Página 1 de 1

CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 21 Ago 2012, 23:28
por AdemirMachado
Amigos, tenho muitos trabalhos e artes feitas no Corel12. Instalei aqui no BigLinux mas aparece esta mensagem: Registry Corrupt - The UI language registration is invalid. Pesquisei no fórum, mas não achei uma resposta promissora. Tem jeito de fazer funcionar? É o "último" programa que preciso rodar no Linux para ganhar total independência!

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 22 Ago 2012, 00:41
por kuro
AdemirMachado escreveu:Amigos, tenho muitos trabalhos e artes feitas no Corel12. Instalei aqui no BigLinux mas aparece esta mensagem: Registry Corrupt - The UI language registration is invalid. Pesquisei no fórum, mas não achei uma resposta promissora. Tem jeito de fazer funcionar? É o "último" programa que preciso rodar no Linux para ganhar total independência!
Olá AdemirMachado,
Não sei se vou conseguir ajudar... Mas vou tentar...
A mensagem parece ser o seguinte, "Registro corrompido - A linguagem da interface é inválido"...
Você instalou o Corel12 do MS-Windows no Big através do Wine?
Se foi isso, talves a instalação não foi bem sucedida.

Uma coisa que observei é que nem sempre os programas feitos para o MS-Windows vai funcionar no Linux, mesmo utilizando o Wine ou o Play-on-Linux...
Tanto no Wine como no Play-on-Linux há uma lista de programas do MS-Windows que já foi testada e funciona neles. E nessas listas não consta nenhuma versão do Corel...

Já experimentou o Inkscape ou o próprio Gimp?
É... ... é bem diferente...
Eu estou substituindo os programas do MS-Windows com programas nativos no Linux... Assim estou minimizando as "dores de cabeça"...
Talvez a sua independência vai demorar um pouco mais...
A melhor alternativa é procurar mesmo um programa similar no Linux... /concentraded
/ok

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 22 Ago 2012, 09:18
por AdemirMachado
Olá! Realmente nunca ouví dizer que alguém tenha conseguido. Já estou me acostumando (e achando muito bom!) em usar programas alternativos e diga-se de passagem, muito bons, nativos para Linux. O CorelDraw é amor antigo, desde o início dos anos 90. A gente se apega demais às coisas antigas e tradicionais. Talvez seja hora de experimentar coisas novas, pois no final das contas, tudo que faço no Corel eu transformo em arquivos PDF, pois uso este programa para produzir livros e revistas.

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 22 Ago 2012, 18:45
por Lordmetalex
Como o amigo Kuro citou, tente usar o Inkscape, é um bom editor de imagens vetoriais, fácil, leve e até abre arquivos do Corel (dependendo da versão). Ainda vai chegar o dia em que essas empresas de software vão olhar para os usuários Linux como consumidores.

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 27 Ago 2012, 03:08
por henry
Entendo seu sentimento eu tenho o mesmo sentimento... O inkscape é bem similar mas dixa a desejar com relação ao corel12 (que eu uso tambem), tentei instalar tambem e um dos problemas com relação a mensagem é as fontes utilizadas no corel não coincidem com o linux e trava tudo, não tenho conhecimento necessário para resolver tal problema e desisti. Estou usando o inkscape, ainda mantenho o Windows só por conta de 2 programas que nem uso mais Corel e MPLAB, amores antigos a gente não esquece....

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 27 Ago 2012, 03:13
por henry
Com relação ao seu trabalho, faço algo similar, edito as imagens no inkscape ou quando em 3D edito no wings3D, salvo em .jpg e uso o Editor de texto Open Office, para editar tudo e ele já exporta direto para .PDF

