Treinamento em BigBashView

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

vampire_thunder
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por vampire_thunder » 22 Jun 2010, 12:53

Vocês já conhecem o BUC?
http://buc.billeragroup.net/

O Burg-manager é feito nele:
http://www.sourceslist.eu/burg-2/burg-m ... -semplice/

Acabei de ajudar a tradução para pt_BR. É muito fácil!
Fica a dica.
[url=http://img242.imageshack.us/my.php?image=s5033771cuttl2.jpg][img]http://img242.imageshack.us/img242/5417/s5033771cuttl2.th.jpg[/img][/url]

KDE
BIGGER

Mensagem por KDE » 23 Jun 2010, 10:39

É possivel fazer um browser em bigbashview?

dtomadon
SUPER BIG!

Mensagem por dtomadon » 23 Jun 2010, 18:29

Como faço para ter o bigbash no ubuntu 10.04 64bits??
Qual a diferença entre vírus e o Windows ?
R: o Vírus funciona ! rsrsrs

FATEC: São Caetano do Sul
Segurança da informação

Cara não é Linux , vai ser Big Linux LTS

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 24 Jun 2010, 22:19

KDE, oficialmente o Bigbashview é um "navegador" ele utiliza o Webkit do PyQt4 para mostrar o painel. Mas daí a fazer um navegador dele não chega ser tão fácil, porque você precisaria fazer um navegador em html... (????)

Se você quer criar um navegador simples, te recomendo analisar a estrutura do Bibliotehk, que é muito mais simples e bem mais próxima de um navegador em si. Passa lá pelo tópico dele e baixa ou então entra em contato comigo que eu te forneço o source.

dtomadon, eu creio que o bruno não disponibilizou debs para 64 bits, apenas para 32 (que é a arquitetura do Big). Mas se você quiser o source, pode baixar seguindo as instruções oficiais:

http://code.google.com/p/biglinux/source/checkout

Abraços.
Projetos em Andamento:

Blog Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/blog
Fórum Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/forum
Twitter Espaço Liberdade: www.twitter.com/espacoliberdade

Gleiton
BIG
Contato:

Mensagem por Gleiton » 27 Jul 2010, 11:49

Faz alguns meses que to estudando o shell por meio dos links indicados. Já mexi um pouco no kdialog qdo queria fazer umas interfaces mais legais. Mas ainda não entendi o que o bigbashview poderia fazer que não se faria com um script simples ou o kdialog .E se os prazos não terminaram, gostaria de dizer q to dentro pois já to no BL5.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 27 Jul 2010, 15:29

Gleiton, básicamente a interface. Mesmo que se saiba utilizar o Kdialog muito bem, ele nunca vai chegar ao visual que o Bigbash pode proporcionar, é só ver o Big Centro de Controle do Big 5.
Projetos em Andamento:

Blog Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/blog
Fórum Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/forum
Twitter Espaço Liberdade: www.twitter.com/espacoliberdade

pecado
EL BIG!

Mensagem por pecado » 30 Jul 2010, 15:46

Já rolou as aulas?
Acho bem interessante essa iniciativa do Bruno, porque disso pode sair muitas coisas pro Big.

Abraços.
xD

rafabr
GRANDE BIG!

Mensagem por rafabr » 12 Out 2010, 22:41

Nao estou conseguindo fazer o exemplo "Hello world" no bigbashview
criei o arquivo teste.sh, apenas com comando echo "hello world" e coloquei no diretorio especificado abaixo
porem aparece essas mensagens abaixo e somente abre uma tela branca do bigbashview:
[email protected]:~$ bigbashview /home/rafael/teste.sh
/usr/lib/pymodules/python2.6/gtk-2.0/gtk/__init__.py:127: RuntimeWarning: PyOS_InputHook is not available for interactive use of PyGTK
set_interactive(1)
QInotifyFileSystemWatcherEngine::addPaths: inotify_add_watch failed: Arquivo ou diretório não encontrado
QFileSystemWatcher: failed to add paths: /home/rafael/.config/ibus/bus
Bus::open: Can not get ibus-daemon's address.
IBusInputContext::createInputContext: no connection to ibus-daemon
Falha de segmentação
pelo erro desconfiei que em algum arquivo esta apontando Erroneamente para /home/rafael/.config/ibus/bus e terei que dizer a nova localizaçao , so que não sei onde mudaria isso.
ate instalei o 'ibus' e continua sem fucionar
/win

rafabr
GRANDE BIG!

Mensagem por rafabr » 15 Out 2010, 00:41

Ja resolvi o problema de não aparacer o Hello world no bigbashview aqui no meu laptop, não tenho certeza se foi por ter instalado alguma coisa do Ibus que nao tava instalado(ibus, ibus-gtk , ibus-qt4 ou python-ibus)
ou simplesmente por mudar o arquivo 'teste.sh' para 'teste.sh.htm'.
vi uma mensagem do Bigbruno aqui no forum que tinha mudado o .sh para .sh.htm!!!
/win

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 22 Out 2010, 22:47

Sobre as aulas ainda não ocorreram, apenas após lançar o Big5.

