Quais os Recursos devem estar disponíveis no BIG 5

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Ivan_Mendes
BIGzinho

Mensagem por Ivan_Mendes » 23 Out 2009, 23:14

Sendo um tópico de sugestões, gostaria de sugerir o SK1 como uma alternativa para web designers como eu que usam 100% linux e precisam abrir arquivos CDR(Corel Draw) das ultimas versões, como a X4 se não me engano.

Enquanto o Inkscape 4.7 não sai, seria legal ter ele num instalador facil para os fãs do BIG.

Link site oficial: http://sk1project.org/

Abraços.

leo.vbs
Contribuidor BIG

Mensagem por leo.vbs » 24 Out 2009, 00:42

Alguém ai sabe qual será o cliente torrent do Big 5?
Ficaria realmente triste de deixar o Qbittorrent de lado..

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 24 Out 2009, 01:51

leo.vbs, Por enquanto está o transmission, mas praticamente não utilizo torrent, se puder avaliar as vantagens entre o transmission e o qbittorrent.

leo.vbs
Contribuidor BIG

Mensagem por leo.vbs » 25 Out 2009, 00:23

Então BIGBRUNO, o Transmission não deixa de ser uma ótima ferramenta, tanto que muita gente que usa Gnome prefere esse programa. Ele é intuitivo e leve, realmente bom.

O Qbittorrent também tem essas mesmas qualidades, mas além disso tem uma ferramenta de busca incrível, sempre utilizo ela. Esse ponto entretanto poderia ser contornável se alguém conhecesse algum bom sítio que integrasse a maioria dos buscadores de torrent, Mininova, Pirate Bay, etc.

Um ponto contra ao Qbittorrent é que ele sempre inicia maximizado, não há uma opção de iniciar o BigLinux com o programa na bandeja. Não sei se o Transmission oferece essa opção.

Aproveitando a oportunidade BIGBRUNO, gostaria de sugerir que houvesse um tutorial no menu do Big ensinando como baixar através de arquivos torrent (claro que arquivos legais, como uma distribuição Gnu/Linux, por exemplo). Seria super legal pra ajudar a engrandecer essa ferramenta, que tem bases semelhantes aos princípios do GNU/Linux.

===

Outra sugestão BIGBRUNO, seria a integração de arquivos ED2K (emule) diretamente do Firefox para o programa que vamos usar (vai ser o Amule msm?).

Acho que é só tudo isso, rsrs

E vlw ai pelo grande trabalho BIGBRUNO, não canso de cantar aos quatro ventos as glórias de nosso querido BIg Linux.

VLW! :D

gudrade
BIG BANG!

Mensagem por gudrade » 03 Nov 2009, 21:43

Meu preferido também é o Qbittorrent, pra mim ser minimizado para a bandeja não faz muita diferença, mas se para você, seria legal encontrar uma solução ou alternativa.
Consegui integrar os links do amule no firefox, quando estiver em casa vejo se tenho os links salvos, mas lembro que quando procurei fiz uma busca rápida no google. Mas é de muita utilidade ele já vir configurado, principalmente para usuários iniciantes.

the.password
BIG

Repositórios....

Mensagem por the.password » 06 Nov 2009, 07:10

Olá,

Não li todos os posts aqui pra saber se já falaram isso e não sei também se o que vou falar é "pertinente" mas eu estou usando o Big 4.2 e uma das coisas que sempre achei "incômodo" digamos assim, é o fato dos repositórios para os aplicativos via apt-get possuem versões "amarradas" dos aplicativos, por exemplo o mozilla que além de ser sempre uma versão um pouco atrasada da versão mais recente, não se atualiza, entre outras coisas...

Seria possível, algum tipo de repositório próprio com versões mais recentes dos programas, lógico que demandaria de uma equipe só para ficar atualizando esses aplicativos, ai eu já não sei se é viável... Mas que seria muito interessante seria...

Obrigado pela atenção.
Note: LG V1 - Celeron M / 1G / 80G / ATI XPRESS 200M
- Win7
- BIGLinux

Desktop: P E7200 / 4G / 500G / GF 8500GT
- Win 7 - Dx 10

wuy
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por wuy » 06 Nov 2009, 11:31

the.password, o próprio Ubuntu (no qual o Big é baseado) possui um sistema no qual qualquer um pode empacotar uma versão mais nova dos programas e criar um repositório. Se chama PPA.

Você vai em https://launchpad.net/ubuntu/+ppas
e procura por um programa. Vou usar como exemplo o Pidgin.
Você vai ver que vai dar uma lista de PPAs que tem o Pidgin (na minha busca deu 117 PPAs!) então como você vai saber qual repositório adicionar?
Primeiro examina eles e procura por exemplo se há um PPA oficial do projeto. No caso do Pidgin tem, o 'PPA for Pidgin Developers' então você seleciona ele e vai na linha "Overview of all packages published in ...." e seleciona 'Hardy' que é a versão em que o Big é baseado. Aí você vai cair em https://launchpad.net/~pidgin-developer ... lter=hardy que tem a versão mais nova do Pidgin (e é sempre atualizada).

Pra saber como adicioná-lo aos seus repositórios clique no link "Technical details about this PPA"

Se algum programa não tem PPA oficial então você procura ver se é um grupo que mantém ele (e que vai prover atualizações) ou se é, por exemplo, só alguém que subiu uma certa versão pra uso próprio e que às vezes nem mantém atualizado etc.

Quanto ao Firefox, se você tem a versão 3.0 ela se atualiza sim (e os outros pacotes recebem atualizações de segurança), só que não muda pra versão 3.5 a menos que você habilite novos repositórios.

