instalar o big linux 12.04

Reporte problemas sobre o boot, instalação ou atualização do BigLinux.

Moderador: Moderadores

vitorboldrin
GRANDE BIG!

instalar o big linux 12.04

Mensagem por vitorboldrin » 11 Set 2012, 15:23

Baixei a nova versão do big linux pelo site oficial servidor unicamp.
eu passei ele pr o pen drive q meu pc não tem drive de cd/dvd.
O arquivo era zipado e deszipei no pen drive,lá ele tem várias pastas e um aquivo exe com o ícone do ubunto 12.04 eu clico nele e ele pede pr instalar sobre o windows xp.
Mais eu gostaria de saber se ele tem a opção de usar peloi pen drive sem instalar na maquina o demostrativo q todos os cds de instalação tem.
bom espero por uma ajuda pr fazer o passo-a-passo, eu usava a versão big linux 4.2.
espero ajuda grato.

spad3to
BIG! BIG!

Re: instalar o big linux 12.04

Mensagem por spad3to » 11 Set 2012, 16:19

vitorboldrin, não sei se entendi bem sua dúvida; mas vou passar para vc um pouco de minha experiência no uso do Big no Pendrive. Tenho ele instalado de duas formas; uma usando um programa, e existe vários: "Universal USB Installer", e outros mas particularmente gosto mais do "LiLi USB Creator". Com o LILI, vc instala o Big no Pendrive mas ocorre uma desvantágem, não vai ficar no modo "persistente" e não vai salvar as configurações que vc fizer. Para instalar basta ter o baixar o Big na forma de imagem (.iso). Aí basta seguir os passos e instalar fácil, fácil. Mas, eu particularmente prefiro instalar diretamente no Pendrive; como? diretamente como se faz para instalar no HD. Durante o processo de instalação não vai ter diferença de instalação seja no Pendrive ou no HD; mas deve se ter atenção durante as etapas.

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 11 Set 2012, 18:18

waw bom,e como eu faço pr instalar o big linux pelo pen drive??
mais tá certo eu tava zapeado o arquivo eu deszapiei e tá no pen drive é assim mesmo??

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 12 Set 2012, 12:22

fui instalar o big linux 12.04 pelo pen drive e intalou o ubunto 11,q estranho em mano,será q eu baixei certo??? eu baixei pelo site biglinux

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 12 Set 2012, 12:52

vitorboldrin escreveu:fui instalar o big linux 12.04 pelo pen drive e intalou o ubunto 11,q estranho em mano,será q eu baixei certo??? eu baixei pelo site biglinux
É um caso bem curioso esse seu,vamos la,e nao é para voce descompactar o arquivo e simplesmente colocar no pendrive,Se estiver usando o windows te recomendo fazer o live pendrive com um programa excelente chamado LiLi USB CREATOR,no site do baixaki voce encontra ele,se estiver usando alguma distribuiçao linux recomendo o programa CRIADOR DE DISCO DE INICIALIZAÇAO,que sempre vem no ubuntu,mas pode ser instalado em outras distros linux,voce abre um desses programas que lhe indiquei,coloque o pendrive ja formatado para facilitar o trabalho,busque a iso baixada,e nao faça o live pendrive com persistencia de gravaçao pode ocorrer alguns probleminhas,e em poucos minutos estara pronto seu live pendrive,pode usar sem instalar e virar uma ferramenta de backup caso tenho um windows com o sistema corrompido ou bichado cheio de virus que o mais comum,ou voce pode instalar em dual boot com outro sistema operacional,site para download logo abaixo,nao se esqueça de quando baixar o iso checar o MD5SUM e se a iso contem erros isso é muito importante,boa sorte.

Link da pagina de download: http://www.biglinux.com.br/web/download/

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 12 Set 2012, 16:43

o q é live?
como eu faço pr checar o download do arquivo se não conrompido?
então não é pr deszipar o arquivo baixado?
não existe um tutorial pr fazer o passo a passo,e eu instalei através do windows xp.
vlw

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 12 Set 2012, 17:37

vitorboldrin escreveu:o q é live?
como eu faço pr checar o download do arquivo se não conrompido?
então não é pr deszipar o arquivo baixado?
não existe um tutorial pr fazer o passo a passo,e eu instalei através do windows xp.
vlw
Live é voce pode usar a distro linux sem instalar no hd,poder ser dvd,cd,cartao de memoria ou pendrive.No site do download do big linux 12.04 logo abaixo tem um aplicativo para voce que usa windows instalar e checar se o MD5sum esta igual ao que bigbruno desenvolvedor colocou esta tambem no mesmo link que te indiquei,la tambem tem insinando a gravar a iso.Nao precisa descompactar porque o arquivo é uma iso pronta é so usar o aplicativo de sua preferencia para gravar.sobre o tutorial procure aqui mesmo no forum talvez tenha.

