BigLinux Mint-Debian Edition 64Bits

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Jorgebadad
Big Moderador!

Re: BigLinux Mint-Debian Edition 64Bits

Mensagem por Jorgebadad » 20 Abr 2012, 18:51

PHOENIX90 escreveu:Paulinho1971,

Já te passei o link via MP. (E também estou dando uma sugestão de correção para o seu blog.

Como eu levei um tombo e quebrei um braço, está difícil ser participativo no fórum.

Devo ficar mais alguns dias de "molho"

Um grande abraço a todos!!!
Meus sinceros desejos de pronto restabelecimento, nosso querido Comandante!
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 20 Abr 2012, 22:54

Paulinho1971 escreveu:Certo meu caro PHOENIX90, Mas confesso que li e reli a dica do RWeu lá e não encontrei nada errado???

E ademais fui ao link por ele indicando o arquivo que ele transcreve a mesma dica e lá consta a pasta

Código: Selecionar todos

usr/share/plymouth/themes
Como pode ser visto aqui: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/plymouth

Deixei passar alguma coisa?

T+
Então experimenta instalar um tema para Plymouth do Ubuntu no LMDE 64Bits. Principalmente algum daqueles do KDE-look...
Na hora de escolher o tema, pelo terminal, você vai ver entradas duplicadas com as indicações dos respectivos locais, sendo uma automática e a outra manual...

É só para evitar que o usuário escolha errado... A tendência é escolher a entrada automática (ubuntu) e depois ficar com uma tela preta no lugar da animação.

Mas eu sou só um curioso e posso estar errado...

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 20 Abr 2012, 22:56

Jorgebadad escreveu:
PHOENIX90 escreveu:Paulinho1971,

Já te passei o link via MP. (E também estou dando uma sugestão de correção para o seu blog.

Como eu levei um tombo e quebrei um braço, está difícil ser participativo no fórum.

Devo ficar mais alguns dias de "molho"

Um grande abraço a todos!!!
Meus sinceros desejos de pronto restabelecimento, nosso querido Comandante!
"Thx" (Thanks), Jorgebadad, meu amigo...

Faz parte...
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 21 Abr 2012, 08:56

PHOENIX90 escreveu:Então experimenta instalar um tema para Plymouth do Ubuntu no LMDE 64Bits. Principalmente algum daqueles do KDE-look...
Na hora de escolher o tema, pelo terminal, você vai ver entradas duplicadas com as indicações dos respectivos locais, sendo uma automática e a outra manual...

É só para evitar que o usuário escolha errado... A tendência é escolher a entrada automática (ubuntu) e depois ficar com uma tela preta no lugar da animação.

Um abração!!!
Darei referência a isso no tópico e vamos ver o que dizem, como ainda estou meio impossibilitado de fazer esses testes pois a internet que contratei ainda não vieram nem instalar o telefone e ainda terei que esperar o modem pelos Correios, não tenho como fazer usando o modem 3 "G"ritos que aqui no interior onde moro é um fracasso e foi isso que não tinha entendido, então no caso o Plymouth teria que ser instalado como nobre PHOENIX90?

Parece que estou meio voando, pois a dica é do Lex Alexsander http://debianmaniaco.blogspot.com/2011/ ... ueeze.html e como disse não dando para fazer o teste darei a dica no tópico do Mint e verei o que os colegas dizem.

Corrija-me se ainda estiver enganado você está se referindo em instalar o plymouth do ubuntu no LMDE certo? Por exmplo o do Big, é isso?

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 21 Abr 2012, 10:21

Paulinho1971 escreveu:....
Corrija-me se ainda estiver enganado você está se referindo em instalar o plymouth do ubuntu no LMDE certo? Por exmplo o do Big, é isso?

T+
Exatamente.
Afinal, este tópico é sobre a utilização dos pacotes do Big no LMDE 64 Bits....
Podem funcionar normalmente em uma arquitetura 32 Bits e ter comportamento completamente diferente quando postos a rodar em 64 Bits...

Um abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 21 Abr 2012, 11:04

Paulinho1971 escreveu:... Parece que estou meio voando, pois a dica é do Lex Alexsander http://debianmaniaco.blogspot.com/2011/ ... ueeze.html e como disse não dando para fazer o teste darei a dica no tópico do Mint e verei o que os colegas dizem.

