BigLinux Mint-Debian Edition 64Bits

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

PHOENIX90
BIG MAN

BigLinux Mint-Debian Edition 64Bits

Mensagem por PHOENIX90 » 11 Abr 2012, 23:01

Pessoal,

Uma semana antes da Páscoa estive no Rio de Janeiro.
O Edifício Central, na Av. Rio Branco possui quatro andares de lojas de informática e, passeando, encontrei um notebook que, em outras lojas (incluindo a FNAC da Barra) custava mais de R$ 4.500,00.
Nessa loja, ele estava 21,11 % mais barato em virtude de um pequeno arranhão de 0,5cm na moldura da tampa.
Comprei em 10x sem juros.
É um ASUS N73SV:
- QuadCore Intel i7-2670QM 2,20GHz 2ª Geração
- 8GB de RAM
- 2 HD de 500GB = Total 1TB
- 1 Porta USB 3.0 + 3 Portas USB 2.0
- Placa NVidia GeForce GT-540M 2GB

Ele tinha instalado o Rwin7 64Bits Pro.

Tinha... :) :) :) Levei este tempo todo para configurá-lo de acordo com meu gosto.

Pelo que pude observar, alguns colegas tem perguntado a respeito de uma versão 64 Bits. Eu mesmo já usava o kernel-pae (Phisical Address Extension) para gerenciar os 4GB de RAM do Acer.
Considerando que:
- TODOS os processadores/placas-mãe, desde os últimos Pentium III até os atuais Dual-Core, Core-2-Duo e Quad-Core são 64 bits;
- que graças à Canonical, com sua recomendação para baixar a versão 32 bits, juntamente com a M$ e seu RWin, estão fazendo com que quase todos usem suas máquinas abaixo da capacidade ideal; e
- com o fim do Big -como Distro
- se aproximando, resolvi ser audacioso.

Baixei o LMDE 64Bits 201109 e instalei. Particionei os HD da seguinte forma:
sda1 = 200GB, sda2 = 280GB sda3 = swap de 20GB e sdb1 = 500GB
Instalei o Mint Debian Edition 64 na sda1.
Coloquei todos os pacotes do Big 11.10 na sda2.
Transferi todos os arquivos pessoais do antigo Acer 7720 para a sdb1.

Instalei os pacotes plymouth, kdm e plasma-desktop, considerando os pacotes recomendados como dependências do repositório do Mint.
Reiniciei e fui instalando os pacotes do Big um a um, observando se os mesmos tinham algum problema e usando o Synaptic para resolver os poucos conflitos.
Removi o gdm3, deixando o kdm em seu lugar.
Reiniciei já no KDE 4.7.4 e fui instalando aquilo que o Mint não tem por padrão e o Big sim (Kate, Inkscape, alguns plugins do GIMP, etc.)
Após, editei manualmente diversos arquivos de configuração para que retratassem a real situação da máquina (kdm como gerenciador padrão, big-wave como tema do Plymouth, bigcontrolcenter-gtk-styles (agora abre o gtk-chtheme, já que o systemsettings do KDE é incompatível com as bibliotecas gtk3, etc.)

Por fim, instalei o metapacote UpdatePack4.

Resultado final:
Minha experiência prova, sim, que é possível:

- Criar o BigLinux Mint-Debian Edition 64Bits!!!
- Manter o BigLinux vivo e muito bem de saúde!!!

Um grande abraço a todos!!!

PS: Para verificar se a CPU do seu computador tem suporte a 64 Bits, abra o Terminal:
>$ grep flags /proc/cpuinfo

Vai aparecer um monte de palavras que determinam a capacidade da CPU. Procure por:

lm = significa Long mode cpu - 64 bit CPU
tm = significa Protected mode - 32-bit CPU
rm = significa Real Mode - 16 bit CPU
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

Jorgebadad
Big Moderador!

Re: BigLinux Mint-Debian Edition 64Bits

Mensagem por Jorgebadad » 12 Abr 2012, 00:20

Colega!

Nunca consegui instalar o Debian no meu netbook, com procesador AMD Athlon Neo 64 bits;

Por incrível que pareça, há uma pequena diferença do desempenho usando distro 32 bits e 64 bits, nesta última fica um pouco mais rápido o sistema, e com um processador de 1,6 GHz, essa pequena diferença faz uma grande diferença!

Quem sabe seja a saída para dar mais fôlego ao Big Linux, tomar como base o Debian, já que o ubuntu faz isso...

