KDE VS GNOME

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

KDE ou Gnome

KDE
57
73%
Gnome
21
27%

Total de votos: 78

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

KDE VS GNOME

Mensagem por BIGBRUNO » 02 Nov 2009, 02:07

Bom, acho que vou jogar álcool no fogo, mas...

Após uma longa data no KDE e esse tempo no Gnome, o que estão achando?

Gnome ou KDE?

Eu vejo aspectos positivos e negativos nos 2, mas como desenvolvedor ainda sou mais KDE, como usuário simples que quer apenas ver o Desktop funcionando, Gnome.

Que acham?
Editado pela última vez por BIGBRUNO em 02 Nov 2009, 03:07, em um total de 1 vez.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 02 Nov 2009, 02:48

Sou mais KDE, com certeza...

Apresentação, estética é muito importante para o usuário comum, e isso o KDE 4.x está proporcionando; estou utilizando o tema Neon Glow by Fruit, muito lindo; o kde tem melhorado muito com a versão 4.3.2; todo meu hardware funcionando perfeitamente, inclusive instalei programas para windows, via wine, sem problemas, quanto à comparação com o gnome não posso opinar, pois não tive a oportunidade de testar a versão Big 5A3...

Se a questão é ter um desktop funcionando, temos um belo de um Big 4.2, ainda bonito, estável feito uma rocha, apenas um pouco defasado quanto a hardware novo (principalmente wireless, 3G), nesse caso o Big 5A2 (pelo menos no meu caso) foi mais amigável, reconheceu todo meu hardware de primeira, inclusive placa wireless e placa de vídeo ATI Radeon Premium Graphics (o Big 4.2 também reconheceu)...

Opino que devemos topar o desafio e junto com a equipe do KDE, passo a passo, bug a bug, forjarmos uma distro com ambiente KDE, não há pressa, quem quiser KDE 3.5 fica com o Big 4.2, quem quiser gnome usa ele no Big 4.2, quando o KDE 4.X ficar 100% (e tenho certeza que ficará), o Big também atingirá esse patamar e "poderemos" comemorar uma das mais belas e funcionais distros jamais produzidas; O Big 5...
Editado pela última vez por Jorgebadad em 02 Nov 2009, 12:03, em um total de 2 vezes.

claudio3500br
BIGGER

Mensagem por claudio3500br » 02 Nov 2009, 03:59

Eu fico com GNOME, simples, sem beleza, porém estável e funcional.

O KDE quem sabe lá pela versão 4.5.0 fique uma beleza.

O problema é que até lá nós teremos usuários que vão adorar o BIG com GNOME e que vão reclamar se o mesmo voltar para o KDE.

Solução seria dois BIG,s um com KDE e outro com GNOME, mas sabemos que seria muito trabalhoso para o Big Bruno e sua equipe.

leo.vbs
Contribuidor BIG

Mensagem por leo.vbs » 02 Nov 2009, 04:00

Gnome!

Em relação à estética Jorgebadad, concordo que o KDE possua muitas outras funcionalidades. O GNOME, entretanto não fica tanto atrás assim, afinal é linux, totalmente customizável.

Refletindo sobre os princípios do projeto Big Linux, também é possível chegar a conclusão de que o Gnome (pelo menos nesse momento) é o melhor ambiente gráfico para nós.

Veja só, nosso objetivo é criar um SO feito para o usuário leigo brasileiro.

Dessa forma, temos que priorizar alguns pontos:

- Facilidade de uso (isso acho que os dois proporcionam, quando bem configurados)

- Estabilidade do sistema (não há o que discutir, nesse momento o Gnome é muitissimo avançado nesse quesito)

- Perfil do hardware brasileiro (não é todo pc no Brasil que tem 2Gb ou mais de ram pra rodar KDE 4.x. O meu pc com 1GB, por exemplo, rodando OpenSuse com KDE 4 quase não roda o Firefox e o Amarok ao mesmo tempo..)

Levando esses pontos em conta, acho que fica claro que o melhor mesmo, pelo menos por hora, é trabalhar em cima do GNOME. Nada impede entretanto, depois de um KDE com menos bugs, mais desenvolvido, que voltemos pra esse ambiente gráfico. Já pensou que legal um dvd com os dois ambientes gráficos!! Agradaria gregos e troianos, hehe.

Mas pessoal, com KDE ou Gnome, oque me importa mesmo é que seja Big Linux!

Valeu desenvolvedores! :D

E viva o software brasileiro!!

