Nova enquete: Qual seu ambiente gráfico Linux preferido?

Aqui vale tudo, desde a conversa não seja ilegal ou imoral, portanto mesmo aonde vale tudo o respeito é essencial.

Moderador: Moderadores

hugoleal85
BIG BANG!
Contato:

Nova enquete: Qual seu ambiente gráfico Linux preferido?

Mensagem por hugoleal85 » 14 Abr 2012, 01:33

Lançada hoje a nova enquete: "Qual seu ambiente gráfico Linux preferido? "

Para votar acessem o link abaixo:
http://her2tecnologia.blogspot.com.br/2 ... afico.html

Desde já desejo boa sorte a todos os ambientes gráficos Linux!

LordDan
Big Moderador!

Re: Nova enquete: Qual seu ambiente gráfico Linux preferido?

Mensagem por LordDan » 15 Abr 2012, 12:07

Muito legal a enquete. Eu tenho só algumas sugestões para reformular a enquete, pois eu colocaria as opções assim:

ATUAIS
- Gnome 3 padrão (gnome-shell)
- Gnome 3 com Unity (Ubuntu)
- Gnome 3 com Cinnamon (Mint)
- Gnome 3 com fallback (lembra o Gnome 2)
- MATE (fork do Gnome 2 - tem no Mint 12)
- KDE 4 com opção Plasma para Desktops
- KDE 4 com opção Plasma para Netbooks
- KDE 3 (Fork do KDE 3: TDE=Trinity Desktop Environment)
- XFCE
- LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment)
- Window Maker
- JWM (Joe's Windows Manager)
- Fluxbox
- Enlightment
- PekWM

ANTIGOS
- Gnome 2
- Openbox
- TDE (Techisa Desktop Environment) (é brasileiro)
- Ion

Será que tem mais algum ambiente?
Lembro que tinha uma versão do BigLinux que vinha com o TDE, mas não lembro qual. :-)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 15 Abr 2012, 12:55

Sempre gostei do KDE,mas o unity esta ficando mais personalizavel e aos poucos esta ganhando meu apreço,uma coisa deixaria o unity muito mais legal era voce poder mover o lançador para parte inferior da tela,vi muitos videos sobre essa mudança mas so que segundo os caras que fizeram ficaram alguns erros,tomara que ubuntu faça essa personalizaçao no 12.04 ou no 12.10.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 15 Abr 2012, 18:38

AIZEN escreveu:Sempre gostei do KDE,mas o unity esta ficando mais personalizavel e aos poucos esta ganhando meu apreço,uma coisa deixaria o unity muito mais legal era voce poder mover o lançador para parte inferior da tela,vi muitos videos sobre essa mudança mas so que segundo os caras que fizeram ficaram alguns erros,tomara que ubuntu faça essa personalizaçao no 12.04 ou no 12.10.
Eu gostava mais do Gnome 2 (motivo: maior produtividade com poucos cliques + estabilidade). Porém, o Unity está melhorando.
O lançador estando na lateral da tela faz aproveitar melhor o espaço verticalmente, principalmente para o padrão de monitor widescreen, que está sendo padrão ultimamente. Mas, é como o AIZEN citou: isto deveria ser escolha do usuário e não ser imposto pelo Unity.
O que me chateia no Ubuntu é o fato de colocarem aqueles ícones de janela (fechar, maxim-rest, minimizar) do lado esquerdo para imitar o MacOS (é a única distro Linux que faz isso, creio eu)
O que está me deixando animado para esse ano são os lançamentos do Ubuntu 12.04 e o Mint 13; pois aí irei comparar o Unity versus Mate/Cinnamon, como também irei testar o gnome-fallback (que promete deixar parecido com o Gnome 2). Já o Gnome 3 padrão (o gnome-shell) é muito ruim e está fora de cogitação pra mim (totalmente anti-produtivo: eles retiraram os ícones das janelas, o menu de programas não exibe os itens com seus nomes completos, não se sabe quais programas estão minimizados até que clique várias vezes em certas funções... um saco)

