Problemas desligar, reiniciar, etc

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

lacastelos
BIGzinho

Problemas desligar, reiniciar, etc

Mensagem por lacastelos » 29 Jan 2012, 17:27

:?: :x :?:
Boa tarde pessoal. Sou novo aqui no forum e estou precisando de uma ajudinha.

Instalei o BigLinux 11.10 (5) final em meu notebook, um Presario C500. O fato é que estou com problemas para desligar e/ou reiniciar o computador.

Na tela do grub editei sua entrada inserindo ao final da linha contendo a palavra linux a expressão: "acpi=force", até então o computador não desligava enquanto eu não segurasse a tecla de desligar do mesmo. Agora até deliga, mas gasta-se um tempo enormeeeee para isso. Já o reiniciar, parece não funcionar mesmo, se funciona, o tempo de espera é muito maior ainda.

Alguém tem alguma solução ou mesmo dica para meu problema?

Agradeço

Luiz

BIGMARCOS
BIGzinho

Mensagem por BIGMARCOS » 29 Jan 2012, 17:40

Boa Tarde,

Quando você fez a instalação do seu BigLinux usou logo a opção de instalar o rodou o sistema para testar o seu notebook e hardware, porque você poderia inicializar o o sistema pelo live-dvd, testar sem instalar e ver se usando a opção de desligar e reniciar acontece a mesma coisa, outra coisa é você conferir o dvd, é sempre bom gravar com a velocidade 4, abraço.
BIGLINUX UMA LIBERDADE ACIMA DO NORMAL!!!

lacastelos
BIGzinho

Re: Problemas desligar, reiniciar, etc

Mensagem por lacastelos » 29 Jan 2012, 17:45

Olá BIGMARCOS, eu realmente instalei diretamente o BigLinux 11.10. E o DVD foi gravado sim em baixa velocidade. Tudo funcionou mil maravilhas até que pedi para desligar. Até agora foi o único problema que constatei.

Agradeço sua atenção.

BIGMARCOS
BIGzinho

Mensagem por BIGMARCOS » 29 Jan 2012, 17:52

Olá lacastelos,

Como te falei faz o teste que te disse, roda o dvd sem instalar só testar e ver se ele reniciar e desliga normalmente, caso dê certo alguma coisa saiu errado na hora da instalação.
BIGLINUX UMA LIBERDADE ACIMA DO NORMAL!!!

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 29 Jan 2012, 20:18

lacastelos escreveu::?: :x :?:
Boa tarde pessoal. Sou novo aqui no forum e estou precisando de uma ajudinha.

Instalei o BigLinux 11.10 (5) final em meu notebook, um Presario C500. O fato é que estou com problemas para desligar e/ou reiniciar o computador.

Na tela do grub editei sua entrada inserindo ao final da linha contendo a palavra linux a expressão: "acpi=force", até então o computador não desligava enquanto eu não segurasse a tecla de desligar do mesmo. Agora até deliga, mas gasta-se um tempo enormeeeee para isso. Já o reiniciar, parece não funcionar mesmo, se funciona, o tempo de espera é muito maior ainda.

Alguém tem alguma solução ou mesmo dica para meu problema?

Agradeço

Luiz
lacastelos, primeiramente, bem-vindo ao Big-Fórum!!!

Já tive esse problema em abril do ano passado no início dos testes do RC1.

Meu problema e a solução que adotei e até postei aqui foi o seguinte:

http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... 863#p71863

Veja as soluções, os prós e os contras.
Às vezes, apenas os comandos abaixo:
# sudo chmod 4755 /sbin/shutdown
e
# sudo ln -s /sbin/shutdown /bin
resolvem seu problema.

As explicações completas estão no link acima.

Espero ter auxiliado. Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

lacastelos
BIGzinho

Mensagem por lacastelos » 30 Jan 2012, 09:11

Bom dia BIGMARCOS e PHOENIX90.

Primeiramente obrigado pelas boas vindas PHOENIX90.

Agora, vamos aos fatos: BIGMARCOS, testei com o live-DVD, o problema é exatamente o mesmo, ou seja, o computador até desliga, mas demanada ainda um tempo longo para tal.

PHOENIX90: executei os comandos sugeridos, mas infelizmente não diminuiu o tempo de espera.

