Lançado o BigLinux5 Alpha2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

rafaelkafka
BIGGER

Mensagem por rafaelkafka » 24 Set 2009, 20:56

O desenvolvimento está avançando muito mais no Gnome, o KDE 4 é um alpha, Eu, Bruno, Klaos e Lunimare estamos chegando a certeza disso.

Eu uma semana no Gnome avançamos mais que em meses no kde.
Diretor Jurídico - Biglinux S/A

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 24 Set 2009, 20:58

jluis, falou muito, mas falou bonito... :wink:

Rsrocha
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por Rsrocha » 24 Set 2009, 23:41

rafaelkafka escreveu:O desenvolvimento está avançando muito mais no Gnome, o KDE 4 é um alpha, Eu, Bruno, Klaos e Lunimare estamos chegando a certeza disso.

Arghhhh!!!! Acabo de infartar!!!!

De hoje em diante quem falar mal do KDE, ou falar que alguma coisa não está funcionando no Big Linux 5, vai receber uma visita minha e de mais dois amigos meus (Praticamos Hapkido , Pencak Silat e Aikido).

Brincadeiras a parte(Mas praticamos mesmo), mas eu realmente não entendi a citação do amigo rafaelkafka, será que corremos o risco de termos mais um ambiente gráfico(Não que o gnome não seja bom, ao contrário eu uso o Ubuntu e não tenho nada para reclamar mesmo) para o Big? Ou apenas um mapa da dificuldade da BigEquipe em nos presentear com um Big 5 espetacular, frente à atual instabilidade do KDE 4?

ClaudioTécnico
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por ClaudioTécnico » 25 Set 2009, 01:01

Rsrocha escreveu:Arghhhh!!!! Acabo de infartar!!!!
Rsrocha
Aqui eu quase infartei também...hehe
Não sei se nos próximos upgrades do sistema vai acontecer algum problema, visto que hoje não o atualizei ainda, mas até o momento está tudo em ordem, funcionando perfeitamente no meu laptop (HP DV2665BR).
O problema do DeVeDe no meu caso foram dependências desencontradas e não propriamente do KDE, assim com também o Firefox não aceitar o pacote de idioma português também não é.
Uso coisas muito específicas, é normal que ocorram problemas na fase de transição.
Estou tão satisfeito com o sistema que até formatei um servidor de testes da escola que estava com 2003 Enterprise para colocar o BIG5 com os repositórios do Karmic, por enquanto está redondo rodando AppArmor+DansGuardian, e também o Samba e o Apache+PHP+MySQL.
O acesso VNC-Server também está funcionando normalmente, só dá umas engasgadas no momento de tráfego mais intenso na rede, fora isso funciona lisinho.
Quando eu mexo em algo gráfico no sistema, de vez em quando dá um erro no Phyton 2.6, mas isso não é problema nenhum e se for o caso derrubo a interface e deixo rodando em modo texto.
Abraços, e bom Linux a todos.

Claudio

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 25 Set 2009, 15:06

• [quote="rafaelkafka"]O desenvolvimento está avançando muito mais no Gnome, o KDE 4 é um alpha, Eu, Bruno, Klaos e Lunimare estamos chegando a certeza disso.

Eu uma semana no Gnome avança
mos mais que em meses no kde.[/quote]

Não sei se é uma luz no fim do tuneo mas algo que eu sempre quis ver é o Big Linux com gnome.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

Tuta_RS
BIG!!

Mensagem por Tuta_RS » 25 Set 2009, 16:59

Bom, alguém se lembra que eu vinha tendo problemas com o Firefox?

Pois então, resolvi instalando o Chrome. Ficou perfeito.

Antes, às vezes, do nada, o Firefox travava. Daí se eu mandasse "salvar e sair" e depois abrir de novo, ele voltava a funcionar por uns 20min. Depois travava de novo.

Passei a usar o Konqueror, mas o Konqueror travava feio nos vídeos do Youtube.

Até que achei uma versão do Chrome pra Linux. Instalei e tá perfeito.

Ainda prefiro o Firefox, mas o Chrome tá rodando perfeito e isso é o que importa.

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 25 Set 2009, 19:44

ainda bem que o Bruno gosta mesmo é do KDE, que eu sei.
gente, gnome não, pelamordedeus.
hehehe
abraçao
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 25 Set 2009, 23:00

valdirsarti escreveu:ainda bem que o Bruno gosta mesmo é do KDE, que eu sei.
gente, gnome não, pelamordedeus.
hehehe
abraçao

Concordo com o valdirsarti. Eu vivi muitos anos no Linux vendo o Kde crescer do nada até o que é hoje. Nesse meio tempo o Gnome surgiu e, de certa forma o ví crescendo também. O KDE teve ousadia de mudar os conceitos e dar uma guinada de vários graus durante sua vida e hoje na versão 4 uma realmente monumental.
Enquanto isso o Gnome evoluiu pouco, continuou com aquele aspecto meio tipo "Os Flistones", mas em que pese isso tudo, se tornou estável e um bom gerenciador, mas não serve para mim. Gosto de inovações e coragem para fuçar quando dá na telha, mesmo que isso signifique reinstalar o sistema. Uma hora fico satisfeito com a presepada e pronto...parto para a seguinte. O único gerenciador que um dia me animou tanto feito o KDE foi, pasmem, o Window Maker...esse eu virava de fio a pavio. Trabalhei muito esses anos e agora quero mais é brincar com o Linux (a aposentadoria tá chegando breve...rsrsrs). Depois que andei testando o Kubuntu, notei que de fato o Jaunty já não se adequa ao KDE 4.2.3, isso é missão para o Karmic que estava no Kubuntu A3 que eu testei. Achei-o bem estável e andei fazendo muitas atualizações numa boa. Lá todos os aplicativos estavam bem, incluíndo DeVeDe, K3B e patota. Reportei alguns problemas que tive no BIG A2 porque achei interessante, apesar de que o BIG não irá ficar atrelado no Jaunty. Então isso é como chover no molhado. O Gnome não vai resolver nenhum problema do BIG. O fato do KDE estar assim ou assado apenas faz com que a equipe cresça em nível, desenvolvendo novidades e buscando novos caminhos. Estabilidade? Tem o Slack e o Debian, mas eu quero é o BIG como ele sempre foi, inovando e buscando soluções e isso se conquista.
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