O KDE? Seria o melhor ambiente gráfico de todos os tempos se não fossem os seguintes bugs irritantes e persistentes:
- Firefox fica paralisando (problema já vem de outras versões)
-Tem hora que os ícones do desktop ficam sumindo
-Tem hora que o botão de volume fica esquisito e não funciona
- A interface KDE para o LibreOffice sempre faz sumir certos itens do menu de contexto (esse problema é antigo...); só consigo usar LibreOffice no BigLinux porque este oferece a opção de usar interface do gnome.

hugoleal85
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por hugoleal85 » 15 Abr 2012, 18:47

LordDan escreveu:Muito legal a enquete. Eu tenho só algumas sugestões para reformular a enquete, pois eu colocaria as opções assim:

ATUAIS
- Gnome 3 com Unity (Ubuntu)
- Gnome 3 com Cinnamon (Mint)
- Gnome 3 com fallback (lembra o Gnome 2)
- MATE (fork do Gnome 2 - tem no Mint 12)
- KDE 4 com opção Plasma para Desktops
- KDE 4 com opção Plasma para Netbooks
- KDE 3 (Fork do KDE 3: TDE=Trinity Desktop Environment)
- XFCE
- LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment)
- Window Maker
- JWM (Joe's Windows Manager)
- Fluxbox
- Enlightment
- PekWM

ANTIGOS
- Gnome 2
- Openbox
- TDE (Techisa Desktop Environment) (é brasileiro)
- Ion

Será que tem mais algum ambiente?
Lembro que tinha uma versão do BigLinux que vinha com o TDE, mas não lembro qual. :-)
Interessante a ideia. Vou analisar a possibilidade de fazer algo do tipo na próxima enquete sobre o tema, assim como a inclusão de mais opções, casos do Cinnamon e Mate.

luis-fernando
BIG BANG!

Mensagem por luis-fernando » 16 Abr 2012, 09:34

Mas o Unity não é um ambiente grafico , nem o Gnome-Shell
"Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. "
Deuteronômio 32:4

hugoleal85
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por hugoleal85 » 16 Abr 2012, 10:34

luis-fernando escreveu:Mas o Unity não é um ambiente grafico , nem o Gnome-Shell
Bem lembrado, companheiro. O Unity de fato não é.

Admito que cometi um lapso, ao incluí-lo entre as opções de ambiente gráfico, de qualquer forma será útil para minha pesquisa saber o percentual de pessoas que o tem como desktop preferido.

Agora tenho uma dúvida: O Mate e o Cinnamon podem ser considerados ambientes gráficos ou não? Segundo alguns sites que tenho pesquisado, sim, porém gostaria de saber a opinião dos colegas a esse respeito (essa dúvida foi o motivo de não incluí-los entre as opções da pesquisa).

Abraço.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 16 Abr 2012, 13:08

hugoleal85 escreveu:Agora tenho uma dúvida: O Mate e o Cinnamon podem ser considerados ambientes gráficos ou não? Segundo alguns sites que tenho pesquisado, sim, porém gostaria de saber a opinião dos colegas a esse respeito (essa dúvida foi o motivo de não incluí-los entre as opções da pesquisa).

Abraço.
O Unity (do Ubuntu) é uma adaptação gráfica via compiz para a área de trabalho do ambiente gráfico Gnome 3.
O Cinnamon (do Mint) é um conjunto de extensões (extras) do gnome-shell do Gnome 3 que acrescenta várias funcionalidades a este (tanto que antes era chamado de MGSE = Mint Gnome Shell Extensions)
Já o MATE seria um fork do Gnome 2 que é compatível com o Gnome 3, pois usa livrarias GTK3 (o pessoal do Mint também apoia o MATE)
O Fallback já é um modo de compatibilidade do próprio Gnome 3 para fazê-lo operar em placas de vídeo limitadas; e lembra muito o Gnome 2
(vou até corrigir o que postei na minha primeira mensagem deste tópico)

Leitura recomendada: http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=37&t=619

