Placa de video via Chrome 9

Alguma placa, modem, monitor ou outro hardware/periférico seu não funcionou? Aqui é o seu lugar!

Moderador: Moderadores

tedeski
Usuário BIG

Placa de video via Chrome 9

Mensagem por tedeski » 23 Mai 2010, 08:48

Existe driver para a VIA Chrome 9 HC IGP family WDDM compatível com o big linux, já procurei em varios lugares no entanto não o localizei alguem pode me ajudar?

Cristiano
Semi-BIG

Mensagem por Cristiano » 24 Mai 2010, 22:52

Cara você deve estar com o mesmo problema que eu, (a tela fica toda preta), o meu Notebook "Firstline" usa essa placa. Para sua sorte acabei de achar o drive hoje no site da VIA, porém é só o código fonte, eles disponibilizam um tutorial de como compilá-lo, só que aí eu pergunto para quem puder me ajudar...ou melhor, a nos ajudar.

Como posso compilar drivers para o Big Linux se ainda não consegui instala-lo ?
Como construir o Big Linux do zero compilando os drivers ?

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 25 Mai 2010, 07:50

tedeski e Cristiano,
tedeski, Bem vindo ao Big Fórum!!!

Qual a versão do Big que vocês estão tentando instalar??? 4.2 ou 5B1???
Ambas as versões possuem um item, na tela de boot do LiveCD, que diz: Mais opções de inicialização:
Ali tem uma série de opções que resolvem os problemas mais comuns, inclusive de vídeo.

Vocês já tentaram rodar forçando o uso do driver vesa???
É um dos cheatcodes: xforcevesa
E poderiam tentar também colocar uma resolução mais palatável : 1024x768
Na linha de inicialização ficaria assim: xforcevesa 1024x768

Com isso, após o boot, quando for instalar, essa opção já estará habilitada (já tive esse problema em algumas máquinas e funcionou).

E com ele instalado, é só seguir as instruções do arquivo readme que acompanha o pacote com os fontes para instalar o driver.

Boa sorte!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 25 Mai 2010, 08:02

Como muita gente se esquece, aí vai o link do tópico do amigo ccmalarm,
que trata das opções de boot - com todas as explicações:

http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... =25&t=5031

No thread, tem várias dicas de outros companheiros. Para quem não conhece ou está iniciando no mundo Linux, vale a pena ler!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Cristiano
Semi-BIG

Mensagem por Cristiano » 25 Mai 2010, 12:34

Abençoado seja o PHOENIX90 !!!!! Deu certo !!!! :D :D :D
Coloquei o CD do Big Linux 4.2, digitei xforcevesa 1024x768 e então começou a carregar, apareceu uma tela toda "tiltada" (cheio de rabiscos) mas depois apareceu as janelas do BIG LINUX certinho. E para a minha surpresa consegui fazer funcionar o meu modem ADSL do Speedy da Telefônica e estou postando essa mensagem diretamente do BIG LINUX sendo executado do CD !!!!!

Meu Deus....depois de 4 anos do meu primeiro contato com o Linux e desistência por falta de conhecimento, finalmente consegui uma distribuição digna e com uma comunidade realmente ativa.
Obrigado a todos.

A propósito.....Porque não tem essa opção na tela de boot ? Garanto que ajudaria muita gente !!!

Vou continuar fuçando aqui e vou fazer um tutorial para colocar no Wiki.

Ai meu Deus, é muita emoção :lol: :lol: :lol:

tedeski, ainda vou tentar compilar o driver, mas primeiro deixa eu me familiarizar com o Big.

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 25 Mai 2010, 13:34

Cristiano escreveu:Abençoado seja o PHOENIX90 !!!!! Deu certo !!!! :D :D :D
Coloquei o CD do Big Linux 4.2, digitei xforcevesa 1024x768 e então começou a carregar, apareceu uma tela toda "tiltada" (cheio de rabiscos) mas depois apareceu as janelas do BIG LINUX certinho. E para a minha surpresa consegui fazer funcionar o meu modem ADSL do Speedy da Telefônica e estou postando essa mensagem diretamente do BIG LINUX sendo executado do CD !!!!!

