Big LInux 5 rodando direto do Pendrive

Reporte problemas sobre o boot, instalação ou atualização do BigLinux.

Moderador: Moderadores

Helio Linhares
Usuário BIG

Big LInux 5 rodando direto do Pendrive

Mensagem por Helio Linhares » 26 Ago 2012, 23:52

Assim como vcs, me apaixonei pelo BigLinux depois de testar algumas outras distros Linux, inclusive o Ubuntu. Como meu HD pifou encontre no liveusb e as distros Linux a melhor forma de contornar esse problema. Acontece que, entre outros problemas, eu não consigo salvar as minhas configurações pessoais; Como exemplo, a alteração do horário para o horário brasileiro, a definição de aplicativos favoritos ou colocado no desktop, tudo isso se perde quando eu desligo a máquina, mesmo eu salvando a sessão manualmente. Com o navegador, no meu caso o Firefox, não acontce isso, as configurações dele são salvas assim como fotos e vídeos que salvo em meu arquivo pessoal, mas as alterações no sistema não são salvas. Alguém teria uma solução para isso?

Br1000
MUITO BIG

Re: Big LInux 5 rodando direto do Pendrive

Mensagem por Br1000 » 27 Ago 2012, 09:51

Helio

Eu peguei um pendrive de 8Gis e com o DVD do Big mandei instalar normalmente nele como se fosse em um HD.
Todas as alterações feitas ficam permanentes.
Se tiver alguma dúvida volte a perguntar.
Boa sorte.
Linux user #454148

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 27 Ago 2012, 10:51

Helio Linhares, bom dia. Seja bem vindo ao Big.
Como o amigo Br1000 informou, instale diretamente no Pendrive como faria no HD. Quando se utilisa programas como o LiveUsb e outros, somente seram salvos quando o Linux a ser utilisado for reconhecido o modo PERSISTENCIA, e issso somente ocorre com Distros que estejam na lista que o próprio programa oferece, no caso do Big apesar de origem na familia Buntu, a compatibilidade não vai ocorrer e portanto não terá a Persistência. A melhor solução é portanto, instalar diretamente no PenDrive seguindo os mesmos passos. Atentando que o "arranque" deve ser instalado na partição do Pendrive, normalmente /sdb.
Instalando diretamente ocorrerá expansão do sistema e o Pendrive ficara com menor espaço livre, por isso sugiro ao amigo que utilise um Pendrive de pelo menos 16 giga. Comprei um SanDisc de 16 giga por 35 reais, um bom preço.

Helio Linhares
Usuário BIG

Mensagem por Helio Linhares » 27 Ago 2012, 15:58

Obrigado por responderem ao meu post. O meu pendrive é de 8 G e achava que estava bom já que li em diversos fóruns gente dizendo que instalou em pens de 1 ou 2 G. Instalei pelo Unebootin e, apesar de estar bem visível que a persistência só deve ser usada nos casos do Ubuntu e uma outra distro qu não lembro, eu arrisquei. Agora, você disse para eu instalar direto no pen drive, mas como faço isso? Se puderem me responder ficaria agradecido. Um abraço!

kuro
GRANDE BIG!
Contato:

Mensagem por kuro » 29 Set 2012, 00:56

Olá Helio Linhares,
/why Desculpe-me a demora...
Olha só, fiz um passo-a-passo das experiências que tive nesta empreitada...
Este é um Guia que editei, não sei se você vai gostar, tive que editar várias vezes...
Dá uma olhada...

https://docs.google.com/open?id=0B5smz3 ... XByVUlrZG8

Espero que seja mais ou menos o que você quer...
Veja, comente, opine, ajude a melhorá-lo...

Boa Sorte!!!!
E um ótimo final de semana!!!! /ok

Kuro...

Helio Linhares
Usuário BIG

Mensagem por Helio Linhares » 10 Out 2012, 16:23

Caro Kuro, desculpe-me por demorar a comentar sua resposta; é que eu estava viajando e não tinha como realizar as experiências.
"Instalei" como você indicou na primeira opção, através do dvd do biglinux, e até agora vem fuuncionando direitinho, apesar das persistentes oscilações de brilho. Por enquanto vou testando essa forma. Caso comece a dar problema, parto para a segunda opção, ou seja, instalar realmente no pendrive.
Obrigado pela ajuda e fique com Deus.
Abração!

Helio Linhares
Usuário BIG

Mensagem por Helio Linhares » 25 Nov 2012, 12:32

Olá, amigo Kuro, eu agora estou usando o Windows 7, mas gostei tanto do BigLinux, que queria instala-lo no pendrive para de vez em quando usá-lo e levar como um sistema de bolso. Segui seu tutorial nos mínimos detalhes e ele completou a instalação. Reiniciei, fiz todas as alterações na Bios, mas não iniciou.

Detalhes:
1º - a instalação demorou cerca de hora e meia. É assim mesmo ou deu algum problema e ele seguiu como se não tivesse dado nenhum erro?

2º - o meu pendrive é MultiLaser de 16 GB. Seria a qualidade do pendrive?

AdemirMachado
BIG!