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 02 Nov 2009, 05:11

leo.vbs, Entra em questão também um detalhe, o Gnome 2.28 está com problemas, a parte de montar dispositivos está problemática, por exemplo inserir um cd, retirar, inserir outro, muitas vezes falha, ele está montando os dipositivos por UUID, as partições aparecem algo mais ou menos assim /media/AFDS-4234-SFDF-32SD

E o que esperar do Gnome3 que vem ai.

Victor1968
Ajudante BIG

Mensagem por Victor1968 » 02 Nov 2009, 05:17

A pesar de ser Big independente do gerenciador de janelas, meu voto vai pro KDE.
Diga não as Drogas.Use LINUX

zorzo
BIGGER

Problemas com Gnome

Mensagem por zorzo » 02 Nov 2009, 05:42

BIGBRUNO escreveu:leo.vbs, Entra em questão também um detalhe, o Gnome 2.28 está com problemas, a parte de montar dispositivos está problemática, por exemplo inserir um cd, retirar, inserir outro, muitas vezes falha, ele está montando os dipositivos por UUID, as partições aparecem algo mais ou menos assim /media/AFDS-4234-SFDF-32SD

E o que esperar do Gnome3 que vem ai.
Estou testando o Ubuntu 9.10 pelo liveCD e tive problemas com um pendrive. Desmontei e depois de um tempo ele montou automaticamente e começou a abrir janelas do Nautilus (abriu três ou quatro).
Percebi que tá dando pau porque parece que ele fica "varrendo" o sistema pra ver se tem algum dispositivo USB. Quando acha, monta.
Piorou do que era...
Sou leigo e gosto mais do KDE. Não sei como vocês, da equipe de desenvolvedores, estão sentido o ritmo de seus trabalhos. Estão tendo mais problemas pra portar pro Gnome ou tinham mais problemas com os bugs do KDE?
Não se esqueça BIGBRUNO, vocês é que estão no comando.
Se achar que tem que mudar, assuma o risco e vá em frente. Posso adiantar que estou contigo. Confio no seu feeling.

PS: Quando disse em mudar, falei em voltar pro KDE 4.x

dcanti
BIG!!

Mensagem por dcanti » 02 Nov 2009, 06:57

GNOME, de preferência o 2.26 que ta sem esses bugs estranhos.

Eu usei KDE por um bom tempo, a versão 3 no Kurumin, era ótimo, até que forçadamente migrei pro ubuntu, levei bastante tempo para me adaptar ao gnome, mas consegui. Hoje em dia não uso o KDE, mas como o Big 4.2 roda com ele eu fui testar, e não é que minhas habilidades herdadas do kurumin ainda prestam! me desenrolei muito bem, e agora penso em usar ambas interfaces no meu ubuntu (depois de muito apanhar para descobrir como instala - mod noob on).

Quando eu fui testar o KDE 4.2 no fedora 11, meu amigo.... que bela m****, lento, não reconheceu meu pendrive kingstom, nem meu HD IDE de 40Gb. Foi frustrante! instalei o open suse com o KDE 4 e deu problema de novo, ai instalei o opensuse com o KDE 3.5 e tudo funcionou muito bem.

Se for deixar o KDE 3.5 ta ótimo, mas colocar o 4, não.

ZSakihama
Mini BIG

KDE

Mensagem por ZSakihama » 02 Nov 2009, 08:49

sou mais o KDE por causa dos programas... quando eu comecei a usar linux minha maior dificuldade foi me acostumar com os programas tipo amarok, broffice,etc... quando eu tava acostumado com windows media player, microsoft office.. se mudar pro GNOME vou ter q passar por esse processo de novo. Predreira pra mim.

Paulo Sérgio Miguel
BIG! BIG!

Mensagem por Paulo Sérgio Miguel » 02 Nov 2009, 09:24

Só uso Linux já fazem mais de 7 anos, comecei com o Kurumin, depois que ele foi descontinuado passei para o Big sempre com KDE. Tenho o Big5a2 instalado em 4 computadores e funcionando sem problemas. Não foi simples se acostumar com o KDE 4, no início não gostava mas depois de pegar o jeito passei a gostar. Prefiro o KDE ao Gnome, o KDE é mais personalizável, e tem alguns programas KDE que não tem similar no Gnome (para citar um só o K3B). Pretendo continuar com o Big, sendo Gnome ou KDE, mas se for Gnome vou instalar vários programas KDE nele, alias como já estou fazendo no Big5a3. Meu voto é KDE>
AMD Phenon IIx6 1055T, 16 gb ram, 2 x hd 750 gb, ssd 256 gb, ATI radeon 4250
Athlon x2 5200, hd 250 sata, 2 giga ram, geforce 7
Acer Aspire E16, intel i7, 16 gb ram, GeForce 900m, hd 1000gb
Linux user 430.632

wuy
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por wuy » 02 Nov 2009, 09:35