Meu Deus....depois de 4 anos do meu primeiro contato com o Linux e desistência por falta de conhecimento, finalmente consegui uma distribuição digna e com uma comunidade realmente ativa.
Obrigado a todos.

A propósito.....Porque não tem essa opção na tela de boot ? Garanto que ajudaria muita gente !!!

Vou continuar fuçando aqui e vou fazer um tutorial para colocar no Wiki.

Ai meu Deus, é muita emoção :lol: :lol: :lol:

tedeski, ainda vou tentar compilar o driver, mas primeiro deixa eu me familiarizar com o Big.
Parabéns Cristiano!!! A comunidade aqui realmente se ajuda MUITO!!! 8) 8) 8) 8) 8)
Só um detalhe: a opção existe na tela de boot. Só que ela fica meio escondida entre as outras opções de boot.
No Big 4.2 é mais transparente = Forçar a utilização do driver "vesa".
No Big 5B1, como ainda é um "Beta", ela não está completamente implementada em sua parte visual, mas, como você mesmo viu, funciona!!!

Quanto à tela "tiltada", depende do monitor que você está usando.
Proporção de 4:3 (normal) ou 16:9 (widescreen)
Eu "chutei" o 1024x768, já que o padrão vesa, se você colocar sem a resolução, é de 800x600.
Aqui no trabalho, o "desk-entop" da Lenovo que uso está com esta opção habilitada também, mas como o monitor é widescreen, a resolução é de 1360x768, muito embora, pelo seu manual, ele aceite até 1440x900.

Se você usa o Big 5B1, na área de notificação da barra de tarefas (à direita, embaixo) tem o ícone de um monitor: é o KRandr. Ele permite a você alterar "on the fly" a resolução. Fica a seu critério.
Um grande abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

tedeski
Usuário BIG

Mensagem por tedeski » 26 Mai 2010, 18:52

naum entra na inteface grafica entro normal com esse comando!!! mais pra ta ativando efeitos 3D entre outros games precisa do driver.. e naum consigo instala-lo... tenho o Ubuntu 10.04, Big linux 4.2 e versão alpha 1 Big linux 5 testando mais nenhum deles eu consegui instala o driver!!!

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 27 Mai 2010, 08:41

tedeski escreveu:naum entra na inteface grafica entro normal com esse comando!!! mais pra ta ativando efeitos 3D entre outros games precisa do driver.. e naum consigo instala-lo... tenho o Ubuntu 10.04, Big linux 4.2 e versão alpha 1 Big linux 5 testando mais nenhum deles eu consegui instala o driver!!!
tedeski,
Esta serve tanto para você como para o Cristiano.
Vocês descrevem a placa como sendo a VIA Chrome 9 HC IGP
HC significa "Host Controler"
IGP significa "Integrated Graphics Platform"
Nenhum dos dois falou qual é a especificação da placa-mãe que possui o Chipset Integrado HC IGP).
Nenhum dos dois falou qual dos drivers está tentando instalar.
Nenhum dos dois falou de onde foi baixado o driver.

Vamos tentar o seguinte procedimento:
1 - Identifique a placa que possui o Chipset Integrado (HC IGP)
2 - Acesse o site do fabricante em: http://linux.via.com.tw/support/downloadFiles.action
3 - Em OS, selecione Ubuntu 8.04 LST para o Big 4.2 ou Ubuntu 9.04 para o Big 5A1 ou o 5B1
4 - Em "Platform" selecione o Chipset correspondente à sua máquina, de acordo com as especificações do manual
5 - Baixe o driver GFX e instale

Perguntas:
1 - Vocês já procuraram os Guias (Manuais do Fabricante) de Instalação no Linux???
http://www.viaarena.com/Downloads.aspx#1008
2 - Vocês já viram se é aplicavel algum "patch"???
http://www.viaarena.com/Downloads.aspx#1009

Aqui tem mais instruções e alertas a respeito do assunto, na Seção "VIA proprietary graphics driver for Chrome9".
Atenção: O chipset é apenas parcialmente suportado!!!
https://help.ubuntu.com/community/OpenChrome

Por favor, postem o resultado, para que possamos auxiliá-los.

