Financiamento do BigLinux

Aqui vale tudo, desde a conversa não seja ilegal ou imoral, portanto mesmo aonde vale tudo o respeito é essencial.

Moderador: Moderadores

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Financiamento do BigLinux

Mensagem por BIGBRUNO » 03 Nov 2010, 04:57

Explicações:

Olá amigos do fórum, peço a ajuda de vocês para tentarmos achar mais uma solução e eu acredito que conseguiremos, se até o KDE4 está ficando bom de usar significa que nada é impossível. :roll:

Existe um problema no desenvolvimento do BigLinux, já são mais de 6 anos de investimento sem retorno financeiro e aqui não me refiro ao investimento em servidor, energia, conexão... o ponto principal é o tempo que tenho investido nesse projeto, se for feita uma média nesse tempo, acredito que dará no mínimo 6 horas por dia, sem férias e sem fim de semana, pois apesar de em alguns dias eu não me dedicar ao sistema e já ter passado mais de uma semana afastado, em muitas ocasiões passo mais de 12 horas seguidas, já ocorreram casos de mais de 30 horas seguidas. No momento dessa mensagem estou a cerca de 15 horas me dedicando ao BigLinux.

Apesar do ritmo ser puxado e dos diversos fios de cabelo branco prematuros eu ainda tenho disposição para muitos anos, o Wolverine diz: meu nome é Wolverine e sou o melhor no que faço, eu acredito que eu posso dizer: meu nome é BigBruno e sou o mais teimoso no que faço. :mrgreen:

Acredito que o lançamento do BigLinux 5 vai trazer um novo ciclo próspero para a distribuição, tanto pela qualidade do que será lançado quanto pelos métodos de desenvolvimento que fui aperfeiçoando e agora estão muito mais fáceis de serem atualizados que em versões anteriores.

Mas ainda temos a seguinte questão, estou próximo de fazer 25 anos e continuo sem renda, vivendo de paitrocínio.

Já pensei em diversas hipóteses a maioria delas necessitaria reduzir minha atenção no sistema para poder ganhar dinheiro com tarefas ao redor do BigLinux, mas que não trazem benefícios diretos, por exemplo palestras e consultoria. Então não é bem isso que eu quero.

Plano infalível:

Eu tenho pensado na seguinte questão, viver de parceria e doação, vejamos:

Existem distribuições no Brasil que alegam já terem sido inclusas em mais de 1 milhão de computadores, então minha sugestão é, que usem BigLinux, mas ai esbarramos em um ponto, o suporte.

As distribuições atualmente vendidas inclusas em computadores possuem suporte por telefone e isso faz parte da regra de isenção de impostos do computador para todos, contratar funcionários, fazer contratos e todo esse tempo inviabilizaria a minha dedicação ao desenvolvimento do BigLinux.

Dessa forma eu pergunto para você que está lendo, você não tem interesse nisso? Ser o suporte que atende sua região ou até mesmo em todo o Brasil? Assim você utiliza o BigLinux, tem seu lucro e faz doações para o projeto, que seja R$ 1,50 por computador, é um valor que não irá gerar nenhum problema de lucratividade e provavelmente será suficiente para manter o projeto BigLinux.

Eu acredito que tudo que falta é um empreendedor que leve essa ideia para frente:

1 - Temos o produto com qualidade superior aos que estão sendo utilizados no momento.

2 - Temos no fórum o melhor suporte que conheço e que provavelmente alguns poderiam ser responsáveis pelo suporte pago.

3 - Temos o desafio, que é o de levar Software Livre de qualidade para as pessoas e mostrar que ser livre é bom.

4 - Temos um histórico que mostra que o projeto é sério.

Mas será que temos empreendedores que estão dispostos a fazer a comercialização da distribuição?

Plano infalível parte 2

A distribuição passando a gerar lucros também facilita para ter investimentos, quem sabe contratar mais 1 ou 2 desenvolvedores, isso possibilitaria um avanço muito grande para a qualidade do sistema.

tigre[BR]
MUITO BIG

Re: Financiamento do BigLinux

Mensagem por tigre[BR] » 03 Nov 2010, 09:37

Bom dia Big Bruno, primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho em criar e manter o Big Linux.

É uma questão delicada que você propos e ao mesmo tempo existem diversas soluções. Mesmo assim gostaria de sugerir que houvesse alguma conta em banco em seu nome para que possamos fazer doações para o projeto.

