Big Linux 5.0 Herdará os Usuários do Kurumin ?

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Avatar do usuário
andre.also7
Big Moderador!
Mensagens: 2630
Registrado em: 23 Mai 2008, 15:03
Localização: São Paulo, Interlagos - Brasil
Contato:

Mensagem por andre.also7 » 26 Mar 2009, 14:08

Jorgebadad, o que o mayku pediu ao bertoni é justamente pegar uma distro com KDE 4 e usar.

no geral as distros são as mesmas coisas: LINUX + MUDANÇAS GRÁFICAS.

porém, tem aquelas que se destacam por inovações no boot (tipo o Resulinux colocando o TexasBurger pra ficar mais rápido) e o próprio BIG (que dispensa comentários...)

O fato é que o BIG 5 só irá vir com um KDE 4.3 ou não irá vir com nada!
Talvez um ALPHA do BIG 5 poderá sair até JUNHO com o KDE 4.2.

bertoni, EU usei o KDE 4 no início e tive a mesma sensação que vc. Parecia que estava no Vista. Mas isto foi se perdendo quando comecei a usar mais a fundo. Parece mais um MAC! hehehe Sério. Na verdade depois de usar por um tempo vi que eles deram um salto muito grande mesmo. Como se fosse um MAC+Windows.
Logo depois eu me senti como o 34129xt, falou: estava realmente em casa - num 'Linux' da vida.

Avatar do usuário
mayku
BIG MAN
Mensagens: 557
Registrado em: 06 Jul 2007, 05:51
Localização: Lindau - Germany

Mensagem por mayku » 26 Mar 2009, 15:06

bertoni escreveu:Estou interessado no LXDE - Lightweight X11 Desktop Environment. Li e vi várias coisa interessantes sobre este ambiente gráfico.

Você já testou?
Com certeza. E realmente posso aprovar para sistemas antigos, pois como qualquer outro adorador de informatica eu possuo um Pentium II e um Sempron sem contar o Netbook mais barato do mundo.

Então... mesmo assim, eu nunca deixei de tentar rodar KDE nesses PC, mesmo se for Alpha. Prq? prq eu adoro ajudar a equipe do KDE, ainda mais nesses termos.

Mais agora não se trata mais de ajuda, pois o KDE ja esta ESTAVEL assim aprovaram os membros da DistroWatch, Kubuntu, Mandriva, Fedora. E eu principalmente.

Concordando com o nosso amigo andre.also7 realmente, o KDE4 mudou muito, recebeu estabilidade no Dolphin 1.2, Amarok 2.1, DragonPlayer 1.1 e o visual não é o mesmo, nem win, nem mac. sim Linux!

Para a versão CD do Big até que nao seria ruim ter o KDE3.5.8 nele, mais na versao DVD será obrigado termos algo melhor e que realmente traga os usuarios GAMERS ou VISTA para o nosso BIG. (afinal esses sim tem PC de verdade para rodar tal coisas, e o KDE4 não afetara em nada, visualmente humilhará)

até

Avatar do usuário
bertoni
EL BIG!
Mensagens: 58
Registrado em: 14 Mar 2009, 15:54

Mensagem por bertoni » 27 Mar 2009, 04:12

Legal, acredito em voces, mas alem do comentado acima vou ter que superar a barreira criada.

Ontem a noite recebi um liveCD do knoppix 6.0.1 com lxde. A pouco botei o carinha para rodar e bateu aquela saudade dos primeiros tempos do Kuruma. Esta' legal, mas tem algumas coisas para fazer, botar a mao na massa. nem usuario final nem expert, entendem??

espero que o kde evolua mesmo, pois nao gosto do pe sujo, digo, gnome. he! he! he!

assim que alguma distro com kde 4.2 cair na minha mao testa-la-ei... mas gostei do lxde, um kde simplificado usando biblioteca gtk+2. seria o melhro de dois mundos?

Avatar do usuário
Jorgebadad
Big Moderador!
Mensagens: 4219
Registrado em: 23 Fev 2008, 17:17
Localização: Manaus-AM

Mensagem por Jorgebadad » 27 Mar 2009, 13:56

andre.also7 escreveu:Jorgebadad, o que o mayku pediu ao bertoni é justamente pegar uma distro com KDE 4 e usar.

no geral as distros são as mesmas coisas: LINUX + MUDANÇAS GRÁFICAS.

porém, tem aquelas que se destacam por inovações no boot (tipo o Resulinux colocando o TexasBurger pra ficar mais rápido) e o próprio BIG (que dispensa comentários...)
Absolutamente certo colega andre.also7

Tenho certeza que o Big com o KDE 4.x será diferente das outras distros, pois o Big Linux tem um diferencial que o destaca das outras distros que usam o KDE, e tudo isso graças ao BIGBRUNO e equipe de colaboradores que têm uma sensibilidade para entender o que o usuário final precisa...

