CRIAR ISO DA INSTALAÇÃO DO HD

Shell scripts, Kommander, GUIs...

Moderador: Moderadores

hzachi
CENTENÁRIO BIG!

CRIAR ISO DA INSTALAÇÃO DO HD

Mensagem por hzachi » 23 Jun 2009, 01:47

Amigos,

Finalmente consegui fazer a instalação do Big 4.2 ficar redondinha na minha máquina. Quando eu falo "redondinha" quero dizer que estou com os drivers (placa de vídeo e wirelles) instalados e funcionando perfeitamente.

Portanto, como o processo de "personalização" da minha instalação é um pouco complicada eu gostaria de encontrar um tutorial de como gerar uma imagem ISO da minha instalação para evitar que, futuramente, eu venha a precisar reinstalar o sistema e precise passar por todos os processos que passei.

Adianto que já testei o "Remastersys" mas ele não deu o resultado esperado. Inclusive já existe um tópico aqui no fórum mesmo, onde relatam que existe uma incompatibilidade entre o Big e o Remastersys a qual não permite a criação de uma imagem que possa ser usada também, como "Live CD". É uma pena, porque o Remastersys funciona muito bem no Ubuntu (que, no meu caso, não me atende satisfatoriamente).

Então, se algum amigo souber como fazer para gerar essa imagem, por gentileza, detalhe o procedimento para que eu e outros usuários possamos nos beneficiar desse tutorial.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 23 Jun 2009, 10:30

hzachi

Pode tentar utilizar o mkdistro, do Dreamlinux, funciona com remasterização de iso em cd ou no HD, mas parece que também pode remasterizar distro instalada no HD,

Também tem informações no seguinte tópico:

Http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=586

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 23 Jun 2009, 14:38

Olha, amigo é praticamente impossível remasterizar, criar um iso do Big Linux. Neste respeito eu fico assim :cry:
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

niquelnausea
SUPER BIG!

Mensagem por niquelnausea » 23 Jun 2009, 18:14

remastersys não funciona?

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 23 Jun 2009, 20:06

Bem, estranho eu fiz, e ja mostrei que deu pra fazer, com o Big4.2 e inclusive liberaro o meu remaster com o Big5, mas no seu caso Hzachi, acredito que se sua ideia não for distribuir, é facil, tem varias opções para clonar em arquivo para depois restaurar ele.

Só iria precisar remasterizar se seu caso fosse distribuir o CD com tudo o que vc modificou , instalou, de uma lida no meu topico, e vamos iniciar algumas informações sobre isto,,,

http://www.resulinux.forumdebian.com.br ... t=remaster

:wink: :wink: :wink:

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 23 Jun 2009, 21:59

Remastersys do big linux esta eu pago pra ver, com certeza não é possivel! :)
Imagem

Imagem

niquelnausea
SUPER BIG!

Mensagem por niquelnausea » 23 Jun 2009, 22:46

marlon escreveu:Remastersys do big linux esta eu pago pra ver, com certeza não é possivel! :)
No Ubuntu funciona bem, como o BIG é baseado no Ubuntu devia funcionar também?

hzachi
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hzachi » 24 Jun 2009, 00:50

SuporteTecnicoID e demais amigos, eu até já consegui gerar uma imagem *ISO do meu HD usando um tutorial do Remastersys. Só que essa imagem acabou não servindo pra nada, porque ela não rodava como Live CD (no caso Live DVD). Aliás ela não rodava como nada, pois eu colocava no drive, dava o boot e não acontecia nada. O sistema simplesmente travava...

O que eu quero é gerar uma imagem do HD (se for LIVE CD melhor ainda), pois assim, se der um problema na minha instalação basta eu inserir o CD (ou DVD) e reinstalar tudo personalizadamente.

Agradeceria muito se as informações postadas (tutoriais) fossem detalhadas para leigos, pois eu não entendo patavina nenhuma de programação e só consigo seguir as dicas quando os procedimentos são detalhados passo a passo.

Fico feliz em perceber que o tópico foi visitado por gente que "conhece do riscado" pois assim as chances de alguem aparecer com uma fórmula simples aumentam consideravelmente.

