CRIAR ISO DA INSTALAÇÃO DO HD

Shell scripts, Kommander, GUIs...

Moderador: Moderadores

hzachi
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hzachi » 30 Jun 2009, 00:19

SuporteTecnicoID, o que pra você é ultrapassado pra mim é novidade.... Eu já disse antes que não trabalho com montagem de computador, nem com criação de sistemas operacionais e muito menos com programação, então, pra mim, qualquer coisa diferente do "habitual" é um bicho de sete cabeças....

Imagino que você devia estar espantado por eu não saber o básico sobre clonagem quando escreveu "Quanto a clonar,,,,,poxa,,,," Mas gostaria que você lembrasse também que 90% dos usuários de computador não tem nem idéia do que é Linux. Aliás eles não conseguem sair do círculo "Windows/Word/Excell/Internet Explorer/Outlook"....

Mas vamos aos fatos. Fiz download do "savepart". Decidi não instalar o "acronis" por que ele é trial e eu quero trabalhar somente com programas livres.

A versão do "savepart" que eu copiei é a para Linux e que roda pelo CD. Então, assim que eu tiver um tempo livre pretendo testá-lo pra ver se ele serve para o que eu quero. Se eles, pelo menos fizerem uma imagem fiel da minha instalação e me permita reinstalá-la posteriormente já resolve bastante. Querer rodar via Live CD aí fica pra daqui uns anos. Até porque, nem o Big 4.3 é 100% confiável...

Domingo eu fui mostrar para um amigo a vantagem de ter uma cópia do Big para usar num caso de emergência e o filho da mãe do Big não rodou de maneira nenhuma... Dava erro "I/0" e nada dele inicializar. Tive que desistir e fiquei de voltar outro dia, com outra cópia. Mas aí eu vou levar um CD do Big 4.3, Big 5, Fedora, Mandriva, Ubuntu, Debian e até do Slitaz) e quero ver se esse computador dele não vai inicializar.... :shock:

SuporteTecnicoID, se você morasse no Rio eu já teria levado meu computador pra você me dar uma aula (remunerada, lógico) de como criar uma imagem do meu sistema instalado. Mas como você mora na "Moóca, meu!!!", vai demorar um pouco mais, mas pode ficar tranqüilo que uma hora eu vou aparecer aí, e então, se precisar te xingar, vou fazê-lo pessoalmente..... 8)

É isso gente. Depois eu vou testar o "savepart" e assim que der eu relato como foi a experiência.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 30 Jun 2009, 10:19

Seria o pulo do gato se conseguirmos chegar a uma fórmula fácil e rápida de criar uma iso da distro instalada, seria o equivalente aproximado da função "restaurar" do windows...

hzachi
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hzachi » 30 Jun 2009, 10:57

Que ainda vão criar uma fórmula de automatizar e facilitar a criação de uma imagem ISO da instalação eu não tenho dúvida nenhuma. O que eu não acredito é que isso aconteça até o final do próximo ano, mas imagino que dentro dos próximos 5 anos essa solução já seja corriqueira para os usuários Linux.

Acredito que esta seja uma grande oportunidade para os programadores que quiserem escrever seu nome na história do Linux.... Podem até ganhar uma graninha se não quiserem cobrar muito caro pelo software... kkkkk

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 30 Jun 2009, 12:02

bom,

No caso de um treinamento para isto eu até cobraria sim, é logico,,,,mas somente de clientes e não dos "amigos dos foruns" , quanto a clonar com o savepart, é com ele que se faz os cds de restauração dos micros que são vendidos no mercado........ele apesar de incrivelmente pequeno é magico......

O acronis ele não roda diretamente em Linux, e cria uma imagem do tipo .TIB, a tempos to pedindo aos caras para fazerem um conversor ou modo de criar um ISO.

Existem centenas de criadores de imagem,,,,,,

:wink: :wink: :wink:

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 30 Jun 2009, 16:10

Jorgebadad escreveu:Seria o pulo do gato se conseguirmos chegar a uma fórmula fácil e rápida de criar uma iso da distro instalada, seria o equivalente aproximado da função "restaurar" do windows...
É este o meu desejo criar um ISO, do Big Linux pra qualquer pane ou queima de HD está ali o ISO remastersys prontinho atualizado e só partir pro abraço.

SuporteTecnicoID, fiz hoje um backup completo sistema ISO remastersys do Linux mint 7 e foi mamão com açucar 1,4Gb deu a ISO. Quando conseguirmos isto com Big Linux ai ficarei contente. :)
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

hzachi
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hzachi » 30 Jun 2009, 17:39

Gente, eu não entendo como é que conseguem gerar ISO com o remasterys do Ubuntu, do Linux Mint (como o marlon afirma acima) e não dá pra fazer com o Big? Será que é algum impedimento proposital ou é um "bug" do "Big"???
Editado pela última vez por hzachi em 30 Jun 2009, 17:47, em um total de 1 vez.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 30 Jun 2009, 17:47

hzachi, o BIGBRUNO gosta de colocar algumas coisas (como o java, por exemplo) em lugares diferentes do "normal". Talvez isso explique a incompatibilidade.

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 30 Jun 2009, 17:55

Não tem haver com a extrutura do Big,,,
Poderia ser no maximo incompatibilidade com o Init do sistema,,,,mas tb não é......

acredito que tlvs a mudança que eu tenha feito, criou a possibilidade de facilmente remasterizar ele....a qual tinha esquecido......