Os ambientes gráficos de verdade, como Gnome e KDE, atuam muito mais além da área de trabalho: navegação e associação de arquivos, livrarias e aplicativos para o sistema, interfaces para programas etc.
Se você está conduzindo uma pesquisa sobre ambientes gráficos, o correto seria dizer:
- Gnome 3 com Unity
- Gnome 3 com Cinnamon
- Gnome 3 usando fallback
- MATE (fork do Gnome 2)
- Gnome 2 padrão

Isso é que ter opções ao seu dispor! Viva o Linux! /ok

hugoleal85
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por hugoleal85 » 16 Abr 2012, 17:44

LordDan escreveu:
hugoleal85 escreveu:Agora tenho uma dúvida: O Mate e o Cinnamon podem ser considerados ambientes gráficos ou não? Segundo alguns sites que tenho pesquisado, sim, porém gostaria de saber a opinião dos colegas a esse respeito (essa dúvida foi o motivo de não incluí-los entre as opções da pesquisa).

Abraço.
O Unity (do Ubuntu) é uma adaptação gráfica via compiz para a área de trabalho do ambiente gráfico Gnome 3.
O Cinnamon (do Mint) é um conjunto de extensões (extras) do gnome-shell do Gnome 3 que acrescenta várias funcionalidades a este (tanto que antes era chamado de MGSE = Mint Gnome Shell Extensions)
Já o MATE seria um fork do Gnome 2 que é compatível com o Gnome 3, pois usa livrarias GTK3 (o pessoal do Mint também apoia o MATE)
O Fallback já é um modo de compatibilidade do próprio Gnome 3 para fazê-lo operar em placas de vídeo limitadas; e lembra muito o Gnome 2
(vou até corrigir o que postei na minha primeira mensagem deste tópico)

Leitura recomendada: http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=37&t=619

Os ambientes gráficos de verdade, como Gnome e KDE, atuam muito mais além da área de trabalho: navegação e associação de arquivos, livrarias e aplicativos para o sistema, interfaces para programas etc.
Se você está conduzindo uma pesquisa sobre ambientes gráficos, o correto seria dizer:
- Gnome 3 com Unity
- Gnome 3 com Cinnamon
- Gnome 3 usando fallback
- MATE (fork do Gnome 2)
- Gnome 2 padrão

Isso é que ter opções ao seu dispor! Viva o Linux! /ok
Em resumo a única falha que cometi foi considerar o Unity como um ambiente gráfico (o que de qualquer forma será útil para minha pesquisa), correto?

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 16 Abr 2012, 19:38

hugoleal85 escreveu:Em resumo a única falha que cometi foi considerar o Unity como um ambiente gráfico (o que de qualquer forma será útil para minha pesquisa), correto?
Correto.
O Unity é como se fosse uma máscara que opera sobre o Gnome 3, obliterando o gnome-shell.
Já o Cinnamon é um conjunto de extensões que complementam o gnome-shell, deixando a área de trabalho do Gnome 3 bem mais acessível.

E pelo o que andei vendo o Unity está superando a pesquisa, até mesmo contra o KDE! Isso está sendo uma surpresa pra mim. /lol

hugoleal85
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por hugoleal85 » 16 Abr 2012, 20:39

LordDan escreveu:
hugoleal85 escreveu:Em resumo a única falha que cometi foi considerar o Unity como um ambiente gráfico (o que de qualquer forma será útil para minha pesquisa), correto?
Correto.
O Unity é como se fosse uma máscara que opera sobre o Gnome 3, obliterando o gnome-shell.
Já o Cinnamon é um conjunto de extensões que complementam o gnome-shell, deixando a área de trabalho do Gnome 3 bem mais acessível.

E pelo o que andei vendo o Unity está superando a pesquisa, até mesmo contra o KDE! Isso está sendo uma surpresa pra mim. /lol
Verdade. Está sendo uma surpresa para todos. Acredito que boa parte disso se deve as melhorias no Unity, especialmente no Ubuntu 12.04. De qualquer forma não deixa de ser uma surpresa.