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 24 Jun 2009, 12:43

marlon escreveu:Remastersys do big linux esta eu pago pra ver, com certeza não é possivel! :)

Puxa,,,,,São Tomé.......

Mesmo eu tendo colocado a disposição o remaster???

Ja venho fazendo desde o Big4.2 ( so que nele da uns erros quanto ao sessions ),,,,mas funciona normal, fechando o gdm e abrindo na mão,,,,,,quanto ao Big5 , funciona perfeitamente até coloquei a iso a disposição para vcs incrédulos testarem.....o que mais preciso fazer para provar que faço o remaster de boa....não entendo qual a dificuldade......

http://indexdata.com.br/Remaster/

http://indexdata.com.br/Remaster/Big5A1.ogv

http://indexdata.com.br/Remaster/BigLinuxXP.iso

http://indexdata.com.br/Remaster/BigLinuxXP.iso.md5

http://www.linuxkduxp.com
Autorizada AmazonPC kennex CCE MicroBoard PautaComputadores Mirax SpaceBr Advanced Cameras Genius,
SuporteTecnicoID

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 24 Jun 2009, 16:25

O Big Linux 4.2 tem alguns programas que são incompatível com o remastersys, se conseguir rematerisar com certeza o sistema ficara instável. Já o Big 5.0 alpha 1 pode dar certo por enquanto.
Eu aqui também já fiz remastersys do Big mas digo que não da certo por que depois o sistema fica instável e com bugs.
Imagem

Imagem

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 24 Jun 2009, 16:51

Mas vc ja testou pelo menos?

.....porque , muitos ja usaram e me disseram que ficou bem legal....

http://indexdata.com.br/Remaster/BigLinuxXP.iso

ccmalarm

Mensagem por ccmalarm » 24 Jun 2009, 17:51

O Remastersys no Big4.2 ate funciona porem irão aparecer alguns bugs... Ja que a metodologia de remasterização do Big não segue o padrão usado pelo remastersys
Ja no Big5 é provavel q realmente funcione melhor...

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 24 Jun 2009, 18:27

Sei la , então.....não vi nada diferente da base do ubuntu / kubuntu para o BigLinux5, e o iso ta ai pra quem quiser testar melhor e realmente poder falar, quanto a "metodologia" não seguir por não seguir, a tal da "metodologia" do ResuLinux é super diferente de qualquer outra distro e do Remastersys, no entanto, ele remasteriza da mesma forma que no BigLinux.......sem dificuldades, alem disto não tem só o Remastersys para poder usar para fazer remaster,,,,se bobiar um simples scrip como o do PcLinuxOs ou o do proprio Famelix ( que tb os remasterizei ) deve funcionar, ou o do Live-magic, GTK-LIVE-Install, ocorre que basta ter os modulos que estão faltando para ele poder funcionar, ( Aufs e SquashFS ), e deve ser isto que vcs não estão vendo.

hzachi
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hzachi » 24 Jun 2009, 22:40

Dr SuporteTecnicoID, por obséquio, o Sr poderia traduzir o exposto acima para a língua de leigo? kkkkkkk

É que preciso aprender a fazer logo a imagem de reinstalação do meu sistema pois, tive umas "quedas de luz" e o sistema já está começando a inicializar de modo "diferente"....

Então, se pudesse gerar, ou indicar um tutorial que descrevesse o passo a passo simplificado para criar essa imagem eu ficaria imensamente agradecido.

Se não der pra fazer com o Remastersys, tudo bem, tem outro? Se tiver vou experimentar esse outro. Apenas dou preferência para programas que tenham modo gráfico, pois sou um zero a esquerda quando o assunto é escrever comando.... (mas se me derem o comando mascado eu copio e colo... kkkk)

A propósito, minha instalação é Big 4.2 e não posso mudar para outra distro ou versão porque somente o Big 4.2 é compatível com um programa que eu preciso usar. Já tentei outras distros e versões do Big, mas não deu certo. Por isso é que eu preciso criar uma imagem dessa instalação pois refazê-la dá uma dor de cabeça danada...

Trancado

Voltar para “Scripts e Automações”