instalações - qual a diferença?

Reporte problemas sobre o boot, instalação ou atualização do BigLinux.

Moderador: Moderadores

prof
BIGzinho

instalações - qual a diferença?

Mensagem por prof » 09 Jun 2012, 23:32

Olá.

Após algumas tentativas frustradas com outras distros Linux, experimentei o BigLinux e estou adorando. Parabéns a todos que participaram desse trabalho, pois acredito que vocês conseguiram criar um produto que atende muito bem ao usuário comum - uma raridade no mundo linux pelo que percebi.

Rodei o BL em Live-CD e agora instalei-o num pen drive de 4 gigas, mas gostaria de tirar algumas dúvidas:

1) Qual a diferença entre rodar do cd, do pen drive ou do hd (para além da evidente facilidade de transporte)?

2) Qual a memória recomendada para o pen drive? Como disse, estou rodando um de 4 gigas, mas se for maior há algum ganho?

Como vocês já devem ter percebido, estou utilizando um sistema Linux pela primeira vez, então, perdoem-me se minhas perguntas forem absolutamente idiotas...

Agradeço antecipadamente.

Jorgebadad
Big Moderador!

Re: instalações - qual a diferença?

Mensagem por Jorgebadad » 10 Jun 2012, 02:39

prof;

Bem vindo ao mundo Linux!

Rodar do CD o sistema fica lento, não é recomendável; seria mais para testar e conhecer o sistema...

Rodar do pendrive é bom, 8GB fica bom; não há ganho de velocidade, apenas para poder salvar seus arquivos...

Rodar do HD (instalado) é a melhor opção em questão de velocidade, porém,obviamente, perde-se no quesito mobilidade

Então eu ficaria com o pendrive e o cd, até porque nem todo PC aceita boot pelo pendrive...

Ah, sim, se estiver rodando bem do pendrive, NÃO atualize, pois poderá quebrar seu sistema...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

prof
BIGzinho

Mensagem por prof » 10 Jun 2012, 16:37

Valeu, Jorgebadad!
Meu hd está bichado e não estou com muita press para comprar um novo, então, acho que vou ficar no pendrive mesmo.

Contudo, o boot pelo pen está apresentando problemas... agora mesmo, tentei o boot e o sistema não carregou; entrou apenas em modo texto com uma mensagem de erro - "error: ext2_lookup: deleted inode referenced: 64216"

Tentei o comando shutdown -v now (como se eu soubesse o que faço, rsrsrs) mas o sistema diz que tem de ser root para isso...

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 11 Jun 2012, 09:32

Olá, prof, bem vindo ao fórum. Não somente vc mas todos continuamos testando outras distros, no meu caso, permaneço fiel ao Big pois nenhuma outra possui a facilidade, compatibilidade que o Big apresenta.
Prof, eu tenho utilizado o Big instalado em pendrive a algum tempo. No meu trabalho o sistemo é Windows 7 e como o programa que uso roda sobre o navegador, deixei o windows de lado e faço uso regular do Big no pendrive sem qualquer problema, por isso recomendo. Quanto ao uso do Big em pendrive humildemente complementando o que disse o mestre Jorgebadad sugerindo que vc adquire um pen de boa qualidade, que tenha não 8 gigas mas no mínimo 16 gigas. Motivo, com a instalação do Big ocorre sua expansão e com isso fica pouco espaço final com 8 gigas, ou seja, vc fica sem espaço rapidinho.
Outra coisa. Existem programas para instalação como o que vem no próprio Big ou outro com o Lili. No meu caso eu particularmente não uso nenhum destes programas. Prefiro instalar o Big diretamente no pendrive como se fosse um HD. Não tive até agora problemas de atualizações quebrando o sistema, e como disse, uso no trabalho sem problemas.
O problema que vc está tendo na inicialização pode ser problema do próprio pendrive. No meu caso tenho um pendrive ScanDisc que está perfeito; adquiri um outro pendrive da HP, e neste não consegui instalar o Big ou outro SO nem com reza braba!
É isso aí; boa sorte.

prof
BIGzinho

Mensagem por prof » 11 Jun 2012, 15:14

spad3to escreveu:Quanto ao uso do Big em pendrive humildemente complementando o que disse o mestre Jorgebadad sugerindo que vc adquire um pen de boa qualidade, que tenha não 8 gigas mas no mínimo 16 gigas. Motivo, com a instalação do Big ocorre sua expansão e com isso fica pouco espaço final com 8 gigas, ou seja, vc fica sem espaço rapidinho.
Outra coisa. Existem programas para instalação como o que vem no próprio Big ou outro com o Lili. No meu caso eu particularmente não uso nenhum destes programas. Prefiro instalar o Big diretamente no pendrive como se fosse um HD. Não tive até agora problemas de atualizações quebrando o sistema, e como disse, uso no trabalho sem problemas.
O problema que vc está tendo na inicialização pode ser problema do próprio pendrive. No meu caso tenho um pendrive ScanDisc que está perfeito; adquiri um outro pendrive da HP, e neste não consegui instalar o Big ou outro SO nem com reza braba!
É isso aí; boa sorte.
Obrigada pelas dicas, spad3to! Vou comprar um pendrive maior - estou usando o de 4 gigas mais para testes. Acho que o problema com meu pendrive foi mesmo no processo de criação; tentei primeiro pela opção de menu do próprio Big, mas a instalação trava em 13% e não sai mais do lugar; havia criado o meu pen pelo Unetbootin, via windows, mas... Limpei o pen e fiz nova tentativa com o Universal USB e até agora está tudo rodando direitinho, só não tenho persistência.

