Big Linux 4 Beta 2 disponível para download!

Período que os dinossauros habitavam a terra.

Moderador: Moderadores

anjocinzento
BIGzinho

Mensagem por anjocinzento » 17 Ago 2007, 23:18

Testei o Beta 1... e agora testei o beta 2...
PROS:
- Novo dsigner ta de parabens
- Td parece mais bunito e facil quanto antes!

CONTRAS:
- Os icones de rede não mostrão o estado real da coneção... mais td funciona normal...

---------------------------------------------------------------------------

Ainda não instalei no HD, pretendo fazer isso semana que vem, o bom é qe da pra instala em cima do 3.2.... msm assim axo ki vo formata msm.
vamo ve no que que dá! :mrgreen:

big-legal
BIG

Mensagem por big-legal » 17 Ago 2007, 23:52

ainda nao entendi pq apos instalar o driver da nvida pelo konsole no beta2 tem que criar os links das libs libGL.xx manual, ja que no beta1 nao precisava disso. e ainda no beta2 tem que dar o comando xhost + toda verz que ligar o pc (criar scripts ou autostart do kde nao eh legal) no beta1 nao tinha nada disso!!! vamos procuar solucao pra isso meu povo.

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 18 Ago 2007, 00:01

big-legal, O corrigir-libgl é para manter funcional os drivers do Xorg junto com os nVIDIA e ATI.

big-legal
BIG

Mensagem por big-legal » 18 Ago 2007, 00:04

anjocinzento

usa o knemo, basta dar um clique com o botao direito em cima do icone da rede que fica la embaixo do canto direito da tela, -->configurar knemo > marcar (por padrao vem desativado) -->use knemo para monitorar suas interfaces e pronto, aki funfa direitinho .

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 18 Ago 2007, 00:32

mdfernan,
nao sei qual é a resolução máxima do meu note, só sei que é wide screen.

Bruno,
Tentei diversas configurações diferentes e o monitor só mostra imagem da metade pra baixo.

Continuo usando driver vesa.
Abraços
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

clayzanfolin
Usuário BIG

Mensagem por clayzanfolin » 18 Ago 2007, 00:45

Olá!
Parabéns! Pelo lindo trabalho que vem sendo feito no Big Linux 4.

Vamos em tão para o meu único problema, é com a placa de som “Sound Blaster Live 5.1” ele esta com um ruido, mas eu já encontrei o problema é que
a opção “analógico/digital” esta ativada e a saída “ac97” esta com o volume alto. E só iniciar o kmix em root e desativar “analógico/digital” e abaixar o lolume do“ac97”.
É simples mas e interessante se estes problemas focem sanados.
Agora uma sugestão é que o “klipper” iniciasse junto com o kde, pois ele é muito importante para o processo de copiar, recortar e colar no KDE.
Até!

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 18 Ago 2007, 00:48

Consegui uma configuração legal aki com o monitor em 100 hz e a resolução da letra "k", isto é, 1280x800, mas ainda em vesa.

Helio Neto
BIG! BIG!
Contato:

Mensagem por Helio Neto » 18 Ago 2007, 05:12

Rodei o LiveCD e instalei sem maiores problemas num Sempron3200/Asus M2NPV-VM (onboard: GeForce6150, som hda_intel e rede nVidia), PlayTV Mpeg2, HD SATA2 320 + ATA 160. Rapidamente, o que deu para anotar:

1- O som foi detectado e funciona bem, mas:
- O Kmix não aparece automaticamente na barra;
- Mesmo rodando manualmente, o ícone dele na barra fica com um sinal vermelho;
- Depois do wizard de configuração inicial abrir o TVtime para testar a TV, o som ficou distorcido.
2- Pendrive monta sem problemas e a codificação de acentos nele (em FAT) não teve problemas, ficou igual no Big3. Só que o ícone dele às vezes aparece no desktop, às vezes aparece na barra.
3- O mesmo problema que todos estão tendo com a falta de permissão para o root no X.
4- Experimentei abrir aquele menuzinho que aparece ao clicar no botão de reiniciar, depois de entrar em fechar sessão, onde dá para escolher o sistema a ser reiniciado como no menu do grub. No Big3 isto não funcionava (rebootava do mesmo jeito), agora no 4 se selecionar algo por este menu, simplesmente o sistema não reinicia nem desliga mais de maneira nenhuma pelo KDE, a única saída é dar um 'sudo reboot'. Péssimo para leigos que forem experimentar reiniciar desse jeito.
5- Vários pequenos erros ortográficos que escaparam no Big3 e continuam não corrigidos no 4. O painel de servidores tem um monte.
6- O painel Big ficou menos intuitivo e perdeu opções importantes. Cadê a configuração dos serviços? Também tentei mudar manualmente o fstab para experimentar montar partições com codificações diferentes, mas o fstab é reescrito automaticamente no boot e não há mais a opção de desabilitar isso via painel.
7- O joystick comum continua com o mesmo problema do Big 3.
8- Não pude ainda instalar com partição home separada para testar isso no 4, mas no 3 a "Pasta Compartilhada" era criada na partição raiz, e isso é um grande erro. Ela tem que ficar na mesma partição onde estão os homes, senão não faz sentido.
9- O Klipper realmente tinha que já vir ativo, fica impossível usar o KDE direito sem ele (outra impressão péssima para leigos).

briol
Contribuidor BIG

Re: Big Linux 4 Beta 2 disponível para download!

Mensagem por briol » 18 Ago 2007, 08:10

Qual é a versão do Kernel do Big4?

BIGBRUNO escreveu:Finalmente está disponível para download o Beta 2 que deve ser o ultimo antes da versão final, portanto é importante fazer muitos testes.

As principais mudanças do Beta 1 para o 2:

- Instalador corrigido, agora funciona até para fazer uma instalação sobre o Big Linux 3.0 sem formatar.

- TDE removido.

- Inclusão de dicionário português/inglês. (Stardict)

- Inclusão de programas para estimular exercícios de matemática.

- Inclusão de um tutor de digitação (Klavaro).

- Correção do painel de adicionar usuários que após adicionar um usuário parava de funcionar.

- Inclusão do driver mais recente da nVIDIA, com opção de escolha de versão durante o boot.

- Melhorias no configurador de design Big-Desktop e agora passou a vir com 7 temas pré instalados.

- Atualização do driver rt73, agora compatível com placa wireless USB D-link.

- Melhorias no painel de conexão discada.

- Alteração nas configurações para evitar que o live CD inicie com o som mudo.

- Troca de codificação de ISO-8859-1 para UTF-8.

- Diversas melhorias na parte de multimídia, inclusive com service menu para converter vídeos para o formato MP4, grande parte dessas melhorias foi feita pelo frequentador do fórum: klaos.

- Corrigidos os pacotes SDL.

- A parte de servidores foi trocada por um painel em Python e passou a ser mantida pelo usuário do fórum: N3RD3X

- Inclusão do Compiz-Fusion e das bordas Emerald,

- Atualização do TCL/TK e do Amsn.

- Mudanças no Bootsplash.

- Dezenas de pequenas correções espalhadas pelo sistema.

Problemas já detectados:

- Se instalar utilizando o Lilo o fsck passa a acusar problemas na partição, alguém tem idéia do que pode ser isso?

- Painel de atualizações está desativado.

- Manual Big precisa ser atualizado.

- Audacity com alguns bugs.

- Avidemux não está funcionando a tradução para português.

- O terminal em modo texto no Live-CD não está fazendo login automaticamente precisa utilizar o login biglinux e a senha big.

Ajudem o Big Linux

Após esperar 15 horas para o upload chegar em 92% e a conexão cair e ter que esperar um amigo enviar resolvi deixar uma pergunta, algum usuário do Big Linux por acaso não é diretor da Brasil Telecom ou do Link Express Brasília ou algo parecido?

