Manual para o Big Linux 5

Manuais, apostilas, cursos...

Moderador: Moderadores

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Manual para o Big Linux 5

Mensagem por cleitonlima » 27 Dez 2009, 10:57

E o Bibliotehk 0.5 tá prontinho, só esperando pelo Manual... :wink:

-------------------

TÓPICO EDITADO PELA MODERAÇÃO

Jorgebadad

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 27 Dez 2009, 11:10

Hum... estou vendo um problema pessoal. Muita informação do Forum ainda gira em torno do Big 4.2. Como o Big 5 ainda é bem recente (e nesses dias ainda não temos o Final), não deve ter muito o que aproveitar para fazer o manual.
O trabalho teria que ser quase do zero mesmo, usando o Forum e outros sites (forum do Ubuntu, Guia do Hardware...) como fontes de referência.
Sugiro dividir o manual em fases:
- Linux
- Ambientes KDE e Gnome , principais programas
- Os extras do Big Linux.

Isso levaria muito tempo e muita gente também... :?
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

BigIdair
EXTREME BIG

Mensagem por BigIdair » 27 Dez 2009, 11:47

LordDan, Concerteza!
Vocês a cada dia estão superando obstáculos e
que está vitória seja alcansada a cada momento
de nosso BigSistema.
Não podemos esquecer de nenhuma das pessoas
que faz parte deste SuperFórum do BIG LINUX.
Vocês do fórum são os verdadeiros guerreiros
vitoriosos, que fazem do Big Linux um verdadeiro
SO para os nossos user's.

Obrigado ao BigBruno, aos Desenvolvedores e
também aos nossos user's. :lol: :D :lol: :D

Um abraço a todos!
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 27 Dez 2009, 22:28

Pessoal, esse manual não é uma coisa que vai sair do dia pra noite. Eu acho que o pessoal interessado de verdade em se dedicar a realizar esse feito deveria se falar e decidir um planejamento para a criação do manual. Não precisa sair tudo de uma vez. Deixa eu dar um exemplo:

Fevereiro:

Parte relacionada ao Linux em si (comandos do terminal, etc)

Abril:

Programas

Junho:

KDE

E por aí vai. Eu já prometo ajudar, já que estou com a mão na massa mesmo. Quem mais quiser ajudar, deixa o nome. Mas é para ajudar mesmo, não desaparecer no meio do projeto.

BigIdair
EXTREME BIG

Mensagem por BigIdair » 28 Dez 2009, 03:15

cleitonlima, Só não vou mim inscrever, pq não
manjo quase nada de linux, quem sabe daqui uns 8 à 9
meses já estarei sabendo em mexer em alguns
tópicos de linux que exige um pouco mais de astucia.

Um abraço a todos!
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

Antoniocarlos97
GRANDE BIG!

Mensagem por Antoniocarlos97 » 28 Dez 2009, 18:02

Estou disposta a colaborar com o Manual, principalmente na parte dos Programas e dos ambientes graficos,

Mas ja vou avisando não tenho nenhum conhecimento em programação.
Mas com tutoriais sobre o Linux, eu posso ajudar, e muito.

Nome: Antonio Carlos :evil:

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 28 Dez 2009, 21:45

Antoniocarlos97, tá anotado. Vamos ver quem mais se candidata.

wuy
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por wuy » 28 Dez 2009, 22:02

cleitonlima escreveu:Antoniocarlos97, tá anotado. Vamos ver quem mais se candidata.
Eu poderia traduzir pro inglês, principalmente instruções sobre aplicativos específicos do Big. Assuntos gerais do Linux já há muito mais em inglês que em português na net.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 28 Dez 2009, 22:24

wuy, já é uma ajuda. E você levantou uma outra coisa muito importante. NÃO PRECISA CONHECER TUDO DE LINUX PARA AJUDAR. Se você é bom com tradução, pode ajudar a traduzir um manual, como o do Mplayer ou do Mencoder, por exemplo. Se entende de html, pode ajudar a publicar o conteúdo no site ou na Wiki - a gente ainda precisa escolher. Se você é bom com design, pode cuidar da parte gráfica da página. E por aí vai.

Acho legal a gente abrir um tópico sobre isso na área de documentação, estamos começando a fugir do foco principal desse tópico.

Antoniocarlos97
GRANDE BIG!

Mensagem por Antoniocarlos97 » 28 Dez 2009, 22:31

Beleza cleitonlima, vou terminar o download do big 5 beta 1 la pra quarta, ai vou analizar um pouco o Sistema e começar com a Apostila.

