Lançado o BigLinux5 Alpha3

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

andre.also7
Big Moderador!
Contato:

Mensagem por andre.also7 » 24 Out 2009, 11:09

Alguns programas essenciais pro GNOME:

:arrow: Gnome Art
:arrow: Gnome Color Chooser
:arrow: Gnome StartUp Manager
:arrow: Gnome Do
:arrow: Beagle Search
:arrow: Ubuntu Tweak (já citado!)
:arrow: Gnome Menu System

bom, se eu lembrar de mais alguma coisa interessante eu coloco aqui.

não esqueçam de instalar o Screenlet! eh muito legal!
e para aqueles que precisarem de uma ferramenta aos moldes do "Ponto de Restauração do Sistema", instalem o TimeValt.
Ele está ainda em desenvolvimento, mas o FórumdoUbuntu usou, a filha número 6 do Silvio Santos usou e disseram que é muito bom! kkkk

falow gente!

-------------------

TESTEI O BIG5.0a3 num DELL 4600 Desktop (com nvidia FX 5200) e o X server não startou! tive que usar o drive não proprietário no boot.
Outra coisa que achei estranho é a citação do nome "Ubuntu 9.10 Karmic Koala". Apesar da nossa distro usar os repositórios, acho legal retirar estas referências futuramente...

valdirduarte
EXTREME BIG

Mensagem por valdirduarte » 24 Out 2009, 11:29

Qual o link para Biglinux 5 alpha 3?
Ou seria o alpha 2?

Pingop
BIG! BIG!

Mensagem por Pingop » 24 Out 2009, 12:39

Valdirduarte,o BigBruno já havia disponibilizado os links desde a primeira postagem desse tópico,irei reproduzi-los aqui abaixo,basta escolher um dos links,não há necessidade de clicar em todos,entendeu?:
Ah,sim. é o alfa 3 tá bom?
Está disponível para download nos seguintes servidores:

UFPR http://biglinux.c3sl.ufpr.br/iso/biglinux5-alpha3.iso
BigLinux.net http://www.biglinux.net/biglinux5-alpha3.iso
POP-SC http://mirror.pop-sc.rnp.br/mirror/bigl ... alpha3.iso
Unicamp http://www.las.ic.unicamp.br/pub/biglin ... alpha3.iso

MD5SUM: 7ef015d5d6c6586bfcce13066b36300d
Tamanho: 688,8 MB

tadeufladner
MUITO BIG

Mensagem por tadeufladner » 24 Out 2009, 14:16

opa opa povo
smplayer dando travadinhas com vídeos em xvid e afins
totem roda os mesmos normalmentw

estou usando os codecs nofree w32 e etc...

kakarotto_aju
BIG
Contato:

Mensagem por kakarotto_aju » 24 Out 2009, 14:28

Galera desculpa a pergunta idiota!! sou novo no linux e já tou um tempo com o big, qual verção do big possui o kde 4.. e que tenha suporte 64bits?

Imagem

E onde ue consigo esses temas no win 7?
Editado pela última vez por kakarotto_aju em 24 Out 2009, 17:16, em um total de 8 vezes.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 24 Out 2009, 16:08

Kakarotto_aju, as versões que utilizaram KDE 4 foram: BigLinux 5 alpha 1 e alpha 2.
No BigLinux 5 alpha 3 houve a migração para o Gnome.

Pessoal, vejo várias entradas no boot assim:
- Too much work for IRQ bla bla bla....
(várias linhas repetidas)

Realmente o volume reinicia no mudo, vou lá e regulo ele para volume normal, neste momento ocorre uma espécie de "amarração" no processamento que a seta do mouse fica "engessada" para arrastar, mas logo após alguns 2 segundos volta ao normal.

Também observei mesmo problema reportado pelo semanet , sobre a questão dos pen-drivers. Vamos aguardar o Ubuntu disponibilizar correção pra isso aí, não é?