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 16 Abr 2012, 21:21

/pensa Sei que ainda faltam 29 dias para a enquete terminar mas surpreende mesmo o unity estar na frente,mas o KDE esta disputando com gnome praticamente pau a pau na pesquisa,nao me agradou em nada o gnome e o shell,com certeza se o KDE nao existisse usaria o unity tambem,realmente essa enquete de preferencia de ambiente grafico ainda vai dar um bom debate em torno desse assunto.

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 17 Abr 2012, 06:56

Olá a todos e hugoleal85 e LordDan,

Agora vi quem melhor poderia explicar o que sempre tento dizer o Unity ou (Untironopé) da Canonical não é um ambiente gráfico como o LordDan muito bem explicou por isso é uma opção da enquete que mesmo que usasse o ubuntu com o G3 não votaria.

E aqui como lá no Mageia dou minha preferência que sempre se basea no "que melhor atende" ao que preciso e nesse caso é o Kde. Mas gosto muito do Gnome também por enquanto o do Lucid 10.04.4 e Mageia 1 sei que terei que me adaptar as extensões do G3 mais adiante, isso é irrevogável, mas sei que por opção não do g-shell ou untironopé (ops) Unity terei que usar o 12.04 do ubuntu para substituir o meu Lucid, mas..., ainda terá confesso um teste no irmão pobre da família se nessa última versão ainda apoiada pela Canonical o Kubuntu vier pelo menos usável optarei por ele.

Crendo que isso seja quase impossível, será o ubuntu com seu ambiente padrão e depois lasco o g-shell nele.

PS: Hugo no seu blog tive muita dificuldade de votar não sei o que acontecia sempre dizia que meu voto não podia ser computado. Mas já votei.

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

hugoleal85
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por hugoleal85 » 17 Abr 2012, 08:00

Paulinho1971 escreveu:Olá a todos e hugoleal85 e LordDan,

Agora vi quem melhor poderia explicar o que sempre tento dizer o Unity ou (Untironopé) da Canonical não é um ambiente gráfico como o LordDan muito bem explicou por isso é uma opção da enquete que mesmo que usasse o ubuntu com o G3 não votaria.

E aqui como lá no Mageia dou minha preferência que sempre se basea no "que melhor atende" ao que preciso e nesse caso é o Kde. Mas gosto muito do Gnome também por enquanto o do Lucid 10.04.4 e Mageia 1 sei que terei que me adaptar as extensões do G3 mais adiante, isso é irrevogável, mas sei que por opção não do g-shell ou untironopé (ops) Unity terei que usar o 12.04 do ubuntu para substituir o meu Lucid, mas..., ainda terá confesso um teste no irmão pobre da família se nessa última versão ainda apoiada pela Canonical o Kubuntu vier pelo menos usável optarei por ele.

Crendo que isso seja quase impossível, será o ubuntu com seu ambiente padrão e depois lasco o g-shell nele.

PS: Hugo no seu blog tive muita dificuldade de votar não sei o que acontecia sempre dizia que meu voto não podia ser computado. Mas já votei.

T+
Estranho Creto. Até agora ninguém reclamou por dificuldade em votar. Fiz um teste hoje, votando lá, e funcionou sem problemas.

De qualquer forma vou ficar de olho para ver se é algum problema no gadget da enquete.

antonio_j.cesar
MUITO BIG

Mensagem por antonio_j.cesar » 17 Abr 2012, 11:59

Votado no KDE, interface que me apaixonei após começar a usar o BIG...

Óia eu aki denovo... Não tenho tido tempo para acessar o fórum, ler tópicos, ajudar no q sei...
Mas não abandonei o Fórum
difyca escreveu:Só não vale, nos abandonar
Enviado: 20 Out 2011, 18:39
T+
"E conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará"
Linux é q nem o AMOR DE CRISTO: Quem realmente conhece sabe como é bom, divulga, mas ninguém acredita... ...preferem o q eles julgam mais fácil.
=>Projeto Cajú - Extrema/RO<=

Responder

Voltar para “Papo Aberto”