Erro na partição - BigLinux 11.10

Reporte problemas sobre o boot, instalação ou atualização do BigLinux.

Moderador: Moderadores

Rrubens
Semi-BIG

Erro na partição - BigLinux 11.10

Mensagem por Rrubens » 16 Fev 2012, 10:04

Amigos, uma ajuda.

*Primeiro quero dizer que o procedimento foi executado anteriormente na instalação do Linux Mint 11 e não tive esse problema.

Instalei o BigLinux 11.10 e fiz o particionamento da seguinte forma (HD 160 gb):

Partição 01 – 2gb = swap
Partição 02 /dev/sdb2( ext4) – 40 gb = / (sistema)
Partição 03 /dev/sdb5 (ext4) – 80 gb = /home
Partição 04 – restante do hd - /dev/sdb6 = não escolhi sistema de arquivo e selecionei “não usar a partição”. (a minha intenção é usar essa partição para backup).

A instalação ocorreu certinho, porém quando verifiquei as partições, a partição /dev/sdb6 não apareceu. Estranhei muito, pois como informei no começo do tópico fiz esse mesmo procedimento quando instalei o Linux Mint 11 e a partição foi montada.
Então acessei o GParted pelo Big e localizei a partição. Estava como “desconhecido”. Selecionei a partição e cliquei em formatar para NTFS, mas deu um erro, salvei o detalhe do erro conforme abaixo:

GParted 0.8.1 --enable-libparted-dmraid
Libparted 2.3
Formatar /dev/sdb6 como ntfs 00:00:01 ( ERRO )
calibrar /dev/sdb6 00:00:00 ( SUCESSO )
caminho: /dev/sdb6
início: 244002816
fim: 312580095
tamanho: 68577280 (32.70 GB)

definir tipo de partição em /dev/sdb6 00:00:01 ( ERRO )
mensagens da libparted ( INFO )
A(s) partição(ões) 3 em /dev/sdb foi(ram) escrita(os), mas não foi possível informar ao kernel sobre a mudança, provavelmente porque ela(s) esta(ão) em uso. Como resultado, a partição antiga permanecerá em uso. Você deve reiniciar agora antes de fazer mais alterações.

Alguém pode me ajudar?
Desde já fico grato a todos.

Fiusa
EL BIG!

Re: Erro na partição - BigLinux 11.10

Mensagem por Fiusa » 16 Fev 2012, 10:24

E se você der boot do LiveDVD e formatar a sdb6? Assim o HD não estará em uso.

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 16 Fev 2012, 13:14

Olá,

Durante a instalação você deveria ter formatado a partição conforme feito com as outras, exemplo, acesse o link e verá meu HD está assim:

sda1/ext4 18.63 que está o BigLinux
sda2/ extended onde tem mais cinco partições incluindo swap e home
sda5/etx4 Linux Mint
sda6/ vazia no momento e é isso que quero lhe dizer na instalação do Big particione e de as partiçoes o que você deseja nesta hora e não depois de instalado, veja:

http://img809.imageshack.us/img809/2769/snapshot1mx.png

Espero ter ajudado na sua duvida.

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

antonio_j.cesar
MUITO BIG

Mensagem por antonio_j.cesar » 16 Fev 2012, 13:53

Paulinho1971 escreveu:Olá,

Durante a instalação você deveria ter formatado a partição conforme feito com as outras, exemplo, acesse o link e verá meu HD está assim:

sda5/etx4 Linux Mint
sda6/ vazia no momento e é isso que quero lhe dizer na instalação do Big particione e de as partiçoes o que você deseja nesta hora e não depois de instalado, veja:

T+
Piadinha de descontração:
/cereal2 /lol /yeah2 /paper /pensa /concentraded /lol /cereal

Nossa!!! Que HD Bom esse!!! Eu me perdi de tanta partição!!! kkk'
"E conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará"
Linux é q nem o AMOR DE CRISTO: Quem realmente conhece sabe como é bom, divulga, mas ninguém acredita... ...preferem o q eles julgam mais fácil.
=>Projeto Cajú - Extrema/RO<=

Rrubens
Semi-BIG

Mensagem por Rrubens » 16 Fev 2012, 14:46

Paulinho1971 escreveu:Olá,

sda5/etx4 Linux Mint

T+
Paulo, obrigado pela informação. Então será que vou ter que formatar e instalar de novo? Ainda não segui a primeira dica do amigo Fiusa. Outra coisa, depois que vi como ficou seu HD, acho que fiz alguma coisa errada. Por exemplo, a partição onde está instalado o meu sistema, no ponto de montagem em coloquei "/" e não "boot" como no seu. Uma outra pergunta: se eu quiser instalar uma outra distro, devo criar a partição para o sistema dentro de uma partição extendida? E nessa partição é que eu devo colocar no ponto de montagem como "/" ?