T+
Complementando:
Vá ao final do post do Lex Alexsander citado por você e pelo pessoal do Mint e leia-o até o final. Em suas últimas linhas ele (Lex Alexsander) diz:
Atualização: Todos os procedimentos descritos aqui foram testados e são válidos para o kernel default do Debian (no caso o 2.6.32-5-686, se você usa a versão i686); eu instalei a versão mais atual do backports (2.6.39-bpo.2-686-pae) e junto com ela foram atualizados os pacotes linux-base e initramfs-tools e a animação de boot não funcionou (só ficou uma tela preta sem que o sistema inicializasse). Portanto, fiquem atentos!
É a isso que eu me refiro!!! Para o Debian existe uma receita de bolo da vovó. Mas cada neto faz sua própria versão de temperos e recheios...
Fui!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 21 Abr 2012, 15:22

Hum certo, muito bem, agora o tapado abriu os olhos é que uso apenas o epidemic 64-bits os outros todos 32-bits e não sabia desse pormenor agora melhor ainda para postar lá no mint.

E por isso essa recomendação, certo?
Então experimenta instalar um tema para Plymouth do Ubuntu no LMDE 64Bits. Principalmente algum daqueles do KDE-look...

Agora vemos se entendi, no caso de uma plataforma 64-bits a opção correta seria/é a Manual para que possa-se escolher o local adequado que no caso é

/usr/share/plymouth/themes
estou acertando dessa vez?

Valeu PHOENIX90.

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 21 Abr 2012, 19:06

Paulinho1971 escreveu:Agora vemos se entendi, no caso de uma plataforma 64-bits a opção correta seria/é a Manual para que possa-se escolher o local adequado que no caso é

estou acertando dessa vez?

Valeu PHOENIX90.T+
Eh, eh, eh... Tá quase...
É para o caso do sistema ser DEBIAN 64 BITS!!!

Vamos ver as diferenças, para instalar o big-wave do nosso amigo lunimare:

Para Debian-based 64 Bits:
Instalar NA SEQUÊNCIA (fora da sequência o sistema trava):
- v86d
- hwinfo
No Terminal (como Root):
# hwinfo --framebuffer
Ver qual a melhor resolução fora do "X"

Alterar o /etc/default/grub:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="[color=#FF0000]vga=791 nopat i915.i915_enable_rc6=1 quiet splash[/color]" para
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="[color=#0000BF]quiet splash nomodeset video=uvesafb:mode_option=1024x768,mtrr=3,scroll=ywrap[/color]"

e

GRUB_GFXMODE=1024x768
#GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=keep
Alterar o /etc/initramfs-tools/modules:
Vai depender da placa de vídeo de cada um: De acordo com a placa é só descomentar (tirar o # da frente)

# 
#  For Intel: 
# KMS
# intel_agp
# drm
# i915 modeset=1
# 
#  For Nouveau (nVidia): 
# KMS
# drm
# nouveau modeset=1
# 
#  For ATI: 
# KMS
# drm
# radeon modeset=1
#
uvesafb mode_option=1024x768 mtrr=3 scroll=ywrap
No terminal, como root (não use o sudo!!! Faça o "sudo su"):
# echo FRAMEBUFFER=y | tee /etc/initramfs-tools/conf.d/splash
e
# update-grub2
# update-initramfs -u -v
(É O CONTRÁRIO DUMA DISTRO UBUNTU BASE - Mint que não seja LMDE)

Após instale UM DE CADA VEZ:
- plymouth
- plymouth-drm
- plymouth-x11

Mova o arquivo descompactado big-wave para

Vá no diretório do tema e altere arquivo big-wave.plymouth (texto) para que os caminhos correspondam à instalação Debian.

Rode
# /usr/sbin/plymouth-set-default-theme --list
Para ver os temas instalados. O big-wave deve aparecer.

Escolha o big-wave:
# /usr/sbin/plymouth-set-default-theme big-wave

Finalmente, rode:
# update-initramfs -u -v

Para uma Distro Ubuntu (32 ou 64 Bits):

Como eu já comentei no outro post:

~$ sudo update-alternatives --install /lib/plymouth/themes/default.plymouth default.plymouth /lib/plymouth/themes/big-wave/big-wave.plymouth 200

~$ sudo update-alternatives --config default.plymouth

~$ sudo update-initramfs -u -v

~$ sudo update-grub
Não consigo ser mais claro. Desculpe...
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 21 Abr 2012, 19:38

Entendi sim, mas ainda tem um pormenor para o meu caso, que tenho o LMDE 32-bits e nesse caso possivelmente não terei os problemas certo?

