Bibliotehk - Documentação e Ajuda do Big Linux

Navegadores, emuladores, editores de texto, imagens...

Moderador: Moderadores

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 01 Nov 2009, 08:33

Bom, marcando a minha volta, eu venho trazer as novidades que eu consegui nesse tempo que eu fiquei afastado. Vamos a elas:

-> A navegação pelo conteúdo do programa utilizando abas ao invés do botões foi implementada;

-> A função de imprimir a página de ajuda atual, tão útil e tão desejada, foi finalmente adicionada;

-> Uma nova forma para a exibição dos textos da interface do programa (texto da aba, tooltip dos botões, etc) vai facilitar no processo de tradução da interface - a parte mais importante.

Pra quem quiser dar uma testada no alpha do próximo release da série 0.4 do Bibliotehk, o link é esse:

http://dl.getdropbox.com/u/2784979/bibl ... ev.tar.bz2

E já que todo mundo ama screenshots (principalmente a galera que ainda não pode testar :P ), fica o link do screenshot:

http://picasaweb.google.com.br/lh/photo ... directlink

E para quem ama retrospectivas, fica o link da pasta de screenshots do Bibliotehk no picasa, com shots de alguns dos betas do 0.4, 0.3 e até o 0.2:

http://picasaweb.google.com.br/cleitonc ... directlink
Editado pela última vez por cleitonlima em 01 Nov 2009, 08:54, em um total de 1 vez.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 01 Nov 2009, 08:39

Ah, a galera de tradução do fórum:

Para ter o Bibliotehk com a interface em outras línguas, basta baixar esse pacote e fazer o seguinte:

http://dl.getdropbox.com/u/2784979/bibl ... tbr.tar.gz

Esse pacote contém diversos arquivos txt, cada um para um texto da interface do programa. Para traduzir a interface do programa, basta traduzir o texto dos arquivos txt e me mandar o pacote traduzido e nome para que os créditos sejam dados.

Viu como ficou fácil a tradução? :lol:

Peço a galera da tradução que NÃO use o meu email pessoal para mandar os arquivos txt ou qualquer outro assunto relacionado a auxilio no desenvolvimento do programa, por uma questão até de organização (o tempo longe daqui foi bom só por causa disso, a montagem da "estrutura"), o Bibliotehk tem seu próprio email:

[email protected]

dcanti
BIG!!

Mensagem por dcanti » 01 Nov 2009, 09:34

Cleiton, VOu descer o pacote aqui e traduzo o que puder, assim que eu estiver com alguns prontos eu mando de volta para tu rapaz.

- Ainda só não estou com o big instalado oficialmente porque tenho leves problemas com compiladores e programas especificos.

dcanti
BIG!!

Mensagem por dcanti » 01 Nov 2009, 09:43

Poxa cleiton, pra mim fossem textos completos, hehehehe, o de inglês já esta feito, mais tarde eu sento para fazer o de alemão. estou anexando e te envio já já.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 01 Nov 2009, 10:26

dcanti, vlw. A ideia é ser simples mesmo, é a tradução apenas da interface. O conteúdo já é outra história.

Sobre a tradução, funcionou perfeitamente. Ficou 10

dcanti
BIG!!

Mensagem por dcanti » 01 Nov 2009, 13:00

cara, o de alemão ta dando um pouquinho mais de trabalho, mas acho que consigo terminar,
Qual seria a graça se fosse fácil!

andre.also7
Big Moderador!
Contato:

Mensagem por andre.also7 » 02 Nov 2009, 12:23

cleiton, que bom que voltou.

bom... eu tentei instalar aquele dia que nos encontramos no msn, mas deu os meus erros de antes.

vou tentar novamente quando estiver em casa no meu PC e reporto o que houve

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 02 Dez 2009, 22:19

Bom, só passando pra avisar que o lançamento do atualização do Bibliotehk deve atrasar. Eu estou com pouco tempo livre no momento, e esse pouco tempo está sendo tomado pelo Espaço Liberdade e por outras coisinhas.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 02 Dez 2009, 22:26

Ah, pra quem tava com pena do gelo que eu tinha dado no KDE, agora que estou passando uns tempos no Fedora 12, resolvi instalar o KDE 4.3 e testar. Olha o shot:

http://picasaweb.google.com.br/cleitonc ... 0726157762

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 03 Dez 2009, 00:11

cleitonlima;

Está dando erro no link...