Creio que existem muitas pessoas que gostariam de auxiliá-lo no projeto. Vejo pessoas no fórum que fazem divulgação da distro, outras que vendem o computadores com a distro instalada e inclusive tenho projetos de iniciar em uma ONG aulas de inclusão digital usando o Big Linux.
Em busca do sistema perfeito!

BarBoss
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por BarBoss » 03 Nov 2010, 09:51

tigre[BR] escreveu:Bom dia Big Bruno, primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho em criar e manter o Big Linux.

É uma questão delicada que você propos e ao mesmo tempo existem diversas soluções. Mesmo assim gostaria de sugerir que houvesse alguma conta em banco em seu nome para que possamos fazer doações para o projeto.

Creio que existem muitas pessoas que gostariam de auxiliá-lo no projeto. Vejo pessoas no fórum que fazem divulgação da distro, outras que vendem o computadores com a distro instalada e inclusive tenho projetos de iniciar em uma ONG aulas de inclusão digital usando o Big Linux.
Esse é um ponto interessante, muitas distros se tornam pagas a exemplo de algumas versões como Suse e Fenix que originalmente eram gratuitas.

Aspirante-a-Big
BIG BANG!

Mensagem por Aspirante-a-Big » 03 Nov 2010, 10:44

Esse suporte seria só feito por telefone ? ou por serviço de chat on-line também ?

Gosto muito da idéia, o problema é que muita gente ainda novata no Linux como eu ia sentir uma certa insegurança em se oferecer pra ajudar, mas penso que seria bem legal, pra minimizar esse problema, que existisse uma espécie de hierarquia nesse suporte técnico: todos os pedidos de ajuda chegariam primeiro aos atendentes menos experientes, e eles repassariam aos mais graduados aquilo que não conseguissem/soubessem solucionar.... assim acho que esse pessoal mais cru teria como ajudar em coisas menores, e, de quebra, ia começar a aprender mais com a troca de informações com clientes e usuários mais avançados....

Kavaco
Semi-BIG

Mensagem por Kavaco » 03 Nov 2010, 11:23

E aí gente, sou novo no fórum, e estou afim de ajudar no suporte, mas acho que por telefone é complicado. poderia ser um suporte online....

Acho que o BigLinux deveria continuar gratuito, e criar uma outra versão completa (Algo como Big Full Linux ou Big Linux Full) com drivers e codecs proprietários e com mais programas, como Adobe Reader já instalados, e outros disponíveis pra instalação direto da mídia de DVD, como: Inkscape, Blender, Ardour, Eclipse ou Netbeans... e esta versão, teria o suporte online, e um custo baixo, algo que não tenho idéia de preço, mas acho que algo em torno de 20 ou 30 reais, que deve discutir-se.

Já o Big Linux, continuaria com sua forma tradicional com suporte pelos fóruns.

Não sou usuário avançado, e neste momento pesso dos dois lados, usuário e tecnico de suporte, e se precisar estou aqui para ajudar. :D
Deus seja louvado!

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 03 Nov 2010, 11:33

Eu concordo com a ideia, acredito que é uma necessidade, como o Bruno disse, viver de Paitrocínio é meio chato, e chega num ponto que é necessário ter uma renda própria.
Acredito que sejam viáveis as sugestões que já vi aqui no fórum, como o paypal (com valores de R$1 à $1.000, ou mais), conta corrente (ou conta poupança, que não paga os impostos e taxas bancárias), e aquele outro da UOL... que não me lembro o nome..., além , de cobrar por mídias enviadas, tipo R$ 10 por CD e uns R$20 ou R$30 por DVD (com tudo dentro, como o Kavaco sugeriu), a questão de suporte também é algo a se considerar, sempre haverão aqueles que irão ajudar outros independente de pagamento, mas seria necessário manter pelo menos um chat online, nem que fosse por IRC (como tem no Kubuntu) pois com o IRC as respostas seriam imediatas!

E o Bruno não precisaria largar o Big pra pagar as contas! :mrgreen:
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 03 Nov 2010, 12:19

Sobre a ideia do suporte não acredito que seja algo complexo, pois a demanda indica ser quase toda voltada para esse projeto de isenção de impostos do governo: http://www.computadorparatodos.gov.br

Eu não gostaria de ter uma versão exclusivamente paga, parece que estamos dividindo em classes, quem não puder pagar não terá direito a usar.

