo). Normalmente eu instalo o driver pelo script smxi no Debian e no Ubuntu através do Jockey, portanto eu não sabia daquele detalhe.
Um outro script que faz parte do smxi é o inxi. Ele mostra as informações do sistema. É muito simples e eu recomendo que o Big venha com ele.
Se o smxi está instalado o inxi é automaticamente atualizado, caso contrário é preciso habilitar o repositório do cathbard ( http://cathbard.com/cathbard-repo-howto.html ). Pode-se ainda instalar o pacote .deb, mas aí o script não é atualizado automaticamente e necessita instalar antes os pacotes gawk e mesa-utils:

Código: Selecionar todos

wget ftp://cathbard.com/binary/inxi*.deb

Código: Selecionar todos

[email protected]:~$ inxi -F
System:    Host wuy-desktop Kernel 2.6.31-17-generic i686 (32 bit) Distro BigLinux 5.0beta1 karmic
CPU:       Single core AMD Athlon XP 1700+ (UP) cache 256 KB flags (sse) bmips 2932.85 clocked at 1466.429 MHz
Graphics:  Card nVidia NV44A [GeForce 6200] X.Org 1.6.4 Res: [email protected]
           GLX Renderer GeForce 6200/AGP/SSE/3DNOW! GLX Version 2.1.2 NVIDIA 190.53 Direct Rendering Yes
Audio:     Card VIA VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller driver VIA 82xx Audio at port e800
           Sound: Advanced Linux Sound Architecture Version 1.0.20
Network:   Card-1 Tiger Jet Network Tiger3XX Modem/ISDN interface at port c000
           Card-2 Realtek RTL-8139/8139C/8139C+ driver 8139too at port c400
Disks:     HDD Total Size: 30.8GB (37.1% used) 1: /dev/sda Maxtor 6E030L0 30.8GB
Partition: ID:/ size: 5.3G used: 2.9G (58%) fs: ext4 ID:swap-1 size: 1.10GB used: 0.00GB (0%) fs: swap
Info:      Processes 123 Uptime 13 min Memory 231.2/1002.5MB Client Shell inxi 1.2.7
Eu vi que no menu do grub do live cd deve-se substituir 'Another options...', que está incorreto, por 'More options...' pra ficar igual ao português ou ainda pode-se usar 'Other options...' ou 'Extra options...'.
Também, ao contrário do português, em inglês os nomes das línguas começam com maiúscula então 'inglês' é 'English'.
Eu vou carregar o live-cd em inglês e procurarei por outros termos que possam precisar de correção.
Editado pela última vez por wuy em 27 Dez 2009, 12:32, em um total de 1 vez.

Rsrocha
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por Rsrocha » 27 Dez 2009, 10:39

jjimmy escreveu:reinstalei tudo de novo,o primeiro que gostaria de melhorar a resoluçao,quero que fique em 1280x1029,ja instalei o driver propietario.como e que eu poderia melhorar isto?como eu poderia salvar ?nao quero outra coisa o resto eu me viro( a resoluçao so piora quando instalo o driver propietario)
Caro amigo jjimmy, desde o Big Alpha 2, eu tenho resolvido o problema de resolução (Que sempre dava a mensagem que o amigo citou) copiando o xorg.conf de outra distro (Ubuntu ou Big Linux 4.2), no entanto se você quiser dar uma esmiuçada e "testar" as resoluções, você pode editar o xorg.conf e inserir manualmente as resoluções desejadas, outra solução é simplesmente renomear ou apagar o xorg.conf atual e ir na opção do driver proprietário (NVidia Settings) que desta vez vai salvar suas configurações sem problema.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 27 Dez 2009, 11:54

BIGBRUNO escreveu:LordDan, As opções xscreen e svrefresh ainda funcionam?

Sim o checador de CD ainda será conferido.
Eu tentei, mas essas opções não funcionaram. Porém, não temos como saber se é porque esses comandos deixaram de funcionar ou se o X.org está estranhando o meu vídeo Intel, não é?

Vejam que coisa esquisita, estou usando o Ubuntu 9.10 (aparentemente funcionando bem):
- Verifiquei o md5sum da ISO baixada, deu OK. Gravei num CD com o Brasero.
- Estou tendo problemas para iniciar o live-CD em modo normal
- Suspeitando da mídia, tentei $ md5sum /dev/cdrom... deu I/O error;
tentei também $md5sum /dev/scd0... deu I/O error também.
- No Brasero, tem a opção "verificar integridade do disco", mas é interrompido dizendo que não tenho permissão (mesmo rodando com gksudo)
- Então, usei o Brasero para fazer uma imagem ISO a partir do CD e rodei md5sum dessa ISO... deu OK!
Quanta alegoria para verificar se meu CD está bom ou não! :(
Esses problemas acontecem com alguém mais aí que tenha Ubuntu 9.10? Confesso que fiquei desapontado com esses bugs.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”