Big Linux 5.0 Alpha 1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

wuy
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por wuy » 21 Jul 2009, 16:04

teccert
o BigLinux 4.2 já não está tão eficiente agora, uma vez que não consegue montar partições do Ubuntu 9.04
vc instalou o Jaunty c/ o sistema de arquivos ext4? Imagino que possa ser isso.

teccert
Contribuidor BIG

Mensagem por teccert » 21 Jul 2009, 17:14

wuy escreveu:teccert
o BigLinux 4.2 já não está tão eficiente agora, uma vez que não consegue montar partições do Ubuntu 9.04
vc instalou o Jaunty c/ o sistema de arquivos ext4? Imagino que possa ser isso.
Não, simplesmente em muitos computadores com partições Windows Vista ou Ext3 não funcionou, então dei o boot com ubuntu 9.04 e em todas as tentativas deu certo, por isto o meu questionamento.

teccert
Contribuidor BIG

Mensagem por teccert » 21 Jul 2009, 17:22

Pessoal, um S.O. sem problemas nunca vai existir. o importante é ter uma equipe sempre pronta para corrigir os bugs caso venha existir. Com certeza o BigLinux 5.0 vai ter algumas falhas, dependendo da máquina em que ele for instalado, portanto, ainda que durem muitos meses na preparação de uma distro, ela será sempre passível de bugs. Felizmente o Biglinux é a distro brasileira que mais atende as necessidades do usuário comum do GNU-Linux. Já experimentei, e continuo experimentando cada lançamento; O BigLinux é a melhor opção!

teccert
Contribuidor BIG

Mensagem por teccert » 21 Jul 2009, 17:27

Uma outra coisa que seria útil, era um arquivo de texto explicando cada script produzido pela equipe do BigLinux, pois talvez os usuários um pouco mais curioso consiga resolver problemas, modificando ou adaptando os script.

lgf
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por lgf » 22 Jul 2009, 08:18

teccert escreveu:Uma outra coisa que seria útil, era um arquivo de texto explicando cada script produzido pela equipe do BigLinux, pois talvez os usuários um pouco mais curioso consiga resolver problemas, modificando ou adaptando os script.
Essa mesmo não fazendo parte de equipe de desenvolvimento eu posso responder .
Existe uma quantidade muito grande de scripts em qualquer distro que pretenda ser razoável , no caso do Big Linus essa quantidade é monstruosa , embora quase sempre seja possível fazer esse comentário nas linhas isso se torne inviável e tornaria o tempo de desenvolvimento absurdamente superior .
Ainda como problema existem arquivos de configuração e mesmo scripts que não são criados pelos desenvolvedores mas que fazem parte de pacotes instalados oq torma mais inviável ainda comentar todas as linhas pois para isso é necessário entender o raciocínio de quem criou .
No caso de arquivos de configuração normalmente já existe esse comentário mas infelizmente normalmente estão em inglês .
Uma coisa que na minha opinião deveria ser feito é ser mantido como preferencia o português ao menos nos scripts criados para o Big .
Existe uma espécie de praxe na criação de scripts que é no inicio colocar o nome de quem fez , para que ele serve e a data da criação , por algum motivo que nunca entendi os do Big tem essas linhas em inglês .

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 25 Jul 2009, 17:25

O BigLinux5 alpha2 está sendo enviado para o servidor, preparem os CDs que essa madrugada deve estar disponível.

A demora existe pois tudo está sendo reconstruído não é uma atualização do Big4 é uma reconstrução total do BigLinux.

Entendo que o Big4 está ficando desatualizado, mas lançar um sistema incompleto é uma atitude muito ruim, dessa forma quem estiver disposto a utilizar os novos recursos ainda em fase experimental pode utilizar as versões alpha :)

faguirre
EL BIG!

Mensagem por faguirre » 25 Jul 2009, 18:06

O alpha 2 já conta com algum tipo de suporte experimental para os modens discados?

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 25 Jul 2009, 18:14

faguirre, Nos testes feitos até agora o suporte a modens para conexão discada já está completo.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 25 Jul 2009, 18:16

Ele não achou o suporte porque o pre alpha ainda não tinha o Centro de Controle, só instalando pelo Synaptic.

Valdomiro
BIG MAN
Contato:

Mensagem por Valdomiro » 25 Jul 2009, 18:47

Eu também prefiro que ele demore um pouco e saia redondo, ou com bugs que não se façam sentir.

Hoje continuo com o Big 4.2 em casa, e com o Mandriva 2009 no trabalho. O Mandriva, por sinal, está muito bom (o Mandrake 8.2 foi minha primeira distro instalada). Mas, quando o Big5 sair o MDV sai da máquina lá do trabalho.

Sds.
Valdomiro.

valdirduarte
EXTREME BIG

Mensagem por valdirduarte » 25 Jul 2009, 19:33

Em quais servidores estará disponível?

34129xt
MESTRE BIG

Mensagem por 34129xt » 25 Jul 2009, 20:05

BIGBRUNO, Eu tenho muitas coisas no meu Big 5 alpha 1. Poderei "atualizar" para o Alpha 2, ou se quiser terei de formatar a partição e mudar meus documentos?

faguirre
EL BIG!

Mensagem por faguirre » 25 Jul 2009, 20:51

Que bom que já tem o suporte, eu fiquei meio de fora do assunto, pois o alpha 1 não tinha nem o kppp, o que me deixava de mãos atadas, e tinha aquele problema com o mysql do amarok 2 que impossibilitava de ouvir minhas músicas, embora a solução é tranquila com uma conexão ativa á internet.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 25 Jul 2009, 21:01

e tinha aquele problema com o mysql do amarok 2 que impossibilitava de ouvir minhas músicas
Não pude deixar essa escapar: caro colega, o Amarok 2 tem o famoso problema de "junta" (não vou concluir a alfinetada, afinal, todos já sabem como termina)...

ric4rdo
Big Moderador!
Contato:

Mensagem por ric4rdo » 25 Jul 2009, 21:41

cleitonlima, voce nao poderia deixar de falar do Amarok, não é mesmo? ahsuhSHASUHAUshA

BIGBRUNO, a versão Alpha 2 já terá o Painel de Controle incluso???

www.ricardomartiniano.com

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”