E um outro pormenor, creio que já deva ter visto a maneira que o BigBruno indica para instalar aplicativos do BL em outras distros (inclusive Debian) que estão no site do Big, viu? Se sim, em uma instalação limpa desse LMDE 32-bits adicionando esses repositórios da forma como especificada lá é minha intenção de teste (claro quando minha net tiver cacife para isso) pois a versão que tenho do LMDE ainda é a mais antiga e a nova ainda está em RC não quero arriscar com ela.

Obrigado pela excelente aula caro comandante PHOENIX90!

Melhoras!!!

T+
(Autor desconhecido)

Imagem

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 22 Abr 2012, 10:58

Paulinho1971,

Minha sources.list é a seguinte:
deb http://debian.linuxmint.com/latest/multimedia testing main non-free
deb http://debian.linuxmint.com/latest/security testing/updates main contrib non-free
deb http://packages.linuxmint.com/ debian main upstream import
deb http://debian.linuxmint.com/latest testing main contrib non-free
deb http://biglinux.c3sl.ufpr.br/packages oneiric main
Ou seja, eu usei a recomendação do BIGBRUNO.

Porém... DEBIAN NÃO É UBUNTU!!!

Instalei os pacotes um-a-um e alguns necessitaram retrabalho para funcionarem.

Assim, sendo LMDE - mesmo que 32 Bits, tenha muita paciência para reescrever alguns dos scripts do Big para que eles funcionem...

Cada caso é um caso específico...

Abraços!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 22 Abr 2012, 11:32

Olá meu caro comandante PHOENIX90,

Bem sei sobre a sua recomendação sobre Debian não é Ubuntu uso uma distro que ainda é mal vista por usuários ubuntus veja por si só http://forum.siduction.com.br/ ou http://www.siduction.org/ é um Debian sid (dito Instável) com muitas recomendações, mas que otimizado para desktop uma excelente distro também, mas como disse um pouco temida pela maioria devido ter pacotes Debian instáveis.

Já estou um pouco calejado nisso por isso fiz a sugestão do LMDE (risos) apesar de ainda ser (a meu ver) iniciante no Linux sou curioso mais que iniciante hehehe tamos ai para essa experiência aguarde...

Quanto aos pacotes terei cuidado sim e, por isso aproveitando a espera da instalação da internet estou lendo tudo o que posso e encontro sobre esses scripts

T+
(Autor desconhecido)

Imagem

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 05 Mai 2012, 08:09

Olá Comandante PHOENIX90,

Como anda essa força, creio que até segunda-feira esteja abrindo novo tópico com o assunto, mas como o meu caso é 32-bits creio que será bem menos dolorosa a inserção, mas conto com sua presença e dicas pois se não fosse voçê jamais teria a coragem dessa tentativa.

Abraços,
Paulo

T+
(Autor desconhecido)

Imagem

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 05 Mai 2012, 22:16

Creto (Paulinho1971),

Você vai ver que, para 32 bits, é deitar e rolar, exceto...
big-skel conflita com mint-meta-common (nas configurações do Firefox) > você deverá fazer o "merge" (mesclar as duas configurações) na unha...
bigbind instala dois pacotes do bind9 que dão problema na configuração do LMDE. Deixei fora...
bigcontrolcenter-hardware-printer depende do inkblot que não está no repositório do mint

e outras poucas coisas que são fáceis de resolver...

Estou no aguardo...

(aqui, já estou na 11ª tentativa de gerar uma ISO com o kdm no lugar do gdm3 e sempre dá problema. Até rodar como LiveDVD vai, mas para instalar não consegui ainda...)
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 05 Mai 2012, 22:24

Ah... e antes que eu me esqueça:

O wine (se você ainda for dependente do Rwin) tem que ser baixado do repositório do towo para o aptosid:

# secure APT - apt-get install frickelplatz-archive-keyring frickelplatz-keyring frickelplatz-keyrings
# deb http://frickelplatz.de/debian/ sid main contrib non-free
Um abração, e boa sorte!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 08 Mai 2012, 14:16

Olá caros amigos,

Esse final de semana me prendeu mais do que esperado e apenas nesse momento estou voltando a ativa (heheh) então terá um pouco de atraso, mas entendi as recomendações iniciais. E quanto ao wine, hehe, não obrigado, o que tem no Linux me atende bem.

Valeu e espero que até amanhã já deva ter alguns pedidos a fazer.

T+
(Autor desconhecido)

Imagem

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”