Não sei vejo muito personalismo aqui no fórum, se divulgar o Big Linux e ao mesmo tempo o Software Livre não é participar do projeto significa que eu também não tenho voz ativa, ou em outras palavras que minha opinião aqui é ouvida somente como um simples utilizador de um sistema e não como alguém que pode contribuir de alguma forma, se for assim o Big Linux e o Windows para mim acabam sendo a mesma coisa, já que no sistema da Microsoft eu não posso opinar sobre quase nada.LordDan escreveu:Jorgebadad escreveu:No meu entender, fazer parte do projeto (qualquer um) é participar ativamente no desenvolvimento desse projeto, procedendo a modificações substanciais nas suas partes componentes, o resto é simples usuário...
Isso é claramente certo. Quem "participa" é aquele que se envolve diretamente com o projeto. Mas não podemos, creio eu, rotular todos os outros que não participam diretamente como "simples usuário". Alguns membros do forum já contribuiram de alguma maneira para a distro, mesmo não estando diretamente envolvidos.
Já pensou se esse forum só tivesse uns 5 usuários? Como poderiam testar e avaliar o sistema sem os diversos tipos de hardware e sem as diversas situações de uso?
Creio que alguma coisa tenha que ser analisada com cuidado, se estudar e programar o código fonte do Big Linux for a única forma de ser considerado como parte da equipe então eu não vou ser por um bom tempo, neste caso todo o apoio que forneço em palestras, divulgação e treinamentos que tem o Big Linux como foco deveria ser repensado. Afinal, é importante para mim me sentir parte da comunidade e da equipe, outro dia recebi um cartão da comunidade Linux Mint agradecendo pelo apoio em divulgar o Linux Mint aqui no Brasil, achei estranho a preocupação da comunidade Mint em tornar todos os usuários como sendo uma equipe, isso além de estimular e motivar o uso do Mint também trás benefícios ao próprio projeto.
Agora enquanto nós ficarmos tentando nos engrandecer por termos a chance de ajudar o Bruno no desenvolvimento a crermos que por isso somos "deuses" e que os outros devam ser tratados como simples usuários como é o que esta acontecendo agora, simplesmente o Big Linux vai acabar com um destino muito cruel. Porque o número de usuários é importante para a divulgação do sistema, e uma comunidade não pode ser forte se não for unida.
Vejo com grande satisfação a comunidade Linux crescer e ao mesmo tempo fico preocupado com o egocentrismo de alguns aqui na comunidade Big Linux. O Big Linux pode ter tudo para ser um grande sistema operacional, mas o caminho que estamos trilhando pode ser perigoso demais para muitos.
E é bem estranho eu me sentir parte de um projeto que nasceu na Irlanda e não poder ter o mesmo sentimento em um projeto que nasceu no Brasil...