Pois são os 2 tipos de conexão disponíveis para cá, porém estão disponíveis apenas com velocidade baixa e já cansei de ligar no suporte perguntando se já tem um plano com conexão melhor, enviar 700 MB a 11 kb/s e ainda ter problema no envio não é nada animador, portanto se você é de uma das duas empresas e pretende ajudar o Big Linux, essa é a hora :wink:

Link para Download e MD5Sum:

Link: http://www.biglinux.com.br/BigLinux4-Beta2.iso
Tamanho: 700.1 MB (Grava normalmente em CD, o 0.1 não chega a atrapalhar).
MD5Sum: fa4824d3fc74e9c9ea92a90e3610bd85
[/b]

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 18 Ago 2007, 11:36

BigBruno, Comunidade!!!
Nao consigo assistir dvd no bl4. No caffeine a imagem fica embaralhada. No Mplayer nem abre a midia. Já baixei os codecs e plugins. Será mais um prob com a resoluçao do meu note?
Ainda nao testei o bl4b2 no meu desktop, pois o monitor está no conserto :P
Abraços a todos.
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

rtorma
BIGzinho

beta 2

Mensagem por rtorma » 18 Ago 2007, 12:46

Ola, quero parabenizar pelo belo trabalho junto com o bi linux 4, venho acompanhando o trabalho e neste resolvi ajudar para um bom desenvolvimento desta versão.
Num primeiro teste verifiquei que:
1. A letra g do teclado não funciona depois de confiurar
2. Na hora do particonamento abre um monte de janelas
3. o parted trava com partições lo icas acima de 5
4. o synaptic não funciona
5. não se ve a instalação com o quinto tema
6. não tem mais o LTSP como no Beta 1
7. o menu após a instalação ficou muito ruim
8. no particionamento abre 2 janelas indicando que tem a midia no driver
9. o botao sair não funciona, trava o computador
Vou verificar mais ok

paulo roberto silva
BIG! BIG!

Mensagem por paulo roberto silva » 18 Ago 2007, 17:39

Testei 0 BigLinux 4.0 b2 no meu notebook e, agora, no meu PC desktop da assinatura. Está ficando muito bom mesmo! Gostaria de saber pq as partições NTFS não estão sequer abrindo via LiveCD (não instalei no agadê ainda) se a escrita em NTFS está devidamente ativada no BigConfigurador. A minha única partição FAT32 (área de transferência) abre normalmente. Parece que o LiveCD roda meio instável travando e surgindo a msg: Serviço > '/home/biglinux/.kde/share/apps/kicker/Pasta Pessoal.desktop' está mal formatada. Aí, não abre quase nada!
Abraço.
ATHLON XP 2000+ | ASUS A7S333 | PC 2100-DDR 266 Mhz 768 MB |GeForce2 64 MB |WinXP PRO +BigLinux4.2+ Ubuntu 9.04

hailton.santos
Semi-BIG

sugestao

Mensagem por hailton.santos » 18 Ago 2007, 19:00

oi... nao sei se o que vou sugerir eh besteira, por isso me perdoem se for.
1. seria bom se o big viesse com um utilitario tipo APTONCD.
2. acho q programa de matematica e digitacao eh pura enrolacao e ocupacao de espaco...
3. ate a Beta1, no synaptic nao consegui fazer o programa ler a partir do CD/DVD (dava msg de erro)
4. nao seria legal o big ja vir com o kde4?
5. o Diva nao eh melhor q o avidemux?

e uma pergunta: (me desculpem pelo local inadequado)
como tenho um DVD com muitos pacotes baixados para o Ubuntu, como posso utiliza-los para instalar no big Beta2 ja com todas as dependencias oks?

o big ta ficando D+!

big-legal
BIG

Mensagem por big-legal » 18 Ago 2007, 21:22

logo apos a instalacao no hd todos os programas (que estao funcionando) roda perfeitamente, porem assim que fizer a primeira atualizacao via apt-get ou synaptic ai aparece os problemas synaptic, e configure-debian nao abre mais e otros que precisem gravar com privilegios de root, aeh vem o xhost + que eh um paleativo que resolve ate o proximo boot. bom! pelomenos aconteceu comigo com duas instalacoes que fiz uma atraz da outra.
Editado pela última vez por big-legal em 18 Ago 2007, 22:46, em um total de 1 vez.

Dada Costa
BIGzinho

Mensagem por Dada Costa » 18 Ago 2007, 22:32

Boa noite , o emulador de Mega-Driver nao funciona , fui no synaptic verifiquei que estava instalado generator-gtk , desinstalei e reinstalei porem nao fucionou.

" Parabens Bruno e Equipe por esse Belo Sistema "

Trancado

Voltar para “Tópicos pré históricos”