jjimmy
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por jjimmy » 26 Set 2009, 08:38

eu gostaria testar o big com o gnome,
o big com o kde ou gnome continuara big do mesmo geito.
sou novato

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 26 Set 2009, 11:59

jjimmy escreveu:eu gostaria testar o big com o gnome,
o big com o kde ou gnome continuara big do mesmo geito.
Concordo com vc também caro jimmy, isso não mudaria com certeza o que o BIG tem de melhor, o problema é instalar tudo junto do KDE. Pessoalmente eu não gosto da idéia de dois gerenciadores no mesmo kernel e também nunca fiz uma experiência do tipo Ubuntu com os scripts do BIG ou adaptá-los a ele..taí uma "boa sarna para a gente se coçar"...rsrsrs.
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 26 Set 2009, 14:01

Pessoal, concordo com o colega jluis. Fica a sugestão para equipe de utilizar o ambiente mais estável no momento para o lançamento do Big 5. Neste ano poderia ser o Gnome (o Big 5). No ano que vem já poderia ser o KDE (o Big 6!).
Claro que muita gente tá vivendo bem com o Ubuntu, mas a galera quer é o BigLinux mesmo!
Ter duas versões do Big 5 deve estar fora de cogitação, não é? Visto o esforço para desenvolver uma distro... Sonhar faz parte, hein?
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

augustouser
BIGzinho

Um parênteses

Mensagem por augustouser » 26 Set 2009, 14:13

Viva o Gnome! hehe
Não, na realidade vim aqui pra outra coisa... (mas sou fã do gnome mesmo).

Provavelmente alguém já deva ter perguntado sobre isso e a solução já deva estar sendo trabalhada pelos desenvolvedores. Caso não esteja, eu me refiro a questão do xorg-server. Quem tem placas de vídeo ATI que entraram na lista "legacy" da AMD não consegue usar o driver proprietário se a distribuição se utilizar do xorg-server 1.6.x. Eu sou um desses usuários (que são muitos), e aqui tive de fazer uma tremenda gambiarra dando um downgrade no xorg-server e nas aplicações a ele associados usando repositórios mais antigos, bloqueando posteriormente a atualização dos mesmos antes de voltar o repositório atual da distro.

No BIG 4 felizmente esse problema não existe, mas vai passar a existir no 5 se não perceberem esse fato. Agora, também não sei que consequências isso traria em relação às placas mais novas. To só abrindo esse parêntese pro caso de haver solução pra isso e manter as possibilidades do BIG 4 aos usuários do BIG 5. :)
Não se deixe enganar por mulheres. Como confiar em algo que sangra por cinco dias e não morre?

Antoniocarlos97
GRANDE BIG!

Mensagem por Antoniocarlos97 » 26 Set 2009, 15:29

rafaelkafka escreveu:O desenvolvimento está avançando muito mais no Gnome, o KDE 4 é um alpha, Eu, Bruno, Klaos e Lunimare estamos chegando a certeza disso.

Como assim "no Gnome avançamos mais que em meses no kde", quer dizer que vocês então trabalhando no Gnome tbm? Ou seja, é possivel uma versão com Gnome, do Big? Quase me esquecendo, que dia +ou- sai a prossima ISO que o BIGBRUNO disse?

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 26 Set 2009, 17:14

Existe uma coisa boa, extraordinária no sofware livre, opensource: Voce pode escolher o que quer usar. Liberdade é isso mesmo. Se quiser usa KDE, se não usa Gnome, XFCE, LXDE ou outra interface qualquer.. Mozilla Firefox ou Chrome? Opera ou Arora? Tudo a gosto do fregues. E mais, nem existe necessidade de instalar outros Linux pra fazer isso. Nesse momento uso o Big5A2 que já veio com o KDE. Mas instalei o Gnome, XFCE, LXDE,Wmaker. Portanto, senhores e senhoras, seja la o que a Equipe do BIG escolher e voce não gostar, vai lá no synaptic e atualiza. Dai baixa a interface que voce quiser usar, sem abrir mão de usar a sua distro favorita.

B!G L!NUX (Essa distro eu recomendo).

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 26 Set 2009, 17:14

Existe uma coisa boa, extraordinária no sofware livre, opensource: Voce pode escolher o que quer usar. Liberdade é isso mesmo. Se quiser usa KDE, se não usa Gnome, XFCE, LXDE ou outra interface qualquer.. Mozilla Firefox ou Chrome? Opera ou Arora? Tudo a gosto do fregues. E mais, nem existe necessidade de instalar outros Linux pra fazer isso. Nesse momento uso o Big5A2 que já veio com o KDE. Mas instalei o Gnome, XFCE, LXDE,Wmaker. Portanto, senhores e senhoras, seja la o que a Equipe do BIG escolher e voce não gostar, vai lá no synaptic e atualiza. Dai baixa a interface que voce quiser usar, sem abrir mão de usar a sua distro favorita.

B!G L!NUX (Essa distro eu recomendo).

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”