Lançado o BigLinux5 Alpha3

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Elemar
BIGGER

Mensagem por Elemar » 25 Out 2009, 12:29

jjimmy,

Não vou poder te ajudar com esse jogo, porque não tenho muita experiencia com jogos em Linux.
Meu primeiro jogo em 3D no Linux foi o BZFlag depois Assaultcube e Savage agora por ultimo o Urban-Terror, soh tenho esses jogos mesmo para descontrair em alguma folguianha... hehehee...

A questão dos temas é correto que o Big venha com temas no estilo proprio e unico, não tentado clonar a area grafica de outros OS; a area grafica do Mac é do Mac, e a area grafica do Win7 é do Win7... Quando se faz clonagens de estilos de ambientes de outros OS, se desvaloriza a capacidade de que o Linux pode ter um ambiente grafico melhor que dos outros OS... Quando se faz temas entre Gnome e kde, ai não se tem problema porque os dois são abientes graficos do Linux... Com o Gnome apanhei muito até aprende as tecnicas de como funciona o ambiente grafico, mas para quem engatinha, deve cair alguns tombos até aprender a ficar de pé...
Nesse topico foi citado varios links para deixar os desck do jeito que você quer, só precisa usar criatividade e ir com tudo sem dó... flw!!! :wink: :wink: :wink: :wink:

andre.also7
Big Moderador!
Contato:

Mensagem por andre.also7 » 25 Out 2009, 12:48

semanet, creio que no Ubuntu_Tweak vc consiga resolver isto. como não estou no sistema Linux agora eu num sei qual janela tem isto... mas é so vc fuxar que acha. ... parece que o Ejecter é um programinha que desmonta os dispositivos no Gnome e fica no painel (aka: taskbar)

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 25 Out 2009, 13:04

Elemar, No Big eu fiz algumas modificações no Oxygen-Refit para não utilizar tanto espaço no CD, então a pasta status parece estar incompleta, se puder compactar suas pastas status e enviar para [email protected] :)

Aspirante-a-Big
BIG BANG!

Mensagem por Aspirante-a-Big » 25 Out 2009, 13:06

Pingop escreveu:
jjimmy escreveu:galera a MD5SUM: 7ef015d5d6c6586bfcce13066b36300d ( do big5 no forum)

955e244289f7182932b6825d50690e66( e do cd que completou da unicam)

tem algum novo cd o a md ta errada mesmo?
Humm. situação bem curiosa,comigo aconteceu fato semelhante,na primeira vez também havia baixado do link da Unicamp e o arquivo iso veio corrompido,pena que eu já deletei,se não iria ver se é a mesma que deu na sua.

Mas depois baixei do link da UFPR e deu tudo certo,assim que tiver mais tempo irei gravar numa mídia pra testar.

Alguém mais aí teve problema de MD5SUM com o arquivo iso baixado da Unicamp?
Também tive problemas aqui, md5sum errado e problema de kernel corrompido no hora de bootar....... daí peguei da UFPR e pareceu tudo certo, rodou direitinho na máquina virtual, mas vou ter que arranjar um CD pra gravá-lo, já que não tô conseguindo fazer um LiveUSB

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 25 Out 2009, 13:59

Pingop escreveu:
jjimmy escreveu:galera a MD5SUM: 7ef015d5d6c6586bfcce13066b36300d ( do big5 no forum)

955e244289f7182932b6825d50690e66( e do cd que completou da unicam)

tem algum novo cd o a md ta errada mesmo?
Humm. situação bem curiosa,comigo aconteceu fato semelhante,na primeira vez também havia baixado do link da Unicamp e o arquivo iso veio corrompido,pena que eu já deletei,se não iria ver se é a mesma que deu na sua.

Mas depois baixei do link da UFPR e deu tudo certo,assim que tiver mais tempo irei gravar numa mídia pra testar.

Alguém mais aí teve problema de MD5SUM com o arquivo iso baixado da Unicamp?
Eu também tive problema com MD5 na iso baixada unicamp.

Bruno, tem como configurar para parar de pedir senha sempre que abre synaptic e etc.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 25 Out 2009, 14:13

marlon, Menu, Sistema, Admin, Usuários e grupos, só alterar as permissões.

faguirre
EL BIG!

Mensagem por faguirre » 25 Out 2009, 14:40

è parece que o .iso do mirror da Unicamp está corrompido, baixei na facu, mas o md5sum não bateu, deu 955e244289f7182932b6825d50690e66 , e como consequência, só irei testar o big no proximo fim de semana.

tony130666
Mini BIG

Mensagem por tony130666 » 25 Out 2009, 15:21

Com certeza mais um sucesso, valeu BigBruno. Já disse uma vez mas não me canço de repetir. Tenho um laboratório para testes onde encaro como hobby minhas aventuras ao instalar vários Linuxs e descobrir que o BigLinux é hoje e sempre foi, (que me desculpem os demais) o mehor e mais adptável para uso diário. Interessante que, em quantos os outros estavam engatinhando, o BigLinux já tinha seu desktop 3D e ferramentas de configuração de alto nível...

Talvez eu não tenha lido bem e não visto em alguma parte se tem jeito de enviar um donativo para ajudar no projeto, pois a não ser assim só posso ajudar com testes.
Mais uma vez parabéns,

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 25 Out 2009, 15:22

leo.vbs escreveu:Estou rodando o Big 5 A3 aqui do live-cd e ja vi que em questão de "boniteza", não vamos ter do que reclamar. Apesar de ser uma versão de testes, ja da pra ver o grande trabalhado que a equipe de desenvolvimento está fazendo.

