Projeto #UniaoLivre e o BigLinux

Avisos e recados da administração do fórum BigLinux - entre eles NOVIDADES E NOVAS VERSÕES

Moderador: Moderadores

Trancado
BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Projeto #UniaoLivre e o BigLinux

Mensagem por BIGBRUNO » 22 Mar 2012, 07:03

O assunto dessa vez é bastante delicado, acho que irá criar um pouco de discórdia em nosso fórum, mas já venho pensando nisso a algum tempo e acho que é o momento oportuno.

Projeto #UniaoLivre

Manter o sistema praticamente sozinho trás uma série de dificuldades não apenas para mim, como para os usuários que muitas vezes ficam sem a atenção devida.

Seguindo esse método de desenvolvimento solitário não iremos dar tantos passos na busca pelo sistema perfeito, mas existem outras distribuições nacionais com seus méritos e todas enfrentam dificuldades parecidas. Ai surge a velha ideia, por que não unir?

A anos já existia essa ideia de união, porém eram e-mails pelos bastidores e geralmente de distribuições que já estavam de certa forma abandonadas.

Algo que percebi desde então é que a principal dificuldade de união está no ego dos envolvidos, as pessoas tendem a preferir ter um projeto menor, mas que tudo está ligado ao seu nome do que ser mais um nome em um projeto maior.

Então minha ideia para tentar convencer a todos de que uma união é possível e que os egos devem ser deixados de lado é começar uma campanha/debate sobre o tema, acredito que a maioria absoluta dos usuários de todas as distribuições nacionais ficaria contente em ver essa união acontecer, então convido vocês a espalharem a ideia para as outras distribuições, redes sociais, fóruns...

Criei um pequeno site com um fórum e um abaixo-assinado exclusivos para esse projeto de unificação, para evitar que o projeto seja tendencioso para o lado do BigLinux e dê espaço igual para as outras distribuições.

O site é: http://www.uniaolivre.com

O projeto BigLinux

Desde 2004 uma das principais atividades na minha vida é manter a distribuição BigLinux, porém esse ciclo está chegando ao fim.

A versão 12.04 eu já estou desenvolvendo e pretendo lança-la, provavelmente até o fim de maio, será uma despedida a esse ciclo que durou 8 anos.

Acredito que por estarmos em uma situação confortável, com versão nova sendo bem aceita pelos usuários, site bem elaborado e o nosso fórum reformulado, serve como exemplo para as outras distribuições de que não se trata de quem está em situação melhor ou pior e sim da necessidade de aproveitar melhor o trabalho e a criatividade de todos os envolvidos nesses projetos. Como forma de comprovar que estou realmente apostando nessa unificação, não irei ficar em cima do muro e esperar os debates ocorrerem, desde já me coloco a disposição para contribuir nessa nova empreitada e apostar nisso inclusive a descontinuidade da distribuição BigLinux.

Nosso site e fórum permanecerão ativos e espero que ao menos alguns de vocês continuem por aqui, podemos transformar esse fórum que nasceu em torno de uma distribuição em um fórum geral que sirva para manter alguns laços que criamos durante esses anos e também construir novos.

Continuarei também criando painéis de configuração e automações compatíveis com Debian e Ubuntu, e tão logo seja iniciada uma nova distribuição irei garantir a compatibilidade dos mesmos com essa distribuição unificada. Acredito que é nessa parte que eu consigo desempenhar a melhor função, portanto não pretendo em uma nova distribuição ter qualquer tipo de responsabilidade administrativa ou em gerar novos ISOs. Irei estar disponível para ajudar em diversos aspectos do sistema, principalmente no início enquanto as coisas ainda não estiverem fluindo tão bem, mas não tenho nenhuma intenção de ser um dos "mandantes" dentro desse novo projeto.

Gostaria de deixar claro que não estou me afastando do Software Livre ou do desenvolvimento, mas sim tentando me reposicionar e também ajudar diversas outras pessoas a se reposicionarem para deixarmos de nos tratar como rivais e passemos a ser um time.