O bom é que como eu só estudo, vou poder me dedicar muito pra fazer essa apostila.

Agora veio uma Ideia a cabeça, vamos fazer todos a apostila no br-office e depois de terminado converter para pdf, e se possivel, integrar no centro de controle do big, em uma categoria tipo "Ajuda e Suporte".

O que acham?

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 28 Dez 2009, 22:36

Foi levantada a ideia em outro tópico aqui do fórum da criação de um Manual para o Big Linux 5 que vem aí. Levando o projeto um pouco mais a longe, quem sabe conseguimos realizar uma "atualização" do Guia Foca, referência em documentação sobre Linux.

Precisamos de todo tipo de ajuda:

> Usuários para pesquisar e criar os textos do Manual;
> Usuários para tradução de manuais que por ventura estejam em inglês e a tradução para inglês dos que serão escritos em português;
> Usuários com conhecimento em HTML para a preparação da página da internet (pode ser Blog, Wiki ou site) onde o conteúdo do manual deve ficar disponível;
> Usuários com conhecimentos em design para criar o visual da página.

Os dois primeiros grupos são essenciais para que o projeto vá a frente, os outros dois grupos eu poderia chamar de "capricho" da minha parte.

No tópico anterior, os usuários Antoniocarlos97 e wuy se candidataram a participar, respectivamente, criando conteúdo e traduzindo páginas.

Antoniocarlos97, o ideal é que fosse uma página html mesmo (não se preocupa em criar o html, eu dou um jeito) porque o Bibliotehk já está feito para criar essa possibilidade de abrir um tópico de ajuda específico de ajuda diretamente do Centro de Controle.

Quer participar (mas é de verdade, sem desaparecer no meio do projeto e deixando todo mundo "na mão", ok?)? Deixa seu "Quero Participar!" com um dos grupos abaixo:

[ESCRITORES]
[TRADUTORES]
[WEBMASTER]
[WEBDESIGN]

Essa é a hora de ajudar a construir um Big Linux ainda maior! A sugestão e a participação de todos é muito bem vinda.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 29 Dez 2009, 01:07

Antoniocarlos97 escreveu:Agora veio uma Ideia a cabeça, vamos fazer todos a apostila no br-office e depois de terminado converter para pdf, e se possivel, integrar no centro de controle do big, em uma categoria tipo "Ajuda e Suporte".

O que acham?
Ótima idéia!

Pois quem tiver problemas de instalação, ou não souber como instalar, etc, poderia consultar o manual em pdf, pois se ainda não instalou o Big, ficaria difícil acessar ao manual via internet...

Agora bom mesmo seria que estivesse integrado ao Big num DVD, pois vocês não tem idéia como nós leigos do assunto, ficamos com raiva quando clicamos na opção Ajuda e aparece aquela maledetta mensagem de: "Não foi possível abrir o Centro de Informações"

Agora, se o Bibliotehk ficar integrado ao Big, ótimo!, muito melhor, qualquer dúvida, só clicar no ícone do Bibliotehk...

Em princípio acho que seria um manual "arroz com feijão", básico mesmo, com instruções do tipo:
"Como gravar um cd de dados"
"Como redimensionar uma fotografia"
etc

Ah sim, me candidataria a vaga de "tradutor" (inglês para o português) e depois "escritor" do manual (do que foi traduzido), dependendo do ritmo da empreitada...

wuy
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por wuy » 29 Dez 2009, 11:00

Jorgebadad escreveu:
Antoniocarlos97 escreveu: Agora bom mesmo seria que estivesse integrado ao Big num DVD, pois vocês não tem idéia como nós leigos do assunto, ficamos com raiva quando clicamos na opção Ajuda e aparece aquela maledetta mensagem de: "Não foi possível abrir o Centro de Informações"

Código: Selecionar todos

sudo apt-get install khelpcenter
mas parece que não tem muita coisa traduzida.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 29 Dez 2009, 23:17

wuy,

Instalei, não ajuda muito não o khelpcenter, não tem quase nada...

Seria bom mesmo fazermos um manual arroz com feijão para o Big, se possível integrado ao Bibliotehk...

Antoniocarlos97
GRANDE BIG!

Mensagem por Antoniocarlos97 » 30 Dez 2009, 17:50

Pena que minha net me deixou na mão, ontem o downloader do big 5 tava em 79%, e não passou de lá, tive que reiniciar o download. e como minha net e via radio, só vou conseguir termininar o downloads lá pra domingo ou segunda.

Responder

Voltar para “Documentação”