Lançado o BigLinux5 Alpha3

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Lançado o BigLinux5 Alpha3

Mensagem por BIGBRUNO » 22 Out 2009, 13:53

Foi um grande trabalho em pouco mais de 1 mês que estou migrando o BigLinux para o Gnome e em cima da versão 9.10 do Ubuntu, muita coisa foi alterada e não foi nada fácil chegar ao ponto que está.

O BigBashView já está funcionando de forma integrada ao Gnome.
A falta.

Painéis de configuração para DNS, Apache, usuários e conexão discada foram portados, porém a parte de conexão discada ainda não está funcional por não possuir drivers para a versão do kernel em uso (2.6.31).

O tema de ícones Oxygen-Refit foi adaptado ao BigLinux e ao menos eu gostei bastante do resultado.

O tema do sistema deixei esse provisório, o trabalho em cima dessa parte será iniciado nos próximos dias com a criação de um sistema de manipulação de temas, algo no estilo que existia no Big4.

Mais uma vez o boot no Live-CD é feito pelo isolinux e não pelo Grub, o problema maior que era sua aparência e forma de uso consegui deixar parecida com a do Grub, portanto é provável que agora fique isolinux definitivamente.

Parte do trabalho irá passar de forma despercebida, como o sistema de compactação do LiveCD e alterações na configuração dos players de vídeo.

Caso utilize placa de vídeo nVidia ou ATI o boot pode estar muito lento, pois será instalado o driver proprietário, entrando em mais opções na tela inicial do sistema isso pode ser desativado, assim como a detecção alternativa de vídeo pode ser utilizada. Em alguns casos pode ficar na tela do terminal por algum tempo antes de aparecer o modo gráfico.

Encontrei uma falha apóes enviar o ISO, em sistemas que foi feita a instalação automatica do driver nVidia e ATI após instalar no HD ele continua reinstalando a cada boot, para resolver utilize o comando: sudo rm /etc/init/bigxorgdriver.conf

Está disponível para download nos seguintes servidores:

UFPR http://biglinux.c3sl.ufpr.br/iso/biglinux5-alpha3.iso
BigLinux.net http://www.biglinux.net/biglinux5-alpha3.iso
POP-SC http://mirror.pop-sc.rnp.br/mirror/bigl ... alpha3.iso
Unicamp http://www.las.ic.unicamp.br/pub/biglin ... alpha3.iso

MD5SUM: 7ef015d5d6c6586bfcce13066b36300d
Tamanho: 688,8 MB
Editado pela última vez por BIGBRUNO em 24 Dez 2009, 18:46, em um total de 5 vezes.

tadeufladner
MUITO BIG

Mensagem por tadeufladner » 22 Out 2009, 13:59

opa grande bruno baixando e testando
felicidades e vida longa ao big

edit

em tempo o pop.sc da rnp não está com o big alpha 3. fui baixar de lá e deu não encontrado

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 22 Out 2009, 14:03

Temporada de caça aos baderneiros está aberta

Como foi dito no tópico do alpha anterior boa parte dos nossos usuários mais experientes estão se afastando do fórum, o último até me enviou uma MP informando seu afastamento, o cleitonlima que era um dos poucos com conhecimento sobre Python que participa no desenvolvimento do Big.

Portanto quem tentar criar intrigas será banido.

Ofensas a usuários ou a programas serão punidas, serão toleradas apenas informações sobre problemas, mas não ofensas por questão pessoal ou preconceito.

Após tantos anos utilizando apenas o KDE e agora utilizado o Gnome a pouco mais de 1 mês vejo que o Desktop utilizado não é o ponto principal do BigLinux e ambos possuem qualidades necessárias para o desenvolvimento do nosso sistema, mas o foco do BigLinux está no uso do computador, se o uso for fácil e fizer o que o usuário necessita não importa qual desktop ou nome do programa utilizado.

Dicas sobre programas que funcionem bem serão bem vindas.

Usuário Ric4rdo agora faz parte do grupo de moderadores do fórum e também estarei mais de olho no fórum.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 22 Out 2009, 14:06

Grande BIGBRUNO!

Até que enfim uma notícia!

Assim que retornar de viagem baixarei a iso...

Realmente o Big com base no Ubuntu (gnome) acredito que dê menos trabalho e possa aliviar a carga na equipe enxuta que tú tens e por isso mesmo conferir vida longa ao nosso Big Linux!

Parabéns!! :D :D

alessandronp
BIG BANG!

Mensagem por alessandronp » 22 Out 2009, 14:10

Boa tarde BigBruno, que bom velo de volta a ativa no forum depois do tempo dedicado no Big 5 alpha3, fico feliz por ter sido lançado essa nova, ja estou baixando, e que voce disse esta certo, e me incluo no puxão de orelha :? , e viva o BIg :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

deusdara
Contribuidor BIG

Mensagem por deusdara » 22 Out 2009, 14:25

Olá

Estou baixando o BigLinux 5.0 Alfa3

Esta é minha distribuição GNU/Linux do coração.

Abraços

Deusdará
[Mobo:Intel DG41CN][CPU:Intel Core2Duo [email protected] GHz][RAM:2x1 GB 800 MHz DDR2 Kingston][GPU:Intel Graphics Media Accelerator X4500 onboard][HD:Seagate 500GB SATA II][Fonte:Thermaltake 430 W][BigLinux 11.10]

Mauri
Semi-BIG

Mensagem por Mauri » 22 Out 2009, 14:35

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Valeu Big Bruno!!
Baixando já!!
Já com os dedinhos coçando pra testar o novo big 8)
Viva o big!!!

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 22 Out 2009, 14:38

BIGBRUNO, você disponibilizará algum changelog dos programas nesta distro?

Antoniocarlos97
GRANDE BIG!

Mensagem por Antoniocarlos97 » 22 Out 2009, 14:46

Pessoal, quem for baixando e testando, posta uns Screnshots(imagens) desse alpha, pra quem não tem condições de baixar, saber pelo menos como ficou a aparencia.

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 22 Out 2009, 14:49

Para mim o Link da Unicamp está aparecendo a seguinte mensagem: "425 Failed to establish connection."
Está acontecendo isso com mais alguém?

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 22 Out 2009, 14:54

O pop-sc ele só está com os alphas 1 e 2

ccmalarm

Mensagem por ccmalarm » 22 Out 2009, 14:55

arcano_mephisto, Os outros respositorios ainda estao sincronizando..
baixe do UFPR ok!

ccmalarm

Mensagem por ccmalarm » 22 Out 2009, 15:18

para o pessoal das "pulgas, sarna e coceiras e afins"

Imagem

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 22 Out 2009, 15:27

Agora to baixando o tão esperado Big com gnome, parabéns Bruno e equipe depois posto o resultado meu sony vaio ja está preparado :D
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

Antoniocarlos97
GRANDE BIG!

Mensagem por Antoniocarlos97 » 22 Out 2009, 15:32

ccmalarm e Bigbruno, esse visual ai não vai ser padrão, né? Sem querer ser xato, mais da pra deixar o gnome bem mais bonito. Mas creio que o visual mude até a versão final, Certo?

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”