Olá.
Após algumas tentativas frustradas com outras distros Linux, experimentei o BigLinux e estou adorando. Parabéns a todos que participaram desse trabalho, pois acredito que vocês conseguiram criar um produto que atende muito bem ao usuário comum - uma raridade no mundo linux pelo que percebi.
Rodei o BL em Live-CD e agora instalei-o num pen drive de 4 gigas, mas gostaria de tirar algumas dúvidas:
1) Qual a diferença entre rodar do cd, do pen drive ou do hd (para além da evidente facilidade de transporte)?
2) Qual a memória recomendada para o pen drive? Como disse, estou rodando um de 4 gigas, mas se for maior há algum ganho?
Como vocês já devem ter percebido, estou utilizando um sistema Linux pela primeira vez, então, perdoem-me se minhas perguntas forem absolutamente idiotas...
Agradeço antecipadamente.
instalações - qual a diferença?
Moderador: Moderadores
- Jorgebadad
- Big Moderador!
Re: instalações - qual a diferença?
prof;
Bem vindo ao mundo Linux!
Rodar do CD o sistema fica lento, não é recomendável; seria mais para testar e conhecer o sistema...
Rodar do pendrive é bom, 8GB fica bom; não há ganho de velocidade, apenas para poder salvar seus arquivos...
Rodar do HD (instalado) é a melhor opção em questão de velocidade, porém,obviamente, perde-se no quesito mobilidade
Então eu ficaria com o pendrive e o cd, até porque nem todo PC aceita boot pelo pendrive...
Ah, sim, se estiver rodando bem do pendrive, NÃO atualize, pois poderá quebrar seu sistema...
Bem vindo ao mundo Linux!
Rodar do CD o sistema fica lento, não é recomendável; seria mais para testar e conhecer o sistema...
Rodar do pendrive é bom, 8GB fica bom; não há ganho de velocidade, apenas para poder salvar seus arquivos...
Rodar do HD (instalado) é a melhor opção em questão de velocidade, porém,obviamente, perde-se no quesito mobilidade
Então eu ficaria com o pendrive e o cd, até porque nem todo PC aceita boot pelo pendrive...
Ah, sim, se estiver rodando bem do pendrive, NÃO atualize, pois poderá quebrar seu sistema...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64
Valeu, Jorgebadad!
Meu hd está bichado e não estou com muita press para comprar um novo, então, acho que vou ficar no pendrive mesmo.
Contudo, o boot pelo pen está apresentando problemas... agora mesmo, tentei o boot e o sistema não carregou; entrou apenas em modo texto com uma mensagem de erro - "error: ext2_lookup: deleted inode referenced: 64216"
Tentei o comando shutdown -v now (como se eu soubesse o que faço, rsrsrs) mas o sistema diz que tem de ser root para isso...
Meu hd está bichado e não estou com muita press para comprar um novo, então, acho que vou ficar no pendrive mesmo.
Contudo, o boot pelo pen está apresentando problemas... agora mesmo, tentei o boot e o sistema não carregou; entrou apenas em modo texto com uma mensagem de erro - "error: ext2_lookup: deleted inode referenced: 64216"
Tentei o comando shutdown -v now (como se eu soubesse o que faço, rsrsrs) mas o sistema diz que tem de ser root para isso...
Olá, prof, bem vindo ao fórum. Não somente vc mas todos continuamos testando outras distros, no meu caso, permaneço fiel ao Big pois nenhuma outra possui a facilidade, compatibilidade que o Big apresenta.
Prof, eu tenho utilizado o Big instalado em pendrive a algum tempo. No meu trabalho o sistemo é Windows 7 e como o programa que uso roda sobre o navegador, deixei o windows de lado e faço uso regular do Big no pendrive sem qualquer problema, por isso recomendo. Quanto ao uso do Big em pendrive humildemente complementando o que disse o mestre Jorgebadad sugerindo que vc adquire um pen de boa qualidade, que tenha não 8 gigas mas no mínimo 16 gigas. Motivo, com a instalação do Big ocorre sua expansão e com isso fica pouco espaço final com 8 gigas, ou seja, vc fica sem espaço rapidinho.
