CRIAR ISO DA INSTALAÇÃO DO HD

Shell scripts, Kommander, GUIs...

Moderador: Moderadores

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 26 Jun 2009, 16:21

hzachi, não é possivel criar uma imagem iso bootável do Big 4.2, o remastersys é ótimo uso a muito tempo mas no ubuntu. Talves no Big 5.0 será possível, eu espero.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 26 Jun 2009, 19:51

Acho que tem muito maluco aqui,,,,,eu não estou esquentando a cabeça com nada , tão pouco to nervoso, mas acho que vcs precisam para de achar que os outros ficam nervoso, novamente informo que não quero remasterisaro Big, como vcs mesmo dizem ele não precisa ser melhorado,,,,mas como eu dizze poderia ser util fazermos o ISO com nossas configurações ja feitas, e para isto precisariamos discutir quais o erros dados , bugs e falhas ao fazer, era esta minha intenção,,,,,novamente digo que eu tb n]ao quero remasterizar o Big, mas gostaria de dar um apoio a quem quiser criar seu ISO com tudo que ja ajustou pra si......mas sei la , ja notei que aqui,,,,,vcs logo dizem que "pow, não fique nervoso, toma remedio e coisa e tal",,,,,dando enfase a conversinhas e fugindo ao assunto.....e ao topico e assunto mesmo que é bom morre,,,,kkk ....esta historia de moderador trancar o topico é coisa de anti-democratico....ele deveria alertar o modos comentados por MP explicando os limites dos assuntos,,,,para que o topico não se perdesse,,,,mas kkk é outro estressado tb.....olha só, se quiserem discutir sobre o assunto do topico, eu to sempre no forum ou no forum do ResuLinux, o sentido de Linux é ser,,,,Livre,,,,e la so condenamos as atitudes drasticamente ofencivas ou de baixo calão,,,,até la o assunto do topico é continuado e não disvirtuado e ou trancado pelos poderes,

Quanto a vc hzachi, pelo visto não leu as informações e nem fez o clone como eu informei,,,,da a impressão que vc quer um passo a passo para ficar robotizado,,,,aprender que é bom o conceito do procedimento não quer,,,,como ja dizia um amigo " Não de o peixe,,,,ensine a pescar".....eu gosto de manter este criterio,,,,,,,

Lembrando a todos eu não to nervoso, nem fico nervoso com ninguem, muito menos por pouca coisa......mas é chato ter a impressão contraria não é....?

Façam o que eu disse e vamos dicutir se da ou não da, e realmente apresentar os Bugs, listando-os....assim quem sabe conseguimos definir mesmo se da ou nao da, por exemplo, na 5 esquecendo os erros de aplicativos, quais erros no sistema apareceu.....eu mandei este remaster a um usuario e nem ele me disse nada sobre este supostos erros, então como corrigir algo que se fala , nossa tem varios erros,,,,mas não apontar cada um para que se possa tentar corrigir....
MSN e e-mail: [email protected] caso precisem me xingar , usem estes caminhos....
:wink: :wink: :wink:

Reinado
GRANDE BIG!

Mensagem por Reinado » 26 Jun 2009, 23:01

SuporteTecnico Acho que você é que não está entendendo o pessoal acha interessante remasterisar o Big, mas o Bruno teria que preparar a base para isto. Eu entendi assim sera que é tão dificil para você entender isto.

quanto ao comentário que voce fez do hzach, foi muito duro e injusto não entendeste que como ele disse é totalmente leigo, e eu mesm não entendi nada da sua instrução quanto mais ele. Você explica mal pra caramba cara. Da a impressão que ou entende muito ou está tentando enrolar. Que pena :cry:
Toda verdade deve ser falada!

Rsrocha
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por Rsrocha » 27 Jun 2009, 12:25

Caros amigos, o meu ponto de vista sobre este assunto difere um pouco deste caloroso "debate", quanto a remasterizar ou não vai depender de cada usuário e de seus interesses. Mas o excelente trabalho do SuporteTécnicoID, mostra como é fácil e muito bom usar o Linux(Independente da distro), pois eu vejo com bons olhos estas possibilidades de "personalizar" uma distro para deixá-la parecida com o sistema da Microsoft o que vai atrair cada vez mais novos usuários para o universo Linux. Pois todo usuário Linux sabe que independente da aparência "Windows" o sistema que estará funcionando é o nosso Linux. E como aconteceu comigo e certamente com muitos outros usuários, a necessidade ou curiosidade vai levar o novo usuário experimentar outras distros até que este decida a qual vai ser a padrão no seu computador. Hoje eu uso Big Linux, Ubuntu,Dreamlinux e o XP no meu PC (Todos instalados e funcionando 100%) sem nenhum problema, e venho cumprindo a missão de trazer novos usuários para o Linux, e as remasterizações do amigo SuporteTécnicoID abriram muitas possibilidades de mostrar aos novos usuários que o Linux além de ser melhor que o Windows é mais fácil do que se imaginava, evitando o choque da mudança, sendo assim ótimas alternativas de transição entre um sistema e outro. Não abro mão do Big Linux ser minha distro PADRÃO, mas sempre conhecendo as infinidades de personalizações do universo LINUX. Portanto enquanto usuários experientes ficam "debatendo" detalhes pequenos, assustam novos usuários que muitas vezes acabam optando em não conhecer o Linux, e fatalmente disvirtuando o propósito final que é fazer o Linux crescer.

