Lançado o BigLinux5 Alpha2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Dukanet
Ajudante BIG
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Mai 2009, 10:33
Localização: Salvador/BA

Mensagem por Dukanet » 05 Out 2009, 15:21

Olá a todos,
Bom, trocar o KDE pelo Gnome de uma certa forma é uma decisão sábia, tendo em vista a "bomba" que é o KDE 4x. Agora fico um pouco preocupado pois, torcia para que a equipe encontrasse uma formula para fazer o KDE 4x funcionar bem e estável no Big 5.
OS usuários fieis do Big Linux continurão a usar a distro com ou sem KDE, mas para os novos acho meio difícil pois existem muitas outras excelentes distros que funcionam muito bem com Gnome. Ex. Ubuntu, Mint (minha preferida), BR_Desktop, Debian, Mandriva, Livre S.O. etc...
Tenho duas distros instaladas: Mint e Big 4. Acho que seria hora de dar uma turbinada do Big. 4 com KDE 3 pois nunca tive problemas. Se for para usar Gnome, fico mesmo com o Mint.
Até o KDE 4 ficar bom e estável igual ao 3 vai demorar muito, enquanto isso o Gnome 3 vem ai atropelando.

Abraços a todos e boa sorte ao Big Bruno e ao Big Linux 5 com Gnome.

Avatar do usuário
marlon
EXTREME BIG
Mensagens: 998
Registrado em: 07 Mai 2007, 21:45
Localização: Navegantes SC

Mensagem por marlon » 05 Out 2009, 16:17

Dukanet, Em termos de usabilidade e praticidade o Big Linux da de 10 a zero no mint. Nesta vida corrida como é o Big ao ser instalado ja podemos usar sem complicaçõo enquanto o mint você fica horas configurando e instalando aplicativos. Sem contar os bugs.

Sou mais Big Linux 8)
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
rafepo
BIGGER
Mensagens: 164
Registrado em: 06 Mai 2008, 17:22
Localização: Fortaleza - Ce

Mensagem por rafepo » 05 Out 2009, 16:30

Ola pessoal.

é pouca as vezes que entro no forum, por falta de tempo e etc, as vezes entro pra ver as novidades.

e hoje fiquei surpreso quando vi que o big linux ira mudar pro gnome. nunca fui muito com a cara do gnome, mas cofesso que ultimamente ele tem avançado e tem se mostrado muito bom no que diz respeito a desktop.

Gostei sim da ideia sera um desafio e tanto. ÉÉÉÉ O gnome caiu na boca do povo com as distro populares como ubuntu, fedora, SuSE.....

so peço que pelo amor de Deus tirem aquela barra do topo e coloquem tambem um menu unico. sem esquecer é claro da Facilidade de sempre e dos programas que fizeram do Big um grande Linux.

Dukanet
Ajudante BIG
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Mai 2009, 10:33
Localização: Salvador/BA

Mensagem por Dukanet » 05 Out 2009, 16:54

marlon escreveu:Dukanet, Em termos de usabilidade e praticidade o Big Linux da de 10 a zero no mint. Nesta vida corrida como é o Big ao ser instalado ja podemos usar sem complicaçõo enquanto o mint você fica horas configurando e instalando aplicativos. Sem contar os bugs.

Sou mais Big Linux 8)
Caro amigo marlon, a usabilidade e praticidade do Big 4 são incontestáveis, mas isso não quer dizer que as outras distros não prestam, pelo contrário, o mint é uma senhora distro que sempre rodou perfeita no meu pc, configurei ela do meu jeito e é essa liberdade que gosto. O Big linux é a mesma coisa, vc instala e desinstala pacotes para deixar do seu jeito. Isso depende muito do que vc vai precisar, agora para os novatos o Big é uma "mão na roda".

Não vamos ser ortodoxos, afinal o GNU Linux é único, só muda os sabores.

Abraços.

Avatar do usuário
Rsrocha
COMPANHEIRO BIG
Mensagens: 304
Registrado em: 13 Mai 2009, 03:39
Localização: Júlio de Castilhos,RS -Brasil

Mensagem por Rsrocha » 05 Out 2009, 17:58

:( - Passado o choque, já começo a me coçar esperando a novidade, pois não vou abandonar o barco, eu acredito muito na capacidade do time Big Linux e pelas insinuações da equipe(Em uma semana(Gnome) a evolução foi superior a um ano(KDE) deve vir coisa boa por aí. Que venha o Gnomossauro Rex (Este semanet é impagável), ou UnBIGo mesmo hê hê hê (Que o cleitonlima não leia isto).

Avatar do usuário
arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Mensagens: 305
Registrado em: 07 Out 2006, 15:22
Localização: Fortaleza - Ceará
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 05 Out 2009, 18:33

Dukanet escreveu:
[b]marlon[/b] escreveu:Dukanet, Em termos de usabilidade e praticidade o Big Linux da de 10 a zero no mint. Nesta vida corrida como é o Big ao ser instalado ja podemos usar sem complicaçõo enquanto o mint você fica horas configurando e instalando aplicativos. Sem contar os bugs.