Um abração
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Cristiano
Semi-BIG

Re:

Mensagem por Cristiano » 27 Mai 2010, 10:25

Cristiano escreveu:Para sua sorte acabei de achar o drive hoje no site da VIA, porém é só o código fonte, eles disponibilizam um tutorial de como compilá-lo...
PHOENIX90, eu ja estou com o driver e o guia guardados no meu PC ja faz alguns dias. Eu pensei que ele já ia sacar que era só entrar no site da VIA.
E a configuração do meu PC entra no Wiki do Big Linux: http://www.biglinux.com.br/wiki/index.p ... _Firstline

O que eu conseguir fazer funcionar eu deixo lá pra todo mundo ver.
Falou!

tedeski
Usuário BIG

Mensagem por tedeski » 27 Mai 2010, 15:43

Nome da Placa Mãe Semp Toshiba IS-1462, Meu chipset North Bridge: VIA VN896 , South Bridge: VIA VT8237A. bom não existe esse modelo A no site para o download! nem sei mais oq fazer!!

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 27 Mai 2010, 15:47

Beleza, Cristiano!!!

3D é um problema no Linux por causa da falta de apoio dos fabricantes. A gente só consegue botar para funcionar com POG*.

* POG: "Programação Orientada a Gambiarra"... :) :) :) :) :)
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 27 Mai 2010, 15:58

tedeski escreveu:Nome da Placa Mãe Semp Toshiba IS-1462, Meu chipset North Bridge: VIA VN896 , South Bridge: VIA VT8237A. bom não existe esse modelo A no site para o download! nem sei mais oq fazer!!
tedeski,
Pelo que li no site da via, você deve tentar com as seguintes plataformas:
CN896+VT8237S (preferencial) ou
CN700+VT8237S+VT8237R PLUS

O site demora para atualizar as versões do GFX para download.
Após setar os dois campos (SO e Plataforma), pressione "Enter" e aguarde a atualização da página.
Big 4.2 = Ubuntu 8.04 = Stable chrome9.83-242-u804(18Jun08) (3.8M) ou Beta chrome9.83.40558 (4.5M)

Big 5A1 ou 5B1 = Ubuntu 9.04 = Unified GFX driver Ver 86a-50937 for Ubuntu 9.04(26Oct09) (3.4M)

Boa compilação!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

tedeski
Usuário BIG

Mensagem por tedeski » 27 Mai 2010, 16:28

Vlw .... sou novo no linux maix nd ki crebra a cabeça naum ajude....rsrsrsrs.. té Logo

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 28 Mai 2010, 08:09

tedeski,

Procurando mais a fundo, encontrei o driver (precisa ser compilado) específico para sua placa!!!
Vá naquele primeiro link que eu passei ( http://linux.via.com.tw/support/downloadFiles.action )

Selecione, em OS, Legacy: vai abrir uma nova janela.
Step 1 > Selecione Linux - Legacy
Step 2 > Selecione Ubuntu 8.04 LTS
Step 3 > Selecione Integrated Graphics
Step 4 > Selecione VN896 VIA Chrome HC

O "Unified 2D/DRM driver source" suporta o Ubuntu 8.04 LTS (Big 4.2), Ubuntu 8.10, Ubuntu 9.04 (Big 5A1+)

E o "CN896/VN896 Graphics Drivers For Ubuntu 8.04" inclui 2D, Video Overlay e o 3D driver. Suporta a CN896 e a VN896 - Seu caso, do Cristiano e de muitos outros.

Espero ter ajudado.

TDB!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

tedeski
Usuário BIG

Mensagem por tedeski » 28 Mai 2010, 18:03

CAra vlW msm..., Muito obrigado agora vo tenta compilar!!!Té maix!!

Trancado

Voltar para “Hardwares e Periféricos”