Tutorial - Gambas

Shell scripts, Kommander, GUIs...

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
lgf
COMPANHEIRO BIG

Tutorial - Gambas

Mensagem por lgf » 16 Dez 2008, 09:29

Aproveitando o fim de ano e algum tempo livre resolvi procurar uma alternativa para o kommander que não funciona no KDE 4 e resolvi aprender um pouco sobre o Gambas , sendo assim , aqui estou eu postando esse pequeno tutorial .
Esse tutorial será dividido da seguinte forma :

1- Apresentação
2- Instalação
3- Primeiros passos (aqui vamos fazer um pequeno aplicativo)
4- Links úteis

Chega de perfumaria e vamos lá :

1- Apresentação

"Gambas é um ambiente gráfico de desenvolvimento baseado em um interpretador Basic com extensões orientadas ao objeto como Visual Basic (mas não é um clone!) sobre a plataforma Linux”.

O Gambas IDEs (Ambiente Integrado de Desenvolvimento) é mantido por Benoit Minisini, um francês de 30 anos. Ele diz que Gambas não tenta torna-se compatível com Visual Basic, na verdade ele é uma linguagem Basic com objetos onde cada arquivo representa uma classe, você compila e depois executa usando o interpretador, bem ao estilo Java.

Assim como o Visual Basic, o Gambas não compila código nativo, ele requer a instalação do GBX (Gambas X Interpretador) para interpretar o programa que está sendo executado.

Fonte: www.gambas.com.br/intro.htm

Hoje em dia boa parte das distros já trazem o interpretador Gambas.
Com ele é possível criar executáveis e pacotes tipo .deb ou .rpm que na sua instalação já indicam e instalam as dependências necessárias para que a aplicação rode sem dificuldades .

2- Instalação

Não pretendo ficar explicando as diversas formas de instalação vou falar apenas da forma para instalar o BigLinux .

A instalação pode ser feita pelo synaptic ou para quem preferir basta abrir um terminal e digitar :
sudo apt-get install gambas
Durante a instalação será cirado um ícone em Menu K >> Sistema >> Desenvolvimento>> Gambas 2
Pronto fácil assim .

3- Primeiros passos

Eu sempre achei que a melhor forma de aprender é fazendo então estou aqui propondo uma pequena aplicação funcional com finalidade exclusivamente didática .
Durante essa parte do tutorial vou tentar explicar de forma detalhada todos os passos da criação .
Não pretendo perder muito tempo com o funcionamento do Gambas propriamente dito já que é bem intuitivo e existem milhos de tutoriais para isso na net mas vou explicar algumas coisas uteis para a nossa criação .
Vamos abrir o Gambas , clicar e “Novo projeto” , “Graphical Aplication” ,m escolher o local para criação , o nome do projeto e “ok” .
Feito isso teremos uma tela assim
Imagem

Dando um duplo clique em Fmain ira aparecer um formulario em branco onde vamos fazer nossa aplicação .
Para esse caso proponho a criação do seguinte desenho .
Imagem

Onde temos , 3 Label , 1 Textbox , 1 Text Area e 2 botões .
Após a criação do elemento na caixa de propriedades tem um campo chamado (name) sugiro colocar nomes coerentes com a função pois isso irá ajudar bastante futuramente .
No caso do botão escrevemos a função dele no campo “Text” e caso quera um atalho de teclado basta colocar o caracter “&” antes da letra usada no atalho como por exemplo :
E&xecutar
Assim ao apertar “Alt + x” teremos o mesmo efeito de clicar no botão executar .
Como todo formulário que se prese o sair tem que responder ao “Esc” e nesse caso o Executar ao “Enter” para que isso ocorra clicamos no executar e das propriedades deixamos o campo “Defoult” como True e o campo cancel como False para responder ao “Enter” depois clicando no botão sair faremos o inverso para responder ao “Esc” .

Terminada essa primeira fazer vamos agora a programação .
Dando um clique duplo em qualquer parte em branco do nosso formulário será aberto o class do formulário onde faremos toda a programação.
Essa é uma plicação que roda o comando shell digitado no noss textbox e ao clicar em “Executar” devolve o resultado no TextArea escrevendo o comando em um label .
Para facilitar segue código fonte completo bastante comentado .

Código: Selecionar todos

' Gambas class file
' No gambas é necessário declarar as variáveis para que o programa funcione corretamente e faremos isso aqui
' da seguinte forma .

resultado AS String = "resultado"
' Nome_da_variável AS Tipo_de_Variavel , no caso String 
' Existem vários tipo como por exemplo :
' int = Usada para números inteiros exemplo , 10 50 35
' Float = Usada para números decimais exemplo , 10.42 50.15 35.28
' String = Usada para caracteres alpha numéricos como exemplo nomes .

comando AS String = "comando"

PUBLIC SUB Resposta()
' Para facilitar a programação podemos criar sub rotinas e chamar quando necessário 
' essa criação está sendo feita aqui da seguinte forma
' PUBLIC SUB nome_da_sub_rotina()