Em breve postarei a saida que recebo na tela, e se puderem me ajudar serei muito grato.

Contudo já agradeço a disposição de ajudar que recebi até agora.

Att,

Luiz

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 30 Jan 2012, 20:24

Beleza, lacastelos.

Você tentou somente os dois comandos que eu passei em sua resposta ou tentou os outros do link que postei???

Por via das dúvidas, vou repetir a dica completa para você:
Existem comandos alternativos para as funções desligar e reiniciar. Vejamos:

1 - No Terminal (Konsole):
sudo init 0 = Altera a init que você está utilizando e por padrão no Linux a init 0 é desligar o PC.
sudo halt = Força os processos a serem fechados de qualquer jeito para desligar.
sudo shutdown -h now = Fecha todos os processos adequadamente antes de desligar.
sudo shutdown -r now = Todos os programas e daemons são encerrados e o sistema é reiniciado.

2 - No Teclado
ALT+PrintScreen+Letra O = Desliga o computador.
ALT+PrintScreen+Letra B = Reinicia a máquina.

Em ambos os métodos o desligamento ou reinicialização gira em torno de 3 segundos, com algumas desvantagens de ordem prática:
No primeiro caso, temos que abrir o Terminal, digitar o comando e depois colocar a senha. Gastando-se (no meu caso), em torno de 15 a 20 segundos para essas ações, somados aos 3 segundos da execução do processo, torna nula a vantagem do desligamento rápido.
No segundo caso, as combinações de teclas equivalem ao comando "halt" e forçam os processos a serem fechados de qualquer jeito para desligar ou reiniciar, o que não recomendo pois há casos nos foruns de outras distribuições reportando problemas no fstab.

Os comandos que atendem aos requisitos de segurança e estabilidade do sistema são os seguintes:
#shutdown -h now = Fecha todos os processos adequadamente antes de desligar.
# shutdown -r now = Todos os programas e daemons são encerrados e o sistema é reiniciado.

Para rodá-los em modo gráfico o Big tem o "bigsudo" (que é uma mão-na-roda), mas mesmo assim requer que se digite a senha, o que também nos faz perder tempo.

Então, parti para a "mudança de hábito":

1 - Clicar com o botão direito no ícone do Big na Barra de Tarefas e escolher "Editar Aplicativos".
2 - Menu Arquivo > Novo Submenu. Na Janela que abrir, digitar um nome. Eu escolhi "Saída Rápida" e coloquei o ícone "application-exit" (está no menu drop-down à direita em "Ações").
3 - Criar, dentro deste submenu, o item "Desligamento Rápido" colocando o comando "shutdown -h now".
4 - Criar, dentro do mesmo submenu outro item "Reinício Rápido", colocando o comando "shutdown -r now".
5 - Escolher os ícones para cada um deles. Eu coloquei os mesmos ícones originais do tema de ícones do "Kickoff".
6 - Salvar e fechar o Editor de Menus do KDE.

Para resolver o problema da digitação da senha:

Abra o Terminal e digite:
# sudo chmod 4755 /sbin/shutdown
O comando chmod é executado pra dar permissão para usuário normal poder executar o comando "shutdown" (o 755 determina que o arquivo é executável e o 4 na frente é que dá permissão a todos os usuários normais poderem executar o comando "shutdown".

Em seguida, como usuários comuns não tem permissão para acessar a pasta /sbin, é necessário criar um link para o programa shutdown. Para isso utilize o seguinte comando:
# sudo ln -s /sbin/shutdown /bin

Pronto!

Agora é testar e se habituar a desligar indo em Kickoff > Aplicativos > Saída Rápida ao invés de ir em "Sair".

OBS: Este método não altera a velocidade as opções normais de saída do Kickoff.
Tentou o descrito acima também???

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

clodoaldops
MUITO BIG

Mensagem por clodoaldops » 31 Jan 2012, 01:47

-tive o mesmo problema no meu itautec...qdo testei o live-dvd tudo estava ok... tanto desligar , qto reiniciar... mad qdo instalaei no hd deu pau!
-agora uso o " sudo poweroff " ou o " sudo reboot " p/ desligar e reiniciar
-vou instalar no desktop p/ ver se o problema se mantem

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”