Link: http://www.biglinux.com.br/web/download/

Leia todo o link vai explicar a maioria de suas duvidas lembrando a iso do big linux 12.04 é de 1.2GB.

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 12 Set 2012, 23:14

bom velho eu baixei o MD5Sum ele é um arquivo compactado.
o meu big linux também está compactado mais o MD5Sum não acha ele na pasta download.peço mais uma vez a sua ajuda de q como eu uso esse programa pr verificar o biglinux.
vlw

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 12 Set 2012, 23:47

agora eu entendi esse programa o"MD5Sums" mais de qualquer maneira acho q tinha q haver um tutorial explicando o passo-a-passo o porquê é q não sou expert em linux.
para quem quiser entender melhor o MD5Sums aqui está um tutorial dele

http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q= ... 5HsY3JPYlQ

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 13 Set 2012, 00:01

fiz a verificação e não deu esse número MD5Sum: 45b1c9342e58981ab2e9a6fc69701f38
será q ouve problema no dowload??
como vc fez pr verificar o seu deu esse mesmo número??

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 13 Set 2012, 13:19

vitorboldrin escreveu:fiz a verificação e não deu esse número MD5Sum: 45b1c9342e58981ab2e9a6fc69701f38
será q ouve problema no dowload??
como vc fez pr verificar o seu deu esse mesmo número??
Eu tambem tive que baixar duas vezes para o numero do MD5sum desse correto,concerteza teve algum problema no download,siga esses passos para quando voce for baixar a iso do big linux: baixar a iso sem acelerador de download,de preferencia usar uma banda larga cabeada,gravar na velocidade 4x e num dvd de qualidade,quanto a verificaçao do md5sum no windows te retorno mais tarde de forma detalhada aguarde.

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 13 Set 2012, 17:59

vitorboldrin pensei e cheguei uma conclusao para voce possa checar o MD5sum da sua iso baixada,vamos la baixe outra iso da forma que te expliquei na mensagem logo acima,com a iso baixada use o programa LiLi usb creator que para windows para voce fazer o seu live pendrive,feito o live pendrive faça o boot pelo mesmo,ja estando usando o big linux 12.04 LTS pelo pen drive,va no incone do desktop do big em COMPUTADOR E MEUS ARQUIVOS OU VOCE PODE CLICAR NO INCONE DOLPHIN QUE ESTA NA BARRA DE INICIALIZAÇAO REPIDA,note que abriu sua pastas de arquivos,no lado esquerdo aparece todos os discos rigidos que foram particinados no seu pc,agora entre no que corresponde ao windows e procure a pasta que voce colocou a iso do big linux 12.04,encontrando-a de dois clics com o botao do mause ou touch,vai abrir automaticamente o programa K3B,veja que na parte central do K3b vai aparecer para voce gravar o DVD,va um pouco mais para baixo e voce vera que o K3b fara a soma do MD5sum automaticamente,agora é so conferir se esta certo,boa sorte.

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 13 Set 2012, 21:34

então cara eu fiz o download numa conexão de 1mb,bom vou tentar de novo aí depois vc me ensina mais como ter uma versão do biglinux pr o pen drive e instala-lo pelo pen drive flw

vitorboldrin
GRANDE BIG!

Mensagem por vitorboldrin » 13 Set 2012, 21:52

putz desculpa agora q eu ví q o número certo é esse MD5Sum: df9785b56c7b9f600941563fe565af23
pelos testes q eu fiz esses 2 números bateram iso correta.
agora como eu faço pr bootar pelo pen drive amigo?

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 13 Set 2012, 22:02

vitorboldrin escreveu:então cara eu fiz o download numa conexão de 1mb,bom vou tentar de novo aí depois vc me ensina mais como ter uma versão do biglinux pr o pen drive e instala-lo pelo pen drive flw
Veja esse tutorial dessa gatinha ensinando a instalar qualquer distro linux pelo programa LiLi usb creator e configurar o pc para o boot,com tutorial desses nao tem como voce nao conseguir fazer seu live pendrive,use e abuse do nosso big linux 12.04 LTS,boa sorte.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=ypxF2Ooc ... re=related

Link para baixar o programa

Link: http://www.baixaki.com.br/download/lili-usb-creator.htm

Trancado

Voltar para “Instalação e Atualização”