Lançado o BigLinux5 Alpha2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 21 Set 2009, 19:04

Obrigado cangussu pela gentileza. Engraçado que as mídias aqui estão normais (rsrsrs). Quanto ao K3B vou experimentar a "receita"...pode mesmo ser isso. Mas o Firefox já vem de algum tempo desse jeito. Pensei que fosse só a versão 3.5.2, mas aqui está ocorrrendo também na 3.5.3. Não é toda hora, mas por enquanto, resolvi com o Opera.

Abraços

Marcelinux
BIGzinho

Mensagem por Marcelinux » 21 Set 2009, 19:34

Ola pessoal, to postando aqui pq nao sei de outro lugar melhor. Mas e pra dizer que o BL5a2 (to nele agora), no modo cd live nao rodou redondo na iniciacao (vamos acabar com inicializacao?)

Pois e, deu tela preta com cursor piscando, apos um demoradissimo boot loader. Entao tentei dar um start x e ele abriu o modo grafico e lentamente carregou. No BL4.2 nao tem disso nao, rodou bem, ate o instalei em dual boot com o janelas ...

Minha maquina? Notebook Toshiba Satellite A65-S126, HD 60 GB, 256 RAM, Intel Celeron 2,80GHz, ATI RADEON IGP 64MB VRAM.

Entao e isso. O que pode ter acontecido? Sera que a versao final vira sem esse 'problema' ?
:(

vizoto
GRANDE BIG!

Mensagem por vizoto » 21 Set 2009, 20:48

vc o M5N?

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 22 Set 2009, 10:51

Notebook LG R405, ATi Radeon Xpress1250, funcionando perfeitamente, inclusive botão Fn, sistema correndo solto e ligeiro...

Consegui instalar, via wine, programa que lê arquivos do chatíssimo AutoCAD (desenvolvido exclusivamente para windows), instalei Trackmaker, programa que lê arquivos .gtm (GPS), também programa desenvolvido exclusivamente para plataforma windows...

Sempre é bom verificar o md5sum da imagem iso, gravar em baixa velocidade e em boa mídia...
Editado pela última vez por Jorgebadad em 25 Set 2009, 09:28, em um total de 1 vez.

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 22 Set 2009, 11:23

Jorgebadad escreveu:Notebook LG R405, ATi Radeon Xpress250, funcionando perfeitamente, inclusive botão Fn, sistema correndo solto e ligeiro...

Consegui instalar, via wine, programa que lê arquivos do chatíssimo AutoCAD (desenvolvido exclusivamente para windows), instalei Trackmaker, programa que lê arquivos .gtm (GPS), também programa desenvolvido exclusivamente para plataforma windows...

Jorgebadad acho que comentei contigo que fiz o Autocad 2000 rodar no Wine, não foi? Os posteriores eu não sei pois naum tenho aqui. Quanto ao GPS, parabéns! Lembro que vc estava desesperado (rsrsrs) e só dependia disso para chutar o Ruindows de vez.. Que programa é esse Trackmaker? É Win32 também?

Abraços
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

Alexandre Lucas
EL BIG!

Mensagem por Alexandre Lucas » 22 Set 2009, 12:33

Bom dia a todos,
Estive tb fora do forum por algum tempo,infelizmente minha mobo pifou depois de quase 4 anos,mas to de volta,tudo novo.
Mas, venho dizer o seguinte,instalei o BigA2,atualizei primeiro com o repo jaunty,depois com o repo jaunty-update,e aagoraa pouco com o jaunty-security.
Aparentemente esta tudo rodando a ontento,sem travar,sem fechar sozinho,nada mesmo.Vi que alguns colegas reclamaram do Firefox,K3b,Devede,Amsn e outros,mas eu os utilizo todo dia,fica conectado praticamente o dia todo e nao tenho problemas.
Bom,por experiência propria,tenho o cuidado de atualizar o sistema aos poucos,primeiro a base no caso o KDE,depois os aplicativos.É chato pra caramba,mas comigo tem dado certo.

Claro que nem tudo são rosas,testei o compiz aqui,roda legal,leve na ram e cpu,mas depois de voltar de uma proteção de tela o mouse nao clica nos itens da tela,ele se move mas no clique ele nao faz nada,ai tenho que usar o teclado logando de novo.

Tive tb um problema que foi corrigido logo na primeira atualização do KDE,a minha CPU ficava de 70% a 100% quase sempre,o plasma e o dbus comião com farinha,mas a Ram ficava normal.

Bom,como disse a vcs,agora to rodando Redondo :)

Um abraço a todos

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 22 Set 2009, 16:47

valdirduarte escreveu:Estou perfeitamente satisfeito com o vlc. Rápido, simples, versátil.
Concordo.
Eta coceiras estou esperando. Pior é que médico nenhum da jeito!!! :cry:
    "Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
    Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
    Imagem

Imagem

semanet
    Big Moderador!

Mensagem por semanet » 22 Set 2009, 17:56

marlon escreveu:
    valdirduarte escreveu:Estou perfeitamente satisfeito com o vlc. Rápido, simples, versátil.
    Concordo.
    Eta coceiras estou esperando. Pior é que médico nenhum da jeito!!! :cry:

Aqui tb começou de novo marlon...naum tem jeito...é só chegar perto do lançamento de um ISO e a gente fica assim. Agora piorou...é até com os Alphas...rsrsrs
      BIG 5 user...100%.
      Agora são 13 anos livre do "janelas"

Jorgebadad
      Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 22 Set 2009, 19:45

semanet,

Perfeitamente colega, já chutei no traseiro no windows com muito prazer!,

O trackmaker é um programa desenvolvido por um mineiro para interface entre GPS (Global Position System) e homem, é aquele aparelho que dá as coordenadas geográficas obtidas via 24 satélites; entrei em contato com o autor e disse que está com muitos problemas com o Vista, e que está trabalhando nisso, por isso descartou a possibilidade de uma versão para Linux...