Um pouco de conversa

Espero encontrar alguns de vocês no VOLDAY III que irá acontecer no RJ agora no dia 24/03/2012, quem for do fórum não fique envergonhado, puxe conversa, se identifique e vamos aproveitar esse dia da melhor forma possível.

Aproveito também para avisar que, junto com o amigo Tales Araujo, estou escrevendo um livro sobre Linux que deve ser publicado no próximo semestre, ele já publicou alguns livros, quem quiser conhecer um pouco mais, o blog do Tales é: http://www.talesam.org

E conto com vocês para espalhar a ideia da unificação. /ok

hugoleal85
BIG BANG!
Contato:

Re: Projeto #UniaoLivre e o BigLinux

Mensagem por hugoleal85 » 22 Mar 2012, 07:37

Grande Bruno,

Imagino o quanto deve ser difícil manter uma distro com a qualidade do BigLinux de forma praticamente individual.

Espero que essa idéia da unificação de fato vingue e vejamos uma distro Linux nacional que una os principais desenvolvedores existentes no país num grande projeto. Se você sozinho já foi capaz de realizar um trabalho desse nível, imagino o que será possível com a ajuda de outros desenvolvedores formando uma só equipe.

Obrigado pelo anos de dedicação ao BigLinux e muito sucesso em seus novos projetos. Só peço encarecidamente que não se afaste do mundo Linux, afinal pessoas como você, com alto nível de conhecimento e muita vontade de ajudar o próximo, aplicando a filosofia do software livre em sua forma mais pura, são extremamente difícies de encontrar.

Grande abraço, saúde e sucesso e que Jesus continue lhe abençoando em todos os momentos.
Editado pela última vez por hugoleal85 em 22 Mar 2012, 11:30, em um total de 1 vez.

difyca
MUITO BIG

Mensagem por difyca » 22 Mar 2012, 11:23

Faço das palavras do Hugo as minhas.

@OFF

Bruno algum dia ou em algum momento já tentou conversar com a turma do Resulinux , e do antigo Globix Linux que mudou de nome e não lembro para qual.

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 22 Mar 2012, 12:58

/baw,foi bom enquanto durou mas tudo na vida tem inicio e fim,estou torcendo de todo coraçao que essa uniao de certo,tambem sonho com uma distro totalmente nacional,queria que a proxima e ultima versao do big linux chama-se 6.0 e nao 12.04,bom nao sei se ele vai batizar de 12.04 mas prefiro chamar de 5.0 e 6.0,boa sorte bruno nessa sua nova empreitada.

antonio_j.cesar
MUITO BIG

Mensagem por antonio_j.cesar » 22 Mar 2012, 16:57

Vamos apoiar então...
Acredito q teremos bastantes conflitos de idéias, mas se nos unirmos, temos mais chances de alcançar um SO Perfeito...
Tô Contigo!!!

Galera do Twitter: (é amigos, twitter ainda existe - kkk')
#Uniaolivre

Vamos colocar o União Livre no assunto mais debatido no Brasil???

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 22 Mar 2012, 17:04

Antonio, O nome já veio com # pra ir pros assuntos debatidos, pra essa ideia ir em frente tem que conseguir um bom destaque publico.

antonio_j.cesar
MUITO BIG

Mensagem por antonio_j.cesar » 22 Mar 2012, 17:27

[quote="BIGBRUNO"]Antonio, O nome já veio com # pra ir pros assuntos debatidos, pra essa ideia ir em frente tem que conseguir um bom destaque publico.[/quote]
Poxa... =(
Quebrou meu discurso de motivação... =D

"Vamos colocar o União Livre no assunto mais debatido no Brasil???"
Não foi uma pergunta... ...foi uma convocação =D Vamos!?!?

PS.:estou com dificuldade pra acessar o fórum da União Livre... Simplesmente ñ carrega... mas deve ser minha net
"BBCode está Inativo
Smilies estão inativos"

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 22 Mar 2012, 17:31

Que isso, o importante é divulgar ao máximo essa ideia.