Aguardamos um review seu sobre essa experiência...

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 06 Dez 2009, 21:38

Bom, vim dar uma satisfação sobre o desenvolvimento do programa. Apesar de estar no Fedora por um tempo, continuo desenvolvendo o Bibliotehk e essa é a interface da próxima versão, a 0.5:

Imagem

Vocês podem ver que ouve uma pequena mudança de conceito na interface, nada muito drástico. O conteúdo vai estar bem trabalhado visualmente e tem outra novidade que eu estou aperfeiçoando mas não vou contar agora.

O que acharam?

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 20 Dez 2009, 17:22

Atualizando vocês quanto ao desenvolvimento:

A versão 0.5 continua cheia de novidades e o desenvolvimento a todo vapor. Esse é o shot da última versão:

Imagem

Vocês podem notar que eu trabalhei bastante na questão visual e algumas novas funções foram adicionadas a barra de ferramentas. A novidade que eu falava no post anterior foi aprimorada (apesar de vocês não poderem vê-la no shot) com um grande ajuda do BIGBRUNO.

Outra parte que também está em desenvolvimento é a internacionalização que, a princípio, está funcionando muito bem. A ideia de criar um pacote só com o idioma da interface se mantém, e é baseado nessa ideia que essa parte do desenvolvimento está sendo feita.

Eu ainda estou fazendo testes mas, ao que parece, eu vou estar livre para criar o conteúdo muito mais rápido que eu havia imaginado, o que é muito bom.

Por fim, vocês devem ter notado que eu ando mais ausente que de costume, mas é que eu ando tendo dias beeeem cheios e o tempo que me sobra eu uso pra desenvolver o programa e escrever para o blog.

Essa nova versão ainda não tem data prevista de lançamento, já que eu pretendo lançá-la apenas quando estiver com uma boa quantidade de conteúdo pronto, incluíndo tutoriais e vídeos.

Opiniões sobre o shot são muito bem vindas. :wink:

Até.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 31 Dez 2009, 00:02

Notícias quentes sobre o Bibliotehk 0.5:

Pessoal, a versão 0.5 deve realmente acompanhar o Big 5 final e, espero eu, ajudá-lo a ser uma das melhores distros de 2010.

A notícia ruim é que essa nova versão só deve ser vista por vocês quando o Big 5 final for lançado, ou seja, será uma "exclusividade" do novo Big Linux (não se preocupem, assim que o Big 5 final sair eu disponibilizo os debs e o source, para respeitar a licença GPL).

O desenvolvimento do código do programa em si já está concluído. Quem puder e quiser ajudar, passe no tópico que está tratando da criação do Manual do Big 5:

http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... 1552#61552

Bom final de ano e nos vemos nesse tópico.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 15 Jan 2010, 22:43

Pessoal nessa reta tão importante do desenvolvimento, o código fonte do Bibliotehk estará disponível no GitHub:

http://github.com/cleitonlima/Bibliotehk/

Não preciso nem dizer que é de extrema importância que todos que puderem testar testem e reportem bugs que forem encontrados.

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 04 Jul 2010, 18:15

Pessoal, tô passando pra informar que, enquanto a versão 0.5 está nas mãos do Bruno aguardando o Big 5 sair, eu comecei a trabalhar - FINALMENTE - na versão 0.6. Essa versão é voltada para o conteúdo do meu blog, o Espaço Liberdade, que mês que vem já tá fazendo um ano. A versão ainda está em testes, fechada para os membros da equipe do Espaço Liberdade, mas eu trouxe um screenshot para deixá-los informado.

Imagem
Projetos em Andamento:

Blog Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/blog
Fórum Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/forum
Twitter Espaço Liberdade: www.twitter.com/espacoliberdade

Responder

Voltar para “Softwares e Aplicativos”