Hoje eu uso o Big com o tema 5, tema de ícones GANT, de Mattahan, compilado por Shirakawasuna (dica do colega cleitonlima), fontes Comic Sans MS, e meu Big está um show de bola!!!

Avatar do usuário
webhumanas
BIG BANG!
Mensagens: 90
Registrado em: 16 Jan 2007, 01:24
Localização: Porto Alegre
Contato:

Mensagem por webhumanas » 28 Mar 2009, 10:00

Até que ponto essa questão sobre ser parecido com o win é importante? Importante mesmo é se é funcional e livre. Não vivemos numa sociedade democrática com liberdade de escolha, pois vivemos numa ditadura do dinheiro. Tem gente que não tem nem liberdade de comer, não há escolha entre o que comer. Se o linux é livre e acessível, é o que importa. Viva a diversidade de distros, para os entendidos em programação ou para os mortais comuns. Quanto a questão do tópico, usei o Kuruma até o 4, dai passei para o BIG 2, que era meio parecido com outro, com a vantagem de vir com o wine e o driver do vídeo(placa). Tinha até os ìcones mágicos. No 3 o Big conquistou cara própria. E agora é a mais completa distro para o usuário que não é do ramo da informática. Portanto, creio que os usuários do Kuruma já estão usando o Big.

Avatar do usuário
bertoni
EL BIG!
Mensagens: 58
Registrado em: 14 Mar 2009, 15:54

Mensagem por bertoni » 29 Mar 2009, 01:17

aí!

a questáo não é parecer com windows visualmente, coisa que o KDE sempre fez. E sempre o usei em detrimento do gnome (bem parecido com os MACs).

a questão é o comportamento da nova interface, que a mim pareceu ser menos flexivel, menos configurável e menos transparente que as versões anteriores. Portanto, mais windows que Linux.

os colegas do fórum dizem que não é bem assim e que a versão 4.2 evoluiu bastante. Respeito a opinião deles, pois é este o espírito da colaboração e confiança no mundo do software livre. quando Linus lançou a primeira versão do Freax (renominado Linux por Ari Lemmke, administrador do site ftp.funet.fi que deu esse nome ao diretório FTP onde o kernel do freax estava inicialmente disponível) apostou exatamente na colaboração e confiou que outros iriam contribuir. O resto é história conhecida de todos nós.

nenhuma transição é automática, para tanto basta comparar a quantidade de downloads das diversas distros nacionais ativas ou descontinuadas. nem todo mundo topou sair do meio onde estava. é preciso levar isso em consideração.

o big ocupará o espaço que merecer no mundo Linux. não mais, nem menos.

na verdade precisariamos de uma unidade maior entre os desenvolvedores nacionais para ter uma grande distro brazuca, unindo a facilidade de uma, a estabilidade da segunda, a beleza da terceira, a inovação da quarta e a certeza de ter soluções tipicamente nossas, escritas por gente nossa em nosso idioma. Afinal somos a maior comunidade de lusofalantes, cerca de 5/6 de todos os que falam a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. somos nós que garantimos a existência do idioma de nossos invasores.

alguém já se deu conta disso?

porque temos que ficar engolindo coisas mal escritas ou traduzidas em nossos softwares?

por outro lado, é meio brochante ver um software como o synaptics (desenvolvido pelo povo da antiga conectiva, que fez um trabalho tremendo para portar o apt-get para os pacotes rpm e vice-versa) hoje sendo desenvolvido por outros, já que os nossos desenvolvedores desistem de suas crias exatamente quando elas atingem sua maturidade.

pensemos nisso também. deixemos as disputas de belezas para as passarelas da alta costura.

Avatar do usuário
andre.also7
Big Moderador!
Mensagens: 2630
Registrado em: 23 Mai 2008, 15:03
Localização: São Paulo, Interlagos - Brasil
Contato:

Mensagem por andre.also7 » 29 Mar 2009, 02:52

bertoni, cara... talvez para a sua última questão q escreveu acima o problema foi "dinheiro".

por favor, abra este vídeo. e coloque em 5:22.
verá o que quero dizer.

http://www.youtube.com/watch?v=n2qA2fXM ... re=related

veja q o cara que colocou o vídeo, escreveu "chish" - que em inglês é usado quando não há mais nada pra dizer sobre um comentário feito.

Avatar do usuário
bertoni
EL BIG!
Mensagens: 58
Registrado em: 14 Mar 2009, 15:54

Mensagem por bertoni » 29 Mar 2009, 17:45

andre.also7 escreveu:bertoni, cara... talvez para a sua última questão q escreveu acima o problema foi "dinheiro"
poderia concordar com isso. entendo que todos, inclusive eu e você, precisamos sobreviver e neste mundo money is money!, mas este não é o fator principal da morte de algumas distros nacionais, não!

poderia ficar aqui relatando uma série de iniciativas que propus nessa área a vários desenvolvedores, mas não vem ao caso. "chish!"

sinceramente, acho que o fator vaidade e arrogância (de achar-se um sabe tudo) também influenciaram e em alguns casos foram determinantes para a morte da distro.
Editado pela última vez por bertoni em 10 Abr 2009, 13:38, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
andre.also7
Big Moderador!
Mensagens: 2630
Registrado em: 23 Mai 2008, 15:03
Localização: São Paulo, Interlagos - Brasil
Contato:

Mensagem por andre.also7 » 30 Mar 2009, 10:24

bertoni, .... chish!