Na questão gráfica, está havendo uma certa discordância entre os ícones e o ambiente. Alguns ícones grandes e outros pequenos. Outro problema é que os ícones de vários programas não estão integrados ao tema (exemplo: aMsn, Pidgin e Firestarter) , onde a imagem de fundo do ícone dele não integra com o tema, ficando aquela tarja preta sob o ícone. Isso porém não ocorreu com a aMule.

Rsrocha citou:
- Para quem usa multi boot, haverá uma surpresa pois o bom e velho menu.lst não foi gerado com esta nova versão do Grub, mas não há motivo para pânico, basta apenas editar o menu.lst do sistema gestor do boot, caso não seja o próprio Big 5A3, e copiar a entrada que está em /boot/grub/grub.cfg e incluir no menu.lst funcional. Ao meu ver ficou até mais fácil.
É, não conhecia esse tipo de configuração para o bootloader. O bootloader, desta versão do Big 5 alpha3, detectou todos os meus sistemas direitinho. Porém, o arquivo /boot/grub/grub.conf me pareceu mais difícil de editar que o velho /boot/grub/menu.lst...
Esse é o novo sistema para grub? Vocês adotaram este por ser mais funcional?

Outra coisa que reparei: o instalador fez download de pacote de idioma da Internet (como o Ubuntu faz). O Big 5 não vai mais incluir esses pacotes, para que o pt-br fique nativo, como era antes?
Editado pela última vez por LordDan em 24 Out 2009, 16:23, em um total de 1 vez.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 24 Out 2009, 16:23

Muitos já devem saber, mas é bom reforçar:

Existe uma diferença na nomenclatura das partições, relativo aos dois arquivos de configuração para o grub:

No velho /boot/grub/menu.lst, o sda1 = (hd0,0) , sda2 = (hd0,1)...

já no novo /boot/grub/grub.conf é assim: sda1= (hd0,1), sda2 = (hd0,2) ...
O último dígito em (hd0,X) do grub.conf agora coincide com o último dígito de sdaX.
E lá vamos nós testando aqui.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 24 Out 2009, 16:27

LordDan escreveu:Outra coisa que reparei é que na instalação é que foi instalador fez download de pacote de idioma da Internet (como o Ubuntu faz). O Big 5 não vai mais incluir esses pacotes, para que o pt-br fique nativo, como era antes?
Bem LordDan, acho que isso deverá ser visto para os betas. Na verdade a instalação está muito lenta devido a não só esses pacotes, como o do drive da Nvidia, configurações do apt-get entre outras coisas. Acho que os pacotes de idioma deverão vir com o BIG e o drivers proprietários só depois de instalado o sistema, tal qual no Ubuntu. Imagine vc alguém com conexão lenta e baixando esse drive durante a instalação...até o "Janelas" fica rapidíssimo...rsrsrs.
Como postei antes, pelo Ubuntu-tweak a gente consegue colocar os ícones na tela do que foi montado (pendrive, cd-rom, hd, etc) e com esses ícones, o acesso ao Nautilus, o que melhora muito, mas falta aquela janelinha de opções. No Ubuntu Karmic que eu testei estava normal.

Outro probleminha: o 2ManDVD está em pé de guerra com o pacote "bigmediaplayer" que não deixa instalar o "Sox", uma dependência do 2ManDVD.

O resto ainda estou em teste.
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

kakarotto_aju
BIG
Contato:

Mensagem por kakarotto_aju » 24 Out 2009, 17:12

Valeu LordDan brigadão vou baixar essa nova verção do big pra tentar instalar esse tema do win7.

Imagem

Alguem sabe onde baixa e como instala!! Dei uma fuçada mas não consegui não, recem chegado no linux sofre um pouco!!
:(

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 24 Out 2009, 17:20

LordDan, O problema dos ícones feios como é o caso do Amsn está relacionado ao suporte ruim a transparências no gnome-panel e já procurei solução e não encontrei.