Mensagem por AdemirMachado » 18 Dez 2012, 00:56

Parace que o link do google doc está dando erro, pelo menos nesta data (18/12/2012). Vou tentar mais tarde, pois esta informação é que estou buscando há um bocado de tempo.

Helio Linhares
Usuário BIG

Mensagem por Helio Linhares » 18 Dez 2012, 14:11

Quando eu acessei estava funcionando e não deu certo. Por isso eu fiz essa nova indagação ao Kuro!

kuro
GRANDE BIG!
Contato:

Mensagem por kuro » 19 Dez 2012, 00:37

Helio Linhares escreveu:Olá, amigo Kuro, eu agora estou usando o Windows 7, mas gostei tanto do BigLinux, que queria instala-lo no pendrive para de vez em quando usá-lo e levar como um sistema de bolso. Segui seu tutorial nos mínimos detalhes e ele completou a instalação. Reiniciei, fiz todas as alterações na Bios, mas não iniciou.

Detalhes:
1º - a instalação demorou cerca de hora e meia. É assim mesmo ou deu algum problema e ele seguiu como se não tivesse dado nenhum erro?

2º - o meu pendrive é MultiLaser de 16 GB. Seria a qualidade do pendrive?
Me desculpe Helio Linhares...
Me desculpe mesmo pela demora...
Olha só, quando a gente instala qualquer linux no HD, dependendo do número de pacotes, pode demorar de 15 minutos a 1 hora... Veja bem, no HD...
No caso do pendrive a velocidade de gravação e acesso demora mais... Sim, pode demorar hora e meia, acho que o meu também deve ter demorado algo parecido...

Quanto ao seu pendrive ser da MultiLaser, de 16GB, não tem problema, a MultiLaser vem melhorando seus produtos... A verdade é que o tempo de acesso de leitura e escrita no pendrive é bemmmm lenta!!!
Só ter um pouquinho de paciência...
/ok
Kuro

kuro
GRANDE BIG!
Contato:

Mensagem por kuro » 19 Dez 2012, 00:41

AdemirMachado escreveu:Parace que o link do google doc está dando erro, pelo menos nesta data (18/12/2012). Vou tentar mais tarde, pois esta informação é que estou buscando há um bocado de tempo.
Olá AdemirMachado!!!
Olha só, acho que no dia 18/12/2012 o sisgtema parecia estar ruim, mas hoje, acessei normalmente, num outro PC e sem logar...
Espero que faça um bom proveito e espero poder ajudar.
Qualquer dúvida, pode perguntar!!!
/ok
Kuro

kuro
GRANDE BIG!
Contato:

Mensagem por kuro » 19 Dez 2012, 00:46

Olha só pessoal, o arquivo está livre e poder ser acessado por quem tiver interesse!
Inclusive pode ser feito o download do arquivo, basta acessar o menu "Arquivo > Download".
Qualquer coisa podem perguntar!!!
/ok
Kuro

Helio Linhares
Usuário BIG

Mensagem por Helio Linhares » 19 Dez 2012, 14:21

Caro Kuro, obrigado pela resposta. Já elimino a preocupação com a qualidade do pendrive.

Entretanto, como eu disse, mesmo demorando eu deixei todo o processo fluir, reiniciei e fiz as modificações na BIOS e o BigLinux não iniciou. Uma tela preta apareceu pedindo para que eu inserisse uma mídia.

Obs.: executei duas vezes o processo!

Estou achando que pode ser o pendrive, já que, quando eu rodo Big através do CD o pendrive não é lido. O pendrive também está dando problemas com o Windows 7!

kuro
GRANDE BIG!
Contato:

Mensagem por kuro » 24 Dez 2012, 14:11

Olá Helio Linhares,
Desculpe-me de novo...
Meu Note abriu o bico... Mas vamos ver o que é...
Bom, no seu caso, testei vários pendrives e você deve ter razão...
Num teste, com o BigLinux instalado no pendrive, o Windows não reconhece a formatação e pergunta se você deseja formatar o dispositivo.
Ou seja, o dispositivo é reconhecido, só não reconhece o tipo de formatação.
Tenho também um outro pendrive que não é reconhecido nem no Linux ou Windows, este era reconhecido no Windows e depois parou...
Tentei no linux e nada...

Pois é, meu amigo, deve ser mesmo o pendrive...
Já tentou em outro?

Para você e todos que o acompanham um Feliz Natal e que o ano de 2013 seja melhor do que este!!!
:D Viva 2013!!! :D

Helio Linhares
Usuário BIG

Mensagem por Helio Linhares » 26 Dez 2012, 13:26

Deve ser isso mesmo, já que isto que aconteceu com esse seu pendrive está acontecendo com o meu tb. Foi depois de eu tentar instalar o Big nele. Depois disso, nem o Linux nem o Windows reconhece ele. Vou comprar outro e ver o que acontece e tb antes ele era reconhecido pelos dois sistemas. Ele só reconhece depois de formatar e mesmo assim, ao desligar e religar o PC volta o mesmo problema.

Obrigado pela resposta e desculpe pelo Not... vai ver que abriu o bico de tanto tentar resolver o meu problema, rsrsrs...!
Feliz ANO NOVO!

Trancado

Voltar para “Instalação e Atualização”