Avatar do usuário
webhumanas
BIG BANG!
Mensagens: 90
Registrado em: 16 Jan 2007, 01:24
Localização: Porto Alegre
Contato:

Mensagem por webhumanas » 10 Abr 2009, 02:12

Por paradoxal que possa parecer, o que faz as distros continuarem exisitindo é justamente o dinheiro. Jã dizia um velho alemão, "socialismo ou barbárie". E é a necessidade de dinheiro que leva também a solidariedade. Usar linux é uma necessidade. Independente da ideologia, as distros, para realmente sobreviverem, têm que continuarem livres. E o Debian? Não é um exemplo? O principio não é justametne esse, a contribuição coletiva? O que não quer dizer que não se possa ganhar algum dinheiro com o Linux, pode-se dar assistência técnica. Afinal, o mundo É capitalista. Mas lembrando sempre que a origem deste sistema operacional foi a necessiade e a contribuição coletiva. Já pararam pra pensar que não só há pessoas dispostas a desenvolverem distros, como o Bruno, mas também pessoas que escaneiam livros inteiros de mais de 500 páginas só para compartilhá-los? Se é nacional ou não, não importa, afinal, quer queiramos ou não, somos os invasores, falamos a língua dos invasores, não tupi. E a classe operária é internacional, ou seja, a necessidade de um mundo sem necessidade de dinheiro é internacional.

Avatar do usuário
34129xt
MESTRE BIG
Mensagens: 2705
Registrado em: 14 Out 2008, 20:19

Mensagem por 34129xt » 10 Abr 2009, 08:29

webhumanas, Repetirei o que o andré disse:

Chish!

Avatar do usuário
rsantos1design
BIG BANG!
Mensagens: 98
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:06

Mensagem por rsantos1design » 10 Abr 2009, 11:10

Pegando carona numa fal do webhumanas: Destre os usuários que aproveitaram muito o Kurumin 7 (e ainda uso bastante) aqui estou eu.
Uso o Big 4.1 como sistema padrão, mas gerencio algumas máquinas antigas que o Kuruma 7 da conta de forma singular. Há ainda outra distro muito boa: o Epidemic. Vale a pena.
Enfim, as distros nacionais, que sem dúvida é Big é das mais importantes, sendo muito melhor que as encontradas pré-instaladas nos micros vendidos nos grandes magazines, trazem o perfil de uso do usuário linux local. Ubuntu e Mandriva, para ficar só nestas duas, são excelentes, porém falta alguma usabilidade/facilidade. O Big é instalar e trabalhar. Está tudo lá.

marcpainkiller
Usuário BIG
Mensagens: 19
Registrado em: 26 Abr 2010, 18:52

Mensagem por marcpainkiller » 11 Out 2010, 21:27

Eu uso Big Linux, mas não aguento mais ficar com o big 5 beta. A versão final tá demorando muito. Fui a brasília, logo me converterei no LINUX EDUCACIONAL 4, pelo que vi o investimento do governo será alto nessa distro, é um ubuntu 10.04 muito modificado mesmo, mas ainda não sabem qual a faculdade vai manter. Vou esperar sair a versão final em dezembro. Só espero que o big 5 saia antes pra vermos qual será o melhor.
Mas o LE 4.0 é monstro, me perdõem, o pessoal do MEC quer todo mundo no LE 4.0.

Avatar do usuário
rsantos1design
BIG BANG!
Mensagens: 98
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:06

Mensagem por rsantos1design » 12 Out 2010, 09:52

LE 4.0 = Lubuntu?
Muito bom, porém o Ubuntu 10.10 está ótimo! Estou rodando a versão final desde 10/10. Perfeito!
"Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo". M. Gandhi.
>> Use Linux.
DELL Latitude C640 P4m 1.8Ghz
512Mb |80Gb | ATI7500 32Mb

Avatar do usuário
Jorgebadad
Big Moderador!
Mensagens: 4219
Registrado em: 23 Fev 2008, 17:17
Localização: Manaus-AM

Mensagem por Jorgebadad » 13 Out 2010, 20:46

LE = Linux Educacional

É ubuntu mesmo...

Os laboratórios de informática de muitos colégios públicos já estão usando LE, embora seja versão 2008 ou 2007, se não me engano...

Muitas faculdades particulares já estão usando software livre nos seus sistemas (ubuntu 9.10)

E isso não é porque elas pensam no bem da sociedade, um mundo melhor, etc, simplesmente porque isso significa menos despesas e por conseguinte mais lucro...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 9 visitantes