Dúvida: para instalar no pendrive como se fosse em HD basta clicar a opção na área de trabalho do Big? Se eu fizer assim e usar um pendrive maior vou poder instalar novos aplicativos e salvar documentos com persistência?

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 12 Jun 2012, 09:19

Prof, já fiz uso de todos estes programas de instalação de distros em pendrive. Para que ocorra instalação em modo de persistência o programa instalador deve estar atualizado para reconhecer uma tal distro e isto somente será para as distros de maior renome mundial pelo que vi. Até mesmo o Ubuntu logo que lançado ainda pode não ser reconhecida pelo programa instalador e não criar no modo persistente. No caso do Big em particular, não sei atualmente, mas provavelmente vc não encontrará um programa que o 'reconheça' e permita a criação do pendrive em modo permanente; por isso num fiz originalmente o teste de instalar direto no pendrive como se estivesse instalando no HD.
Lembrando a instalação, vc deve estar atento nas informações que o particionador apresenta a vc, normalmente será na partição /sdb, particione para ext4. Acredito também que o grub deve estar na partição /sdb.

prof
BIGzinho

Mensagem por prof » 12 Jun 2012, 19:42

De fato, spad3to! Não encontrei mesmo BL na lista de instalações automáticas e usei o carregamento de iso; pelo que vi na internet, o aplicativo que eu usei oferece a opção de reservar memória para o modo com persistência, mas nada disso apareceu na minha instalação. Mas a instalação em si parece ter ficado ok. Estava pensando em comprar um novo hd e instalar o BL mas fiquei chocada ao ler que a distro será encerrada =( De qualquer modo, vou aproveitar o momento e curti o BL enquanto posso.
Obrigada pela atenção.

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 13 Jun 2012, 09:30

prof, não se desanime em relação ao Big. Até onde entendi teremos uma próxima versão, um Big6 baseado no 12.04, portanto LTS, e portanto com prazo de validade de 5 anos. Até lá minha amiga, muita coisa pode acontecer. Devemos confiar no BigBruno que com certeza tem planos que escapam a nos outros, meros usuários e vamos esperar com calma que virá coisas melhores e maiores. Podemos esperar transformações mas não acredito em término.
Um abraço.

juniorredhot
BIG MAN

Mensagem por juniorredhot » 13 Jun 2012, 15:09

prof escreveu: ...Estava pensando em comprar um novo hd e instalar o BL mas fiquei chocada ao ler que a distro será encerrada =( De qualquer modo, vou aproveitar o momento e curti o BL enquanto posso.
Obrigada pela atenção.
Sim mais no caso o Bruno vai continuar seu trabalho junto com outros desevolvedores linux no projeto União Livre! mas como disse o amigo o bl 6 vai ser nossa despedida com chave de ouro! /win
Imagem

Imagem

prof
BIGzinho

Mensagem por prof » 13 Jun 2012, 19:23

Tomara mesmo que vocês tenham razão. Seria um desperdício enorme se o BL fosse abandonado. Não quero ser indelicada e postar fora do assunto deste forum, mas posso afirmar, sem sombra de dúvida, que o BL tem tudo para conquistar os tão sonhados usuários sem qualquer experiência em Linux. Meu caso é exemplar: nunca tinha sequer visto uma tela linux até uns 20 dias atrás; baixei e instalei umas 10 distros e foi uma desilusão atrás de outra; eu já estava quase dando razão àqueles que afirmam que o linux é só para geeks e hobistas, até que encontrei o BL - o único trabalho que tive foi o de queimar o disco. Instalação, reconhecimento de hardware, acesso, tudo imediato e sem ter de ficar respondendo a questões esotéricas para o usuários comuns. Tenho trabalhado com ele diariamente e na única oportunidade em que tive um problema (fiz alguma caca e a área de trabalho apagou), consegui sair com uma tecla de atalho. Em termos de usabilidade, é maravilhoso para quem só conhece windows, pois todas as ações cotidianas são possíveis por modo gráfico e estão organizadas para responderem a um clique do mouse. Por essas e outras características é que acho que o novo projeto não deveria reinventar a roda e partir do zero, mas sim partir daquilo que já foi conquistado para ir mais adiante, sem perdas. Enfim, estou torcendo para que tudo dê certo.
Ah, já que melei mesmo o tópico (rsrsrs), posso ajudar nos testes (como dumb user!) e em traduções.

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 13 Jun 2012, 19:53

prof escreveu:indelicada...,
Por essas e outras características é que acho que o novo projeto não deveria reinventar a roda e partir do zero, mas sim partir daquilo que já foi conquistado para ir mais adiante, sem perdas. Enfim, estou torcendo para que tudo dê certo.
Ah, já que melei mesmo o tópico (rsrsrs), posso ajudar nos testes (como dumb user!) e em traduções.
Nick no mínimo excêntrico heheh e indelicada??? Nem um pouco!

E é isso que o projeto uniãolivre é caro (a) prof eles não irão reinventar a roda, mas sim tentar melhora-la ainda mais.

Aguarde e confie, esse pessoal ai são dos bons mesmo!

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

Responder

Voltar para “Instalação e Atualização”