instalar o big linux 12.04

Reporte problemas sobre o boot, instalação ou atualização do BigLinux.

Moderador: Moderadores

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Re: instalar o big linux 12.04

Mensagem por vitorboldrin » 13 Set 2012, 23:40

Meu caro AIZEN eu pesquisei esse programa q vc me passou e eu já criei um live pr meu pendrive consegui usa-lo sem inslala-lo no no HD,muito boa essa versão mas o meu problema é q meu pc não suporta ele tem 500mb de memória ram e enfelizmente está travando.Eu vou ver esse link q vc me mandou e vai ficar pr os outros usuários pesquisarem.
obrigado pelo suporte

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 14 Set 2012, 01:45

eu ví o vídeo dela Muito bonita ela mesmo,eu só reiniciei e ele foi já pr as opções de instalações de testar sem instalar e instalar no HD

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 14 Set 2012, 12:09

vitorboldrin escreveu:eu ví o vídeo dela Muito bonita ela mesmo,eu só reiniciei e ele foi já pr as opções de instalações de testar sem instalar e instalar no HD
vitorboldrin realmente a memoria ram do seu pc é pouca,mas eu ja testei num pc de 750 mb de ram e ele rodou legal,entenda uma coisa existe uma grande diferença quando voce usa em live pendrive,dvd,cd ou cartao de memoria,quando voce instalar no HD o desmpenho vai melhorar muito talvez nem fique travando,presumo que seu HD deve ser de 80 GB,da para usar particionado com o big linux 12.04,mas particionar para voce que é um usuario iniciante é um pouco complicado,ja a instalaçao lado a lado com o windows sinceramente nao sei quanto do HD o big vai particionar,melhor voce ficar usando em live pendrive mesmo,quando voce comprar um pc mais potente voce instala,aqui no forum um ajuda o outro tudo que aprende de linux foi aqui,se voce tever interesse em aprender aqui é o lugar certo,boa sorte.

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 14 Set 2012, 13:20

então cara eu tó com ubuntu eo xp na maquina e correto meu hd é de 80gb vou formatar e instlar 1° O xp e depois o big linux pq eu sei q instlando o linux ele não apaga o ruwindows kkkkkk.
Aí vou ver se não trava.casa de erraqdo formato e fico só com o XP.

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 14 Set 2012, 13:38

meu porquê será q o BIgBRuno fez a última versão em vez de dar continuidade com o projeto?

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 14 Set 2012, 14:12

Olá, pelo visto você é novo por aqui. Vou tentar resumir uma resposta para sua pergunta:

O Bruno desenvolveu o BigLinux por vários anos praticamente sozinho. E desenvolver consome muito tempo e esforço de uma pessoa, principalmente aquelas que trabalham como também têm outros compromissos.
Também, ele mudou sua forma de atuar: em vez de continuar fazendo uma distro, ele passou a desenvolver recursos que possam ser usados por outras distros linux (um exemplo: BigBashView).
Atualmente ele está colaborando com um novo projeto chamado União Livre, que visa reunir talentos para desenvolver novos programas e funcionalidades para o Linux, porém, tem quem cogite que esse projeto venha a desenvolver uma distro no futuro.

Mas, ainda estamos bem servidos: o Big Linux 12.04 terá suporte por 5 anos (ou seja, até abril de 2017!), pois compartilha da mesma base do Kubuntu 12.04 LTS. E, até lá, muita coisa boa haverá de aparecer. :-)

Espero que eu tenha sido útil na resposta e que a mensagem não contenha inverdades; se houver erros, por favor corrijam-me. :)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 14 Set 2012, 14:36

vitorboldrin escreveu:então cara eu tó com ubuntu eo xp na maquina e correto meu hd é de 80gb vou formatar e instlar 1° O xp e depois o big linux pq eu sei q instlando o linux ele não apaga o ruwindows kkkkkk.
Que versao do ubuntu voce usa?tinha me esquecido do site da uniao livre,nao tinha de indicado ainda,de uma olhada e se possivel se cadastre la de agora em diante vao ser dados os possiveis rumos do softwere livre nacional.

LINK: http://uniaolivre.com/

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 14 Set 2012, 16:09

Olá pessoal, vou humildemente participar. vitorboldrin, você tentou seguir os passos que lhe sugeri logo que postou suas dúvidas? Tentou instalar diretamente no Pendrive como sugeri? Cara, tenho o Big instalado no Pen há anos e o levo para o trabalho. Lá o SO é wind.7, mas não troco pelo Big.

Falei pra vc sobre programas úteis para instalação do linux em pendrive, mas também lhe informei que para distros conhecidas como Ubuntu e diversas outras, existe o reconhecimento por parte do programa, por exemplo o LILI, e que haverá o modo PERSISTÊNCIA. No caso do Big, ele não será reconhecido e portanto, não terá este recurso e você perderá todas as configurações do sistema que fizer.