Estou conseguindo acessar o fórum lá, mas ele ainda está com algumas configurações ruins, faz tanto tempo que não instalo um fórum do zero que fiquei meio atrapalhado com algumas coisas.

antonio_j.cesar
MUITO BIG

Mensagem por antonio_j.cesar » 22 Mar 2012, 18:03

[quote="BIGBRUNO"]Que isso, o importante é divulgar ao máximo essa ideia.

Estou conseguindo acessar o fórum lá, mas ele ainda está com algumas configurações ruins, faz tanto tempo que não instalo um fórum do zero que fiquei meio atrapalhado com algumas coisas.[/quote]
Consegui me inscrever, agora ñ consigo postar...
então vou postar aki msm:
É Só desenvolvedores q assinam?

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 22 Mar 2012, 18:11

Tambem fiquei na duvida é so para assinar desenvolvedores e mantenedores ou usuarios comuns como eu podem assinar?

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 22 Mar 2012, 19:18

Todos podem utilizar o fórum, era apenas um erro na configuração do fórum, parece que agora está tudo ok.

zorzo
BIGGER

Mensagem por zorzo » 22 Mar 2012, 22:10

Caro BIGBRUNO, ao contrário de alguns comentários que vi logo acima, não vou despedir-me, mas dizer que estou a seu lado neste novo desafio.

Vamos juntos nesta nova empreitada. Espero que, de fato, sem vaidades, o projeto #UniãoLivre possa seguir em frente e possamos ter a certeza de que temos grandes desenvolvedores brasileiros que, juntos, podem criar uma ótima distribuição Linux nacional.

Acredito que a criação da fundação é uma excelente ideia. Gostei muito.

Já estou divulgando no facebook e twitter.

São João da Cruz já dizia: "Para seguir a um lugar que você não conhece, é necessário trilhar caminhos que você não conhece".

Já tenho palpites. Vou postar aqui e depois lá no forum:

Penso que a base deve ser o Debian. Se possível mesclado com alguns repositórios do Ubuntu.
Penso que será muito bom que tenha disponível, pelo menos, as opções KDE e GNOME.

Até +

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 22 Mar 2012, 23:16

Certo...

Uma nova distro e um novo fórum seria interessante...

Assinei o abaixo-assinado...

Sei que tem gente de outra distro que não gostou das nossas atuações como moderadores, minha e do ccmalarm, tendo acontecido desentendimentos há alguns meses atrás, inclusive essa pessoa postou no Br-Linux que estaria fora de um novo projeto global se eu ficasse como moderador.

Como seria criado um outro fórum, e não seria aproveitado o fórum do Big Linux, que diga-se de passagem, é um dos melhores fóruns senão o melhor, em atendimento e ganas de ajudar a quem precisar, mesmo que isso nem sempre signifique respostas técnicas para o assunto; bom, sendo criado outro fórum, não tenho nenhum interesse em participar nele como moderador, quem sabe sim como simples usuário...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 22 Mar 2012, 23:24

Jorgebadad, mesmo com o fim da distribuição nosso fórum pode permanecer ativo.

Com o tempo podemos tratar de Linux de forma mais genérica, falar de Mint, Ubuntu, Debian, Fedora...

E também pode ser que as novas sessões não referentes a Linux comecem a ser mais frequentadas, nosso estilo de moderação é mais rígido que em algumas outras comunidades, mas acho que isso é fundamental para que o respeito entre os participantes seja mantido.

Henrique1977
BIG

Mensagem por Henrique1977 » 23 Mar 2012, 02:16

BigBruno, aqui é o Henrique1977 que fala. Dou total apoio ao projeto.
Está na hora de nós brasileiros mostrarmos a nossa força no mundo do Software Livre.
Creio ser essencial que essa nova distro tenha também um manual para iniciantes em Linux, ou uma apostila, para que os mais novos usuários linux já comecem a se acostumarem com o Linux e aprendam da melhor forma possível a mexerem no linux sem grandes complicações.
Atenciosamente, Henrique1977.

Trancado

Voltar para “Painel de avisos, Novidades e Novas Versões”