hzachi
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hzachi » 27 Jun 2009, 13:55

SuporteTecnicoID, eu li todas as informações que você colocou, visitei os links que você indicou e já tinha feito o clone do HD. Cara eu não fico esperando o peixe na boca, eu também gosto de pescar... Só que as vezes não temos tempo pra ir pescar e, nesses casos, precisamos passar na peixaria e comprar o peixe...

Só que no momento, a minha realidade não me permite ir no lago pescar e muito menos passar na peixaria, hoje, mal tenho tempo para telefonar para o restaurante e pedir que me entreguem o peixe pronto em casa.

Você não está nem um pouco errado quando tem a "impressão de que eu quero um sistema passo a passo pra ficar robotizado". Cara É ISSO MESMO QUE EU QUERO, é o que eu preciso no momento.

Depois, quando a poeira tiver baixado, aí sim eu terei tempo para fazer experiências e etc. Posso até pensar em aprender coisas mais "profundas" sobre Linux, mas isso não sei se isso vai me ajudar muito pois eu não sou técnico de computador e nem programador.

Sei apenas que sou uma pessoa comum, com coragem de sair de sua zona de conforto, enfrentar situações desconhecidas, quebrar a cara, admitir sua ignorância, mas que não cogita desistir da sua meta e não tem vergonha nenhuma de "pagar mico" na área que você domina. Até porque, quando eu nasci eu nem sabia falar....

Agora, tenho certeza que o mercado que eu domino é totalmente desconhecido por 99,99% das pessoas, inclusive você. E, do alto da minha experiência, desejo a todos que nunca precisem passar nem na calçada de onde eu trabalho....

Cada qual com a dor e a delícia de ser o que é. Ou resumindo" Cada qual com seu cada um"....

SuporteTecnico, veja bem, não estou chateado com nada, até porque fui eu que mandei o e-mail para que você viesse conhecer o tópico e apresentar sua sugestão, eu fiquei foi cansado de tanto lero-lero.....

Então gostaria agradecer a todos que, de uma forma ou de outra, contribuiriam para aumentar ainda mais minha base de conhecimento e assim me aproximaram bastante da concretização do meu objetivo. Apesar de que, no momento ele não é 100% possível, uma vez que existem bugs a serem corrigidos (e nesse caso eu acho que perdemos uma ótima oportunidade de relacioná-los), guardarei todas as dicas aqui postadas para, num momento mais oportuno poder experimentá-las. Não estou desistindo, estou apenas me recolhendo para poder retornar com mais força.

Obrigado a todos 8)
Editado pela última vez por hzachi em 28 Jun 2009, 12:49, em um total de 2 vezes.

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 27 Jun 2009, 14:26

Quem poderia realmente dar uma idéia pra gente de como remasterisar o Big Linux é o Bruno, só que no momento ele anda muito ocupado com o lançamento do Big Linux 5.0.
Deixa sair o 5.0 e depois cobraremos dele alguns procedimentos neste sentido. :)

Agora que é uma excelente idéia poder remasterisar o Big; Ha isto é viu pessoal.
Imagem

Imagem

hzachi
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hzachi » 27 Jun 2009, 19:55

Concordo com você Marlon. Já que até agora eu não consegui, não me custa nada esperar mais um pouco. Antes tarde do que nunca....

Inclusive agora vou partir para uma nova missão: Preciso instalar um sistema de GPS no meu celular (Nokia N82).... Alguem tem alguma dica "facinha"???

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 29 Jun 2009, 10:52

Reinado escreveu:SuporteTecnico Acho que você é que não está entendendo o pessoal acha interessante remasterisar o Big, mas o Bruno teria que preparar a base para isto. Eu entendi assim sera que é tão dificil para você entender isto.

quanto ao comentário que voce fez do hzach, foi muito duro e injusto não entendeste que como ele disse é totalmente leigo, e eu mesm não entendi nada da sua instrução quanto mais ele. Você explica mal pra caramba cara. Da a impressão que ou entende muito ou está tentando enrolar. Que pena :cry:
Olha só, não é o caso de explicar ou ser duro ( se fui duro, desculpem, não foi minha intenção ).

