Não vou poder te ajudar com esse jogo, porque não tenho muita experiencia com jogos em Linux.
Meu primeiro jogo em 3D no Linux foi o BZFlag depois Assaultcube e Savage agora por ultimo o Urban-Terror, soh tenho esses jogos mesmo para descontrair em alguma folguianha... hehehee...
A questão dos temas é correto que o Big venha com temas no estilo proprio e unico, não tentado clonar a area grafica de outros OS; a area grafica do Mac é do Mac, e a area grafica do Win7 é do Win7... Quando se faz clonagens de estilos de ambientes de outros OS, se desvaloriza a capacidade de que o Linux pode ter um ambiente grafico melhor que dos outros OS... Quando se faz temas entre Gnome e kde, ai não se tem problema porque os dois são abientes graficos do Linux... Com o Gnome apanhei muito até aprende as tecnicas de como funciona o ambiente grafico, mas para quem engatinha, deve cair alguns tombos até aprender a ficar de pé...
Nesse topico foi citado varios links para deixar os desck do jeito que você quer, só precisa usar criatividade e ir com tudo sem dó... flw!!!