Tentem instalando o Gnome completo ou somente parcial, e vejam se não é por isto,,,pois como eu faço sempre os remasters instalando o gnome, tlvs tenha sido isto......

Instalem o gnome ai e testem novamente.......o remastersys-gui.........

Boa sorte.....

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 30 Jun 2009, 18:11

SuporteTecnicoID, Esta dica de instalar o gnome e depois tentar o remastersys eu já fiz e não deu certo, tomara que você nos auxilie ai a conseguir uma maneira de remasterisar o Big Linux, pois qualquer pane temos lá na gaveta uma ISO prontinha pra entrar em ação já configurada e atualizada.
Já instalei o mint 7 remasterysado aqui e tá muito bom sem nenhum bug.
Imagem

Imagem

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 30 Jun 2009, 18:34

Como eu disse, vou tentar bolar algo no final de semana.....ai instalo o Big e vejo cada passo e depois verifico uma forma de gerar uma interface para os procedimentos.....eu acho.....

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 30 Jun 2009, 19:44

Mas olhem, remasterizar so serve para vc distribuir!!!

Então se o que vcs precisam é preservar seus arquivos e poderem restauralos após um grande problema, a melhor opção é fazerem o Clone, usando o savepart ou o Acronis, eu tenho o Acronis ( original - senão eu o daria a vcs para verem ) e é superfacil usalo.....

Mas vamos ver outros, estarei testando varios outros meios de resolver isto.....

http://www.linuxkduxp.com
Autorizada AmazonPC kennex CCE MicroBoard PautaComputadores Mirax SpaceBr Advanced Cameras Genius,
SuporteTecnicoID

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 30 Jun 2009, 21:43

SuporteTecnicoID escreveu:Como eu disse, vou tentar bolar algo no final de semana.....ai instalo o Big e vejo cada passo e depois verifico uma forma de gerar uma interface para os procedimentos.....eu acho.....

SuporteTecnicoID, valeu vou esperar suas dicas e tomara que funcione no Big Linux 5.0 final. Ai o Big fica perfeito.

8)
Imagem

Imagem

hzachi
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hzachi » 30 Jun 2009, 23:21

Gente tô detestando esse negócio de ser analfabeto digital...

Caramba que chato... Parece que eu sou o único que não sabe fazer as coisas... kkkkkk

Vou jogar a toalha temporariamente porque nem com o saverpart eu consigo clonar pra CD/DVD....

Bem, pelo menos eu tenho uma "carta na manga": O PAHNTON....

Esse é super fácil de operar...

Só que tem seus pontos negativos, um deles é que não clona só uma partição, ele clona o HD inteiro, então você precisa ter outro HD do mesmo tamanho pra receber o clone.
Fora isso é só inserir o CD no drive, dar o boot, selecionar o HD a ser clonado e depois selecionar o HD que irá receber o clone e pronto... Demora umas 4 ou 5 horas, mas ele faz tudo direitinho...

Então eu vou ficar usando essa alternativa que eu tenho, enquanto não for pra Sampa pra ter umas aulas de Linux na "Moóca, meu!!"... kkkk (SuporteTecnicoID, tó brincando com o maior carinho, pois morei em Sampa 3 anos e foram 3 anos maravilhosos....).

Mas ficarei acompanhando o tópico pra ver as novidades que vocês irão inventar.... E depois que o Bruno lançar o Big 5, aí sim vou entrar em contato com ele pra ver porque que o remastersys não funciona com o Big.... Isso se o SuporteTecnicoID não aparecer com uma fórmula mágica....

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 01 Jul 2009, 14:19

hzachi, é isso ai não desanima o SuporteTecnicoID, acredito que na semana que vem ele já terá algumas novidades para nós. Eu também estou muito ansioso para ver o remastersys gerar a ISO do Big Linux. Mais cedo ou mais tarde isto se formalizará com certeza. :)

SuporteTecnicoID, o interessante é poder remastersysar realmente criar o ISO, e neste particular o remastersys é excelente pois é facil de usar.
Imagem

Imagem

hzachi
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hzachi » 01 Jul 2009, 21:38

marlon, não estou desanimado, muito pelo contrario, estou empolgado porque sei que estou num fórum de feras e daqui a pouco aparece uma solução....

Inclusive até estou mais tranquilo porque consegui fazer um clone legal do meu HD. Agora o que vier é lucro....

Aliás, acho que ainda posso querer mais um pouco. Será que alguem conhece um programa que possa espelhar somente uma partição?

No windows eu sabia da existência de programas que espelhavam o HD inteiro, mas no meu caso eu pensei em clonar somente a partição onde meus arquivos estão instalados.

Deixa eu explicar melhor. Meu notebook permite a instalação de 2 HDs. O meu HD principal que eu chamo de HD_A e o segundário que eu chamo de HD_B.

O HD_A tem duas partições, sendo a partição 01 o Big e a partição 02 os Meus Documentos.

O que eu pensei em fazer era, primeiro clonar o HD_A para o HD_B e depois espelhar a partição 02 - Meus Documentos.

Assim, eu teria a uma versão do Big preservada enquanto que os meus documentos estariam sendo atualizados diariamente. Caso, futuramente, eu precisasse recuperar a instalação do Big, bastaria inverter a posição dos HDs e pronto...

Será que isso é possível?

Já tô vendo os forenses pensando: "Caramba, o cara não consegue criar uma solução e fica o tempo todo inventando mais problemas cabeludos.... kkkkkkkkkk :o

Trancado

Voltar para “Scripts e Automações”