Mas estamos tentando fazer algo funcionar, ai perguntam como poderiamos fazer tal coisa, eu dei a ideia de mostrarem os tais bugs e comentarem, alguem mostrou, não. eu perguntei se fizeram o clone para sua segurança, alguem respondeu dizendo ok ja fiz,,,,,não.
então como podemos entender o que acontece e até onde ja fizeram e o que aconteceu ao fazer se não responderam, e ou não fizeram, EU não uso BigLinux,,,,então minha intenção era a de ir dando ideias de como fazer , e quem tem BigLinux faz e posta o resultado,,,,mas não,,, vcs só sabem reclamar , reclamar,,,,,e ajudar no proprio topico nada,,,então nem eu saberei dizer o que fazer,,,,a não ser que novamente faça o remaster e automatize tudo para vcs só clicarem,,,,acho meio sem graça isto, pois poderiamos aprender mais e mais juntos,,,,mas ok,,,,,vou ver e tentarei fazer um script a sega para ajudar sem saber o que e onde da os erros,,,,,ou quando tiver tempo, instalarei o BigLinux, e farei o scipt.......pensei que desse para gente ir trocando ideias até conseguirmos chegar ao sucesso, sem querer atrapalhar o Bruno ou depender dele para tudo.....
http://www.linuxkduxp.com
Autorizada AmazonPC kennex CCE MicroBoard PautaComputadores Mirax SpaceBr Advanced Cameras Genius,
SuporteTecnicoID

Reinado
GRANDE BIG!

Mensagem por Reinado » 29 Jun 2009, 11:15

SuporteTecnicoID, eu também sou novo em linux, baixei o teu iso do Big Linux 5.0 alpha 1 ele deu boot pelo cd porém ao iniciar o sistema para numa tela preta e trava tudo.

Aqui ao tentar remastersysar o Big 5.0 nada acontece ele cria os arquivos mas a imagem iso não é criada. Realmente problemático o remastersys no Big como já comentado neste post. :cry:

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 29 Jun 2009, 16:56

Mas sera que vc ja atentou para as limitações do remastersys?

Não se pode por default fazer ISO de uma quantidade maior que 9.2Gbytes, pois ele quebra o remastersys, e so cria a MD5 mesmo.

Não se pode por default criar o ISO mudando o nome do titulo com quantidade de caracteres alem da limitação dele.

Olha tem varias causas para isto geradas pelas limitações do remastersys, faça sempre pelo terminal e veja a resultante do LOG dele.

Mas estas são as coisas principais, facil de serem passadas desapercebidas, apesar de que o Log do processo do Remastersys mostra todos os erros que se apresentam.

Então a dificuldade que EU não encontro pode ser esta a de vcs,,,,,,não estarem vendo o que o sistema esta falando......novamente informo para vcs darem o comando remastersys-gui pelo terminal.

Digitem remastersys-gui

e mandem gerar o iso sem mexer em nada, se não criar o iso, vejam o Log do remastersys e informem aqui para irmos vendo,

Olha , ja deixei até meu msn para me xingarem por la,,,então parem de usar o forum para isto,,,,,me xinguem pelo msn, ou me batam pelo ssh .....kkk é mais seguro....., caso queiram podem usar a sua web ca para fazerme caretas e mostrar a lingua,,,eu aceito o pedido de webCan,,,,,kkk, pow pessoal,,,num da para sermos amigos não?

,,,sei la para mim eu to tratando tudo normalmente, e nem levo em consideração as interpretações erradas de vcs quanto as minhas atitudes.....acho que to so tentando fazer o que posso....para resolver......

Editado pela última vez por SuporteTecnicoID em 29 Jun 2009, 17:40, em um total de 1 vez.
Autorizada AmazonPC kennex CCE MicroBoard PautaComputadores Mirax SpaceBr Advanced Cameras Genius,
SuporteTecnicoID

Reinado
GRANDE BIG!

Mensagem por Reinado » 29 Jun 2009, 17:30

SuporteTecnico, tudo o que você disse acima eu fiz a iISO é pra ter somente 1,3 Gb mas nada erro.

Ja com o ubuntu gera uma iso perfeita sem erro algum. Caracas. :x :x :x

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 29 Jun 2009, 17:49

Reinado escreveu:SuporteTecnico, tudo o que você disse acima eu fiz a iISO é pra ter somente 1,3 Gb mas nada erro.

Cade o Log, ou o erro???

SuporteTecnicoID

hzachi
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hzachi » 29 Jun 2009, 19:22

SuporteTecnicoID, vou falar pelo Reinaldo, porque deve ter sido o que aconteceu comigo. Não tem log, simplesmente não inicia e pronto... Fica uma tela preta com o cursos pulsando e mais nada....
Quando eu abri o tópico, o que eu estava buscando era um programa que funcionasse igual ao "Phanton".

