Lançado o BigLinux5 Alpha3

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 29 Out 2009, 17:44

Elemar escreveu:LordDan,

Realmente o Karmic mudou muito, desde o kernel até as tecnologias visuais.
Meu note nunca rodou lizinho o Google Earth-5 até essa versão, eu sempre tinha que adicionar os repositorios do Mediubuntu Hardy no Intrepid e Jaunty e instalar o Google Earth-4.2, e ainda não podia ter o compiz ativado. Me admirei quando vi o Google Earth-5 rodando com compiz ativado... Mas como tudo é novo temos que patinar um
pouco para descubrir estas novidades econdido por traz da area grafica...
Realmente Elemar o Karmic sacudiu a poeira. Esse novo kernel também está muito bom. O que parece de difícil solução, de repente a gente contorna. Veja o caso do som por exemplo.
Creio que mesmo com o Gnome que muitos não estão acostumados e tendo práticamente que recomeçar, vai dar para se criar um grande BIG.
A turma que já está mais calejada no Gnome está aí disposta a ajudar ao máximo então, vai dar tudo certinho.

EDITADO:

Ah, sim Elemar, já é a sexta inicialização depois da remoção do alsa-utils e o som está 1000% aqui no pc das madames manda-chuva aqui de casa...rsrsrs

Meus parabéns pelo esforço...
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

hgosch
BIG BANG!

Mensagem por hgosch » 29 Out 2009, 18:48

galera... to de volta aqui... fiquei um bom tempo fora, testando outras distros, como o archlinux, fedora, opensuse, suse enterprise, slax etc., mas acho q meu lugar eh aki mesmo

XD

to baxandu o alpha 3 ja...

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 29 Out 2009, 19:12

Placa de captura BTTV 878 está muda completamente. Fiz as configurações na unha como gosto: card=37, tuner=2 e radio=1, como sempre foi e nada. O radio também não funciona nem em /dev/radio0. No Ubuntu beta estava normal. O pior foi ligar uma caixa amplificada direto na saída da placa e o som também não saiu, ou seja, há algo bloqueando. Reverti o alsa-utils para ver no terminal o alsa-mixer porque os ajustes do Gnome são prá lá de simples demais. Não deu jeito.
Parece que alguém falou do mesmo problema aqui com uma Encore.
Se alguém conseguiu algo com essas placas, poste aqui. Estou tentando resolver o problema. Até meia noite devo encher dois baldes de baba verde...rsrsr

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 29 Out 2009, 19:55

wuy escreveu:Você vai ver que as regras estão em /lib/udev/rules.d . /etc/udev/rules.d é para regras adicionais do usuário que prevaleçam sobre as dos programas (é isso que eu entendi pelo README).
Em /lib/udev/rules.d há um arquivo para os scanners ( 40-libsane.rules ) mas acho que esse não é problema pois parece que serve pro sistema reconhecer os scanners (é útil se alguém possui um scanner não reconhecido, talvez) e há um outro ( 50-udev-default.rules ) com as regras gerais do udev no qual há uma linha

Código: Selecionar todos

# libusb device nodes
SUBSYSTEM=="usb", ENV{DEVTYPE}=="usb_device", MODE="0664"
Talvez você possa alterar MODE="0664" para MODE="0666"
É isso aí wuy ! Alterei essa linha que fala do USB no /lib/udev/rules.d/50-udev-default.rules. O scanner está liberado! Porém, no próprio arquivo dizia assim: "Não edite este arquivo, pois ele será alterado no update".
Essa mensagenzinha me deixou triste, sabe?

Porém esse arquivo /lib/udev/rules.d/40-libsane.rules é interessante! Ele contém uma lista de scanners privilegiados para funcionar no Linux sem dor de cabeça! No próprio arquivo dizia que se o camarada tivesse um scanner não presente na lista, adicionava uma linha lá indicando a URL do script (essa parte está braba...)
Fiz uma gambiarra assim:
rodei lsusb:
Bus 001 Device 003: ID 0aec:3260 Neodio Technologies Corp. 7-in-1 Card Reader
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 002: ID 04b8:0841 Seiko Epson Corp.
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Anotei o código do garoto: 04b8:0841
Abrindo o /lib/udev/rules.d/40-libsane.rules, adicionei uma linha assim, no mesmo estilo das outras que tinham lá:
# Epson TX105
ATTRS{idVendor}=="04b8", ATTRS{idProduct}=="0841", ENV{libsane_matched}="yes"
Fiz isso tudo, reiniciei o PC e o scanner funciona normalmente! Só não sei se foi por conta do código 0666, se foi por conta dessa linha ou pelo dois!
Farei mais testes depois, eliminando as hipóteses...
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Pingop
BIG! BIG!