Outra coisa. Existem programas para instalação como o que vem no próprio Big ou outro com o Lili. No meu caso eu particularmente não uso nenhum destes programas. Prefiro instalar o Big diretamente no pendrive como se fosse um HD. Não tive até agora problemas de atualizações quebrando o sistema, e como disse, uso no trabalho sem problemas.
O problema que vc está tendo na inicialização pode ser problema do próprio pendrive. No meu caso tenho um pendrive ScanDisc que está perfeito; adquiri um outro pendrive da HP, e neste não consegui instalar o Big ou outro SO nem com reza braba!
É isso aí; boa sorte.
Prof, eu tenho utilizado o Big instalado em pendrive a algum tempo. No meu trabalho o sistemo é Windows 7 e como o programa que uso roda sobre o navegador, deixei o windows de lado e faço uso regular do Big no pendrive sem qualquer problema, por isso recomendo. Quanto ao uso do Big em pendrive humildemente complementando o que disse o mestre Jorgebadad sugerindo que vc adquire um pen de boa qualidade, que tenha não 8 gigas mas no mínimo 16 gigas. Motivo, com a instalação do Big ocorre sua expansão e com isso fica pouco espaço final com 8 gigas, ou seja, vc fica sem espaço rapidinho.
Outra coisa. Existem programas para instalação como o que vem no próprio Big ou outro com o Lili. No meu caso eu particularmente não uso nenhum destes programas. Prefiro instalar o Big diretamente no pendrive como se fosse um HD. Não tive até agora problemas de atualizações quebrando o sistema, e como disse, uso no trabalho sem problemas.
O problema que vc está tendo na inicialização pode ser problema do próprio pendrive. No meu caso tenho um pendrive ScanDisc que está perfeito; adquiri um outro pendrive da HP, e neste não consegui instalar o Big ou outro SO nem com reza braba!
É isso aí; boa sorte.
Obrigada pelas dicas, spad3to! Vou comprar um pendrive maior - estou usando o de 4 gigas mais para testes. Acho que o problema com meu pendrive foi mesmo no processo de criação; tentei primeiro pela opção de menu do próprio Big, mas a instalação trava em 13% e não sai mais do lugar; havia criado o meu pen pelo Unetbootin, via windows, mas... Limpei o pen e fiz nova tentativa com o Universal USB e até agora está tudo rodando direitinho, só não tenho persistência.spad3to escreveu:Quanto ao uso do Big em pendrive humildemente complementando o que disse o mestre Jorgebadad sugerindo que vc adquire um pen de boa qualidade, que tenha não 8 gigas mas no mínimo 16 gigas. Motivo, com a instalação do Big ocorre sua expansão e com isso fica pouco espaço final com 8 gigas, ou seja, vc fica sem espaço rapidinho.
É isso aí; boa sorte.
Dúvida: para instalar no pendrive como se fosse em HD basta clicar a opção na área de trabalho do Big? Se eu fizer assim e usar um pendrive maior vou poder instalar novos aplicativos e salvar documentos com persistência?
Prof, já fiz uso de todos estes programas de instalação de distros em pendrive. Para que ocorra instalação em modo de persistência o programa instalador deve estar atualizado para reconhecer uma tal distro e isto somente será para as distros de maior renome mundial pelo que vi. Até mesmo o Ubuntu logo que lançado ainda pode não ser reconhecida pelo programa instalador e não criar no modo persistente. No caso do Big em particular, não sei atualmente, mas provavelmente vc não encontrará um programa que o 'reconheça' e permita a criação do pendrive em modo permanente; por isso num fiz originalmente o teste de instalar direto no pendrive como se estivesse instalando no HD.
Lembrando a instalação, vc deve estar atento nas informações que o particionador apresenta a vc, normalmente será na partição /sdb, particione para ext4. Acredito também que o grub deve estar na partição /sdb.