Sou mais Big Linux 8)
Caro amigo marlon, a usabilidade e praticidade do Big 4 são incontestáveis, mas isso não quer dizer que as outras distros não prestam, pelo contrário, o mint é uma senhora distro que sempre rodou perfeita no meu pc, configurei ela do meu jeito e é essa liberdade que gosto. O Big linux é a mesma coisa, vc instala e desinstala pacotes para deixar do seu jeito. Isso depende muito do que vc vai precisar, agora para os novatos o Big é uma "mão na roda".

Não vamos ser ortodoxos, afinal o é único, só muda os sabores.

Abraços.
Concordo com o Dukanet em relação ao jeito ortodoxo q alguns tem se manifestado.
Não analisar outras distros é um erro técnico/cultural que os usuários Windows estão acostumados a cometer, espero que essa onda tbm não tenha se espalhado para o Linux tbm.
Agora eu achei um absurdo o q um dos usuários chegou a citar algo assim: "KDE só vai prestar apartir da versão 5".
Isso é um comentário, no mínimo, irresponsável.
Pois quando se passar para versões "maiores" normalmente se há modificações profundas. Eu acho que a turma do KDE aprendeu a lição com esta versão(tal ql aconteceu com o vista).
Mas a maioría dos grandes projetos que começa com X.0 elas ainda tem um certo ar de betas.
O mesmo não acontecerá quando estiver em versões X.3, X.4 (...) que é quando os projetos ganham estabilidade. (vide tbm os Windows c/ seus SP's).
Eu espero que o marlon tenha se enganado c/ seu comentário pq acredito que ele não é ingênuo. Mas opniões dessas sem embasamento influência negativamente os marinheiros de primeira viagem a criar um vício muito ruim.
É notório o seu entusiasmo e de outros pro-Gnome. Mas, por mim, eu espero acreditar transição temporária p/ o Gnome algo muito mais técnico, algo que o BigBruno explicou, do que essa onda de pensamento negativo, Contra-KDE, que está acontecendo c/ vc e outros entusiastas.

Eu digo isso pq em postagens anteriores perguntaram ql a diferença do KDE puro, esse distribuído no kde.org, para a versão atual.
E eu respondo, e me imagino pq isso não passou na cabeça de alguns, pq eu já testei versão ultima de do Mandriva e OpenSuse e não vejo esses problemas todo.
Só não testei a versão, ainda em desenvolvimento, do Kubuntu e ela não servería para formar opnião do q é um KDE estável. Já q o próprio Kubuntu já é um problema, por causa da vontade de seus incentivadores.
Eu sei que deve ser uma dose de trabalho extra ter que produzir/programar dentro deste tipo de plataforma, em q a atenção é mínima.
Mas o mais coerente é q algumas coisas sejam testadas, visto a atenção q eles dão a ela, é q recursos mais sofisticados sejam testados na versão estável do projeto Kubuntu, caso ainda seja de interesse.
E até, pq não, testar em versão pura. Pra tirar a suspeição de q o problema é, maior, da canonical e não e não somente com o KDE, que para os Pró-Gnome, só estará perfeita na versão KDE 8.x.

Não concordo com a postura que um dos usuários que disse, e espero q seja, muito bem gabaritado no ramo da informática, pois a decisão dele é simplesmente o de abandonar no lugar de se propor ajudar o projeto com a sua experiência de analise e até programação para q fique estável.
Até pq este belo projeto é feito por esforço de voluntários e q comentários como esse não são bem vindos pois não acrescenta nada pois não é uma contribuição. É simplesmente uma postura muito comoda que só desestimula aqueles que estão, de fato, ajudando alguma coisa.
Editado pela última vez por arcano_mephisto em 05 Out 2009, 22:10, em um total de 1 vez.
Arcano Mephisto(Laércio Carvalho)
Imagem Imagem Imagem

Avatar do usuário
zorzo
BIGGER
Mensagens: 158
Registrado em: 07 Abr 2009, 00:27
Localização: Assis-SP

Mensagem por zorzo » 05 Out 2009, 19:28

Sou usuário Big Linux com muito orgulho. Admiro esta equipe porque sabe o que faz. Não tenho dúvidas que foi muito difícil decidir pela mudança. Porém, passo a admirá-los mais ainda (a começar pelo BIG BRUNO), porque estão focando no que foi, é e será sempre o espírito do BIG LINUX: a facilidade de uso, o visual diferenciado e os vários aplicativos que o tornam a GRANDE distribuição que é.
Sou um usuário leigo que pouco sei e infelizmente contribuo com pouco, mas não tenho dúvidas que esta equipe de desenvolvedores do BIG apresentará (a mim e a muitos outros que confiam plenamente em seu trabalho) grandes e ótimas surpresas!!
Continuo e continuarei usando e divulgando o BIG LINUX.

Sucesso na nova empreitada!!
Já estou esperando o novo alpha!