Mensagem por Pingop » 29 Out 2009, 20:50

Eu já baixei e gravei e ainda estou ensaiando a instalação numa partição do HD para testes,até agora só fiz teste via máquina virtual devido ao tempo escasso,mas já deu pra dar umas "bicadinhas" bem rápidas aqui simulando uma instalação ,notei que o instalador usado nessa alfa (o mesmo instalador da versão atual do Ubuntu) em momento algum o instalador pede permissão ao usuário para que o gerenciador de boot seja instalado no MBR,pra quem tem apenas o Windows na máquina e quer um dual boot,isso não faz diferença,mas quem tem outros sistemas e deseja que o gerenciador de boot do Big ou do Ubuntu seja instalado na partição ao qual foi destinado a sua implantação,não acha essa opção no instalador,no Big linux. 4.2 isso é resolvido com uma simples pergunta no instalador: "Grub no MBR ou partição?"

outra coisa:O instalador do Big alfa 3 (o mesmo do atual Ubuntu) demora mais pra completar a instalação e ainda por cima baixa pacotes de idiomas,o que faz demorar mais ainda,não seria melhor esses pacotes serem baixados no primeiro boot após a instalação? Pra quem tem banda larga é uma maravilha,mas pra quem conta com uma conexão lenta,fazer o instalador baixar pacotes é uma idéia pra lá de infeliz.

Big Bruno,se tiver jeito de implantar o tradicional instalador do Big 3 e 4 também no versão 5,vai ser maravilhoso,pois esse instalador do Ubuntu não é dos melhores,na etapa de particionamento,ele deixa o usuário confuso e não é nada intuitivo e ainda deixa uma opção pra apagar todo disco exposta,se um usuário de primeira viagem marcar por acidente,adeus arquivos,no instalador do Big 4.2 não existe opção exposta de apagar o disco (graças a Deus) e ainda no Big 4.2 contamos com o excelente Gparted que dá "um banho" de simplicidade e intuitividade em relação ao particionador desse alfa3 do Big 5.

Por enquanto é só,depois eu volto com mais opiniões. :)

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 29 Out 2009, 20:59

Pingop, Essa opção de instalar na mbr fica bem escondida na ultima tela do instalador, na que confirma se está tudo certo.

Concordo que o instalador é mais complicado, porém levaria muito tempo para portar o do Big4, pois mudou bastante coisa no sistema, por exemplo a parte de instalação do Grub.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 29 Out 2009, 21:21

O Scanner foi resolvido! :D :D :D

Descoberta feita pelo wuy !

Negócio mexer no arquivo: /lib/udev/rules.d/40-libsane.rules
É um arquivo que contém uma lista de scanners compatíveis logo de cara
com o xsane. Basta adicionar umas linhas para o scanner que está sendo bloqueando, no meu caso foi assim:
# Epson TX105
Os dois códigos que aparecem na linha eu obtive rodando o comando $lsusb, onde localizei o scanner:
Bus 003 Device 002: ID 04b8:0841 Seiko Epson Corp.
E pronto, mais outro problema se foi. Meu Big Linux 5 alpha 3 está beleza por aqui. :P

jjimmy
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por jjimmy » 29 Out 2009, 21:57

BIGBRUNO escreveu:O som iniciar mudo eu consegui "resolver".

Removi o arquivo /etc/init.d/alsa-utils

Mas ainda não sei se isso pode atrapalhar o áudio em algumas placas.
galera como eu poeria remover o arquivo /etc/init.d/alsa-utils
sou novato

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 29 Out 2009, 22:07

Pelo synaptic, conforme postou o Elemar, posts acima...

jjimmy
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por jjimmy » 29 Out 2009, 22:21

removi pelo cynaptic e resolveo o meu problema osom ta ok,obrigado galera 8)

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 29 Out 2009, 23:12

LordDan, Tenta desfazer a alteração e criar um 40-libsane2.rules com o conteúdo a seguir, se funcionar fica fácil para criar um pacote para scanners extras que a gente for descobrindo que precisa de mais linhas no udev.