Seria alguma coisa onde a pessoa pudesse inserir o CD, dar o boot (em formato gráfico), selecionar a partição e pronto. Só que ainda não é assim...

Então tenho que me contentar com a clonagem, assim mesmo, tenho que tomar muito cuidado porque o espaço ocupado pela partição (mesmo vazio) é o espaço que eu preciso ter no outro HD.

Ou seja, não adianta eu ter uma partição de 30 GB, com apenas 3 GB ocupado que eu não consigo clonar para um GD de 20 GB. É preciso ter o mesmo espaço da partição no outro HD.

Mas tudo bem, já não tenho mais urgência, posso aguardar o dia que será possível clonar (ou gerar uma imagem ISO) facilmente. A propósito, do dia que eu tentei fazer a primeira instalação do Linux, para hoje que eu já estou podendo usá-lo, já se passaram 5 anos....

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 29 Jun 2009, 20:32

Reinado escreveu:SuporteTecnico, tudo o que você disse acima eu fiz a iISO é pra ter somente 1,3 Gb mas nada erro.

Como já dito o remastersys por enquanto não funciona no Big Linux, precisaria preparar a base do Big para isto. :) A base do Big é bem diferente da filosofia do remastersys.
Eu baixei a iso do SuporteTecnico, baseada no Big alpha 1, mas muito bugado e o sistema só inicializa no muque. :oops:

Quero ressaltar que o SuporteTecnico, merece elogios pelo menos ele conseguiu gerar a ISO, algo que eu ainda não consegui.
Imagem

Imagem

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 29 Jun 2009, 20:40

hzachi escreveu:SuporteTecnicoID, vou falar pelo Reinaldo, porque deve ter sido o que aconteceu comigo. Não tem log, simplesmente não inicia e pronto... Fica uma tela preta com o cursos pulsando e mais nada....
Quando eu abri o tópico, o que eu estava buscando era um programa que funcionasse igual ao "Phanton".

Seria alguma coisa onde a pessoa pudesse inserir o CD, dar o boot (em formato gráfico), selecionar a partição e pronto. Só que ainda não é assim...

Então tenho que me contentar com a clonagem, assim mesmo, tenho que tomar muito cuidado porque o espaço ocupado pela partição (mesmo vazio) é o espaço que eu preciso ter no outro HD.

Ou seja, não adianta eu ter uma partição de 30 GB, com apenas 3 GB ocupado que eu não consigo clonar para um GD de 20 GB. É preciso ter o mesmo espaço da partição no outro HD.

Mas tudo bem, já não tenho mais urgência, posso aguardar o dia que será possível clonar (ou gerar uma imagem ISO) facilmente. A propósito, do dia que eu tentei fazer a primeira instalação do Linux, para hoje que eu já estou podendo usá-lo, já se passaram 5 anos....
O Log a que me refiro é o Log do remastersys, quando ele esta sendo rodado para criar o ISO, não é Log do sistema.......

Abra o comando remastersys-gui pelo console e ao mandar ele rodar vai iniciar o processo, ai se de erros ele atraves do Log fala para a gente o que esta errado.....e por que não completou e criou o ISO.

Quanto a clonar,,,,,poxa,,,,

Clonar HD com o Savepart e ou o Acronis( hzachi este faz exatamente isto que vc quer e em modo grafico, mas so para ciar uma imagem ):

http://br.acronis.com/homecomputing/dow ... grateeasy/

sendo diferente de clonar com o DD, ou o Partimage, ou o HDclone free,,,,,

Por exemplo:
Tanto o savepart quanto o acronis fazem o clone de um hd de 500Gb para um HD de 4.4Gb, pois diferentes do DD, partimage ( usados pelo Phanton ) que realmente clonan tudo, mesmo os zeros,,,,,estes dois citados o fazem apenas do espaço realmente usado,,,,,

Então acho que o que falta é vcs irem mesmo perguntando, e não apenas tirando suas conclusões erradas......vcs desistem muito facil......e isto sim, é um pena,,,,,gostaria de aprender mais e mais,,,,,mas trocando informações, e não apenas lastimas.....credo gente, cade o dinamismo, otimismo, vamos la......vamos fazer o seguinte,,,,vou fazer outro remaster do Big, só pra vcs verem que da......ai a gente discute este assunto novamente,,,,

Hummm por exemplo o que querem que eu coloque no remaster de teste.....para ser diferenciado e tirarem a duvida de que da para remasterizar, e desta ves eu tento testar tudo....e posto o ISO novamente para baixarem,,,ou passem aqui e pegue gratuitamente quando eu Liberar.....

Ah sim,,,se forem me xingar ou me ofender, façam pelo msn, assim não perdemos o topico.....mas acho que não vão né,,,,,,hummm ou vão.....ah ta bom, podem xingar,,,
SuporteTecnicoID

Trancado

Voltar para “Scripts e Automações”