Mudança de usuário

Reporte problemas sobre o boot, instalação ou atualização do BigLinux.

Moderador: Moderadores

Helio Linhares
Usuário BIG

Mudança de usuário

Mensagem por Helio Linhares » 30 Ago 2012, 14:52

Olá, amigos, gostaria de saber como inicio o PC com a minha conta de usuário, já que sempre que inicio vem com a conta biglinux e para acessar a minha conta tenho que mudar de sessão.
Outra questão: por que que cada vez que inicio a área de trabalho vem com uma configuração diferente, como o papel de parede, o painel e até mesmo os efeitos especiais...
Respondendo a primeira pergunta já fico satisfeito.

kuro
GRANDE BIG!
Contato:

Re: Mudança de usuário

Mensagem por kuro » 01 Set 2012, 00:29

Helio Linhares escreveu:Olá, amigos, gostaria de saber como inicio o PC com a minha conta de usuário, já que sempre que inicio vem com a conta biglinux e para acessar a minha conta tenho que mudar de sessão.
Outra questão: por que que cada vez que inicio a área de trabalho vem com uma configuração diferente, como o papel de parede, o painel e até mesmo os efeitos especiais...
Respondendo a primeira pergunta já fico satisfeito.
Olá Helio Linhares,
Você pode fazer da seguinte forma:
1 - Vá para o "Configure o Sistema(Centro de Controle Big)";
2 - Aba "Design" > item "Tela de Login (KDM)";
3 - Será solicitado a senha do administrador e abrirá a janela "Tela de Login (KDM)", selecione "Configuração completa";
4 - Será aberta a janela "Tela de autenticação - Módulo de controle do KDE" e nesta janela vá para a aba "Conveniência";
5 - Nesta aba você poderá selecionar com qual usuário você deseja que o Sistema inicie automaticamente.

Aplique e veja se deu certo...
/angry Caso dê erro, meu caso... Você poderá fazer a configuração manualmente, vamos lá...
/baw Deu Erro!!!
1 - Abra o "Dolphin", clique com o botão direito e selecione "Ações Administrativas > Abrir no Gerenciador de Arquivos";
2 - Será aberta um novo "Dolphin como root", nela vá para "/etc/kde4/kdm/";
3 - Procure por "kdmrc", é um arquivo de texto - arquivo de configuração, procure pela linha "DefaultUser=biglinux" (perto do final do arquivo);
4 - No lugar do user "biglinux" coloque o login do seu user;
5 - Salve o arquivo, feche todas as janelas e faça o teste...

Espero ter ajudado, caso tenha resolvido coloque no título (RESOLVIDO) para sabermos que conseguiu solucionar o problema...
/ok
Qualquer coisa volte e continuaremos estudando outras soluções...
Até mais!!!

Kuro

Helio Linhares
Usuário BIG

Mensagem por Helio Linhares » 01 Set 2012, 15:11

Boa tarde, Kuro. Tentei as duas maneiras que você indicou. A primeira, por sinal, já tinha tentado sem êxito. A segunda desconhecia e tentei e não deu certo também. Será que isto está acontecendo porque estou rodando direto do pendrive? Mas, eu já li pessoas que tem várias distros instaladas no HD com problemas semelhantes, inclusive de não conseguir salvar atualizações do sistema, como data, hora, desktop e outros. Será que teria alguma forma de contornar esses problemas? Espero um retorno e obrigado pela resposta. Um abraço!

kuro
GRANDE BIG!
Contato:

Mensagem por kuro » 02 Set 2012, 15:44

Olá Helio Linhares,
Demorei um pouco, me desculpe...
Olha, se eu entendi é o seguinte, você deve ter criado um LivePen, não é mesmo?
Se foi isso acontece o seguinte, sempre vai entrar primeiramente o perfil do Live que é o biglinux.
Nesse Pen eu criei um perfil para teste e percebi que, por defaut, é criado um usuário básico, sem poderes de administrador. Com esse perfil você pode fazer quase nada!!!
Se torna bem seguro e assim qualquer outro usuário pode utilizar o Sistema sem fazer muitas alterações.
Nem o sudo funciona!!! rs...
/concentraded Tornei o usuário teste em administrador também, assim ficou com poderes de administrador e dá para se fazer todas as configurações.
Inclusive fiz as modificações que eu mesmo sugeri e reiniciei...
/dude Não funcionou... Isso se dá porque estamos utilizando o LivePen que tem o comportamento igual ao de um Live CD/DVD, ou seja, sempre vai iniciar com o perfil do biglinux.
Não há como alterar isso.
Nesse LivePen fiz o teste de utilizar "Trocar usuário" porque "Sair" fechava o perfil do biglinux e eu apenas ficava com o perfil criado, sem poderes administrativos...
Tendo uma sessão em paralelo fiquei com o perfil teste(Alt+Ctrl+F8) e o biglinux(Alt+Ctrl+F7) abertos, ou seja, com as duas sessões abertas e trabalhando com suas tarefas...
Quanto à troca de papel de parede e afins, ocorreu tudo normal, com a ressalva que o perfil teste pode fazer apenas as coisas básicas e apenas no seu usuário.

Ainda falta eu fazer o teste instalando o BigLinux no pendrive, como se fosse um HD.
Entretanto, eu suponho que deverei fazer as configurações do GRUB manualmente... O GRUB instalado no pendrive...
No caso da instalação do Sistema no pendrive o problema do carregamento do perfil estará resolvido porque não mais existirá o perfil biglinux, existirá apenas o seu perfil, como admistrador...
/concentraded Vamos ver no que vai dar...
Acho que vai dar um trabalhinho... rs...
Mas já vale para acrescentar um pouco mais no nosso conhecimento!!! Não é mesmo?
Talvez demore um pouquinho, mas volto para postar os resultados...
/ok Até mais!!!
Kuro

Helio Linhares
Usuário BIG

Mensagem por Helio Linhares » 02 Set 2012, 19:16

Obrigado mais uma vez Kuro. Realmente essa coisa de você configurar tudo e depois ao reiniciar voltar tudo como antes é irritante, pois se tem que fazer tudo de novo. Como não sei como instalar direto no pendrive, fico no aguardo para saber se se resolve o assunto ao pelo menos minimiza, rsrsrs... Abração!!!

kuro
GRANDE BIG!
Contato:

Mensagem por kuro » 11 Set 2012, 03:52

Olá Hélio Linhares,
/concentraded Desculpe-me a demora, mas ainda estou fazendo uns testes...
Estou quase terminando...
Mais uns dois dias para tirar algumas conclusões e dúvidas...
Estou quase concluindo...
:) Eu acho que vou poder explicar direitinho e você vai poder utilizar o seu BigLinux com tudo que tem direito!!!!
rs... Assim espero...
Mais uns dois dias... OK?

rs... Postando aqui para você não achar que esqueci...
Estarei postando a sua solução... /ok

Kuro

Helio Linhares
Usuário BIG

Mensagem por Helio Linhares » 12 Set 2012, 17:53

Obrigado pela lembrança. Tentei a instalação tradicional em outro pendrive de 16G formatado como NTFS. A instalação ia de vento em popa quando derepente travou, rsrsrs. Mas, como sou brasileiro, eu não desisto nunca e sua ajuda certamente será fundamental. Um abraço!

Trancado

Voltar para “Instalação e Atualização”