Parabéns!
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 12 Abr 2012, 07:40

hahaha Eu sabia que estando aqui, ali, acolá, e sempre desculpe-me o plagio amigo PHOENIX90, sendo sempre audacioso nos meus contatos e atitudes sabia que alguma coisa iria se gerar do contato que fiz a uns dias atrás, lembra?
Com alguns livros uns que adquiri e um outro me dado por um amigo linuxers, fico matutando coisas, porém como disse, sou audacioso mas ainda não tão seguro sobre o linux e sabia que tinha ido a pessoa certa. (alguns devem não estar entendo patavinas)

(desculpem o bordão infame, mas...) Eu sabia caro PHOENIX90 que iria descobrir alguma coisa muito boa para o nosso grande BigLinux, mas fica a pergunta: Isso quer dizer que o BL pode ter vida looooonga mesmo?

Parabéns e obrigado pela dedicação e compartilhar conosco essa excelente descoberta.

Um viva ao PHOENIX90!!!!
:D :D :D :D :D
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

zorzo
BIGGER

Mensagem por zorzo » 12 Abr 2012, 08:52

Parabéns pela iniciativa PHOENIX90! :D :D Pelo visto, temos muito a comemorar pelas últimas mudanças criadas pelo BIGBRUNO com seus panéis em BigBashView.

Gosto muito de ver o que está acontecendo e fiquei curioso: o sistema ficou com a cara do Big? Se não for pedir muito, posta uma screenshot pra matar minha curiosidade!

Grande abraço,
O homem inteligente aprende com seus próprios erros. O homem sábio, aprende com os erros dos outros. (Platão)

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 12 Abr 2012, 17:40

Jorgebadad escreveu:Colega!

Nunca consegui instalar o Debian no meu netbook, com procesador AMD Athlon Neo 64 bits;

Por incrível que pareça, há uma pequena diferença do desempenho usando distro 32 bits e 64 bits, nesta última fica um pouco mais rápido o sistema, e com um processador de 1,6 GHz, essa pequena diferença faz uma grande diferença!

Quem sabe seja a saída para dar mais fôlego ao Big Linux, tomar como base o Debian, já que o ubuntu faz isso...

Parabéns!
Jorgebadad, há diferença sim!!!
E MUITA!!!
Hoje pela manhã, particionei pela metade a sda1 e instalei na nova partição o BigLinux 11.10 original.
Na inicialização do sistema a diferença foi em torno de 2 segundos.
Porém, no controle da temperatura, o 64Bits ficou, em média 8 graus abaixo.
E, abrir um BrOffice Writer em 3 segundos sem nenhum tweak é o meu sonho de consumo realizado.
Sem falar no GIMP, na velocidade de acesso à internet com o modem 3G, etc.

Não sei se você conhece a suíte de teste Phoronix. Inclusive no repositório do Mint tem ela para ser instalada.
Mas no site deles tem um artigo (em inglês) comparando o a velocidade do Ubuntu com o kernel 32 Bits, o 32-pae e o 64 Bits na mesma máquina, inclusive rodando jogos.

Se interessar, aí vai o link:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=a ... _pae&num=1

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 12 Abr 2012, 17:48

zorzo escreveu:Gosto muito de ver o que está acontecendo e fiquei curioso: o sistema ficou com a cara do Big? Se não for pedir muito, posta uma screenshot pra matar minha curiosidade!
Grande abraço,
zorzo,

Para satisfazer a curiosidade de todos:
Tema da Área de Trabalho BigLinux50
Cores do Sistema BlueSora (do KDE-looks)
Resolução 1600x900
Botão do Kickoff - biglibbuttonblue1 (criação minha em cima do defcon do lunimare)

https://picasaweb.google.com/lh/photo/h ... directlink
(No canto superior direito da imagem no Picasa tem uma lupa = clica nela para aumentar a visualização)
Abri a alteração de estilo gtk para verem como ficou, já que com a saída do gtk2 o KDE ainda não foi totalmente integrado ao gtk3.

Um abração a todos!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 12 Abr 2012, 17:58

Paulinho1971 escreveu:hahaha Eu sabia que estando aqui, ali, acolá, e sempre desculpe-me o plagio amigo PHOENIX90, sendo sempre audacioso nos meus contatos e atitudes sabia que alguma coisa iria se gerar do contato que fiz a uns dias atrás, lembra?
...
:D :D :D :D :D
Eh, eh, eh... Não sei se é tanta dedicação assim, Paulo...
Enquanto minha mulher ainda não está aposentada, eu tenho que arrumar algo para passar o tempo...
Vida de aposentado dá nisso!!!

"By the way", o LMDE já vem com o Compiz instalado. Foi mamão com açúcar baixar os módulos para o KDE e colocar para funcionar, em testes. Após voltei ao Kwin padrão.

E, como tem o LMDE com XFCE verifiquei no repositório e tem a possibilidade de instalar o xfwm. Não o fiz pois este novo computador tem memória sobrando (e é expansível até 16GB)...

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

zorzo
BIGGER

Mensagem por zorzo » 12 Abr 2012, 18:03

Ficou ótimo PHOENIX90! /ok
São as facilidades do nosso bom e velho BIG, em 64bits, num Mint com base Debian. Simplesmente demais!