Labelcomando.Caption = comando & ("")
 ' Como queremos que ele mostra o comando digitado no label vamos dar essa instrução aqui sa seguinte forma 
 'nome_do_label.Caption = Variavel_onde_está_o_comando & ("aqui podemos colocar outro texto")
 Textoresultado.Text = resultado & ("")
 ' Aqui é onde será mostrado o resultado do comando , veja que a forma é bem parecida com apenas uma diferença
 ' onde tínhamos .Caption para o Label , temos .Text para Text area , esse mesma forma se aplica para textbox
 ' quando for o caso 
END
' Já que a sub rotina foi aberta agora deve ser fechada com o comando END

PUBLIC SUB Form_Open()
' Isso é criado automaticamente quando damos um clique duplo no formulário e aqui escrevemos oq deve ser feito
' cada ver que o programa for aberto 

Message.Info("Bom dia")
' No nosso caso ele abrirá uma caixa dará bom dia

Resposta
' Depois irá executar a sub rotina que criamos acima com no Resposta
END

PUBLIC SUB Button2_Click()
'Dando um duplo clique no no botão sair isso será criado e aqui colocamos oq ele deve fazer quando"
'o botão for apertado durante e execução da nossa aplicação
  ME.Close
' Esse comando fecha nossa aplicação
END

PUBLIC SUB Button1_Click()
' Esse campo assim como o do botão sair aparece quando dermos um duplo clique no botão executar e
'também assim como acima aqui vamos colocar oq deve ser feito quando esse botão for acionado 

' Primeiro vamos ler o comando que foi escrito na textbox e armazenar na variável da seguinte forma 

comando = textocomando.Text
' nome_da_variavel = nome_da_testbox.Text

SHELL comando TO resultado
' Agora vamos executar o comando shell e enviar o resultado para uma variável 
'esse procedimento pode ser feito usando o comando SHELL que envia a instrução diretamente para o shell do computador
' exatamente da forma que foi escrito , feito dessa forma podemos colocar comandos extensos ou combinações de comandos
' como por exemplo find /usr/bin |grep firefox e enviar o resultado para anossa variável essa linha fica assim
' SHELL variável ou comando entre aspas TO variável de saída quando for o caso

Resposta
  ' Aqui estamos novamente chamando nossa sub rotina 

END
Pronto agora é só rodar a aplicação para isso salve , depois clique Executar (Botão com uma flecha para frente) .

Espero que isso ajude a dar os primeiros passos em gambas .

Links úteis

- Site Oficial http://gambas.sourceforge.net/

- Wiki em Português http://gambasdoc.org/help/?pt_BR

- Livro em Português http://www.gambas.fizwig.com/livro_1/livros.html

- Tutoriais http://www.gambas.fizwig.com/tutorial/index.html

- Alguns exemplos http://www.gambas.fizwig.com/exemplos/index.html

- Gambas Code Snippets http://www.gambasforge.net/

csrocha
Ajudante BIG

Mensagem por csrocha » 12 Fev 2009, 02:19

Apoio a tua iniciativa, que para mim é muito bemvinda. Programo em Visual Basic e já tinha instalado o Gambas para conhecer há algum tempo. Mas como não consegui me afirmar com Linux, deixei de lado.

Mas agora, com o BIG, estou bem mais animado a seguir com Linux. E uma de minhas metas é criar uma aplicação completa de banco de dados. Tenho alguns sistemas em VB rodando em diversos clientes e um deles já me pediu para ver a possibilidade de portar tudo para Linux. Pensei em PHP inicialmente, mas acho que o Gambas seria mais natural para mim.

Você já usou MySQL como Gambas? Dá para usar com tranquilidade?

lgf
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por lgf » 12 Fev 2009, 07:35

Nunca trabalhei com MySQL mas sei que é possivel e fácil no gambas , se não me engano em um desses links que postei fala como fazer isso .

antoniocientista
Mini BIG

Re: Tutorial - Gambas

Mensagem por antoniocientista » 10 Abr 2010, 19:34

O servidor fizwig saiu do ar. O livro Gambas agora pode ser encontrado em
http://openasb.cwahi.net/

BigIdair
EXTREME BIG

Mensagem por BigIdair » 11 Abr 2010, 14:05

Olá!

A minha intenção é que daqui uns dois anos
eu possa usar o Gampas 2, ou outro compilador,
para me ajuntar com os desenvolvedores do
Big Linux, e na hora de folga quando estiver
em minha casa, esta é a minha meta, se acaso
não haver nenhum contra tempo.

Um abraço a todos!
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

vampire_thunder
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por vampire_thunder » 28 Dez 2010, 11:35

Olá!
Acabei de achar essa página pelo Google, quando estava pesquisando sobre o Gambas. Meu objetivo era o mesmo: uma alternativa ao Kommander.
Só vi que o Gambas, apesar de mais elaborado, parece também ser mais complexo. Tentei fazer o tutorial aqui mas deu erro:
Imagem

Os sites também estão todos off :(
[url=http://img242.imageshack.us/my.php?image=s5033771cuttl2.jpg][img]http://img242.imageshack.us/img242/5417/s5033771cuttl2.th.jpg[/img][/url]

antoniocientista
Mini BIG

Re: Tutorial - Gambas

Mensagem por antoniocientista » 08 Jan 2013, 20:11

Nova versão do OpenASB disponível para downloads (Livro Gambas)
http://www.openasb.com

Trancado

Voltar para “Scripts e Automações”