A parte do pen drive pelo que entendi apenas não está aparecendo o ícone no Desktop, e é necessário acessar pelo nautilus, assim como no KDE pelo Dolphin, é isso?

O grub mudou da versão 1 para a 2, isso foi alterado no próprio Ubuntu e para manter compatibilidade vamos utiliza-lo também.

Sobre a parte de tradução ela está bastante completa, mas como sempre não está vindo com o manual do OpenOffice que leva mais de 10 MB do CD, o instalador do Ubuntu inclui apenas essa parte.

Antoniocarlos97
GRANDE BIG!

Mensagem por Antoniocarlos97 » 24 Out 2009, 17:21

kakarotto_aju escreveu:Valeu LordDan brigadão vou baixar essa nova verção do big pra tentar instalar esse tema do win7.

Imagem

Alguem sabe onde baixa e como instala!! Dei uma fuçada mas não consegui não, recem chegado no linux sofre um pouco!!
kakarotto_aju, esse tema é meu, rsrsrs (brincaderinha)
acesse este Link: http://www.baixaki.com.br/linux/windows ... n-pack.htm

baixa o arquivo e segue o tutorial da pagina do baixaki, blz?,
qualquer coisa me da um toque que eu te ajudo.

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 24 Out 2009, 17:30

BIGBRUNO escreveu:LordDan, O problema dos ícones feios como é o caso do Amsn está relacionado ao suporte ruim a transparências no gnome-panel e já procurei solução e não encontrei.

A parte do pen drive pelo que entendi apenas não está aparecendo o ícone no Desktop, e é necessário acessar pelo nautilus, assim como no KDE pelo Dolphin, é isso?

O grub mudou da versão 1 para a 2, isso foi alterado no próprio Ubuntu e para manter compatibilidade vamos utiliza-lo também.

Sobre a parte de tradução ela está bastante completa, mas como sempre não está vindo com o manual do OpenOffice que leva mais de 10 MB do CD, o instalador do Ubuntu inclui apenas essa parte.

BIGBRUNO a questão dos ícones e o acesso ao gerenciador se resolve com o Ubuntu-tweak, falta porem aquelas janelas com opções do que fazer com a mídia. Ex: disco de DVD - abrir com...
Ou seja, associar o tipo de mídia com um aplicativo...
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

andre.also7
Big Moderador!
Contato:

Mensagem por andre.also7 » 24 Out 2009, 17:52

semanet, cara mas isto já tem.
esta tela de quando vc ponhe um DVD, aparece "o que você gostaria de fazer ?"
no meu sistema, quando ponho um pendrive, ele aparece na área de trabalho - realmente num tem um ícone na bandeja do sistema. só se vc adicionar uma "gaveta". é um applet do painel do Gnome (ou barra de tarefas do Gnome, sei lá...) ae vc ponhe pra adicionar a gaveta e dá pra por as mídias de armazenamento dentro disto. fica legal.

valdirduarte
EXTREME BIG

Mensagem por valdirduarte » 24 Out 2009, 17:57

Obrigado Pingop.
Passei uns dias 'desconectado' e perdi.
Vou baixar, testar e compartilhar minhas impressões.

kakarotto_aju
BIG
Contato:

Mensagem por kakarotto_aju » 24 Out 2009, 18:35

Antoniocarlos97 escreveu:
kakarotto_aju escreveu:Valeu LordDan brigadão vou baixar essa nova verção do big pra tentar instalar esse tema do win7.

Imagem

kakarotto_aju, esse tema é meu, rsrsrs (brincaderinha)
acesse este Link: http://www.baixaki.com.br/linux/windows ... n-pack.htm

baixa o arquivo e segue o tutorial da pagina do baixaki, blz?,
qualquer coisa me da um toque que eu te ajudo.
Opa irmão valeuuuuuuuu!!!! Ademora é so baixar essa verção do big
valeuuuu

:D

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”