Obrigado por compartilhar conosco seus voos pelo Software Livre e nos dar uma "carona" no seu cockpit!

Grande abraço.
O homem inteligente aprende com seus próprios erros. O homem sábio, aprende com os erros dos outros. (Platão)

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 12 Abr 2012, 19:25

PHOENIX90;

Não conhecia esse teste, obrigado pelo link, muito interessante o resultado obtido; eu sabia que precisava uma distro 64bits no meu net...

Abraço!
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 12 Abr 2012, 22:06

Paulinho1971,

Antes que eu me esqueça, por favor, já que lá você é moderador (Creto), corrija as instruções no Forum do Mint-Brasil-LMDE para instalação do Plymouth e seus temas.
O Debian é diferente do Ubuntu e eles não são compatíveis.
o Ubuntu instala os temas em /lib/plymouth/themes
o Debian instala os temas em /usr/share/plymouth/themes

e tem mais algumas algumas instruções diferentes (e que funcionaram para mim) que permitem instalar temas do Ubuntu no Debian:
http://wiki.debian.org/plymouth

Desculpe o incômodo...
Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 13 Abr 2012, 22:59

Bem,
Após os testes em que a versão 64Bits deu um verdadeiro banho na 32Bits, instalei o kernel 32Bits-pae. Melhorou bastante, mas a 64Bits é imbatível em termos de velocidade.
A estabilidade do sistema, sabendo-se o que se está fazendo, é primorosa.

Assim, deletei a partição de testes (onde havia instalado o Big32 e 32-pae) e a reincorporei à sda1, que voltou a ficar com os 200GB iniciais.

Feito isso, converti o sistema instalado para realmente ser um KDE:
- Removi completamente (com os arquivos de configuração) o gdm3
- Removi o MATE, o Gnome3 e o Cinnamon.

Deixei as bibliotecas gtk, pois ainda estou identificando quais as que são realmente necessárias ao Big.

Uma coisa que não foi possível instalar foi o pacote kdesktop-environment do Big.
Ele é 32Bits e o sistema se recusa a instalar....
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 13 Abr 2012, 23:09

Continuando:

Um dos diferenciais do Big são as alterações no skel e no initrd causados pelas alterações dos scripts.

Assim, pus mãos à massa:
Mandei o ark descompactar os pacotes .deb e seus "sub-pacotes" data e control.

Não perdi muito tempo pois já havia aprendido o método quando eu converti o Big5RC2 para o Oneiric e tentei, com meu mau português, passar um pouco daquela experiência aos companheiros do Forum.

Peguei os pacotes que deram problemas, descompactei-os e, usando o kate em modo avançado, como root, inseri as modificações (linhas dos scripts) do Big, nos scripts originais de 64bits do LMDE.

Finalizei com um $> sudo update-initramfs -u -v && update-grub

e corri para o abraço!!!

Acreditem-me. Valeu a pena as duas semanas de trabalho!!!

PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 16 Abr 2012, 18:48

PHOENIX90 escreveu:Paulinho1971,

Antes que eu me esqueça, por favor, já que lá você é moderador (Creto), corrija as instruções no Forum do Mint-Brasil-LMDE para instalação do Plymouth e seus temas.
O Debian é diferente do Ubuntu e eles não são compatíveis.
o Ubuntu instala os temas em /lib/plymouth/themes
o Debian instala os temas em /usr/share/plymouth/themes

e tem mais algumas algumas instruções diferentes (e que funcionaram para mim) que permitem instalar temas do Ubuntu no Debian:
http://wiki.debian.org/plymouth

Desculpe o incômodo...
Um abração!!!
Olá grande PHOENIX90, ainda não muito ativo aqui e sinto por demorar em responder vi apenas hoje.

Um amigo que poderia lhe auxiliar nisso
corrija as instruções no Forum do Mint-Brasil-LMDE para instalação do Plymouth e seus temas.
É o hugoleal85 eu não tenho como ajudar na correção, mas se você indicar o link posso pedir a um amigo lá.

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 19 Abr 2012, 20:04

Paulinho1971,

Já te passei o link via MP. (E também estou dando uma sugestão de correção para o seu blog.

Como eu levei um tombo e quebrei um braço, está difícil ser participativo no fórum.

Devo ficar mais alguns dias de "molho"

PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 20 Abr 2012, 18:36

Certo meu caro PHOENIX90, Mas confesso que li e reli a dica do RWeu lá e não encontrei nada errado???

E ademais fui ao link por ele indicando o arquivo que ele transcreve a mesma dica e lá consta a pasta

Código: Selecionar todos

usr/share/plymouth/themes
Como pode ser visto aqui: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/plymouth

Deixei passar alguma coisa?

T+
(Autor desconhecido)

Imagem

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”