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 27 Ago 2012, 20:02
por AdemirMachado
Já lí muito sobre um CorelDraw 9 nativo para Linux, mas nunca soube quem realmente usou ou tenha cópia. O que eu sei é que existiu um SO Linux produzido pela Corel do Canadá e este eu tenho até CD oferecido por revistas de informática nos anos 90. É bem limitado, pelo menos tive dificuldades em rodá-lo numa máquina até poderosa. Eu tenho várias versões grátis e legalizadas do CorelDraw, mas realmente, se funcionasse no Linux, seria muito bom. Eu era fã do PageMaker, que usei muito para editar jornais, mas acabei deixando de lado por não oferecer os mesmos recursos do Corel. O que mais me interessa é trabalhar os textos numa página do que mexer propriamente com imagens. Acho que vou mergulhar mais a fundo no Inkscape. (Conseguí umas raridades do tempo do DOS num site chamado "vetusware". Tem até um Word2, cujo .exe cabe num disquete e funciona. Hoje temos o AbiWord grátis e muito mais. Tempos sofridos....)

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 27 Ago 2012, 20:32
por hugoleal85
AdemirMachado escreveu:Já lí muito sobre um CorelDraw 9 nativo para Linux, mas nunca soube quem realmente usou ou tenha cópia. O que eu sei é que existiu um SO Linux produzido pela Corel do Canadá e este eu tenho até CD oferecido por revistas de informática nos anos 90. É bem limitado, pelo menos tive dificuldades em rodá-lo numa máquina até poderosa. Eu tenho várias versões grátis e legalizadas do CorelDraw, mas realmente, se funcionasse no Linux, seria muito bom. Eu era fã do PageMaker, que usei muito para editar jornais, mas acabei deixando de lado por não oferecer os mesmos recursos do Corel. O que mais me interessa é trabalhar os textos numa página do que mexer propriamente com imagens. Acho que vou mergulhar mais a fundo no Inkscape. (Conseguí umas raridades do tempo do DOS num site chamado "vetusware". Tem até um Word2, cujo .exe cabe num disquete e funciona. Hoje temos o AbiWord grátis e muito mais. Tempos sofridos....)
O Coreldraw 9 é sim totalmente compatível com o Wine, inclusive utilizo-o aqui em meu PC.

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 30 Ago 2012, 15:28
por Fiusa
Já tentou o Xara Xtreme para Linux?

http://www.phpdemos.com.br/detail/388/x ... linux.html

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 31 Ago 2012, 15:17
por AdemirMachado
Vou ver com mais paciência esses programas para Linux. É uma grande verdade: o mundo Linux é outro mundo e temos que reaprender a usar o micro. Sobre o CorelDraw, mesmo que as versões antigas rodem pelo Wine, não tem os recursos que as versões mais recentes possuem, como o 12 para cima. Na verdade, tenho o 4 e o 6 fornecido gratuitamente com uma impressora laser e o outro, disponibilizado por uma revista de informática. Com certeza, programas nativos Linux, por ser gratuíto e ter o poder (muitas vezes maior) que os programas criados exclusivamente para o Windows, já por sí só é algo extraordinário.

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 31 Ago 2012, 19:13
por Lordmetalex
O módulo Draw do LibreOffice é capaz de abrir arquivos criados no Corel Draw!

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 31 Ago 2012, 23:19
por AdemirMachado
Olá! Baixei o Xara Xtreme. Já gostei de umas ferramentas que ví. No entanto, estou apanhando em algo que pode ser simples: a barra de menú superior, (arquivo, salvar como, abrir, help, etc etc) não está disponível! Deve ter uma tecla de função para aparecer. Alguém sabe? Pelo que ví, também não tem muitos tutoriais em português sobre o mesmo. Seria hora de usar e escrever um pouco... No meu caso, gosto de criar diretamente no CorelDraw e depois de tudo pronto, salvar em PDF. O PDF do CorelDraw é muito bom, bem nítido, de alta resolução e isso é fundamental para quem produz livros ou revistas.

Re: CorelDraw 12 no BigLinux

Enviado: 10 Dez 2012, 22:41
por AdemirMachado
Oba! O Corel 9 funcionou! Bom, já é alguma coisa. Testei algumas funções, especialmente exportar em PDF. Vou converter alguns arquivos da versão 12 e ver como se comporta, visto que uso apenas textos e desenhos simples. As dicas dos colegas foram úteis, inclusive sobre programas nativos do Linux, como XaraXtreme, Inkscape.