KDE
BIGGER

Re:

Mensagem por KDE » 03 Nov 2010, 12:35

BIGBRUNO escreveu:Sobre a ideia do suporte não acredito que seja algo complexo, pois a demanda indica ser quase toda voltada para esse projeto de isenção de impostos do governo: http://www.computadorparatodos.gov.br

Eu não gostaria de ter uma versão exclusivamente paga, parece que estamos dividindo em classes, quem não puder pagar não terá direito a usar.
BIGBRUNO, o q vc acha de também fazer um suporte em IRC também ?(podiamos criar um canal no OFTC irc.oftc.net )
Editado pela última vez por KDE em 03 Nov 2010, 12:43, em um total de 1 vez.

ccmalarm

Mensagem por ccmalarm » 03 Nov 2010, 12:40

Bruno voltamos aquilo que eu sempre te falo amigo, usar tudo mundo quer, mas quando é para colocar a mão no bolso que seja "um real" apenas.
Ai fica "muito caro"... Por isso que digo que gente assim deveria usar o "Janelas XPiratão" pois não merecem ser usuários do Big.

Temos mais de 1 milhão de downloads do Big feitos ate hoje, desses downloads muitas instalações alem disso já foram feitas..
E quanto arrecadamos para o projeto? Melhor nem comentar...

Lembra que eu sempre te disse que melhor termos 10.000 usuários que colaboram com 5 a 10 reais do que 1 milhão que alem de não colaborar em nada nem financeiramente nem no desenvolvimento do projeto ficam reclamando e se achando no direito de exigir isso ou aquilo como se fossemos empregados deles?

Bom essa é a minha opinião pessoal.

obs: Porem como moderador e membro da equipe de desenvolvimento, continuo seguindo a diretrizes do projeto.

Atenciosamente

Cristiano C. Maia

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 03 Nov 2010, 12:44

KDE, sinceramente eu sou a favor do suporte por fórum para evitar o retrabalho e ter tudo salvo.

Mas a exigência de telefone e e-mail é para participar do plano de incentivos fiscais que beneficia as empresas que montam computadores e utilizam Software Livre.

Dessa forma não vejo em que pode ser lucrativo o suporte utilizando IRC, apesar de poder ser uma ideia útil para alguns usuários.

Nesse tópico devemos nos focar em formas de obter um financiamento para o projeto.

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 03 Nov 2010, 12:50

Sobre a ideia de suporte ela é apenas uma, você pode por exemplo instalar o BigLinux em uma empresa e estar recebendo por cada instalação, separar uma porcentagem disso para desenvolver o projeto é lucrativo para todos, ainda que seja apenas 1 real por computador.

Assim como podem vender CDs, DVDs, pendrives, camisas, bonés, canecas... Se fizermos uma espécie de parceria cada produto com o nome Big vendido teria sua porcentagem doada ao projeto, gera lucro para quem vende e torna o projeto BigLinux sustentável.

Outro ponto que não sei como funciona, talvez possam me informar é como está indo o projeto Linux Educacional, eu vi que tiveram problemas com a empresa que desenvolvia e passaram para outros desenvolvedores, não sei se agora são fixos ou temporários, mas se for um projeto financiado seria um ponto que o BigLinux poderia tentar concorrer.

KDE
BIGGER

Mensagem por KDE » 03 Nov 2010, 13:01

Então eu tive uma outra ideia. Talvez meio copista mas vamos lá :)
è assim: O q vc acha de fazer um registro do produto que custaria, vamos ver R$ 60,00. Aí então, a pessoa que registrou o produto teria acesso ao suporte por e-mail, por telefone e talvez também por Skype. Aí esse registro vale por 1 ano. O q vc acha ?

KDE
BIGGER

Mensagem por KDE » 03 Nov 2010, 13:04

E mais uma coisa: Esse registro não seria obrigatório. Seria usadop somente por pessoas que querem usar o suporte telefônico

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 03 Nov 2010, 14:10

opa...
to dentro.
só não sei como posso ajudar dentro das minhas limitações.
achei bacana a idéia do colega sobre o valor para registro.
interessante.
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 03 Nov 2010, 14:52

A idéia do registro é boa, mas basta visitar o forum que a turma ajuda.

Eu ainda fico com a sugestão de vender versões mais robustas. Não considero uma forma excludente, pois a versão básica free já tem boa qualidade.

Já sobre suporte telefônico local ou regional (para assim favorecer o projeto com incentivos) : seria bom contactar as empresas que prestam esse serviço pelo país para eles fazerem esse serviço; em troca eles teriam suas empresas divulgadas no site do BigLinux e ganhariam mais clientes por serem parceiros do Big
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Trancado

Voltar para “Papo Aberto”