Boa Noite,
Eu tenho o Big instalado no meu note em dual boot com o Windows 7 já a algum tempo e nunca tive problemas com ele, instalação o big encontrou sozinho a partição com o seven e colocou a opção lá no grub e eu consigo entrar normalmente.
Um amigo trouxe o notebook aqui em casa para instalarmos o Big também, o note dele (um Dell Inspiron) já tinha o Windows 7 também e ele queria usar em dual.
Como o HD dele era de 320 e estava usando tudo com o Windows, mandei o particionador gráfico do big diminuir para sobrar 40Gb no final para o Linux, e criei uma partição lá. Apesar do particionamento ter demorado quase 12 horas, mas correu tudo bem, a instalação foi super rápida e tudo funcionou normalmente. Inclusive a partição do Windows que abre no linux normalmente e até com opção de leitura e escrita.
Acontece que, ao tentarmos entrar no Windows pelo grub nas opções de inicialização, ele mostra a seguinte mensagem:
root (hd0,2)
Filesystem type unknow, partition type 0x7
savedefault
chainloader +1
Já procurei em alguns fóruns por ai e em um caso que achei não encontrei solução para o caso e numa dedução um pouco prematura ainda do caso, penso até se não é problema de hardware não compatível com o grub ou algo do tipo... Isso seria possível?
Alguém já passou por algo parecido ou tem alguma dica do que fazer?
Obrigado.
PS.: Será que usando o DVD do windows 7 e pedindo pra restaurar (não olhei as opções de reparo dele ainda) ele volta com o Windows e elimina o grub e depois posso procurar uma alternativa ao grub ou outra solução possível?
Obrigado pela atenção.
Problema na inicialização (Grub) com Dual boot Windows
Moderador: Moderadores
- the.password
- BIG
Problema na inicialização (Grub) com Dual boot Windows
Note: LG V1 - Celeron M / 1G / 80G / ATI XPRESS 200M
- Win7
- BIGLinux
Desktop: P E7200 / 4G / 500G / GF 8500GT
- Win 7 - Dx 10
- Win7
- BIGLinux
- Win 7 - Dx 10
- Jorgebadad
- Big Moderador!
the.password;
Sistema windows precisa desfragmentar de tempos em tempos para organizar suas estantes de arquivos, por isso antes de mexer numa partição windows, precisa desfragmentar, e depois proceder à instalação do Big...
Bom, como já particionou, recupere o MBR do windows, usando o CD, deixe ele bootável novamente, depois coloque o CD do Big na bandeja e reinicie o sistema pelo botão iniciar do windows, nunca pelo botão reset, reinstale o Big, aceite usar o GRUB no MBR, não crie disquete de boot, que tudo vai dar certo...
Sistema windows precisa desfragmentar de tempos em tempos para organizar suas estantes de arquivos, por isso antes de mexer numa partição windows, precisa desfragmentar, e depois proceder à instalação do Big...
Bom, como já particionou, recupere o MBR do windows, usando o CD, deixe ele bootável novamente, depois coloque o CD do Big na bandeja e reinicie o sistema pelo botão iniciar do windows, nunca pelo botão reset, reinstale o Big, aceite usar o GRUB no MBR, não crie disquete de boot, que tudo vai dar certo...
- the.password
- BIG
Jorgebadad escreveu:the.password;

Eu vou fazer isso, quando terminar aviso aqui se deu certo...
Obrigado pelas dicas...

- Win7
- BIGLinux
- Win 7 - Dx 10
- Win7
- BIGLinux
- Win 7 - Dx 10
-
- BIGzinho
Opa, está aqui o amigo!
Este note é meu! E a batalha continua!!
Então, Jorge, fiz o que estava indicado (e mais outras coisinhas). Realmente o boot do windows se perdeu, mas a correção foi feita com sucesso (segundo o windows). Mas o GRUB não larga o boot da máquina. Então, o problema continuou já que é o GRUB que não consegue carregar o Windows...
Tentei reinstalar o Big Linux, usando GRUB e LILO, mas nada feito.
A Restauração do Windows 7 não funciona.
Estou começando a pensar em formatação geral... mas não queria fazer isso não.
Por enquanto é só, se alguém souber de algo.
Abraços!
Este note é meu! E a batalha continua!!

Então, Jorge, fiz o que estava indicado (e mais outras coisinhas). Realmente o boot do windows se perdeu, mas a correção foi feita com sucesso (segundo o windows). Mas o GRUB não larga o boot da máquina. Então, o problema continuou já que é o GRUB que não consegue carregar o Windows...
Tentei reinstalar o Big Linux, usando GRUB e LILO, mas nada feito.
A Restauração do Windows 7 não funciona.
Estou começando a pensar em formatação geral... mas não queria fazer isso não.
Por enquanto é só, se alguém souber de algo.
Abraços!
- andre.also7
- Big Moderador!
- Contato:

bcdedit /set {current} locale pt-BR
ou
bcdboot %WinDir% /l pt-BR

$ sudo -s
# mkdir /media/sda2 (sda2 é a partição onde está o BigLinux)
# mount /dev/sda2 /media/sda2
# mount -o bind /dev/ /media/sda2/dev
# grub-install --root-directory =/media/sda2 /dev/sda
-----------------
Estou colocando aqui pois eu tive problemas com a perda do GRUB após instalar o Windows Seven.
-
- BIGzinho
- the.password
- BIG
Oi...
Estou baixando o BigLinux 5 Alpha 3, ele usa o isolinux como bootloader, será que ele é melhor? Dá pra instalar pelo live CD apenas o bootloader sem precisar instalar o sistema novamente?
Vou testar ele a noite se conseguir tempo...
Estou baixando o BigLinux 5 Alpha 3, ele usa o isolinux como bootloader, será que ele é melhor? Dá pra instalar pelo live CD apenas o bootloader sem precisar instalar o sistema novamente?
- Win7
- BIGLinux
- Win 7 - Dx 10
- Win7
- BIGLinux
- Win 7 - Dx 10
- Trovador Solitario
- BIG! BIG!
- Contato:
será para testes ou como sistema definitivo? se for definitivo, fique com o BL 4.2the.password escreveu:Oi...
Acesse:
http://euprimata.blogspot.com/
AMD Phenom II X4 945 - 3.0Ghz
2Gb DDRIII
Asus M4785TD-V EVO
Windows 7 + Kubuntu + 98 + ME
http://euprimata.blogspot.com/
AMD Phenom II X4 945 - 3.0Ghz
2Gb DDRIII
Asus M4785TD-V EVO
Windows 7 + Kubuntu + 98 + ME
-
- BIGzinho
Trovador...
A questão nem é o BL...
A questão é um bootloader que corrija algo que não deu certo. Não deu, as orientações que encontramos na internet não resolvem, e alguns profissionais que entendem de linux não estão conseguindo corrigir...
Na verdade, acho que tentar o isolinux é a ultima tentativa... talvez o Windows tenha se corrompido no processo de particionamento.
A questão nem é o BL...
A questão é um bootloader que corrija algo que não deu certo. Não deu, as orientações que encontramos na internet não resolvem, e alguns profissionais que entendem de linux não estão conseguindo corrigir...
Na verdade, acho que tentar o isolinux é a ultima tentativa... talvez o Windows tenha se corrompido no processo de particionamento.
Voltar para “Instalação e Atualização”