Eis o motivo de que a preferência de uso do Big no pendrive é de instalação direta no pendrive. O modo de uso é simples. Você deve configurar a Bios para reconhecer o pendrive e botar diretamente por ele ou, durante a inicialização da bios, escolher o qual irá iniciar, o HD, ou o Pendrive.

Se ainda lhe interessar, segue passos que devemos ter atenção: - escolher "opção avançada" e clique em continuar; Será mostrado na tela seguinte o Particinamento de seu HD, e vc verá algo como: "/dev/sda" o seu pendrive como provavelmente "/dev/sdb". Observe que abaixo deverá aparecer "dispositivo no qual instalar o carregamento de inicialização"; verifique se está marcado o correspondente do pendrive, "/dev/sdb"; é este que deve estar marcado. Aí basta seguir os passos da instalação.

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 14 Set 2012, 16:25

LordDan escreveu:Olá, pelo visto você é novo por aqui. Vou tentar resumir uma resposta para sua pergunta:

O Bruno desenvolveu o BigLinux por vários anos praticamente sozinho. E desenvolver consome muito tempo e esforço de uma pessoa, principalmente aquelas que trabalham como também têm outros compromissos.
Também, ele mudou sua forma de atuar: em vez de continuar fazendo uma distro, ele passou a desenvolver recursos que possam ser usados por outras distros linux (um exemplo: BigBashView).
Atualmente ele está colaborando com um novo projeto chamado União Livre, que visa reunir talentos para desenvolver novos programas e funcionalidades para o Linux, porém, tem quem cogite que esse projeto venha a desenvolver uma distro no futuro.

Mas, ainda estamos bem servidos: o Big Linux 12.04 terá suporte por 5 anos (ou seja, até abril de 2017!), pois compartilha da mesma base do Kubuntu 12.04 LTS. E, até lá, muita coisa boa haverá de aparecer. :-)

Esse linux big linux é muito bom para nós mais como vc disse quem sabe num futuro, o big Bruno poderia ter uma equipe ajudando a ele desenvolver o big.

Espero que eu tenha sido útil na resposta e que a mensagem não contenha inverdades; se houver erros, por favor corrijam-me. :)

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 14 Set 2012, 16:33

spad3to escreveu:Olá pessoal, vou humildemente participar. vitorboldrin, você tentou seguir os passos que lhe sugeri logo que postou suas dúvidas? Tentou instalar diretamente no Pendrive como sugeri? Cara, tenho o Big instalado no Pen há anos e o levo para o trabalho. Lá o SO é wind.7, mas não troco pelo Big.

Falei pra vc sobre programas úteis para instalação do linux em pendrive, mas também lhe informei que para distros conhecidas como Ubuntu e diversas outras, existe o reconhecimento por parte do programa, por exemplo o LILI, e que haverá o modo PERSISTÊNCIA. No caso do Big, ele não será reconhecido e portanto, não terá este recurso e você perderá todas as configurações do sistema que fizer.

Eis o motivo de que a preferência de uso do Big no pendrive é de instalação direta no pendrive. O modo de uso é simples. Você deve configurar a Bios para reconhecer o pendrive e botar diretamente por ele ou, durante a inicialização da bios, escolher o qual irá iniciar, o HD, ou o Pendrive.

Se ainda lhe interessar, segue passos que devemos ter atenção: - escolher "opção avançada" e clique em continuar; Será mostrado na tela seguinte o Particinamento de seu HD, e vc verá algo como: "/dev/sda" o seu pendrive como provavelmente "/dev/sdb". Observe que abaixo deverá aparecer "dispositivo no qual instalar o carregamento de inicialização"; verifique se está marcado o correspondente do pendrive, "/dev/sdb"; é este que deve estar marcado. Aí basta seguir os passos da instalação.

Então cara eu usei o LILI creator pr gerar o linux live e foi um sucesso, ele me informou q esse linux não tinha live (ALGO ASSIM NÃO ME LEMBRO) mais ele continou na boa fazendo o processo sem problemas,eu acesso ele pelo desktop do windows XP e ele cria uma maquina virtual ou reinicio meu pc e ele já vem com as opções de boot.

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 14 Set 2012, 16:39

AIZEN escreveu:
vitorboldrin escreveu:então cara eu tó com ubuntu eo xp na maquina e correto meu hd é de 80gb vou formatar e instlar 1° O xp e depois o big linux pq eu sei q instlando o linux ele não apaga o ruwindows kkkkkk.
Que versao do ubuntu voce usa?tinha me esquecido do site da uniao livre,nao tinha de indicado ainda,de uma olhada e se possivel se cadastre la de agora em diante vao ser dados os possiveis rumos do softwere livre nacional.

eu quando passei o biglinux pr o pendrive eu não fiz o processo de gravação pelo LILI creator e existia um, exe do ubunto então eu instalei sem querer esse ubuntu 11 .
Mais eu acho melhor formatar e instalar o w xp e depois o big linux o q vc acha?
ou dá pr formatar o ubuntu e instalar o biglinux 12.04 mantendo meu XP?
valeu galera vcs são legais demais.