Eu não uso o Big mas eu sei que ele tem no sources.list (o arquivo de repositórios) o link pro repositório de 'backports' que também tem versões mais atualizadas dos programas.

leo.vbs
Contribuidor BIG

Mensagem por leo.vbs » 07 Nov 2009, 22:41

Também gostaria que houvesse a opção de converter vídeos no formato "rmvb" para outros formatos.

Atualmente não consigo fazer isso através da opção

Botão direito>Ações>Converter Vídeo

jstefferson
BIG!!

Mensagem por jstefferson » 13 Nov 2009, 11:39

Uma coisa que sinto falta nas distribuições atuais é o suporte à diversos modelos de monitores que existem. à exemplo uma distribuição que nunca me deu problema foi o Kurumin 7, gosto do big linux para mim ele superou o Kurumin a muito tempo, porém ainda, caresse de uma coletânea de drivers para poder suportar os muitos monitores que existem.
Outra idéia seria quando a versão final sair já vir atualizado o BROFFICE 3.1.1 ou superior, o driver correto para impressoras HP laserjet 1020, se existe um driver que funciona; Por quê vir com um driver que não funciona?.
E melhor suporte às placas de som, principalmente para usar o Ekiga, Skype e aMSN

Abraços

russo
Ajudante BIG
Contato:

Quais os Recursos devem estar disponíveis no BIG 5

Mensagem por russo » 21 Nov 2009, 12:23

Boa Tarde!
jluis escreveu:Você pode contribuir com o desenvolvimento do Big Linux, respondendo quais recursos gostaria de ver no Big 5. Nada de idéias mirabolantes, ou no momento impossíveis de se realizar. Precisamos de idéias claras e objetivas. O recurso pedido será analisado e, se viável, incorporado ao Big. Seria bom dizer o motivo pelo qual acha que esse ou aquele recurso deveria ser incluso no big. Agradecemos desde já a cooperação de todos.
Veja se é viável, colocar o recurso ORCA no Big, p/ deficientes visuais... se der, ficará show, pois conseguiremos talvez + usuários do BIG, com um público fiél...
Sei que no Ubuntu, pode-se escolher se quer o ORCA junto. Acho que versão 9.04... veja se é fácil colocar no Big... assim, as pessoas com deficiência, poderiam navegar e usar o micro normalmente...

Andrey

Teixeira
Ajudante BIG

Mensagem por Teixeira » 25 Nov 2009, 10:19

Apens para complementar, esse é o número primário do OpenDNS.
O secundário é 208.67.220.220
Tenho usado esse números desde quando ainda tinha conexão discada, e com muita vantagem.

vampire_thunder
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por vampire_thunder » 26 Nov 2009, 00:44

Meu clieinte Torrent preferido atualmente é o Deluge.
Já usei muito o ktorrent, mas com minha adoção total ao Gnome, preferi um cliente GTK.
O Deluge possui uma interface bonita, intuitiva, que lembra muito o UTorrent, programa torrent mais usado, até por usuários Linux, via Wine.

Sinto falta de disponibilizarem o Big em Torrent. Assim que saiu o Ubuntu 9.10, eu baixei numa velocidade incrível usando o Deluge.
[url=http://img242.imageshack.us/my.php?image=s5033771cuttl2.jpg][img]http://img242.imageshack.us/img242/5417/s5033771cuttl2.th.jpg[/img][/url]

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 26 Nov 2009, 11:06

leo.vbs escreveu:Então BIGBRUNO, o Transmission não deixa de ser uma ótima ferramenta, tanto que muita gente que usa Gnome prefere esse programa. Ele é intuitivo e leve, realmente bom.

O Qbittorrent também tem essas mesmas qualidades, mas além disso tem uma ferramenta de busca incrível, sempre utilizo ela. Esse ponto entretanto poderia ser contornável se alguém conhecesse algum bom sítio que integrasse a maioria dos buscadores de torrent, Mininova, Pirate Bay, etc.

Torrent Finder Toolbar para o Firefox resolve o seu problema?
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

giles
Mini BIG

INCLUIR NO BIG LINUX 5.0, OS SEGUINTES PROGRAMAS....

Mensagem por giles » 27 Nov 2009, 13:30

Ola Bruno, força e sorte para terminar o BIG-LINUX-5-FINAL.

Bruno, gostaria de ver incluido na versão 5.0, o programas específicos para EDITORAÇÃO DE VÍDEO :

* CINERELLA
* KDELLIVE
* PROGRAMAS PARA CRIAR MENUS
* COVERSORES DE FORMATO, MPGE2, P AVI, WMV P MPEG 2 2 ETC...

Acredito que nos usuários do linux sentimos muita falta desses programas p nós, sendo que 95% das distribuições linux temos que instalar tudo na unha e dá um trabalhão !!!!!

=======================================================================

Poderia enxugar a plataforma só com programas (Os Melhores) da época, tipo para edição de áudio : AUDACITY e só. Coversor de formatos - o melhor da época, p/ conversas via internet só o melhor AMSN, assim você teria uma distribuição , completa, leve e com os melhores programas da época , se a pessoa quizer ela instala depois conforme lhe agrada!!!!

Giles

Boa Sorte e muita força

Elemar
BIGGER

Mensagem por Elemar » 27 Nov 2009, 16:54

Concordo com o vampire_thunder, . O Deluge é um dos melhores gerenciadores de torrent que existe, não achei nem um outro que superou ele até agora, já usei ele até no Windows, e baixei varias isos de distros com ele, sem duvida muito mais rapido para obter fontes com torrent e tambem para fazer o download... No Windows já usei o Bitorrent e Utorrent, e no Linux o Qtorrent\Ktorrent e Transmission... Nem um destes citados, superou o Deluge... 8) 8) 8)

Responder

Voltar para “Big Linux 5.0”