Avatar do usuário
cangussu
COMPANHEIRO BIG
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Out 2006, 19:48

Mensagem por cangussu » 05 Out 2009, 20:51

Sempre usei KDE. Para mim o Gnome é meio "grosseiro" no visual. Acho difícil gostar dele como gosto do KDE.
Um dia também disse uma frase parecida só que no lugar de KDE era windows e no lugar do Gnome era Linux. Até que resolvi ver como era o linux e ha 4 anos tornou-se meu sistema padrão.

Se o BigBruno disse queo BigLinux com gnome pode ser tão bom quanto com KDE, então vou aguardar para conferir.

Mas que prefiro KDE, isso prefiro... :oops:

Abraços!

Avatar do usuário
ClaudioTécnico
CENTENÁRIO BIG!
Mensagens: 116
Registrado em: 07 Abr 2009, 13:34

Mensagem por ClaudioTécnico » 05 Out 2009, 23:52

"Se é para o bem do BIG e felicidade geral dos usuários, digam ao povo que o GNome fica".
Abraços,

Claudio

Gariba Araujo
Usuário BIG
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Dez 2008, 03:39
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Big 5

Mensagem por Gariba Araujo » 05 Out 2009, 23:56

Teremos um Beta ? Coceira nos dedos. Não vejo a hora de mandar o Big 5 para o HD.
Grande abraço para todos.

Avatar do usuário
mallconz
MUITO BIG
Mensagens: 205
Registrado em: 26 Out 2008, 23:33

Mensagem por mallconz » 06 Out 2009, 01:39

Mas então? com o gnome o Big Linux vai continuar a sequencia numérica ou vai partir para uma nova nomenclatura para distinguir os ambientes gráficos? Se a intenção é retornar ao kde assim que ele estiver "estável", então poderíamos ter dois Big Linux 5? Se o uso do gnome é algo paliativo, deve-se criar uma nomenclatura para distingui-lo?

Avatar do usuário
mallconz
MUITO BIG
Mensagens: 205
Registrado em: 26 Out 2008, 23:33

Mensagem por mallconz » 06 Out 2009, 01:41

Acho que por enquanto vou manter o Kde 4.3 mesmo... tô mais habituado a ele... (o gnome precisa mudar aquela barra esquista lá de cima)

Avatar do usuário
jjimmy
MUITO BIG
Mensagens: 257
Registrado em: 08 Nov 2008, 21:31
Localização: nada
Contato:

Mensagem por jjimmy » 06 Out 2009, 08:59

galera primeiro a gente teria de testar o big com o gnome para depois darmos uma opinion concreta...deixemos os meninos trabalhar no big e depios opinamos
sou novato

Avatar do usuário
Elemar
BIGGER
Mensagens: 157
Registrado em: 27 Ago 2007, 23:33
Localização: Mercedes, Paraná, Brasil

Mensagem por Elemar » 06 Out 2009, 09:45

mallconz escreveu:Acho que por enquanto vou manter o Kde 4.3 mesmo... tô mais habituado a ele... (o gnome precisa mudar aquela barra esquista lá de cima)
O gnome não precisa mudar a barra la de cima, e sim o usuário pode mudar ela, ou a distro vir configurada com a uma barra em baixo (estilo Windows)... Aquela barra de menus pode ser muito bem substituida pelo Gnomenu... Sobre essas barras do Gnome, o Mint e o Suse ja dão uma boa ideia... Nessa parte o Gnome esta tão customizavel quanto a o KDE ou até mais, depende muito do interesse e da criatividade do pessoal que usa ele... Isso pode ser uma ideia boa pro gerenciador de temas do Big5... Não tenho nada contra aparencia do Gnome padrão... Só que por uma barra embaixo com menu... Se torna um prato cheio pra quem é leigo e esta migrando do Windows pro Linux...
Uma das coisas que me deixou feliz foi da equipe do KDE e Gnome, trabalharem juntos para manter a renderização de ambos os pacotes QT4 e GTK+... Fiz testes aqui, e posso afirmar que no Gnome aplicativos baseados em QT4 abrem muito mais rapido que aplicativos baseados em QT3... Já é um grande salto pra quem gosta de manter a armonia do ambiente gráfico que prefere...
"Nós, socialistas, somos mais livres porque somos mais perfeitos; somos mais perfeitos porque somos mais livres."

Frases de Che Guevara...

Avatar do usuário
marlon
EXTREME BIG
Mensagens: 998
Registrado em: 07 Mai 2007, 21:45
Localização: Navegantes SC

Mensagem por marlon » 06 Out 2009, 10:34

  • [quote="ClaudioTécnico"]"Se é para o bem do BIG e felicidade geral dos usuários, digam ao povo que o GNome fica".
    Abraços,

    Claudio[/quote]


Falou pouco, mas disse tudo. Valeu! Vamos ver o trabalho dos garotos eu confio neles.
E não vejo a hora de ter o novo Big Linux com gnome, eta coceira. :D
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 155 visitantes