Lembrando a instalação, vc deve estar atento nas informações que o particionador apresenta a vc, normalmente será na partição /sdb, particione para ext4. Acredito também que o grub deve estar na partição /sdb.
De fato, spad3to! Não encontrei mesmo BL na lista de instalações automáticas e usei o carregamento de iso; pelo que vi na internet, o aplicativo que eu usei oferece a opção de reservar memória para o modo com persistência, mas nada disso apareceu na minha instalação. Mas a instalação em si parece ter ficado ok. Estava pensando em comprar um novo hd e instalar o BL mas fiquei chocada ao ler que a distro será encerrada =( De qualquer modo, vou aproveitar o momento e curti o BL enquanto posso.
Obrigada pela atenção.
Obrigada pela atenção.
prof, não se desanime em relação ao Big. Até onde entendi teremos uma próxima versão, um Big6 baseado no 12.04, portanto LTS, e portanto com prazo de validade de 5 anos. Até lá minha amiga, muita coisa pode acontecer. Devemos confiar no BigBruno que com certeza tem planos que escapam a nos outros, meros usuários e vamos esperar com calma que virá coisas melhores e maiores. Podemos esperar transformações mas não acredito em término.
Um abraço.
Um abraço.
- juniorredhot
- BIG MAN
Sim mais no caso o Bruno vai continuar seu trabalho junto com outros desevolvedores linux no projeto União Livre! mas como disse o amigo o bl 6 vai ser nossa despedida com chave de ouro!prof escreveu: ...Estava pensando em comprar um novo hd e instalar o BL mas fiquei chocada ao ler que a distro será encerrada =( De qualquer modo, vou aproveitar o momento e curti o BL enquanto posso.
Obrigada pela atenção.

Tomara mesmo que vocês tenham razão. Seria um desperdício enorme se o BL fosse abandonado. Não quero ser indelicada e postar fora do assunto deste forum, mas posso afirmar, sem sombra de dúvida, que o BL tem tudo para conquistar os tão sonhados usuários sem qualquer experiência em Linux. Meu caso é exemplar: nunca tinha sequer visto uma tela linux até uns 20 dias atrás; baixei e instalei umas 10 distros e foi uma desilusão atrás de outra; eu já estava quase dando razão àqueles que afirmam que o linux é só para geeks e hobistas, até que encontrei o BL - o único trabalho que tive foi o de queimar o disco. Instalação, reconhecimento de hardware, acesso, tudo imediato e sem ter de ficar respondendo a questões esotéricas para o usuários comuns. Tenho trabalhado com ele diariamente e na única oportunidade em que tive um problema (fiz alguma caca e a área de trabalho apagou), consegui sair com uma tecla de atalho. Em termos de usabilidade, é maravilhoso para quem só conhece windows, pois todas as ações cotidianas são possíveis por modo gráfico e estão organizadas para responderem a um clique do mouse. Por essas e outras características é que acho que o novo projeto não deveria reinventar a roda e partir do zero, mas sim partir daquilo que já foi conquistado para ir mais adiante, sem perdas. Enfim, estou torcendo para que tudo dê certo.
Ah, já que melei mesmo o tópico (rsrsrs), posso ajudar nos testes (como dumb user!) e em traduções.
Ah, já que melei mesmo o tópico (rsrsrs), posso ajudar nos testes (como dumb user!) e em traduções.
- Creto
- MESTRE BIG
- Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará
Nick no mínimo excêntrico heheh e indelicada??? Nem um pouco!prof escreveu:indelicada...,
Por essas e outras características é que acho que o novo projeto não deveria reinventar a roda e partir do zero, mas sim partir daquilo que já foi conquistado para ir mais adiante, sem perdas. Enfim, estou torcendo para que tudo dê certo.
E é isso que o projeto uniãolivre é caro (a) prof eles não irão reinventar a roda, mas sim tentar melhora-la ainda mais.
Aguarde e confie, esse pessoal ai são dos bons mesmo!
T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

(Autor desconhecido)

Voltar para “Instalação e Atualização”