# This file was automatically created based on description files (*.desc)
# by sane-desc 3.5 from sane-backends 1.0.20 on Wed Oct 14 16:52:00 2009
#
# udev rules file for supported USB devices
#
# To add a USB device, add a rule to the list below.
#
# To run a script when your device is plugged in, add RUN+="/path/to/script"
# to the appropriate rule.
#
# The following list already contains a lot of scanners. If your scanner
# isn't mentioned there, add it as explained above and mail the entry to
# the sane-devel mailing list ([email protected]).
#

ACTION!="add", GOTO="libsane_rules_end"
ENV{DEVTYPE}!="usb_device", GOTO="libsane_rules_end"

# Epson TX105

# The following rule will disable USB autosuspend for the device
ENV{libsane_matched}=="yes", RUN+="/bin/sh -c 'test -e /sys/$env{DEVPATH}/power/level && echo on > /sys/$env{DEVPATH}/power/level'"
LABEL="libsane_rules_end"

tadeufladner
MUITO BIG

Mensagem por tadeufladner » 29 Out 2009, 23:51

grandes camaradas pecebi um bug um tnto desconfortavel agora
o icone que representa a carga da bateria está no presente momento indicando bateria em 100% de carga sendo que eu estou carregando a mesma no momento e está com menos de 5 minutos que pluguei o carregador nela, e estava praticamente descarregada quando pluguei o carregador.

krofke
BIG

Mensagem por krofke » 30 Out 2009, 00:01

Minha placa wireless broadcon não estava sendo reconhecida, depois de um simples apt-get update, o gerenciador de drives de hardware reconheceu ela dai foi so baixar o drive e reiniciar o pc e pronto, como eu estava sem internet no meu not, fui em outro computador e baixei o arquivo nestea Pagina"http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/poo ... d/b/bcmwl/" e instalei o pacote e foi so reiniciar o pc e pronto minha net ta uma beleza!!! :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Pingop
BIG! BIG!

Mensagem por Pingop » 30 Out 2009, 00:10

BIGBRUNO escreveu:Pingop, Essa opção de instalar na mbr fica bem escondida na ultima tela do instalador, na que confirma se está tudo certo.

Concordo que o instalador é mais complicado, porém levaria muito tempo para portar o do Big4, pois mudou bastante coisa no sistema, por exemplo a parte de instalação do Grub.
Realmente fica bem escondido,BigBruno,na ultima tela do instalador,lá no rodapé da janela se localiza o botão "avançado",e se escolhe em que partição o Grub seria instalado,bem que poderia estar mais explícito,pois não tem com se advinhar,por padrão, o Grub seria instalado na MBR.

Que pena BigBruno,que o instalador tradicional do Big 3 e 4 não pode ser portado para o Big 5.

Infelizmente deu erro na instalação aqui pra mim,depois de demorar tanto,inclusive baixando pacotes de idioma,na altura dos 94% da instalação,sou informado que a instalação do Grub falhou e que não poderia inicializar o sistema,segue a imagem:

http://img300.imageshack.us/img300/9811 ... etelay.png

Após eu clicar em "ok" no aviso,me aparece essa outra janela,segue a imagem:

http://img300.imageshack.us/img300/6739 ... tela2g.png

Mesmo no liveCD,só foi possível carregar o sistema graficamente quando eu fui em "mais opções em português" e depois em "iniciar utilizando detecção de vídeo alternativa", (minha placa de vídeo é uma Gforce Nvídia 256MB)só desse jeito o liveCD carregou graficamente,quando eu deixava na opção padrão,o sistema não carregava a parte gráfica e caia na tela preta de terminal,esperando que eu desse um comando,não me restava mais nada a não ser digitar "sudo su" e depois "reboot" para voltar a reinicializar e sair fora da opção padrão no liveCD,na instalação infelizmente não obtive sucesso,como mostrei nas imagens acima,meu consolo é que se trata apenas de um alfa,ainda tenho chance.

Lembrando que essa tentativa de instalação ocorreu em modo real,dessa vez não foi na máquina virtual não,foi numa partição do HD,fiz duas tentativas,na primeira escolhi em qual partição seria instalado o Grub,deu essa "zica" nas imagens acima,na segunda tentativa de instalação deixei que o instalador seguisse o padrão com o Grub sendo instalado na MBR,deu a mesma "zica" e no mesmo ponto,em 94% de progresso.

O curioso é que reiniciei o alfa 3 via HD e carregou em terminal puro, eu pensei que nem isso iria aparecer,devido ao instalador ter avisado que a instalação do Grub havia falhado...
Linux: vida inteligente na internet

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 30 Out 2009, 01:24

LordDan, Tenta desfazer a alteração e criar um 40-libsane2.rules com o conteúdo a seguir, se funcionar fica fácil para criar um pacote para scanners extras que a gente for descobrindo que precisa de mais linhas no udev.
Experiência realizada com sucesso BIGBRUNO!

OBS: ressalto que esta multifuncional necessita "também" da instalação de um driver para funcionar (o pacote "iscan" disponibilizado no site Avasys para várias distribuições e versões). Essa resolução que estamos empregando resolve o fato de poder usar o scanner sem necessitar de -sudo-.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”