Em tempo. A "previsão" (quando você coloca o mouse em cima do arquivo) de arquivos "mp3", está funcionando direitinho. Entretando, para arquivos "wma" isso não acontece. O "Exaile" também não está rodando esse tipo de arquivo.

Também vi que não há nenhum programa semelhante ao "Emule" instalado. Espero que na versão final o nosso querido "Amule" ou outro semelhante venha instalado.

É isso ai pessoal, vlw! :lol:
Olá, leo.vibs , o sistema não pode vir com mais esses recursos por problemas relacionados a patentes e ao espaço final do CD do BigLinux.
Para rodar arquivos proprietários (wma, wmv, mov...) e usar as fontes proprietárias (times new roman, arial etc), você vai no synaptic e instala o "ubuntu-restricted-extras", que deve ter uns 16 mega.
Lembro que esse material é disponibilizado livremente pela internet, porém o usuário deve concordar com os termos de utilização dos proprietários das patentes.
Dificilmente você encontrará uma distro Linux disponibilizando todos esses recursos de uso imediato.

Pessoal, fiz uma atualização do sistema (uns 110 mega), mas o problema do pulse audio, de iniciar mudo, continua...
Outra coisa (sem muita importância funcional) é o tamanho das fontes das mensagens do gnome (aquele "balãozinho" preto de aviso que surge no canto superior direito da tela); o tamanho das fontes está muito pequeno. Verifiquem isso ao baixar algo pelo Firefox, escutar uma música no Exaile, utilizar o Pidgin, imprimir etc.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 25 Out 2009, 16:52

cleitonlima escreveu:Mesmo com meu voto de silêncio, passando pra dar os parabéns ao Bruno e a equipe pelo Big 5 alpha 3. Tirando os probleminhas normais de qualquer alpha, ficou 10.
Boemia...aqui me tens de regresso...rsrsrs
Pôxa cara, já estava dando um jeitinho de achar o seu e-mail. Vc faz falta (mas vê se naum fica inchado com essa, tá?)....kkkkkkkk...ainda bem caro amigo, fica com a gente...
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 25 Out 2009, 17:01

Quem não quer cair sentado, que bote uma cadeira atrás ou um colchão.. Estava com problemas de dependências aqui ao instalar uns pacotes de terceiros. Acabou que, para consertar me removeu um monte de coisas que eu já havia instalado, inclusive as preferências de som (o ícone sumiu do painel). Reinstalei tudo na unha, um por um para achar o problema via sinaptic e terminal com um -f.
Vcs nem fazem ideia do que aconteceu....o som que era "mudinho" agora resolveu iniciar e reiniciar "falante", com as configurações salvas. Só não me perguntem o porque...estou investigando ainda...mas quem tiver uma ideia, bote a boca no trombone...

Elemar
BIGGER

Mensagem por Elemar » 25 Out 2009, 17:33

BIGBRUNO,

Comprimi tudinho o tema, icones,tema do gnomenu, wallpapere e barra, e mandei para a net quem quizer conferir o tema pode baixalo no link abaixo...

http://www.4shared.com/file/143569089/6 ... metar.html

Experimente e veja e faça modificações para melhorar o tema... flw...

:) :) :) :) :)

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 25 Out 2009, 17:40

semanet escreveu:Quem não quer cair sentado, que bote uma cadeira atrás ou um colchão.. Estava com problemas de dependências aqui ao instalar uns pacotes de terceiros. Acabou que, para consertar me removeu um monte de coisas que eu já havia instalado, inclusive as preferências de som (o ícone sumiu do painel). Reinstalei tudo na unha, um por um para achar o problema via sinaptic e terminal com um -f.
Vcs nem fazem ideia do que aconteceu....o som que era "mudinho" agora resolveu iniciar e reiniciar "falante", com as configurações salvas. Só não me perguntem o porque...estou investigando ainda...mas quem tiver uma ideia, bote a boca no trombone...
Semanet, estou admirado aqui e ao mesmo tempo com inveja de ti tomara que a rapaziada descura este enigma. Vamos torcer.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

Rsrocha
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por Rsrocha » 25 Out 2009, 18:31

Caro amigo semanet, para ser mais específico o que você instalou de pacotes de terceiros? Atualizou o sistema com o gerenciador de instalações?
O alsamixer que resolveu meu problema do som mudo, está funcionando 100%, a única diferença é que o ícone para volume e ajustes fica no Big menu, não ousei colocar o novo ícone do alsamixer no painel pois é muito feio, e na dock fica o simbolo de interrogação.
A propósito, o cleitonlima parace estar voltando, já temos alguém para perturbar hê hê hê.

kuruka
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por kuruka » 25 Out 2009, 18:39

:D
Está show de bola! parabéns bigbruno mais uma vez.Baixei a imagem iso e rodei pelo live cd e gostei muito do que vi no biglinux 5 alpha 3 até agora. Até parece já uma versão estável e até som está funcionando. Está realmente muito bom como sempre foi o trabalho do Bruno. Depois vou arriscar instalar ou melhor eperar pela versão estável? Será que o Bruno já tem uma previsão para a versão estável?
abraços.
8)

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”