Eu não vou dar a minha opinião porque eu nunca usei o KDE no dia-a-dia. Também não estou com o Big instalado (meu hd é de 30 GB) mas como é sobre ambientes de trabalho então posso falar.
Fora o Linux Puppy (que usa JWM e é meio que um sistema à parte) eu basicamente só usei (e uso) o antiX e o Ubuntu. Ou seja, IceWM e Gnome.
Gostaria de lembrar que o gnome 3.0 deve ser bem revolucionário (treme Bruno :) ):
http://www.omgubuntu.co.uk/2009/09/gnom ... -tour.html
http://live.gnome.org/ThreePointZero/Plan
http://arstechnica.com/open-source/news ... lained.ars
http://www.vimeo.com/5355916

Também, embora eu tenha usado pouco, em termos de praticidade muitos poderão dizer que o melhor é o Xfce.

Pra quem não conhece: Kubuntu Karmic com KDE 3.5

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 02 Nov 2009, 10:57

Concordo com o dcanti: realmente o KDE 4.x não está bom.

Se eu tivesse que escolher do que temos na atualidade para ser a base do BigLinux, eu prefiro a base do Ubuntu 9.04 Jaunty Jacklope.

Pois essa versão 9.10 Karmic está muito complicada: grub 2 beta, policykit maluco e outros pontos que o BIGBRUNO mencionou... sem falar da bronca para fazer um hardware ou periférico (não muito suportado) funcionar...
Pena que a base 9.04 tenha não muito tempo de suporte pela frente...
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 02 Nov 2009, 11:28

Eu acho que o MOMENTO do Gnome é muito melhor que o do KDE. Como o wuy disse, o Gnome 3 vem aí e a tal versão salvadora da série 4 do KDE, a 4.5, tb. Quem sabe lá as coisas se invertem e o momento do KDE passa a ser melhor.

Elemar
BIGGER

Mensagem por Elemar » 02 Nov 2009, 11:48

O negocio não é problema muitas vezes do ambiente grafico e sim da distro base que estamos usando e a estrutura de como ele esta sendo montado... Eu realmente prefiro que o Big-Linux seja lançado sempre com as LTS do Ubuntu/Kubuntu, pois estas distribuição são as melhores. Não gostei do Intrepid e nem do Jaunty, estou gostando deste Karmic, tirando que no KDE tem problemas e no Gnome tabem.
No Gnome tem o problema que o BIGBRUNO, mencionou, e no Kde4, ele não monta coretamente as funções do meu celular Nokia 5200, desde conexão até montar a memoria interna e externa do celular, sem contar que o K3B e Amarok do KDE4 não evoluiram lá aquelas grandes coisas, O Amarok e o K3B do KDE3 estão bem superiores; por exemplo o K3B-KDE3 quando se faz um CD de audio vc pode ouvir a musica para conferir se é a musica que vc quer no CD; agora o K3B-KDE4 não isso, mas uma coisa é a questão do Phonon, o gerenciador de audio do KDE4, se abrir dois aplicativos e mais notificação do sistema some todo o som e tenho que fazer um logoff-logon para retornar... Gostaria muito de usar o KDE4 só que tá muito Bugado ainda e a varios detalis que não foram portados do KDE3 para o KDE4... Ainda vou de Gnome... Espero que o KDE esteja estavel na proxima LTS do Ubuntu/Kubuntu...

Rsrocha
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por Rsrocha » 02 Nov 2009, 12:15

Caros amigos, O Big Linux 4.2 nos deixou mal acostumados, ou seja tudo funciona, adapta-se a praticamente tudo e ainda por cima é muito bonito.
Quanto a "guerra" KDE x Gnome, sempre fui a favor do KDE pela estética e porque não dizer funcionalidade. Hoje estou usando o Mandriva com o KDE e este apresenta alguns "bugs" mas quase insignificantes. Eu vejo um avanço grande no Gnome que queiramos ou não é o ambiente mais usado no mundo e como já foi dito tem um time grande trabalhando exclusivamente neste ambiente. Mas o meu temor é a virada de série do 2 para o 3.
Mas o nosso Big 5A3 está bem adaptado ao Gnome e como eu também uso o Ubuntu, eu não vejo dificuldade nenhuma em seguirmos com o Gnome, que se bem trabalhado e personalizado não perde muito para o KDE em beleza e em funcionalidade.
Como é o lema do Linux - Liberdade - cabe a nós usuários aperfeiçoarmos o sistema conforme nossas necessidades.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”