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 16 Fev 2012, 15:21

Olá Rrubens,

Não meu caro não fez não, apenas achei estranho a sua swap estar na frente de todas, seguindo mais ou menos um raciocinio lógico por causa da sua 1ª mensagem, creio que ficará apenas com o BL nesse HD, certo? Se sim, deixe-o assim

sda1/ext4 "/" <<=== é assim mesmo (sem as aspas) e não Boot, e escolha o tamanho que quer
sda2 que será feita automaticamente pelo GParted "extended
sda5/swap <<== 1 ou 2 GB isso depende de você
sda6/ext4 /home <<=== e escolha o tamanho que quer
sda7/nfts <<==== com o restante do HD como assim preterido por você

Obs: Os "sda escritos aqui podem variar ai aqui escrevi apenas como exemplo, é só seguir mais ou menos isso (marcando para formatar todas as particões menos a swap) e mandar ver.

Espero ter sido útil na sua empreitada.

Boa sorte!

Paulinho1971

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

Rrubens
Semi-BIG

Mensagem por Rrubens » 16 Fev 2012, 15:29

Paulinho1971 escreveu:Olá Rrubens,

Não meu caro não fez não, apenas achei estranho a sua swap estar na frente de todas, seguindo mais ou menos um raciocinio lógico por causa da sua 1ª mensagem, creio que ficará apenas com o BL nesse HD, certo? Se sim, deixe-o assim

sda1/ext4 "/" <<=== é assim mesmo (sem as aspas) e não Boot, e escolha o tamanho que quer
sda2 que será feita automaticamente pelo GParted "extended
sda5/swap <<== 1 ou 2 GB isso depende de você
sda6/ext4 /home <<=== e escolha o tamanho que quer
sda7/nfts <<==== com o restante do HD como assim preterido por você

Obs: Os "sda escritos aqui podem variar ai aqui escrevi apenas como exemplo, é só seguir mais ou menos isso (marcando para formatar todas as particões menos a swap) e mandar ver.

Espero ter sido útil na sua empreitada.

Boa sorte!

Paulinho1971

T+
Opa, blz. Mas isso vc se refere se eu fizer pelo gparted certo? A princípio eu to só com o BIG sim, mas pretendo testar outras distros, aí é que vem a dúvida: como informar o ponto de montagem para as outras? Posso informar pelo "/"? E pra finalizar, vc acha que devo formatar e instalar de novo?

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 16 Fev 2012, 16:00

Caro Rrubens,

Fiz um equivoco aqui você fará isso direto pelo instalador do Big mas como quer partições assim tera que escolher Particionamento manual o que equivale no instalador do Big a Mais opçoes ou coisa parecida no momento estou sem poder verificar isso pra você, mas na hora que aparece Instalar o BigLinux no HD inteiro, instalar o BigLinux lado a lado com xxxxxx você visualizará mais opção, ou mais alguma coisa, enfim é nessa hora que você entrará na ultima opção e assim no GParted e fará essas partições conforme indiquei.

T+
(Autor desconhecido)

Imagem

Rrubens
Semi-BIG

Mensagem por Rrubens » 16 Fev 2012, 16:14

Paulinho1971 escreveu:Caro Rrubens,

Fiz um equivoco aqui você fará isso direto pelo instalador do Big mas como quer partições assim tera que escolher Particionamento manual o que equivale no instalador do Big a Mais opçoes ou coisa parecida no momento estou sem poder verificar isso pra você, mas na hora que aparece Instalar o BigLinux no HD inteiro, instalar o BigLinux lado a lado com xxxxxx você visualizará mais opção, ou mais alguma coisa, enfim é nessa hora que você entrará na ultima opção e assim no GParted e fará essas partições conforme indiquei.

T+
OK, se não me engano a ultima opção é particionamento avançado, é essa que eu uso. Perguntei se era pelo GParted pq, se não me engano, não há opção para formatar em NTFS direto pelo instalador do Big, porém, como tb não tenho como verificar isso agora, vou ver isso quando chegar em casa. Agradeço por sua atenção.

Fiusa
EL BIG!

Mensagem por Fiusa » 16 Fev 2012, 16:22

Rrubens escreveu:Opa, blz. Mas isso vc se refere se eu fizer pelo gparted certo? A princípio eu to só com o BIG sim, mas pretendo testar outras distros, aí é que vem a dúvida: como informar o ponto de montagem para as outras? Posso informar pelo "/"? E pra finalizar, vc acha que devo formatar e instalar de novo?
Se vai testar outras distros, é bom deixar algum espaço não formatado na partição extendida. Sugiro algo em torno de 15GB para cada instalação prevista. Depois, na hora da instalação, você define uma partição nova nesse pedaço e instala no "/". A swap pode ser única para todas as distros do HD.

Rrubens
Semi-BIG

Mensagem por Rrubens » 16 Fev 2012, 20:36

Pessoal, consegui. Lembrei que tenho o cd do GParted, então coloquei ele no drive e por ele consegui formatar a partição. Tentei fazer pelo live dvd, mas deu o mesmo erro de antes.

Obrigado a todos pela colaboração.

Responder

Voltar para “Instalação e Atualização”