Porém sobre os 64 bits, tanto o BigBashView quanto quase todo o painel do Big funcionam em 64 bits, basta adicionar o memsorepositório utilizado para 32 bits.

arcanjoebc
MUITO BIG
Contato:

Re: Treinamento em BigBashView

Mensagem por arcanjoebc » 05 Mar 2011, 08:15

BigBruno, tenho conhecimento de programação amadora em Delphi/Lazarus, alguma coisa em HTML, um pouco, bem pouco sobre shellscript, um pouquinho de PHP, noções de lógica de programação básica. Aprendi a programar em DBase III Plus, no tempo do DOS, depois, comecei a compilar meus programas com o velho Clipper 5.2, com o advento do Windows, comecei a aprender Delphi, fiz um pequeno Curso, onde eu sabia mais que o professor, eh, eh!!! Migrei para o Lazarus, que uso até hoje, mas só pequenos projetos, pois nunca tive dinheiro para pagar um curso de verdade e só fui aprendendo com a Internet. Tenho bastante tempo para aprender, seja lá o que for e, se é para ajudar o projeto, podes contar comigo, pelo menos, no mínimo, umas 4 horas à tarde, o que achas???? Será que esse aposentado prematuro consegue ajudar os companheiros do BigLinux e me tornar um BigNauta????
PROCESSADOR: PENTIUM DUAL-CORE E5400 2.70 GHz
PLACA MÃE : INTELBRAS MODELO IE-G41T-M7
MEM. RAM : 2 GB DDR2
HD : 320 GB
SO's : FreeDOS 1.0, WINDOWS SEVEN HOME PREMIUM 32bits, BIGLINUX 12.04 Final

lponsoni
Mini BIG

Mensagem por lponsoni » 25 Mar 2011, 13:33

Boa tarde,
Eu instalei o BigBashView levando em consideração as úteis discussões deste site. Segui o seguinte caminho:

(i) adicionei 'deb http://biglinux.c3sl.ufpr.br/packages maverick main' no arquivo '/etc/apt/sources.list'
(ii) $ wget http://biglinux.c3sl.ufpr.br/packages/biglinux.key -O- | sudo apt-key add -
(iii) $ sudo apt-get update
(iv) $ sudo apt-get install bigbashview
(v) bigcontrolcenter-full via Synaptic
Não tive problema na instalação, mas como não sou muito experiente em linux, talvez tenha feito algo errado, pois quando tento executar o exemplo 'welcome world' postado no 'viva o linux' tenho o mesmo problema que percebi que algumas pessoas aqui tiveram: aparece uma tela em branco e no terminal acusa o seguinte erro: /usr/lib/pymodules/python2.6/gtk-2.0/gtk/__init__.py:127: RuntimeWarning: PyOS_InputHook is not available for interactive use of PyGTK
set_interactive(1)

Ficarei muito grato com qualquer dica... Pelo que vi o "BigBashView" é uma ferramenta extremamente interessante para a interação gráfica em shell scripts. Coloco-me a disposição para colaborar o desenvolvimento.

lponsoni
Mini BIG

Mensagem por lponsoni » 25 Mar 2011, 13:58

Independentemente da minha questão anterior gostaria de tirar uma outra dúvida sobre o "BigBashView" ... Eu preciso construir arquivos a partir de determinados parâmetros. Estes arquivos serão destinados a inicializarem modelos oceânicos. Entretanto, as pessoas que vão rodar o modelo não necessáriamente estão habituadas ao linux. Então o que quero construir é uma interface gráfica interativa, onde o usuário possa informar uma série de parâmetros numéricos e de texto, onde dependendo da escolha de alguns deles, diferentes opções de complemento são exigidas. Vocês acham que o BigBashView é uma boa opção (pelo que entendi parece ser uma ótima opção). Se não, vocês podem me sugerir algo. Muito obrigado a todos

rafabr
GRANDE BIG!

Mensagem por rafabr » 26 Mar 2011, 07:41

lponsoni, tive o mesmo problema eu acho algum tempo atras:

"Ja resolvi o problema de não aparacer o Hello world no bigbashview aqui no meu laptop, não tenho certeza se foi por ter instalado alguma coisa do Ibus que nao tava instalado(ibus, ibus-gtk , ibus-qt4 ou python-ibus)
ou simplesmente por mudar o arquivo 'teste.sh' para 'teste.sh.htm'.
vi uma mensagem do Bigbruno aqui no forum que tinha mudado o .sh para .sh.htm!!!"

tenta primeiro mudar para *.sh.htm

Quanto a sua outra duvida não sei informar!
/win

vampire_thunder
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por vampire_thunder » 24 Abr 2011, 23:57

Estou tentando implementar o Control Center no Lineduc (Gnome), e estou tendo alguns probleminhas.
1- Os balões de descrição não estão aparecendo como deveriam. Será que só funcionam no KDE?
Imagem

2- Os botões estão sem borda
Imagem

3- Tentei colocar uma frase no rodapé. Ela só aparece quando eu rolo a barra de rolagem para baixo, e se eu tentar redimensionar a janela com o mouse, ela trava.
Imagem
Imagem

Apesar de ajudar a desenvolver o Lineduc, não sou programador. Por isso gostaria muito da ajuda de vocês.
[url=http://img242.imageshack.us/my.php?image=s5033771cuttl2.jpg][img]http://img242.imageshack.us/img242/5417/s5033771cuttl2.th.jpg[/img][/url]

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”