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 14 Set 2012, 18:34

vitorboldrin escreveu:
AIZEN escreveu:

eu quando passei o biglinux pr o pendrive eu não fiz o processo de gravação pelo LILI creator e existia um, exe do ubunto então eu instalei sem querer esse ubuntu 11 .
Mais eu acho melhor formatar e instalar o w xp e depois o big linux o q vc acha?
ou dá pr formatar o ubuntu e instalar o biglinux 12.04 mantendo meu XP?
valeu galera vcs são legais demais.
Da para formatar e colocar o big 12.04 LTS no lugar do ubuntu sem mexer no windows xp ja fiz isso varias vezes,testando varias distros linux,entre no modo particionamento avançado apague a extensao do ubuntu que vai ser ext3,ext4... e apague Swap tambem,cuidado com NTFS porque pertence ao windows nao mexa nelas,apagando a do ubuntu crie uma EXT4 e a SWAP e o restante é bem simples.

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 14 Set 2012, 23:23

AIZEN:Da para formatar e colocar o big 12.04 LTS no lugar do ubuntu sem mexer no windows xp ja fiz isso varias vezes,testando varias distros linux,entre no modo particionamento avançado apague a extensao do ubuntu que vai ser ext3,ext4... e apague Swap tambem,cuidado com NTFS porque pertence ao windows nao mexa nelas,apagando a do ubuntu crie uma EXT4 e a SWAP e o restante é bem simples.

Como eu faço para entrar "no modo particionamento avançado"?
você poderia me explicar o passo-a-passo para fazer isso?
Não sabia q dava pr instalar um linux e depois apaga-lo sem mexer no windows,então posso testar vários linux e os formata-los depois?

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 15 Set 2012, 15:51

vitorboldrin escreveu:AIZEN:Da para formatar e colocar o big 12.04 LTS no lugar do ubuntu sem mexer no windows xp ja fiz isso varias vezes,testando varias distros linux,entre no modo particionamento avançado apague a extensao do ubuntu que vai ser ext3,ext4... e apague Swap tambem,cuidado com NTFS porque pertence ao windows nao mexa nelas,apagando a do ubuntu crie uma EXT4 e a SWAP e o restante é bem simples.

Como eu faço para entrar "no modo particionamento avançado"?
você poderia me explicar o passo-a-passo para fazer isso?
Não sabia q dava pr instalar um linux e depois apaga-lo sem mexer no windows,então posso testar vários linux e os formata-los depois?
Com o live pen drive rodando va no incone para instalar o big no HD,escolha o idioma,depois vai aparecer uma tela de como voce quer instalar o big essa tela depende de como seu HD ja esta particionado,escolha sempre a ultima opçao que fale,OPÇAO AVANÇADA,MODO AVANÇADO etc,essa opçao vai abrir o seu hd e como ele esta particionado,no seu caso vai estar duas partiçoes do linux ubunu ext4 e swap e a do windows xp que esta em NFST nao mexa nela,agora clic na partiçao ext4 preste atençao que vai acender as opçoes que voce pode fazer com essa partiçao,escolha apagar tanto a ext4 com a swap,depois de feito isso note que vai aparecer espaço livre ou nao alocado,é ai que voce vai clicar,depois logo abaixo clic em adicionar,agora voce vai criar a extensao ext4 e deixe que sobre pelo menos 2GB voce vai precisar depois para criar a area de troca swap,depois de escolher ext4 va um pouco mais para baixo e escolha a opçao barra que é dessa forma /,depois clic ok,pronto voce ja criou a partiçao da instalaçao do big linux 12.04,lembra do 2GB ele vai aparecer com nome de espaço livre ou nao alocado,clic nele e depois em adicionar nao mexa no tamanho va mais para baixo onde voce clicou para colocar a barra e coloque a opçao swap ou area de troca swap esta escrito uma dessa duas formas,e depois clic em ok,agora esta pronto tanto a partiçao para instalar o big linux como a area de troca swap,clic na estensao ext4 que voce criou so para marca-la,depois logo abaixo clic em avançar o restante e bem simples voce pode fazer sozinho,alguns videos do youtube tem como instalar o big linux mas nao estao na forma que apresenta o seu HD por isso resolve explicar neste texto de forma mais simples possivel,boa sorte.

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 15 Set 2012, 19:33

vou fazer o q é swap ?área swap pr 2 gb?

Trancado

Voltar para “Instalação e Atualização”