Como você sabe, para usar wine precisa do windows em outra partição, por isso ele ainda está no meu notebook, mas não uso ele para mais nada, nem para autocad!

Não quis tentar o autocad2000, pois uma cópia original custa perto de cinco mil dólares, preferi um programa alternativo, free, totalmente legal e compatível com arquivos .dwg

Marcelinux
      BIGzinho

Mensagem por Marcelinux » 22 Set 2009, 21:47

vizoto escreveu:vc o M5N?

Desculpa Vizoto, mas não entendi ...
      " Trata teu próximo como gostarias que ele te tratasse."

ClaudioTécnico
      CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por ClaudioTécnico » 22 Set 2009, 23:54

Jorgebadad escreveu:semanet,

Perfeitamente colega, já chutei no traseiro no windows com muito prazer!,

O trackmaker é um programa desenvolvido por um mineiro para interface entre GPS (Global Position System) e homem, é aquele aparelho que dá as coordenadas geográficas obtidas via 24 satélites; entrei em contato com o autor e disse que está com muitos problemas com o Vista, e que está trabalhando nisso, por isso descartou a possibilidade de uma versão para Linux...

Como você sabe, para usar wine precisa do windows em outra partição, por isso ele ainda está no meu notebook, mas não uso ele para mais nada, nem para autocad!

Não quis tentar o autocad2000, pois uma cópia original custa perto de cinco mil dólares, preferi um programa alternativo, free, totalmente legal e compatível com arquivos .dwg
      Caro amigo Jorgebadad
      Por favor, compartilhe conosco sobre esse programa para trabalhar arquivos do AutoCAD legalmente, e melhor ainda, no BIG.. :)
      Na escola em que eu trabalho usamos AutoCAD 2007 ilegalmente.
      Se for o caso instalo esse programa no meu laptop, e pelo menos eu fico dentro da lei...hehe

semanet
      Tenho uma notícia legal, eu tinha um pequeno problema com a falta de sons ao abrir arquivos .pps no OpenOffice.
      Para minha (grata) surpresa todos estão abrindo normalmente com som no Impress após algumas atualizações do sistema feitas ontem pelo Synaptic... :lol:
      Cada vez esse BIG5 me surpreende mais...
      Abraços, e bom Linux pra todos!!! :P

Claudio

faguirre
      EL BIG!

Mensagem por faguirre » 23 Set 2009, 00:19

BIGBRUNO escreveu: Mas entre elas deixo uma pergunta a vocês, já testaram o player de áudio Exaile?
      Bom eu já vinha usando o Exaile a um tempo, e realmente é muito bom, o amarok 2 parece que perdeu o foco (tomara que quando sair o kde4 estável, teremos um amarok 2 estável) e o songbird, o som fica pulando, e estou sem tempo (e paciência) para correr atrás de uma solução.

Para aqueles que ficaram "órfãos" do amarok 1.4, o Exaile é o que se sai melhor (minha opnião).

Jorgebadad
      Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 23 Set 2009, 10:25

ClaudioTécnico,

Tem o zwcad para windows, totalmente compatível com o AutoCAD, pode desenhar e etc, fazer tudo, inclusive 3D, custa R$ 1.700...

Tem o MSCad, free, plataforma windows, compatível com arquivos do AutoCAD, como eu preciso apenas para abrir arquivos .dwg, funciona perfeitamente para mim, embora no site deles diga que pode sim usar para projetar em 2D...é esse que estou usando no Big5A2, via wine, ...

ClaudioTécnico
      CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por ClaudioTécnico » 23 Set 2009, 21:33

Jorgebadad escreveu:ClaudioTécnico,

Tem o zwcad para windows, totalmente compatível com o AutoCAD, pode desenhar e etc, fazer tudo, inclusive 3D, custa R$ 1.700...

Tem o MSCad, free, plataforma windows, compatível com arquivos do AutoCAD, como eu preciso apenas para abrir arquivos .dwg, funciona perfeitamente para mim, embora no site deles diga que pode sim usar para projetar em 2D...é esse que estou usando no Big5A2, via wine, ...
      Obrigado por compartilhar.
      Um abraço,

Claudio

jluis
      COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 24 Set 2009, 20:42

Faz tempo que não passo por aqui e a conversa não muda: k3b, FF, instavel, amsn com conflito e por ai vai. O motivo disso seria o KDE que não anda estável? Parece que tudo indica ser esse o problema. Talvez seja um problema de JUNTA: Junta tudo e joga fora. Talvez seja hora mesmo de fazer isso. Se o problema é o kde a solução é deixar de usa-lo e passar para o Gnome que anda as mil maravilhas segundo alguns. Pode até não ser isso que dizem. Mas se integra bem com o ubuntu do qual deriva o BIGLinux. Ou talvez uma outra interface menos problemática. O KDE seria minha preferencia. Mas ninguem vai ficar aqui esperando a vida toda que o time do KDE resolva alguns problemas que ja se arrasta por um longo período. Mas se o KDE passa por uma mudança drástica e não se acerta, provavelmente isso também deverá ocorrer quando o Gnome mudar para versão 3.0. Talvez não com tantos problemas já que o gnome esta evoluindo aos poucos, lemtamente e deverá chegar lá sem maiores traumas. Nesse meio tempo talvez o kde tenha saído da crise, enquanto o gnome 3 entrat nela.Porém para o KDE pode custar muito caro essa demora em arrumar sua interface. O preço será um exodo para outras interfaces como o gnome e, consequentemente, a perda de usuários, objetivo maior de todos.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”